Teoria de Leontiev e TICs: o uso da modalidade M-learning para o aprendizado de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scarton, Elisson Spoladori
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Schimiguel, Juliano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2428
Resumo: As Tecnologias de informação e Comunicação - TICs são responsáveis por realizar grandes modificações nas tendências de ensino e na Matemática não é diferente. Partindo-se dos ensinamentos de Leontiev, a partir da Teoria da Atividade, em que afirma que o desenvolvimento do homem se dá pela necessidade de uma relação com o meio em que está inserido e com a satisfação de alguma necessidade. Assim, tal teoria no âmbito escolar, a atividade está vinculada à concepção de que o aluno precisa ser capaz de produzir significado para assim assimilar o conteúdo da aula. O objetivo deste artigo é investigar as possibilidades do uso do Mobile Learning como processo de melhoramento do ensino e aprendizagem da Matemática em sala de aula, partindo-se da teoria de Leontiev. A metodologia de abordagem descritiva, qualitativa, de Revisão Bibliográfica Sistemática, na qual foram selecionados 9 artigos, todos em Língua Portuguesa, publicados nos últimos dez anos, partindo-se das palavras-chave “Matemática”; “Mobile Learning” e “Teoria da Atividade”. Os resultados apontam que estamos sendo capacitados como professores nas novas eras digitais, fazendo suas aulas mais eficazes, tornando-as atrativas para que os estudantes não possam vê-las como uma aula mecanizada, mas sim aquela aula que dará ao aluno a capacidades de trocar experiências adquiridas em seu cotidiano.  
id UCS-4_f6980b3259369b954f21b7f722523212
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2428
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Teoria de Leontiev e TICs: o uso da modalidade M-learning para o aprendizado de matemáticaLeontievMatemáticaTICsEducaçãoM-learningAs Tecnologias de informação e Comunicação - TICs são responsáveis por realizar grandes modificações nas tendências de ensino e na Matemática não é diferente. Partindo-se dos ensinamentos de Leontiev, a partir da Teoria da Atividade, em que afirma que o desenvolvimento do homem se dá pela necessidade de uma relação com o meio em que está inserido e com a satisfação de alguma necessidade. Assim, tal teoria no âmbito escolar, a atividade está vinculada à concepção de que o aluno precisa ser capaz de produzir significado para assim assimilar o conteúdo da aula. O objetivo deste artigo é investigar as possibilidades do uso do Mobile Learning como processo de melhoramento do ensino e aprendizagem da Matemática em sala de aula, partindo-se da teoria de Leontiev. A metodologia de abordagem descritiva, qualitativa, de Revisão Bibliográfica Sistemática, na qual foram selecionados 9 artigos, todos em Língua Portuguesa, publicados nos últimos dez anos, partindo-se das palavras-chave “Matemática”; “Mobile Learning” e “Teoria da Atividade”. Os resultados apontam que estamos sendo capacitados como professores nas novas eras digitais, fazendo suas aulas mais eficazes, tornando-as atrativas para que os estudantes não possam vê-las como uma aula mecanizada, mas sim aquela aula que dará ao aluno a capacidades de trocar experiências adquiridas em seu cotidiano.  Editora Cruzeiro do Sul2019-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/242810.26843/rencima.v10i4.2428Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 10 n. 4 (2019): jul.; 168-1802179-426X10.26843/rencima.v10i4reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2428/1153https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessScarton, Elisson SpoladoriSchimiguel, Juliano2023-04-21T02:14:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2428Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T02:14:50Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria de Leontiev e TICs: o uso da modalidade M-learning para o aprendizado de matemática
title Teoria de Leontiev e TICs: o uso da modalidade M-learning para o aprendizado de matemática
spellingShingle Teoria de Leontiev e TICs: o uso da modalidade M-learning para o aprendizado de matemática
Scarton, Elisson Spoladori
Leontiev
Matemática
TICs
Educação
M-learning
title_short Teoria de Leontiev e TICs: o uso da modalidade M-learning para o aprendizado de matemática
title_full Teoria de Leontiev e TICs: o uso da modalidade M-learning para o aprendizado de matemática
title_fullStr Teoria de Leontiev e TICs: o uso da modalidade M-learning para o aprendizado de matemática
title_full_unstemmed Teoria de Leontiev e TICs: o uso da modalidade M-learning para o aprendizado de matemática
title_sort Teoria de Leontiev e TICs: o uso da modalidade M-learning para o aprendizado de matemática
author Scarton, Elisson Spoladori
author_facet Scarton, Elisson Spoladori
Schimiguel, Juliano
author_role author
author2 Schimiguel, Juliano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scarton, Elisson Spoladori
Schimiguel, Juliano
dc.subject.por.fl_str_mv Leontiev
Matemática
TICs
Educação
M-learning
topic Leontiev
Matemática
TICs
Educação
M-learning
description As Tecnologias de informação e Comunicação - TICs são responsáveis por realizar grandes modificações nas tendências de ensino e na Matemática não é diferente. Partindo-se dos ensinamentos de Leontiev, a partir da Teoria da Atividade, em que afirma que o desenvolvimento do homem se dá pela necessidade de uma relação com o meio em que está inserido e com a satisfação de alguma necessidade. Assim, tal teoria no âmbito escolar, a atividade está vinculada à concepção de que o aluno precisa ser capaz de produzir significado para assim assimilar o conteúdo da aula. O objetivo deste artigo é investigar as possibilidades do uso do Mobile Learning como processo de melhoramento do ensino e aprendizagem da Matemática em sala de aula, partindo-se da teoria de Leontiev. A metodologia de abordagem descritiva, qualitativa, de Revisão Bibliográfica Sistemática, na qual foram selecionados 9 artigos, todos em Língua Portuguesa, publicados nos últimos dez anos, partindo-se das palavras-chave “Matemática”; “Mobile Learning” e “Teoria da Atividade”. Os resultados apontam que estamos sendo capacitados como professores nas novas eras digitais, fazendo suas aulas mais eficazes, tornando-as atrativas para que os estudantes não possam vê-las como uma aula mecanizada, mas sim aquela aula que dará ao aluno a capacidades de trocar experiências adquiridas em seu cotidiano.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2428
10.26843/rencima.v10i4.2428
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2428
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v10i4.2428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2428/1153
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 10 n. 4 (2019): jul.; 168-180
2179-426X
10.26843/rencima.v10i4
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306131278921728