#SouDonnadeMim e a diversidade feminina em pauta: uma análise da campanha de reposicionamento editorial da revista Donna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexão: comunicação e cultura |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7484 |
Resumo: | O estudo analisa o reposicionamento da revista Donna, publicação que circula com o jornal Zero Hora (Grupo RBS). Tem como objeto empírico de análise cinco anúncios impressos, a peça audiovisual “Já conhece a Cecília?” e a edição em que a mudança é implementada (13/5/17). A análise tem como objetivo averiguar como os textos presentes nas peças acionam a construção de uma imagem da publicação que está associada ao reconhecimento da diversidade das identidades femininas. Observa-se que os discursos acionados evidenciam o esforço de Donna em ser reconhecida como uma revista contemporânea a seu tempo, utilizando-se de temáticas próximas ao feminismo, buscando representar identidades femininas plurais, periféricas e recorrentemente invisibilizadas pelas publicações. Evidencia-se um ethos de militância e ativismo social. Porém, percebe-se esvaziamento e falta de complexidade nos assuntos tratados, bem como um viés mercadológico, individualista, restrito e elitista do reconhecimento da diversidade, o que aproxima a publicação de um “feminismo de mercado”. |
id |
UCS-5_80ab70cae6f4b1882a37ccbd8c6d7781 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/7484 |
network_acronym_str |
UCS-5 |
network_name_str |
Conexão: comunicação e cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
#SouDonnadeMim e a diversidade feminina em pauta: uma análise da campanha de reposicionamento editorial da revista Donnacomunicação; mídia; cultura; gênero; estudos culturais.Revista Donna; Diversidade Feminina; Reconhecimento; Representação feminina; FeminismoO estudo analisa o reposicionamento da revista Donna, publicação que circula com o jornal Zero Hora (Grupo RBS). Tem como objeto empírico de análise cinco anúncios impressos, a peça audiovisual “Já conhece a Cecília?” e a edição em que a mudança é implementada (13/5/17). A análise tem como objetivo averiguar como os textos presentes nas peças acionam a construção de uma imagem da publicação que está associada ao reconhecimento da diversidade das identidades femininas. Observa-se que os discursos acionados evidenciam o esforço de Donna em ser reconhecida como uma revista contemporânea a seu tempo, utilizando-se de temáticas próximas ao feminismo, buscando representar identidades femininas plurais, periféricas e recorrentemente invisibilizadas pelas publicações. Evidencia-se um ethos de militância e ativismo social. Porém, percebe-se esvaziamento e falta de complexidade nos assuntos tratados, bem como um viés mercadológico, individualista, restrito e elitista do reconhecimento da diversidade, o que aproxima a publicação de um “feminismo de mercado”.Universidade de Caxias do Sul - UCSPilger, Caroline RovedaGruszynski, Ana Cláudia2020-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7484Conexão - Comunicação e Cultura; v. 18, n. 35 (2019): Conexão2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7484/4113http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2681http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2682http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2683http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2684http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2685http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2686http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2687http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2688http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2689http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2690http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2691http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2692Direitos autorais 2020 Conexão - Comunicação e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-13T02:19:41Zoai:vkali30.ucs.br:article/7484Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2020-03-13T02:19:41Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
#SouDonnadeMim e a diversidade feminina em pauta: uma análise da campanha de reposicionamento editorial da revista Donna |
title |
#SouDonnadeMim e a diversidade feminina em pauta: uma análise da campanha de reposicionamento editorial da revista Donna |
spellingShingle |
#SouDonnadeMim e a diversidade feminina em pauta: uma análise da campanha de reposicionamento editorial da revista Donna Pilger, Caroline Roveda comunicação; mídia; cultura; gênero; estudos culturais. Revista Donna; Diversidade Feminina; Reconhecimento; Representação feminina; Feminismo |
title_short |
#SouDonnadeMim e a diversidade feminina em pauta: uma análise da campanha de reposicionamento editorial da revista Donna |
title_full |
#SouDonnadeMim e a diversidade feminina em pauta: uma análise da campanha de reposicionamento editorial da revista Donna |
title_fullStr |
#SouDonnadeMim e a diversidade feminina em pauta: uma análise da campanha de reposicionamento editorial da revista Donna |
title_full_unstemmed |
#SouDonnadeMim e a diversidade feminina em pauta: uma análise da campanha de reposicionamento editorial da revista Donna |
title_sort |
#SouDonnadeMim e a diversidade feminina em pauta: uma análise da campanha de reposicionamento editorial da revista Donna |
author |
Pilger, Caroline Roveda |
author_facet |
Pilger, Caroline Roveda Gruszynski, Ana Cláudia |
author_role |
author |
author2 |
Gruszynski, Ana Cláudia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pilger, Caroline Roveda Gruszynski, Ana Cláudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação; mídia; cultura; gênero; estudos culturais. Revista Donna; Diversidade Feminina; Reconhecimento; Representação feminina; Feminismo |
topic |
comunicação; mídia; cultura; gênero; estudos culturais. Revista Donna; Diversidade Feminina; Reconhecimento; Representação feminina; Feminismo |
description |
O estudo analisa o reposicionamento da revista Donna, publicação que circula com o jornal Zero Hora (Grupo RBS). Tem como objeto empírico de análise cinco anúncios impressos, a peça audiovisual “Já conhece a Cecília?” e a edição em que a mudança é implementada (13/5/17). A análise tem como objetivo averiguar como os textos presentes nas peças acionam a construção de uma imagem da publicação que está associada ao reconhecimento da diversidade das identidades femininas. Observa-se que os discursos acionados evidenciam o esforço de Donna em ser reconhecida como uma revista contemporânea a seu tempo, utilizando-se de temáticas próximas ao feminismo, buscando representar identidades femininas plurais, periféricas e recorrentemente invisibilizadas pelas publicações. Evidencia-se um ethos de militância e ativismo social. Porém, percebe-se esvaziamento e falta de complexidade nos assuntos tratados, bem como um viés mercadológico, individualista, restrito e elitista do reconhecimento da diversidade, o que aproxima a publicação de um “feminismo de mercado”. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7484 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7484 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7484/4113 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2681 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2682 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2683 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2684 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2685 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2686 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2687 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2688 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2689 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2690 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2691 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7484/2692 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Conexão - Comunicação e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Conexão - Comunicação e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul - UCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul - UCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão - Comunicação e Cultura; v. 18, n. 35 (2019): Conexão 2178-2687 1677-0943 reponame:Conexão: comunicação e cultura instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conexão: comunicação e cultura |
collection |
Conexão: comunicação e cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com |
_version_ |
1750315248387096576 |