O conceito de energia e suas manifestações: uma proposta de ensino investigativo para professores do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2698 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar os resultados da aplicação de uma sequência de ensino investigativo sobre o conceito de energia, de forma interdisciplinar, junto aos professores do ensino fundamental. Buscou-se valorizar durante a atividade a sucessão temporal de descobertas científicas, o processo investigativo e os impactos socioambientais da grandeza energia para a vida humana e como essa sucessão de acontecimentos promoveu a nossa compreensão sobre o tema. Com vistas a alcançar tais objetivos, a estratégia de ensino foi aplicada junto a um grupo de professores participantes do curso de Formação Continuada de Ciências Naturais, do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Para a coleta de dados foram aplicados questionários, diários de campo e rodas de conversa e colhido registros fotográficos, assim como os resultados obtidos foram analisados à luz da ferramenta de análise temática. Os resultados desse estudo, possibilitaram compreender as concepções dos participantes acerca do tema energia, bem como a realização de atividades baseadas no ensino investigativo favoreceu o processo de reflexão acerca dos fenômenos observados. Diante desses resultados, pode-se inferir que os docentes participantes reconheceram a importância do tema para os anos inicias, além de identificarem como uma possibilidade de articulação interdisciplinar. |
id |
UCS-4_eafe582dd4043c50c8fd04b5c4deb76d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2698 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
O conceito de energia e suas manifestações: uma proposta de ensino investigativo para professores do ensino fundamentalenergiaensino por investigaçãoexperimentaçãoanos iniciais do ensino fundamentalO presente trabalho tem como objetivo analisar os resultados da aplicação de uma sequência de ensino investigativo sobre o conceito de energia, de forma interdisciplinar, junto aos professores do ensino fundamental. Buscou-se valorizar durante a atividade a sucessão temporal de descobertas científicas, o processo investigativo e os impactos socioambientais da grandeza energia para a vida humana e como essa sucessão de acontecimentos promoveu a nossa compreensão sobre o tema. Com vistas a alcançar tais objetivos, a estratégia de ensino foi aplicada junto a um grupo de professores participantes do curso de Formação Continuada de Ciências Naturais, do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Para a coleta de dados foram aplicados questionários, diários de campo e rodas de conversa e colhido registros fotográficos, assim como os resultados obtidos foram analisados à luz da ferramenta de análise temática. Os resultados desse estudo, possibilitaram compreender as concepções dos participantes acerca do tema energia, bem como a realização de atividades baseadas no ensino investigativo favoreceu o processo de reflexão acerca dos fenômenos observados. Diante desses resultados, pode-se inferir que os docentes participantes reconheceram a importância do tema para os anos inicias, além de identificarem como uma possibilidade de articulação interdisciplinar.Editora Cruzeiro do Sul2020-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/269810.26843/rencima.v11i5.2698Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 5 (2020): ago.; 165-1842179-426X10.26843/rencima.v11i5reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2698/1308https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Jesus Souza Marques de Mendonça, AmsterdamPereira, Grazielle Rodrigues2023-05-12T04:18:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2698Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-05-12T04:18:35Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conceito de energia e suas manifestações: uma proposta de ensino investigativo para professores do ensino fundamental |
title |
O conceito de energia e suas manifestações: uma proposta de ensino investigativo para professores do ensino fundamental |
spellingShingle |
O conceito de energia e suas manifestações: uma proposta de ensino investigativo para professores do ensino fundamental de Jesus Souza Marques de Mendonça, Amsterdam energia ensino por investigação experimentação anos iniciais do ensino fundamental |
title_short |
O conceito de energia e suas manifestações: uma proposta de ensino investigativo para professores do ensino fundamental |
title_full |
O conceito de energia e suas manifestações: uma proposta de ensino investigativo para professores do ensino fundamental |
title_fullStr |
O conceito de energia e suas manifestações: uma proposta de ensino investigativo para professores do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O conceito de energia e suas manifestações: uma proposta de ensino investigativo para professores do ensino fundamental |
title_sort |
O conceito de energia e suas manifestações: uma proposta de ensino investigativo para professores do ensino fundamental |
author |
de Jesus Souza Marques de Mendonça, Amsterdam |
author_facet |
de Jesus Souza Marques de Mendonça, Amsterdam Pereira, Grazielle Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Grazielle Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Jesus Souza Marques de Mendonça, Amsterdam Pereira, Grazielle Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
energia ensino por investigação experimentação anos iniciais do ensino fundamental |
topic |
energia ensino por investigação experimentação anos iniciais do ensino fundamental |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar os resultados da aplicação de uma sequência de ensino investigativo sobre o conceito de energia, de forma interdisciplinar, junto aos professores do ensino fundamental. Buscou-se valorizar durante a atividade a sucessão temporal de descobertas científicas, o processo investigativo e os impactos socioambientais da grandeza energia para a vida humana e como essa sucessão de acontecimentos promoveu a nossa compreensão sobre o tema. Com vistas a alcançar tais objetivos, a estratégia de ensino foi aplicada junto a um grupo de professores participantes do curso de Formação Continuada de Ciências Naturais, do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Para a coleta de dados foram aplicados questionários, diários de campo e rodas de conversa e colhido registros fotográficos, assim como os resultados obtidos foram analisados à luz da ferramenta de análise temática. Os resultados desse estudo, possibilitaram compreender as concepções dos participantes acerca do tema energia, bem como a realização de atividades baseadas no ensino investigativo favoreceu o processo de reflexão acerca dos fenômenos observados. Diante desses resultados, pode-se inferir que os docentes participantes reconheceram a importância do tema para os anos inicias, além de identificarem como uma possibilidade de articulação interdisciplinar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2698 10.26843/rencima.v11i5.2698 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2698 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v11i5.2698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2698/1308 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 5 (2020): ago.; 165-184 2179-426X 10.26843/rencima.v11i5 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306131745538048 |