Ausubel e Duval: contribuições para a aprendizagem em Matemática
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2074 |
Resumo: | Este trabalho propõe um método para conectar teorias a partir da identificação dos princípios congruentes, equivalentes e especificadores, centrais em cada teoria analisada. Emprega o método proposto para conectar a Teoria da Assimilação, de Ausubel e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica desenvolvido por Duval nos aspectos relacionados à aprendizagem em Matemática. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico situada no campo da Educação Matemática desenvolvida a partir das obras em que Ausubel e Duval considerando-se as ideias da estrutura organizacional de uma teoria apresentada por Radford e as diferentes estratégias de conexões descritas nos estudos de Prediger, Bikner-Ahsbahs e Arzarello. A aplicação do método elaborado possibilitou a implementação de uma rede constituída por sete princípios capazes de analisar e explicar aspectos relacionados ao processo de aprendizagem, à organização do conhecimento e à representação em Matemática de modo mais abrangente e articulado do que o uso isolado das teorias de Ausubel e Duval. |
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