#SouDonnadeMim e a diversidade feminina em pauta: uma análise da campanha de reposicionamento editorial da revista Donna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pilger, Caroline Roveda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gruszynski, Ana Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexão: comunicação e cultura
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7484
Resumo: O estudo analisa o reposicionamento da revista Donna, publicação que circula com o jornal Zero Hora (Grupo RBS). Tem como objeto empírico de análise cinco anúncios impressos, a peça audiovisual “Já conhece a Cecília?” e a edição em que a mudança é implementada (13/5/17). A análise tem como objetivo averiguar como os textos presentes nas peças acionam a construção de uma imagem da publicação que está associada ao reconhecimento da diversidade das identidades femininas. Observa-se que os discursos acionados evidenciam o esforço de Donna em ser reconhecida como uma revista contemporânea a seu tempo, utilizando-se de temáticas próximas ao feminismo, buscando representar identidades femininas plurais, periféricas e recorrentemente invisibilizadas pelas publicações. Evidencia-se um ethos de militância e ativismo social. Porém, percebe-se esvaziamento e falta de complexidade nos assuntos tratados, bem como um viés mercadológico, individualista, restrito e elitista do reconhecimento da diversidade, o que aproxima a publicação de um “feminismo de mercado”.
id UCS-5_80ab70cae6f4b1882a37ccbd8c6d7781
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/7484
network_acronym_str UCS-5
network_name_str Conexão: comunicação e cultura
repository_id_str
spelling #SouDonnadeMim e a diversidade feminina em pauta: uma análise da campanha de reposicionamento editorial da revista Donnacomunicação; mídia; cultura; gênero; estudos culturais.Revista Donna; Diversidade Feminina; Reconhecimento; Representação feminina; FeminismoO estudo analisa o reposicionamento da revista Donna, publicação que circula com o jornal Zero Hora (Grupo RBS). Tem como objeto empírico de análise cinco anúncios impressos, a peça audiovisual “Já conhece a Cecília?” e a edição em que a mudança é implementada (13/5/17). A análise tem como objetivo averiguar como os textos presentes nas peças acionam a construção de uma imagem da publicação que está associada ao reconhecimento da diversidade das identidades femininas. Observa-se que os discursos acionados evidenciam o esforço de Donna em ser reconhecida como uma revista contemporânea a seu tempo, utilizando-se de temáticas próximas ao feminismo, buscando representar identidades femininas plurais, periféricas e recorrentemente invisibilizadas pelas publicações. Evidencia-se um ethos de militância e ativismo social. Porém, percebe-se esvaziamento e falta de complexidade nos assuntos tratados, bem como um viés mercadológico, individualista, restrito e elitista do reconhecimento da diversidade, o que aproxima a publicação de um “feminismo de mercado”.Universidade de Caxias do Sul - UCSPilger, Caroline RovedaGruszynski, Ana Cláudia2020-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7484Conexão - Comunicação e Cultura; v. 18, n. 35 (2019): Conexão2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7484/4113http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2681http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2682http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2683http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2684http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2685http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2686http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2687http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2688http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2689http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2690http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2691http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2692Direitos autorais 2020 Conexão - Comunicação e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-13T02:19:41Zoai:vkali30.ucs.br:article/7484Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2020-03-13T02:19:41Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv #SouDonnadeMim e a diversidade feminina em pauta: uma análise da campanha de reposicionamento editorial da revista Donna
title #SouDonnadeMim e a diversidade feminina em pauta: uma análise da campanha de reposicionamento editorial da revista Donna
spellingShingle #SouDonnadeMim e a diversidade feminina em pauta: uma análise da campanha de reposicionamento editorial da revista Donna
Pilger, Caroline Roveda
comunicação; mídia; cultura; gênero; estudos culturais.
Revista Donna; Diversidade Feminina; Reconhecimento; Representação feminina; Feminismo
title_short #SouDonnadeMim e a diversidade feminina em pauta: uma análise da campanha de reposicionamento editorial da revista Donna
title_full #SouDonnadeMim e a diversidade feminina em pauta: uma análise da campanha de reposicionamento editorial da revista Donna
title_fullStr #SouDonnadeMim e a diversidade feminina em pauta: uma análise da campanha de reposicionamento editorial da revista Donna
title_full_unstemmed #SouDonnadeMim e a diversidade feminina em pauta: uma análise da campanha de reposicionamento editorial da revista Donna
title_sort #SouDonnadeMim e a diversidade feminina em pauta: uma análise da campanha de reposicionamento editorial da revista Donna
author Pilger, Caroline Roveda
author_facet Pilger, Caroline Roveda
Gruszynski, Ana Cláudia
author_role author
author2 Gruszynski, Ana Cláudia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pilger, Caroline Roveda
Gruszynski, Ana Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação; mídia; cultura; gênero; estudos culturais.
Revista Donna; Diversidade Feminina; Reconhecimento; Representação feminina; Feminismo
topic comunicação; mídia; cultura; gênero; estudos culturais.
Revista Donna; Diversidade Feminina; Reconhecimento; Representação feminina; Feminismo
description O estudo analisa o reposicionamento da revista Donna, publicação que circula com o jornal Zero Hora (Grupo RBS). Tem como objeto empírico de análise cinco anúncios impressos, a peça audiovisual “Já conhece a Cecília?” e a edição em que a mudança é implementada (13/5/17). A análise tem como objetivo averiguar como os textos presentes nas peças acionam a construção de uma imagem da publicação que está associada ao reconhecimento da diversidade das identidades femininas. Observa-se que os discursos acionados evidenciam o esforço de Donna em ser reconhecida como uma revista contemporânea a seu tempo, utilizando-se de temáticas próximas ao feminismo, buscando representar identidades femininas plurais, periféricas e recorrentemente invisibilizadas pelas publicações. Evidencia-se um ethos de militância e ativismo social. Porém, percebe-se esvaziamento e falta de complexidade nos assuntos tratados, bem como um viés mercadológico, individualista, restrito e elitista do reconhecimento da diversidade, o que aproxima a publicação de um “feminismo de mercado”.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7484
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7484/4113
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2681
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2682
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2683
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2684
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2685
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2686
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2687
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2688
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2689
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2690
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2691
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2692
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Conexão - Comunicação e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Conexão - Comunicação e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul - UCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul - UCS
dc.source.none.fl_str_mv Conexão - Comunicação e Cultura; v. 18, n. 35 (2019): Conexão
2178-2687
1677-0943
reponame:Conexão: comunicação e cultura
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conexão: comunicação e cultura
collection Conexão: comunicação e cultura
repository.name.fl_str_mv Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com
_version_ 1750315248387096576