Análise textual discursiva em pesquisas no ensino de ciências e matemática: caminhos distintos e possíveis no processo de execução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Copetti, Camila
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Salomão de Freitas, Diana Paula, Amorim de Souza, Sandro, Scotti do Canto-Dorow, Thais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2267
Resumo: Este artigo fornece uma visão acerca da Análise Textual Discursiva (ATD), como estratégia para interpretação de dados em pesquisas qualitativas, mas, sobretudo, apresenta processos distintos de execução dessa metodologia, os quais foram aplicados em duas pesquisas realizadas no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Franciscana. Enquanto uma, pela necessidade pessoal do pesquisador, de trabalhar com o concreto, utilizou-se de papel, tesoura e clips, a outra, com base na lógica e objetividade matemática, fez todo o trabalho de forma virtual, fazendo uso de ferramentas disponibilizadas no conjunto de aplicativos do Office. Mesmo sendo dois caminhos de execução distintos, a teoria proposta por Moraes e Galiazzi foi seguida fielmente, o que reforça a possibilidade de diferentes interpretações para execução dos passos necessários para contemplar a teoria da ATD.
id UCS-4_e7e630f70cdf02a10f7a1a4da3bbd38f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2267
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Análise textual discursiva em pesquisas no ensino de ciências e matemática: caminhos distintos e possíveis no processo de execuçãoEnsino de BiologiaEnsino de MatemáticaNarrativasEste artigo fornece uma visão acerca da Análise Textual Discursiva (ATD), como estratégia para interpretação de dados em pesquisas qualitativas, mas, sobretudo, apresenta processos distintos de execução dessa metodologia, os quais foram aplicados em duas pesquisas realizadas no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Franciscana. Enquanto uma, pela necessidade pessoal do pesquisador, de trabalhar com o concreto, utilizou-se de papel, tesoura e clips, a outra, com base na lógica e objetividade matemática, fez todo o trabalho de forma virtual, fazendo uso de ferramentas disponibilizadas no conjunto de aplicativos do Office. Mesmo sendo dois caminhos de execução distintos, a teoria proposta por Moraes e Galiazzi foi seguida fielmente, o que reforça a possibilidade de diferentes interpretações para execução dos passos necessários para contemplar a teoria da ATD.Editora Cruzeiro do Sul2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/226710.26843/rencima.v11i3.2267Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 85-1042179-426X10.26843/rencima.v11i3reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2267/1257https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessCopetti, CamilaSalomão de Freitas, Diana PaulaAmorim de Souza, SandroScotti do Canto-Dorow, Thais2023-04-21T21:01:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2267Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:01:54Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise textual discursiva em pesquisas no ensino de ciências e matemática: caminhos distintos e possíveis no processo de execução
title Análise textual discursiva em pesquisas no ensino de ciências e matemática: caminhos distintos e possíveis no processo de execução
spellingShingle Análise textual discursiva em pesquisas no ensino de ciências e matemática: caminhos distintos e possíveis no processo de execução
Copetti, Camila
Ensino de Biologia
Ensino de Matemática
Narrativas
title_short Análise textual discursiva em pesquisas no ensino de ciências e matemática: caminhos distintos e possíveis no processo de execução
title_full Análise textual discursiva em pesquisas no ensino de ciências e matemática: caminhos distintos e possíveis no processo de execução
title_fullStr Análise textual discursiva em pesquisas no ensino de ciências e matemática: caminhos distintos e possíveis no processo de execução
title_full_unstemmed Análise textual discursiva em pesquisas no ensino de ciências e matemática: caminhos distintos e possíveis no processo de execução
title_sort Análise textual discursiva em pesquisas no ensino de ciências e matemática: caminhos distintos e possíveis no processo de execução
author Copetti, Camila
author_facet Copetti, Camila
Salomão de Freitas, Diana Paula
Amorim de Souza, Sandro
Scotti do Canto-Dorow, Thais
author_role author
author2 Salomão de Freitas, Diana Paula
Amorim de Souza, Sandro
Scotti do Canto-Dorow, Thais
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Copetti, Camila
Salomão de Freitas, Diana Paula
Amorim de Souza, Sandro
Scotti do Canto-Dorow, Thais
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Biologia
Ensino de Matemática
Narrativas
topic Ensino de Biologia
Ensino de Matemática
Narrativas
description Este artigo fornece uma visão acerca da Análise Textual Discursiva (ATD), como estratégia para interpretação de dados em pesquisas qualitativas, mas, sobretudo, apresenta processos distintos de execução dessa metodologia, os quais foram aplicados em duas pesquisas realizadas no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Franciscana. Enquanto uma, pela necessidade pessoal do pesquisador, de trabalhar com o concreto, utilizou-se de papel, tesoura e clips, a outra, com base na lógica e objetividade matemática, fez todo o trabalho de forma virtual, fazendo uso de ferramentas disponibilizadas no conjunto de aplicativos do Office. Mesmo sendo dois caminhos de execução distintos, a teoria proposta por Moraes e Galiazzi foi seguida fielmente, o que reforça a possibilidade de diferentes interpretações para execução dos passos necessários para contemplar a teoria da ATD.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2267
10.26843/rencima.v11i3.2267
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2267
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v11i3.2267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2267/1257
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 85-104
2179-426X
10.26843/rencima.v11i3
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306131198181376