Leão na pele de passarinho: transmídia storytelling do filme vencedor do Cannes Lions International Advertising Festival 2010 via redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossini, Miriam de Souza
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mattos, André Zambam de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexão: comunicação e cultura
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/982
Resumo: Twitter, Youtube, Facebook, blogs e outras mídias atuais vêm ocupando, notadamente, uma posição de relevo nas estratégias publicitárias. O International Creativity Festival, reconhecido como o mais famoso e vanguardista festival do setor, tem percebido e premiado campanhas que, mais do que trabalharem uma comunicação integrada utilizando diversas mídias, criam histórias que transitam, que transpassam e que se complementam através do chamado transmídia storytelling. É o caso da campanha “Responses”, para o sabonete Old Spice, objeto de análise neste artigo. O filme comercial da marca para televisão, premiado em 2010, teve sobrevida online e foi, em seguida, multiplicado em inúmeras narrativas transversais baseadas na criação interativa do público e no sentimento de communitainement. Tais ações, por sua vez, renderam mais prêmios em Cannes, em 2011.
id UCS-5_d8e6cc567ceb8cc49effe9e1b67f3345
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/982
network_acronym_str UCS-5
network_name_str Conexão: comunicação e cultura
repository_id_str
spelling Leão na pele de passarinho: transmídia storytelling do filme vencedor do Cannes Lions International Advertising Festival 2010 via redes sociaiscomunicação, mídia, publicidadepublicidade; transmídia; storytelling; narrativa; microblogging; Old Spice; Cannes LionsTwitter, Youtube, Facebook, blogs e outras mídias atuais vêm ocupando, notadamente, uma posição de relevo nas estratégias publicitárias. O International Creativity Festival, reconhecido como o mais famoso e vanguardista festival do setor, tem percebido e premiado campanhas que, mais do que trabalharem uma comunicação integrada utilizando diversas mídias, criam histórias que transitam, que transpassam e que se complementam através do chamado transmídia storytelling. É o caso da campanha “Responses”, para o sabonete Old Spice, objeto de análise neste artigo. O filme comercial da marca para televisão, premiado em 2010, teve sobrevida online e foi, em seguida, multiplicado em inúmeras narrativas transversais baseadas na criação interativa do público e no sentimento de communitainement. Tais ações, por sua vez, renderam mais prêmios em Cannes, em 2011.Universidade de Caxias do Sul - UCSRossini, Miriam de SouzaMattos, André Zambam de2013-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/982Conexão - Comunicação e Cultura; v. 11, n. 21 (2012): Comunicação e Organizações2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/982/1170info:eu-repo/semantics/openAccess2013-03-01T02:22:44Zoai:vkali30.ucs.br:article/982Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2013-03-01T02:22:44Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Leão na pele de passarinho: transmídia storytelling do filme vencedor do Cannes Lions International Advertising Festival 2010 via redes sociais
title Leão na pele de passarinho: transmídia storytelling do filme vencedor do Cannes Lions International Advertising Festival 2010 via redes sociais
spellingShingle Leão na pele de passarinho: transmídia storytelling do filme vencedor do Cannes Lions International Advertising Festival 2010 via redes sociais
Rossini, Miriam de Souza
comunicação, mídia, publicidade
publicidade; transmídia; storytelling; narrativa; microblogging; Old Spice; Cannes Lions
title_short Leão na pele de passarinho: transmídia storytelling do filme vencedor do Cannes Lions International Advertising Festival 2010 via redes sociais
title_full Leão na pele de passarinho: transmídia storytelling do filme vencedor do Cannes Lions International Advertising Festival 2010 via redes sociais
title_fullStr Leão na pele de passarinho: transmídia storytelling do filme vencedor do Cannes Lions International Advertising Festival 2010 via redes sociais
title_full_unstemmed Leão na pele de passarinho: transmídia storytelling do filme vencedor do Cannes Lions International Advertising Festival 2010 via redes sociais
title_sort Leão na pele de passarinho: transmídia storytelling do filme vencedor do Cannes Lions International Advertising Festival 2010 via redes sociais
author Rossini, Miriam de Souza
author_facet Rossini, Miriam de Souza
Mattos, André Zambam de
author_role author
author2 Mattos, André Zambam de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossini, Miriam de Souza
Mattos, André Zambam de
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação, mídia, publicidade
publicidade; transmídia; storytelling; narrativa; microblogging; Old Spice; Cannes Lions
topic comunicação, mídia, publicidade
publicidade; transmídia; storytelling; narrativa; microblogging; Old Spice; Cannes Lions
description Twitter, Youtube, Facebook, blogs e outras mídias atuais vêm ocupando, notadamente, uma posição de relevo nas estratégias publicitárias. O International Creativity Festival, reconhecido como o mais famoso e vanguardista festival do setor, tem percebido e premiado campanhas que, mais do que trabalharem uma comunicação integrada utilizando diversas mídias, criam histórias que transitam, que transpassam e que se complementam através do chamado transmídia storytelling. É o caso da campanha “Responses”, para o sabonete Old Spice, objeto de análise neste artigo. O filme comercial da marca para televisão, premiado em 2010, teve sobrevida online e foi, em seguida, multiplicado em inúmeras narrativas transversais baseadas na criação interativa do público e no sentimento de communitainement. Tais ações, por sua vez, renderam mais prêmios em Cannes, em 2011.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/982
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/982/1170
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul - UCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul - UCS
dc.source.none.fl_str_mv Conexão - Comunicação e Cultura; v. 11, n. 21 (2012): Comunicação e Organizações
2178-2687
1677-0943
reponame:Conexão: comunicação e cultura
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conexão: comunicação e cultura
collection Conexão: comunicação e cultura
repository.name.fl_str_mv Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com
_version_ 1750315248296919040