Ausubel e Duval: contribuições para a aprendizagem em Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrão, Naíma Soltau
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Cintia Aparecida Bento dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2074
Resumo: Este trabalho propõe um método para conectar teorias a partir da identificação dos princípios congruentes, equivalentes e especificadores, centrais em cada teoria analisada. Emprega o método proposto para conectar a Teoria da Assimilação, de Ausubel e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica desenvolvido por Duval nos aspectos relacionados à aprendizagem em Matemática. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico situada no campo da Educação Matemática desenvolvida a partir das obras em que Ausubel e Duval considerando-se as ideias da estrutura organizacional de uma teoria apresentada por Radford e as diferentes estratégias de conexões descritas nos estudos de Prediger, Bikner-Ahsbahs e Arzarello. A aplicação do método elaborado possibilitou a implementação de uma rede constituída por sete princípios capazes de analisar e explicar aspectos relacionados ao processo de aprendizagem, à organização do conhecimento e à representação em Matemática de modo mais abrangente e articulado do que o uso isolado das teorias de Ausubel e Duval.
id UCS-4_ebc8df9d1b426ec16d95b44b457b5f9c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2074
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Ausubel e Duval: contribuições para a aprendizagem em MatemáticaAprendizagem em MatemáticaAprendizagem SignificativaRegistros de Representação SemióticaEste trabalho propõe um método para conectar teorias a partir da identificação dos princípios congruentes, equivalentes e especificadores, centrais em cada teoria analisada. Emprega o método proposto para conectar a Teoria da Assimilação, de Ausubel e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica desenvolvido por Duval nos aspectos relacionados à aprendizagem em Matemática. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico situada no campo da Educação Matemática desenvolvida a partir das obras em que Ausubel e Duval considerando-se as ideias da estrutura organizacional de uma teoria apresentada por Radford e as diferentes estratégias de conexões descritas nos estudos de Prediger, Bikner-Ahsbahs e Arzarello. A aplicação do método elaborado possibilitou a implementação de uma rede constituída por sete princípios capazes de analisar e explicar aspectos relacionados ao processo de aprendizagem, à organização do conhecimento e à representação em Matemática de modo mais abrangente e articulado do que o uso isolado das teorias de Ausubel e Duval.Editora Cruzeiro do Sul2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/207410.26843/rencima.v9i6.2074Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 422179-426X10.26843/rencima.v9i6reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2074/1064https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerrão, Naíma SoltauSantos, Cintia Aparecida Bento dos2023-04-21T00:55:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2074Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T00:55:11Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ausubel e Duval: contribuições para a aprendizagem em Matemática
title Ausubel e Duval: contribuições para a aprendizagem em Matemática
spellingShingle Ausubel e Duval: contribuições para a aprendizagem em Matemática
Ferrão, Naíma Soltau
Aprendizagem em Matemática
Aprendizagem Significativa
Registros de Representação Semiótica
title_short Ausubel e Duval: contribuições para a aprendizagem em Matemática
title_full Ausubel e Duval: contribuições para a aprendizagem em Matemática
title_fullStr Ausubel e Duval: contribuições para a aprendizagem em Matemática
title_full_unstemmed Ausubel e Duval: contribuições para a aprendizagem em Matemática
title_sort Ausubel e Duval: contribuições para a aprendizagem em Matemática
author Ferrão, Naíma Soltau
author_facet Ferrão, Naíma Soltau
Santos, Cintia Aparecida Bento dos
author_role author
author2 Santos, Cintia Aparecida Bento dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrão, Naíma Soltau
Santos, Cintia Aparecida Bento dos
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem em Matemática
Aprendizagem Significativa
Registros de Representação Semiótica
topic Aprendizagem em Matemática
Aprendizagem Significativa
Registros de Representação Semiótica
description Este trabalho propõe um método para conectar teorias a partir da identificação dos princípios congruentes, equivalentes e especificadores, centrais em cada teoria analisada. Emprega o método proposto para conectar a Teoria da Assimilação, de Ausubel e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica desenvolvido por Duval nos aspectos relacionados à aprendizagem em Matemática. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico situada no campo da Educação Matemática desenvolvida a partir das obras em que Ausubel e Duval considerando-se as ideias da estrutura organizacional de uma teoria apresentada por Radford e as diferentes estratégias de conexões descritas nos estudos de Prediger, Bikner-Ahsbahs e Arzarello. A aplicação do método elaborado possibilitou a implementação de uma rede constituída por sete princípios capazes de analisar e explicar aspectos relacionados ao processo de aprendizagem, à organização do conhecimento e à representação em Matemática de modo mais abrangente e articulado do que o uso isolado das teorias de Ausubel e Duval.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2074
10.26843/rencima.v9i6.2074
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2074
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v9i6.2074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2074/1064
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 42
2179-426X
10.26843/rencima.v9i6
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306130790285312