Análise textual discursiva em pesquisas no ensino de ciências e matemática: caminhos distintos e possíveis no processo de execução
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2267 |
Resumo: | Este artigo fornece uma visão acerca da Análise Textual Discursiva (ATD), como estratégia para interpretação de dados em pesquisas qualitativas, mas, sobretudo, apresenta processos distintos de execução dessa metodologia, os quais foram aplicados em duas pesquisas realizadas no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Franciscana. Enquanto uma, pela necessidade pessoal do pesquisador, de trabalhar com o concreto, utilizou-se de papel, tesoura e clips, a outra, com base na lógica e objetividade matemática, fez todo o trabalho de forma virtual, fazendo uso de ferramentas disponibilizadas no conjunto de aplicativos do Office. Mesmo sendo dois caminhos de execução distintos, a teoria proposta por Moraes e Galiazzi foi seguida fielmente, o que reforça a possibilidade de diferentes interpretações para execução dos passos necessários para contemplar a teoria da ATD. |
id |
UCS-4_e7e630f70cdf02a10f7a1a4da3bbd38f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2267 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise textual discursiva em pesquisas no ensino de ciências e matemática: caminhos distintos e possíveis no processo de execuçãoEnsino de BiologiaEnsino de MatemáticaNarrativasEste artigo fornece uma visão acerca da Análise Textual Discursiva (ATD), como estratégia para interpretação de dados em pesquisas qualitativas, mas, sobretudo, apresenta processos distintos de execução dessa metodologia, os quais foram aplicados em duas pesquisas realizadas no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Franciscana. Enquanto uma, pela necessidade pessoal do pesquisador, de trabalhar com o concreto, utilizou-se de papel, tesoura e clips, a outra, com base na lógica e objetividade matemática, fez todo o trabalho de forma virtual, fazendo uso de ferramentas disponibilizadas no conjunto de aplicativos do Office. Mesmo sendo dois caminhos de execução distintos, a teoria proposta por Moraes e Galiazzi foi seguida fielmente, o que reforça a possibilidade de diferentes interpretações para execução dos passos necessários para contemplar a teoria da ATD.Editora Cruzeiro do Sul2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/226710.26843/rencima.v11i3.2267Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 85-1042179-426X10.26843/rencima.v11i3reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2267/1257https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessCopetti, CamilaSalomão de Freitas, Diana PaulaAmorim de Souza, SandroScotti do Canto-Dorow, Thais2023-04-21T21:01:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2267Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:01:54Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise textual discursiva em pesquisas no ensino de ciências e matemática: caminhos distintos e possíveis no processo de execução |
title |
Análise textual discursiva em pesquisas no ensino de ciências e matemática: caminhos distintos e possíveis no processo de execução |
spellingShingle |
Análise textual discursiva em pesquisas no ensino de ciências e matemática: caminhos distintos e possíveis no processo de execução Copetti, Camila Ensino de Biologia Ensino de Matemática Narrativas |
title_short |
Análise textual discursiva em pesquisas no ensino de ciências e matemática: caminhos distintos e possíveis no processo de execução |
title_full |
Análise textual discursiva em pesquisas no ensino de ciências e matemática: caminhos distintos e possíveis no processo de execução |
title_fullStr |
Análise textual discursiva em pesquisas no ensino de ciências e matemática: caminhos distintos e possíveis no processo de execução |
title_full_unstemmed |
Análise textual discursiva em pesquisas no ensino de ciências e matemática: caminhos distintos e possíveis no processo de execução |
title_sort |
Análise textual discursiva em pesquisas no ensino de ciências e matemática: caminhos distintos e possíveis no processo de execução |
author |
Copetti, Camila |
author_facet |
Copetti, Camila Salomão de Freitas, Diana Paula Amorim de Souza, Sandro Scotti do Canto-Dorow, Thais |
author_role |
author |
author2 |
Salomão de Freitas, Diana Paula Amorim de Souza, Sandro Scotti do Canto-Dorow, Thais |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Copetti, Camila Salomão de Freitas, Diana Paula Amorim de Souza, Sandro Scotti do Canto-Dorow, Thais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Biologia Ensino de Matemática Narrativas |
topic |
Ensino de Biologia Ensino de Matemática Narrativas |
description |
Este artigo fornece uma visão acerca da Análise Textual Discursiva (ATD), como estratégia para interpretação de dados em pesquisas qualitativas, mas, sobretudo, apresenta processos distintos de execução dessa metodologia, os quais foram aplicados em duas pesquisas realizadas no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Franciscana. Enquanto uma, pela necessidade pessoal do pesquisador, de trabalhar com o concreto, utilizou-se de papel, tesoura e clips, a outra, com base na lógica e objetividade matemática, fez todo o trabalho de forma virtual, fazendo uso de ferramentas disponibilizadas no conjunto de aplicativos do Office. Mesmo sendo dois caminhos de execução distintos, a teoria proposta por Moraes e Galiazzi foi seguida fielmente, o que reforça a possibilidade de diferentes interpretações para execução dos passos necessários para contemplar a teoria da ATD. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2267 10.26843/rencima.v11i3.2267 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2267 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v11i3.2267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2267/1257 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 85-104 2179-426X 10.26843/rencima.v11i3 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306131198181376 |