O conceito de energia e suas manifestações: uma proposta de ensino investigativo para professores do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Jesus Souza Marques de Mendonça, Amsterdam
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira, Grazielle Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2698
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar os resultados da aplicação de uma sequência de ensino investigativo sobre o conceito de energia, de forma interdisciplinar, junto aos professores do ensino fundamental. Buscou-se valorizar durante a atividade a sucessão temporal de descobertas científicas, o processo investigativo e os impactos socioambientais da grandeza energia para a vida humana e como essa sucessão de acontecimentos promoveu a nossa compreensão sobre o tema. Com vistas a alcançar tais objetivos, a estratégia de ensino foi aplicada junto a um grupo de professores participantes do curso de Formação Continuada de Ciências Naturais, do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Para a coleta de dados foram aplicados questionários, diários de campo e rodas de conversa e colhido registros fotográficos, assim como os resultados obtidos foram analisados à luz da ferramenta de análise temática. Os resultados desse estudo, possibilitaram compreender as concepções dos participantes acerca do tema energia, bem como a realização de atividades baseadas no ensino investigativo favoreceu o processo de reflexão acerca dos fenômenos observados. Diante desses resultados, pode-se inferir que os docentes participantes reconheceram a importância do tema para os anos inicias, além de identificarem como uma possibilidade de articulação interdisciplinar.
id UCS-4_eafe582dd4043c50c8fd04b5c4deb76d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2698
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling O conceito de energia e suas manifestações: uma proposta de ensino investigativo para professores do ensino fundamentalenergiaensino por investigaçãoexperimentaçãoanos iniciais do ensino fundamentalO presente trabalho tem como objetivo analisar os resultados da aplicação de uma sequência de ensino investigativo sobre o conceito de energia, de forma interdisciplinar, junto aos professores do ensino fundamental. Buscou-se valorizar durante a atividade a sucessão temporal de descobertas científicas, o processo investigativo e os impactos socioambientais da grandeza energia para a vida humana e como essa sucessão de acontecimentos promoveu a nossa compreensão sobre o tema. Com vistas a alcançar tais objetivos, a estratégia de ensino foi aplicada junto a um grupo de professores participantes do curso de Formação Continuada de Ciências Naturais, do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Para a coleta de dados foram aplicados questionários, diários de campo e rodas de conversa e colhido registros fotográficos, assim como os resultados obtidos foram analisados à luz da ferramenta de análise temática. Os resultados desse estudo, possibilitaram compreender as concepções dos participantes acerca do tema energia, bem como a realização de atividades baseadas no ensino investigativo favoreceu o processo de reflexão acerca dos fenômenos observados. Diante desses resultados, pode-se inferir que os docentes participantes reconheceram a importância do tema para os anos inicias, além de identificarem como uma possibilidade de articulação interdisciplinar.Editora Cruzeiro do Sul2020-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/269810.26843/rencima.v11i5.2698Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 5 (2020): ago.; 165-1842179-426X10.26843/rencima.v11i5reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2698/1308https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Jesus Souza Marques de Mendonça, AmsterdamPereira, Grazielle Rodrigues2023-05-12T04:18:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2698Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-05-12T04:18:35Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv O conceito de energia e suas manifestações: uma proposta de ensino investigativo para professores do ensino fundamental
title O conceito de energia e suas manifestações: uma proposta de ensino investigativo para professores do ensino fundamental
spellingShingle O conceito de energia e suas manifestações: uma proposta de ensino investigativo para professores do ensino fundamental
de Jesus Souza Marques de Mendonça, Amsterdam
energia
ensino por investigação
experimentação
anos iniciais do ensino fundamental
title_short O conceito de energia e suas manifestações: uma proposta de ensino investigativo para professores do ensino fundamental
title_full O conceito de energia e suas manifestações: uma proposta de ensino investigativo para professores do ensino fundamental
title_fullStr O conceito de energia e suas manifestações: uma proposta de ensino investigativo para professores do ensino fundamental
title_full_unstemmed O conceito de energia e suas manifestações: uma proposta de ensino investigativo para professores do ensino fundamental
title_sort O conceito de energia e suas manifestações: uma proposta de ensino investigativo para professores do ensino fundamental
author de Jesus Souza Marques de Mendonça, Amsterdam
author_facet de Jesus Souza Marques de Mendonça, Amsterdam
Pereira, Grazielle Rodrigues
author_role author
author2 Pereira, Grazielle Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Jesus Souza Marques de Mendonça, Amsterdam
Pereira, Grazielle Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv energia
ensino por investigação
experimentação
anos iniciais do ensino fundamental
topic energia
ensino por investigação
experimentação
anos iniciais do ensino fundamental
description O presente trabalho tem como objetivo analisar os resultados da aplicação de uma sequência de ensino investigativo sobre o conceito de energia, de forma interdisciplinar, junto aos professores do ensino fundamental. Buscou-se valorizar durante a atividade a sucessão temporal de descobertas científicas, o processo investigativo e os impactos socioambientais da grandeza energia para a vida humana e como essa sucessão de acontecimentos promoveu a nossa compreensão sobre o tema. Com vistas a alcançar tais objetivos, a estratégia de ensino foi aplicada junto a um grupo de professores participantes do curso de Formação Continuada de Ciências Naturais, do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Para a coleta de dados foram aplicados questionários, diários de campo e rodas de conversa e colhido registros fotográficos, assim como os resultados obtidos foram analisados à luz da ferramenta de análise temática. Os resultados desse estudo, possibilitaram compreender as concepções dos participantes acerca do tema energia, bem como a realização de atividades baseadas no ensino investigativo favoreceu o processo de reflexão acerca dos fenômenos observados. Diante desses resultados, pode-se inferir que os docentes participantes reconheceram a importância do tema para os anos inicias, além de identificarem como uma possibilidade de articulação interdisciplinar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2698
10.26843/rencima.v11i5.2698
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2698
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v11i5.2698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2698/1308
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 5 (2020): ago.; 165-184
2179-426X
10.26843/rencima.v11i5
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306131745538048