Uma análise crítica dos ideários pedagógicos contemporâneos à luz da teoria de A. N. Leontiev
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000200008 http://hdl.handle.net/11449/8325 |
Resumo: | O presente artigo objetiva demonstrar o alcance das pedagogias do aprender a aprender (DUARTE, 2001), uma vez que elas fundamentam as propostas educacionais no âmbito nacional e no internacional, na atualidade; bem como apresentar suas principais premissas, que mantêm sua filiação ao pragmatismo e ao irracionalismo e, no limite, submetem o desenvolvimento humano à ordem do capital. Tais proposições se contrapõem ao objetivo humanizador da educação escolar pressuposto na produção teórica do psicólogo soviético Alexis Leontiev. Como resultados, temos que, dessas produções, é possível extrair subsídios para o enfrentamento do processo de esvaziamento do ensino escolar e do papel do professor engendrado pelas referidas pedagogias. Além disso, pretendese evidenciar a impossibilidade de aproximações entre as produções da psicologia histórico-cultural com outras correntes pedagógicas que estão a serviço da legitimação e do revigoramento da sociedade capitalista. |
id |
UNSP_fdce775997c9594c8ca7663b4bbb25ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/8325 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Uma análise crítica dos ideários pedagógicos contemporâneos à luz da teoria de A. N. LeontievA critical analysis of the contemporary pedagogical ideas in the light of A. N. Leontiev's theoryPedagogias do Aprender a AprenderPsicologia Histórico-CulturalEducação EscolarA. N. LeontievPedagogies of Learning to LearnHistorical-Cultural PsychologySchool EducationA. N. LeontievO presente artigo objetiva demonstrar o alcance das pedagogias do aprender a aprender (DUARTE, 2001), uma vez que elas fundamentam as propostas educacionais no âmbito nacional e no internacional, na atualidade; bem como apresentar suas principais premissas, que mantêm sua filiação ao pragmatismo e ao irracionalismo e, no limite, submetem o desenvolvimento humano à ordem do capital. Tais proposições se contrapõem ao objetivo humanizador da educação escolar pressuposto na produção teórica do psicólogo soviético Alexis Leontiev. Como resultados, temos que, dessas produções, é possível extrair subsídios para o enfrentamento do processo de esvaziamento do ensino escolar e do papel do professor engendrado pelas referidas pedagogias. Além disso, pretendese evidenciar a impossibilidade de aproximações entre as produções da psicologia histórico-cultural com outras correntes pedagógicas que estão a serviço da legitimação e do revigoramento da sociedade capitalista.This article aims to demonstrate the extent of the pedagogies of learning to learn (DUARTE, 2001), since they support the current educational proposals nationally and internationally, and also present their main assumptions, which keep their membership to pragmatism and irrationalism, and in the limit, submit human development to the order of the capital. These propositions go against the goal of humanizing education's assumption in the theoretical production of the Soviet psychologist Alexis Leontiev. As a result, we concluded that, from these productions it is possible to extract subsidies to face the process of empting the school education and the teacher's role engendered by these pedagogies. Moreover, it is intended to highlight the impossibility of the approaches between historical-cultural psychology productions with other pedagogical currents aimed at the legitimacy and the reinvigoration of the capitalist society.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Eidt, Nádia Mara [UNESP]2014-05-20T13:26:02Z2014-05-20T13:26:02Z2010-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article157-188application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000200008Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 26, n. 2, p. 157-188, 2010.0102-4698http://hdl.handle.net/11449/832510.1590/S0102-46982010000200008S0102-46982010000200008S0102-46982010000200008.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-21T06:06:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8325Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:31:39.781142Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise crítica dos ideários pedagógicos contemporâneos à luz da teoria de A. N. Leontiev A critical analysis of the contemporary pedagogical ideas in the light of A. N. Leontiev's theory |
title |
Uma análise crítica dos ideários pedagógicos contemporâneos à luz da teoria de A. N. Leontiev |
spellingShingle |
Uma análise crítica dos ideários pedagógicos contemporâneos à luz da teoria de A. N. Leontiev Eidt, Nádia Mara [UNESP] Pedagogias do Aprender a Aprender Psicologia Histórico-Cultural Educação Escolar A. N. Leontiev Pedagogies of Learning to Learn Historical-Cultural Psychology School Education A. N. Leontiev |
title_short |
Uma análise crítica dos ideários pedagógicos contemporâneos à luz da teoria de A. N. Leontiev |
title_full |
Uma análise crítica dos ideários pedagógicos contemporâneos à luz da teoria de A. N. Leontiev |
title_fullStr |
Uma análise crítica dos ideários pedagógicos contemporâneos à luz da teoria de A. N. Leontiev |
title_full_unstemmed |
Uma análise crítica dos ideários pedagógicos contemporâneos à luz da teoria de A. N. Leontiev |
title_sort |
Uma análise crítica dos ideários pedagógicos contemporâneos à luz da teoria de A. N. Leontiev |
author |
Eidt, Nádia Mara [UNESP] |
author_facet |
Eidt, Nádia Mara [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eidt, Nádia Mara [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogias do Aprender a Aprender Psicologia Histórico-Cultural Educação Escolar A. N. Leontiev Pedagogies of Learning to Learn Historical-Cultural Psychology School Education A. N. Leontiev |
topic |
Pedagogias do Aprender a Aprender Psicologia Histórico-Cultural Educação Escolar A. N. Leontiev Pedagogies of Learning to Learn Historical-Cultural Psychology School Education A. N. Leontiev |
description |
O presente artigo objetiva demonstrar o alcance das pedagogias do aprender a aprender (DUARTE, 2001), uma vez que elas fundamentam as propostas educacionais no âmbito nacional e no internacional, na atualidade; bem como apresentar suas principais premissas, que mantêm sua filiação ao pragmatismo e ao irracionalismo e, no limite, submetem o desenvolvimento humano à ordem do capital. Tais proposições se contrapõem ao objetivo humanizador da educação escolar pressuposto na produção teórica do psicólogo soviético Alexis Leontiev. Como resultados, temos que, dessas produções, é possível extrair subsídios para o enfrentamento do processo de esvaziamento do ensino escolar e do papel do professor engendrado pelas referidas pedagogias. Além disso, pretendese evidenciar a impossibilidade de aproximações entre as produções da psicologia histórico-cultural com outras correntes pedagógicas que estão a serviço da legitimação e do revigoramento da sociedade capitalista. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-01 2014-05-20T13:26:02Z 2014-05-20T13:26:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000200008 Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 26, n. 2, p. 157-188, 2010. 0102-4698 http://hdl.handle.net/11449/8325 10.1590/S0102-46982010000200008 S0102-46982010000200008 S0102-46982010000200008.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000200008 http://hdl.handle.net/11449/8325 |
identifier_str_mv |
Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 26, n. 2, p. 157-188, 2010. 0102-4698 10.1590/S0102-46982010000200008 S0102-46982010000200008 S0102-46982010000200008.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
157-188 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128526639955968 |