Comunicação, consumo e wearable technologies: um exercício de aplicação da “Teoria Ator-Rede” no contexto de possíveis reconfigurações humanotecnológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexão: comunicação e cultura |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5733 |
Resumo: | Tendo em vista a centralidade das relações entre comunicação, consumo e tecnologia na contemporaneidade, este artigo examina determinados dispositivos digitais que, potencialmente, se hibridizam ao corpo humano e que se situam na categoria das wearable technologies. Mais especificamente, discutimos novos tipos de entrelaçamento humano/não humano articulados por essa categoria tecnológica, entendida a partir de uma abordagem sociocultural. Quando tratamos da tecnologia vestível, discutimos como a orquestração de diversos objetos sociotécnicos está reconfigurando o cotidiano e gerando novas possibilidades para pensarmos as materialidades da comunicação e as retóricas de consumo. A partir da “Teoria ator-Rede” procuramos refletir, de maneira ampla, sobre diferentes exemplos de integração entre humanos e não humanos, ponderando, mais especificamente, sobre como esse tipo de tecnologia pode servir estrategicamente para relações entre marcas/empresas e seus consumidores. |
id |
UCS-5_63cec12f8f8c18369015500588172677 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/5733 |
network_acronym_str |
UCS-5 |
network_name_str |
Conexão: comunicação e cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicação, consumo e wearable technologies: um exercício de aplicação da “Teoria Ator-Rede” no contexto de possíveis reconfigurações humanotecnológicascomunicação; comunicação e consumo; ciberculturacomunicação; consumo; teoria ator-rede; wearable technology; tecnologiaTendo em vista a centralidade das relações entre comunicação, consumo e tecnologia na contemporaneidade, este artigo examina determinados dispositivos digitais que, potencialmente, se hibridizam ao corpo humano e que se situam na categoria das wearable technologies. Mais especificamente, discutimos novos tipos de entrelaçamento humano/não humano articulados por essa categoria tecnológica, entendida a partir de uma abordagem sociocultural. Quando tratamos da tecnologia vestível, discutimos como a orquestração de diversos objetos sociotécnicos está reconfigurando o cotidiano e gerando novas possibilidades para pensarmos as materialidades da comunicação e as retóricas de consumo. A partir da “Teoria ator-Rede” procuramos refletir, de maneira ampla, sobre diferentes exemplos de integração entre humanos e não humanos, ponderando, mais especificamente, sobre como esse tipo de tecnologia pode servir estrategicamente para relações entre marcas/empresas e seus consumidores.Universidade de Caxias do Sul - UCSMastrocola, Vicente Martin2019-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5733Conexão - Comunicação e Cultura; v. 17, n. 34 (2018): Conexão2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5733/3689http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/5733/1913http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/5733/1914Direitos autorais 2019 Conexão - Comunicação e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-16T15:42:17Zoai:vkali30.ucs.br:article/5733Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2019-04-16T15:42:17Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação, consumo e wearable technologies: um exercício de aplicação da “Teoria Ator-Rede” no contexto de possíveis reconfigurações humanotecnológicas |
title |
Comunicação, consumo e wearable technologies: um exercício de aplicação da “Teoria Ator-Rede” no contexto de possíveis reconfigurações humanotecnológicas |
spellingShingle |
Comunicação, consumo e wearable technologies: um exercício de aplicação da “Teoria Ator-Rede” no contexto de possíveis reconfigurações humanotecnológicas Mastrocola, Vicente Martin comunicação; comunicação e consumo; cibercultura comunicação; consumo; teoria ator-rede; wearable technology; tecnologia |
title_short |
Comunicação, consumo e wearable technologies: um exercício de aplicação da “Teoria Ator-Rede” no contexto de possíveis reconfigurações humanotecnológicas |
title_full |
Comunicação, consumo e wearable technologies: um exercício de aplicação da “Teoria Ator-Rede” no contexto de possíveis reconfigurações humanotecnológicas |
title_fullStr |
Comunicação, consumo e wearable technologies: um exercício de aplicação da “Teoria Ator-Rede” no contexto de possíveis reconfigurações humanotecnológicas |
title_full_unstemmed |
Comunicação, consumo e wearable technologies: um exercício de aplicação da “Teoria Ator-Rede” no contexto de possíveis reconfigurações humanotecnológicas |
title_sort |
Comunicação, consumo e wearable technologies: um exercício de aplicação da “Teoria Ator-Rede” no contexto de possíveis reconfigurações humanotecnológicas |
author |
Mastrocola, Vicente Martin |
author_facet |
Mastrocola, Vicente Martin |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mastrocola, Vicente Martin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação; comunicação e consumo; cibercultura comunicação; consumo; teoria ator-rede; wearable technology; tecnologia |
topic |
comunicação; comunicação e consumo; cibercultura comunicação; consumo; teoria ator-rede; wearable technology; tecnologia |
description |
Tendo em vista a centralidade das relações entre comunicação, consumo e tecnologia na contemporaneidade, este artigo examina determinados dispositivos digitais que, potencialmente, se hibridizam ao corpo humano e que se situam na categoria das wearable technologies. Mais especificamente, discutimos novos tipos de entrelaçamento humano/não humano articulados por essa categoria tecnológica, entendida a partir de uma abordagem sociocultural. Quando tratamos da tecnologia vestível, discutimos como a orquestração de diversos objetos sociotécnicos está reconfigurando o cotidiano e gerando novas possibilidades para pensarmos as materialidades da comunicação e as retóricas de consumo. A partir da “Teoria ator-Rede” procuramos refletir, de maneira ampla, sobre diferentes exemplos de integração entre humanos e não humanos, ponderando, mais especificamente, sobre como esse tipo de tecnologia pode servir estrategicamente para relações entre marcas/empresas e seus consumidores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5733 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5733 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5733/3689 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/5733/1913 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/5733/1914 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Conexão - Comunicação e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Conexão - Comunicação e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul - UCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul - UCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão - Comunicação e Cultura; v. 17, n. 34 (2018): Conexão 2178-2687 1677-0943 reponame:Conexão: comunicação e cultura instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conexão: comunicação e cultura |
collection |
Conexão: comunicação e cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com |
_version_ |
1750315248371367937 |