OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E O ENSINO CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: CONCEPÇÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS INICIAIS
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/181 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo investigar as concepções, possibilidades e desafios encontrados por professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao desenvolverem atividades investigativas. Tais professores participaram de um processo formativo desenvolvido na Universidade Federal do ABC. Para atingir o objetivo, foi utilizada a transcrição de episódios videogravados do curso de formação, entrevistas e formulários respondidos pelos cursistas. Esses materiais são registros de avaliação do citado curso, utilizados com a devida autorização. Como referencial para o processamento e análise dos dados, foram utilizadas as contribuições para análise de dados qualitativos e foi realizada também uma análise de conteúdo do material transcrito. Foram evidenciados desafios na implementação d atividades investigativas, dentre eles estão em destaque a escassez de materiais disponíveis aos professores para implementarem este tipo de proposta, um repertório escasso de ideia dos professores, a ausência de espaço apropriado em algumas escolas e a necessidade de auxílio de outras pessoas. Os professores evidenciaram alguns desafios enfrentados, como, por exemplo, aproveitar o “erro” em atividades investigativas e problemas com a inserção das mesmas na rotina escolar. Foram encontradas também diversas potencialidades, como a possibilidade de atrelar o ensino de Ciências ao ensino de outras disciplinas por meio das atividades investigativas, possibilitar atuação mais autônoma do aluno no processo de aprendizagem e proporcionar autonomia discente para a criação de novas investigações e a metodologia. Tais elementos evidenciados devem ser estudados por mais pesquisadores em diferentes contextos para que se possa ter cada vez mais clareza deste fenômeno. Se realizadas, essas pesquisas contribuiriam com o trabalho de professores que decidam implementar atividades investigativas e de formadores que ministram cursos de formação continuada. Além disso, fundamentariam também a literatura da área e os documentos oficiais que regem a educação. |
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OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E O ENSINO CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: CONCEPÇÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS INICIAISEnsino de Ciências por investigaçãoAnos iniciaisEnsino fundamentalO presente artigo tem como objetivo investigar as concepções, possibilidades e desafios encontrados por professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao desenvolverem atividades investigativas. Tais professores participaram de um processo formativo desenvolvido na Universidade Federal do ABC. Para atingir o objetivo, foi utilizada a transcrição de episódios videogravados do curso de formação, entrevistas e formulários respondidos pelos cursistas. Esses materiais são registros de avaliação do citado curso, utilizados com a devida autorização. Como referencial para o processamento e análise dos dados, foram utilizadas as contribuições para análise de dados qualitativos e foi realizada também uma análise de conteúdo do material transcrito. Foram evidenciados desafios na implementação d atividades investigativas, dentre eles estão em destaque a escassez de materiais disponíveis aos professores para implementarem este tipo de proposta, um repertório escasso de ideia dos professores, a ausência de espaço apropriado em algumas escolas e a necessidade de auxílio de outras pessoas. Os professores evidenciaram alguns desafios enfrentados, como, por exemplo, aproveitar o “erro” em atividades investigativas e problemas com a inserção das mesmas na rotina escolar. Foram encontradas também diversas potencialidades, como a possibilidade de atrelar o ensino de Ciências ao ensino de outras disciplinas por meio das atividades investigativas, possibilitar atuação mais autônoma do aluno no processo de aprendizagem e proporcionar autonomia discente para a criação de novas investigações e a metodologia. Tais elementos evidenciados devem ser estudados por mais pesquisadores em diferentes contextos para que se possa ter cada vez mais clareza deste fenômeno. Se realizadas, essas pesquisas contribuiriam com o trabalho de professores que decidam implementar atividades investigativas e de formadores que ministram cursos de formação continuada. Além disso, fundamentariam também a literatura da área e os documentos oficiais que regem a educação.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/18110.36524/dect.v6i04.181Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 04 (2016): 2016 - Extra; 111-1362236-215010.36524/dect.v6i04reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/181/176Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos Santana, RonaldoFranzolin, FernandaPereira Correia Marinho, Rodolfo2019-10-22T14:05:01Zoai::article/181Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:06.233735Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
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