Uma análise crítica dos ideários pedagógicos contemporâneos à luz da teoria de A. N. Leontiev

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eidt, Nádia Mara [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000200008
http://hdl.handle.net/11449/8325
Resumo: O presente artigo objetiva demonstrar o alcance das pedagogias do aprender a aprender (DUARTE, 2001), uma vez que elas fundamentam as propostas educacionais no âmbito nacional e no internacional, na atualidade; bem como apresentar suas principais premissas, que mantêm sua filiação ao pragmatismo e ao irracionalismo e, no limite, submetem o desenvolvimento humano à ordem do capital. Tais proposições se contrapõem ao objetivo humanizador da educação escolar pressuposto na produção teórica do psicólogo soviético Alexis Leontiev. Como resultados, temos que, dessas produções, é possível extrair subsídios para o enfrentamento do processo de esvaziamento do ensino escolar e do papel do professor engendrado pelas referidas pedagogias. Além disso, pretendese evidenciar a impossibilidade de aproximações entre as produções da psicologia histórico-cultural com outras correntes pedagógicas que estão a serviço da legitimação e do revigoramento da sociedade capitalista.
id UNSP_fdce775997c9594c8ca7663b4bbb25ce
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/8325
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma análise crítica dos ideários pedagógicos contemporâneos à luz da teoria de A. N. LeontievA critical analysis of the contemporary pedagogical ideas in the light of A. N. Leontiev's theoryPedagogias do Aprender a AprenderPsicologia Histórico-CulturalEducação EscolarA. N. LeontievPedagogies of Learning to LearnHistorical-Cultural PsychologySchool EducationA. N. LeontievO presente artigo objetiva demonstrar o alcance das pedagogias do aprender a aprender (DUARTE, 2001), uma vez que elas fundamentam as propostas educacionais no âmbito nacional e no internacional, na atualidade; bem como apresentar suas principais premissas, que mantêm sua filiação ao pragmatismo e ao irracionalismo e, no limite, submetem o desenvolvimento humano à ordem do capital. Tais proposições se contrapõem ao objetivo humanizador da educação escolar pressuposto na produção teórica do psicólogo soviético Alexis Leontiev. Como resultados, temos que, dessas produções, é possível extrair subsídios para o enfrentamento do processo de esvaziamento do ensino escolar e do papel do professor engendrado pelas referidas pedagogias. Além disso, pretendese evidenciar a impossibilidade de aproximações entre as produções da psicologia histórico-cultural com outras correntes pedagógicas que estão a serviço da legitimação e do revigoramento da sociedade capitalista.This article aims to demonstrate the extent of the pedagogies of learning to learn (DUARTE, 2001), since they support the current educational proposals nationally and internationally, and also present their main assumptions, which keep their membership to pragmatism and irrationalism, and in the limit, submit human development to the order of the capital. These propositions go against the goal of humanizing education's assumption in the theoretical production of the Soviet psychologist Alexis Leontiev. As a result, we concluded that, from these productions it is possible to extract subsidies to face the process of empting the school education and the teacher's role engendered by these pedagogies. Moreover, it is intended to highlight the impossibility of the approaches between historical-cultural psychology productions with other pedagogical currents aimed at the legitimacy and the reinvigoration of the capitalist society.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Eidt, Nádia Mara [UNESP]2014-05-20T13:26:02Z2014-05-20T13:26:02Z2010-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article157-188application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000200008Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 26, n. 2, p. 157-188, 2010.0102-4698http://hdl.handle.net/11449/832510.1590/S0102-46982010000200008S0102-46982010000200008S0102-46982010000200008.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-21T06:06:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8325Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:31:39.781142Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise crítica dos ideários pedagógicos contemporâneos à luz da teoria de A. N. Leontiev
A critical analysis of the contemporary pedagogical ideas in the light of A. N. Leontiev's theory
title Uma análise crítica dos ideários pedagógicos contemporâneos à luz da teoria de A. N. Leontiev
spellingShingle Uma análise crítica dos ideários pedagógicos contemporâneos à luz da teoria de A. N. Leontiev
Eidt, Nádia Mara [UNESP]
Pedagogias do Aprender a Aprender
Psicologia Histórico-Cultural
Educação Escolar
A. N. Leontiev
Pedagogies of Learning to Learn
Historical-Cultural Psychology
School Education
A. N. Leontiev
title_short Uma análise crítica dos ideários pedagógicos contemporâneos à luz da teoria de A. N. Leontiev
title_full Uma análise crítica dos ideários pedagógicos contemporâneos à luz da teoria de A. N. Leontiev
title_fullStr Uma análise crítica dos ideários pedagógicos contemporâneos à luz da teoria de A. N. Leontiev
title_full_unstemmed Uma análise crítica dos ideários pedagógicos contemporâneos à luz da teoria de A. N. Leontiev
title_sort Uma análise crítica dos ideários pedagógicos contemporâneos à luz da teoria de A. N. Leontiev
author Eidt, Nádia Mara [UNESP]
author_facet Eidt, Nádia Mara [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Eidt, Nádia Mara [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogias do Aprender a Aprender
Psicologia Histórico-Cultural
Educação Escolar
A. N. Leontiev
Pedagogies of Learning to Learn
Historical-Cultural Psychology
School Education
A. N. Leontiev
topic Pedagogias do Aprender a Aprender
Psicologia Histórico-Cultural
Educação Escolar
A. N. Leontiev
Pedagogies of Learning to Learn
Historical-Cultural Psychology
School Education
A. N. Leontiev
description O presente artigo objetiva demonstrar o alcance das pedagogias do aprender a aprender (DUARTE, 2001), uma vez que elas fundamentam as propostas educacionais no âmbito nacional e no internacional, na atualidade; bem como apresentar suas principais premissas, que mantêm sua filiação ao pragmatismo e ao irracionalismo e, no limite, submetem o desenvolvimento humano à ordem do capital. Tais proposições se contrapõem ao objetivo humanizador da educação escolar pressuposto na produção teórica do psicólogo soviético Alexis Leontiev. Como resultados, temos que, dessas produções, é possível extrair subsídios para o enfrentamento do processo de esvaziamento do ensino escolar e do papel do professor engendrado pelas referidas pedagogias. Além disso, pretendese evidenciar a impossibilidade de aproximações entre as produções da psicologia histórico-cultural com outras correntes pedagógicas que estão a serviço da legitimação e do revigoramento da sociedade capitalista.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-01
2014-05-20T13:26:02Z
2014-05-20T13:26:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000200008
Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 26, n. 2, p. 157-188, 2010.
0102-4698
http://hdl.handle.net/11449/8325
10.1590/S0102-46982010000200008
S0102-46982010000200008
S0102-46982010000200008.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000200008
http://hdl.handle.net/11449/8325
identifier_str_mv Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 26, n. 2, p. 157-188, 2010.
0102-4698
10.1590/S0102-46982010000200008
S0102-46982010000200008
S0102-46982010000200008.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 157-188
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128526639955968