Comunicação, consumo e wearable technologies: um exercício de aplicação da “Teoria Ator-Rede” no contexto de possíveis reconfigurações humanotecnológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mastrocola, Vicente Martin
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexão: comunicação e cultura
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5733
Resumo: Tendo em vista a centralidade das relações entre comunicação, consumo e tecnologia na contemporaneidade, este artigo examina determinados dispositivos digitais que, potencialmente, se hibridizam ao corpo humano e que se situam na categoria das wearable technologies. Mais especificamente, discutimos novos tipos de entrelaçamento humano/não humano articulados por essa categoria tecnológica, entendida a partir de uma abordagem sociocultural. Quando tratamos da tecnologia vestível, discutimos como a orquestração de diversos objetos sociotécnicos está reconfigurando o cotidiano e gerando novas possibilidades para pensarmos as materialidades da comunicação e as retóricas de consumo. A partir da “Teoria ator-Rede” procuramos refletir, de maneira ampla, sobre diferentes exemplos de integração entre humanos e não humanos, ponderando, mais especificamente, sobre como esse tipo de tecnologia pode servir estrategicamente para relações entre marcas/empresas e seus consumidores.
id UCS-5_63cec12f8f8c18369015500588172677
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/5733
network_acronym_str UCS-5
network_name_str Conexão: comunicação e cultura
repository_id_str
spelling Comunicação, consumo e wearable technologies: um exercício de aplicação da “Teoria Ator-Rede” no contexto de possíveis reconfigurações humanotecnológicascomunicação; comunicação e consumo; ciberculturacomunicação; consumo; teoria ator-rede; wearable technology; tecnologiaTendo em vista a centralidade das relações entre comunicação, consumo e tecnologia na contemporaneidade, este artigo examina determinados dispositivos digitais que, potencialmente, se hibridizam ao corpo humano e que se situam na categoria das wearable technologies. Mais especificamente, discutimos novos tipos de entrelaçamento humano/não humano articulados por essa categoria tecnológica, entendida a partir de uma abordagem sociocultural. Quando tratamos da tecnologia vestível, discutimos como a orquestração de diversos objetos sociotécnicos está reconfigurando o cotidiano e gerando novas possibilidades para pensarmos as materialidades da comunicação e as retóricas de consumo. A partir da “Teoria ator-Rede” procuramos refletir, de maneira ampla, sobre diferentes exemplos de integração entre humanos e não humanos, ponderando, mais especificamente, sobre como esse tipo de tecnologia pode servir estrategicamente para relações entre marcas/empresas e seus consumidores.Universidade de Caxias do Sul - UCSMastrocola, Vicente Martin2019-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5733Conexão - Comunicação e Cultura; v. 17, n. 34 (2018): Conexão2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5733/3689http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/5733/1913http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/5733/1914Direitos autorais 2019 Conexão - Comunicação e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-16T15:42:17Zoai:vkali30.ucs.br:article/5733Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2019-04-16T15:42:17Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação, consumo e wearable technologies: um exercício de aplicação da “Teoria Ator-Rede” no contexto de possíveis reconfigurações humanotecnológicas
title Comunicação, consumo e wearable technologies: um exercício de aplicação da “Teoria Ator-Rede” no contexto de possíveis reconfigurações humanotecnológicas
spellingShingle Comunicação, consumo e wearable technologies: um exercício de aplicação da “Teoria Ator-Rede” no contexto de possíveis reconfigurações humanotecnológicas
Mastrocola, Vicente Martin
comunicação; comunicação e consumo; cibercultura
comunicação; consumo; teoria ator-rede; wearable technology; tecnologia
title_short Comunicação, consumo e wearable technologies: um exercício de aplicação da “Teoria Ator-Rede” no contexto de possíveis reconfigurações humanotecnológicas
title_full Comunicação, consumo e wearable technologies: um exercício de aplicação da “Teoria Ator-Rede” no contexto de possíveis reconfigurações humanotecnológicas
title_fullStr Comunicação, consumo e wearable technologies: um exercício de aplicação da “Teoria Ator-Rede” no contexto de possíveis reconfigurações humanotecnológicas
title_full_unstemmed Comunicação, consumo e wearable technologies: um exercício de aplicação da “Teoria Ator-Rede” no contexto de possíveis reconfigurações humanotecnológicas
title_sort Comunicação, consumo e wearable technologies: um exercício de aplicação da “Teoria Ator-Rede” no contexto de possíveis reconfigurações humanotecnológicas
author Mastrocola, Vicente Martin
author_facet Mastrocola, Vicente Martin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mastrocola, Vicente Martin
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação; comunicação e consumo; cibercultura
comunicação; consumo; teoria ator-rede; wearable technology; tecnologia
topic comunicação; comunicação e consumo; cibercultura
comunicação; consumo; teoria ator-rede; wearable technology; tecnologia
description Tendo em vista a centralidade das relações entre comunicação, consumo e tecnologia na contemporaneidade, este artigo examina determinados dispositivos digitais que, potencialmente, se hibridizam ao corpo humano e que se situam na categoria das wearable technologies. Mais especificamente, discutimos novos tipos de entrelaçamento humano/não humano articulados por essa categoria tecnológica, entendida a partir de uma abordagem sociocultural. Quando tratamos da tecnologia vestível, discutimos como a orquestração de diversos objetos sociotécnicos está reconfigurando o cotidiano e gerando novas possibilidades para pensarmos as materialidades da comunicação e as retóricas de consumo. A partir da “Teoria ator-Rede” procuramos refletir, de maneira ampla, sobre diferentes exemplos de integração entre humanos e não humanos, ponderando, mais especificamente, sobre como esse tipo de tecnologia pode servir estrategicamente para relações entre marcas/empresas e seus consumidores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5733
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5733/3689
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/5733/1913
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/5733/1914
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Conexão - Comunicação e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Conexão - Comunicação e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul - UCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul - UCS
dc.source.none.fl_str_mv Conexão - Comunicação e Cultura; v. 17, n. 34 (2018): Conexão
2178-2687
1677-0943
reponame:Conexão: comunicação e cultura
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conexão: comunicação e cultura
collection Conexão: comunicação e cultura
repository.name.fl_str_mv Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com
_version_ 1750315248371367937