Teoria de Leontiev e TICs: o uso da modalidade M-learning para o aprendizado de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2428 |
Resumo: | As Tecnologias de informação e Comunicação - TICs são responsáveis por realizar grandes modificações nas tendências de ensino e na Matemática não é diferente. Partindo-se dos ensinamentos de Leontiev, a partir da Teoria da Atividade, em que afirma que o desenvolvimento do homem se dá pela necessidade de uma relação com o meio em que está inserido e com a satisfação de alguma necessidade. Assim, tal teoria no âmbito escolar, a atividade está vinculada à concepção de que o aluno precisa ser capaz de produzir significado para assim assimilar o conteúdo da aula. O objetivo deste artigo é investigar as possibilidades do uso do Mobile Learning como processo de melhoramento do ensino e aprendizagem da Matemática em sala de aula, partindo-se da teoria de Leontiev. A metodologia de abordagem descritiva, qualitativa, de Revisão Bibliográfica Sistemática, na qual foram selecionados 9 artigos, todos em Língua Portuguesa, publicados nos últimos dez anos, partindo-se das palavras-chave “Matemática”; “Mobile Learning” e “Teoria da Atividade”. Os resultados apontam que estamos sendo capacitados como professores nas novas eras digitais, fazendo suas aulas mais eficazes, tornando-as atrativas para que os estudantes não possam vê-las como uma aula mecanizada, mas sim aquela aula que dará ao aluno a capacidades de trocar experiências adquiridas em seu cotidiano. |
id |
UCS-4_f6980b3259369b954f21b7f722523212 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2428 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
Teoria de Leontiev e TICs: o uso da modalidade M-learning para o aprendizado de matemáticaLeontievMatemáticaTICsEducaçãoM-learningAs Tecnologias de informação e Comunicação - TICs são responsáveis por realizar grandes modificações nas tendências de ensino e na Matemática não é diferente. Partindo-se dos ensinamentos de Leontiev, a partir da Teoria da Atividade, em que afirma que o desenvolvimento do homem se dá pela necessidade de uma relação com o meio em que está inserido e com a satisfação de alguma necessidade. Assim, tal teoria no âmbito escolar, a atividade está vinculada à concepção de que o aluno precisa ser capaz de produzir significado para assim assimilar o conteúdo da aula. O objetivo deste artigo é investigar as possibilidades do uso do Mobile Learning como processo de melhoramento do ensino e aprendizagem da Matemática em sala de aula, partindo-se da teoria de Leontiev. A metodologia de abordagem descritiva, qualitativa, de Revisão Bibliográfica Sistemática, na qual foram selecionados 9 artigos, todos em Língua Portuguesa, publicados nos últimos dez anos, partindo-se das palavras-chave “Matemática”; “Mobile Learning” e “Teoria da Atividade”. Os resultados apontam que estamos sendo capacitados como professores nas novas eras digitais, fazendo suas aulas mais eficazes, tornando-as atrativas para que os estudantes não possam vê-las como uma aula mecanizada, mas sim aquela aula que dará ao aluno a capacidades de trocar experiências adquiridas em seu cotidiano. Editora Cruzeiro do Sul2019-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/242810.26843/rencima.v10i4.2428Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 10 n. 4 (2019): jul.; 168-1802179-426X10.26843/rencima.v10i4reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2428/1153https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessScarton, Elisson SpoladoriSchimiguel, Juliano2023-04-21T02:14:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2428Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T02:14:50Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teoria de Leontiev e TICs: o uso da modalidade M-learning para o aprendizado de matemática |
title |
Teoria de Leontiev e TICs: o uso da modalidade M-learning para o aprendizado de matemática |
spellingShingle |
Teoria de Leontiev e TICs: o uso da modalidade M-learning para o aprendizado de matemática Scarton, Elisson Spoladori Leontiev Matemática TICs Educação M-learning |
title_short |
Teoria de Leontiev e TICs: o uso da modalidade M-learning para o aprendizado de matemática |
title_full |
Teoria de Leontiev e TICs: o uso da modalidade M-learning para o aprendizado de matemática |
title_fullStr |
Teoria de Leontiev e TICs: o uso da modalidade M-learning para o aprendizado de matemática |
title_full_unstemmed |
Teoria de Leontiev e TICs: o uso da modalidade M-learning para o aprendizado de matemática |
title_sort |
Teoria de Leontiev e TICs: o uso da modalidade M-learning para o aprendizado de matemática |
author |
Scarton, Elisson Spoladori |
author_facet |
Scarton, Elisson Spoladori Schimiguel, Juliano |
author_role |
author |
author2 |
Schimiguel, Juliano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scarton, Elisson Spoladori Schimiguel, Juliano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leontiev Matemática TICs Educação M-learning |
topic |
Leontiev Matemática TICs Educação M-learning |
description |
As Tecnologias de informação e Comunicação - TICs são responsáveis por realizar grandes modificações nas tendências de ensino e na Matemática não é diferente. Partindo-se dos ensinamentos de Leontiev, a partir da Teoria da Atividade, em que afirma que o desenvolvimento do homem se dá pela necessidade de uma relação com o meio em que está inserido e com a satisfação de alguma necessidade. Assim, tal teoria no âmbito escolar, a atividade está vinculada à concepção de que o aluno precisa ser capaz de produzir significado para assim assimilar o conteúdo da aula. O objetivo deste artigo é investigar as possibilidades do uso do Mobile Learning como processo de melhoramento do ensino e aprendizagem da Matemática em sala de aula, partindo-se da teoria de Leontiev. A metodologia de abordagem descritiva, qualitativa, de Revisão Bibliográfica Sistemática, na qual foram selecionados 9 artigos, todos em Língua Portuguesa, publicados nos últimos dez anos, partindo-se das palavras-chave “Matemática”; “Mobile Learning” e “Teoria da Atividade”. Os resultados apontam que estamos sendo capacitados como professores nas novas eras digitais, fazendo suas aulas mais eficazes, tornando-as atrativas para que os estudantes não possam vê-las como uma aula mecanizada, mas sim aquela aula que dará ao aluno a capacidades de trocar experiências adquiridas em seu cotidiano. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2428 10.26843/rencima.v10i4.2428 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2428 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v10i4.2428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2428/1153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 10 n. 4 (2019): jul.; 168-180 2179-426X 10.26843/rencima.v10i4 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306131278921728 |