Alteridade e os povos originários do Brasil: um estudo com representações visuais em livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Luciana Coutinho Pagliarini
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Drigo, Maria Ogécia, Silva, Paulo Celso da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexão: comunicação e cultura
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/3275
Resumo: Este artigo objetiva averiguar se as representações visuais presentes em livros didáticos de História e Geografia levariam em conta a complexidade cultural e ética dos povos originários do Brasil ou se limitariam a construir ou reconstruir o olhar do colonizador, conforme Jameson (2006). Para tanto, apresentam-se reflexões sobre as imagens no contexto pós-moderno; trata-se da questão da alteridade e se apresentam análises das representações visuais, na perspectiva da semiótica peirceana. A construção de entornos propícios para viver uns com outros, ou com diferentes, a partir do potencial comunicativo de imagens inscritas no material educativo constitui a importância desstas reflexões.
id UCS-5_df980683e48906b01568bac1632e69ce
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/3275
network_acronym_str UCS-5
network_name_str Conexão: comunicação e cultura
repository_id_str
spelling Alteridade e os povos originários do Brasil: um estudo com representações visuais em livros didáticoscomunicação visual; cultura; mídiaCultura; Povo originário; Alteridade; Livros didáticos; Representação visualEste artigo objetiva averiguar se as representações visuais presentes em livros didáticos de História e Geografia levariam em conta a complexidade cultural e ética dos povos originários do Brasil ou se limitariam a construir ou reconstruir o olhar do colonizador, conforme Jameson (2006). Para tanto, apresentam-se reflexões sobre as imagens no contexto pós-moderno; trata-se da questão da alteridade e se apresentam análises das representações visuais, na perspectiva da semiótica peirceana. A construção de entornos propícios para viver uns com outros, ou com diferentes, a partir do potencial comunicativo de imagens inscritas no material educativo constitui a importância desstas reflexões.Universidade de Caxias do Sul - UCSFAPESPSouza, Luciana Coutinho PagliariniDrigo, Maria OgéciaSilva, Paulo Celso da2016-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/3275Conexão - Comunicação e Cultura; v. 14, n. 28 (2015): Conexão2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/3275/2330http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/863http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/864http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/865http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/866http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/867http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/868http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/869http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/870http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/871http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/872http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/873info:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-16T04:36:01Zoai:vkali30.ucs.br:article/3275Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2019-04-16T04:36:01Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Alteridade e os povos originários do Brasil: um estudo com representações visuais em livros didáticos
title Alteridade e os povos originários do Brasil: um estudo com representações visuais em livros didáticos
spellingShingle Alteridade e os povos originários do Brasil: um estudo com representações visuais em livros didáticos
Souza, Luciana Coutinho Pagliarini
comunicação visual; cultura; mídia
Cultura; Povo originário; Alteridade; Livros didáticos; Representação visual
title_short Alteridade e os povos originários do Brasil: um estudo com representações visuais em livros didáticos
title_full Alteridade e os povos originários do Brasil: um estudo com representações visuais em livros didáticos
title_fullStr Alteridade e os povos originários do Brasil: um estudo com representações visuais em livros didáticos
title_full_unstemmed Alteridade e os povos originários do Brasil: um estudo com representações visuais em livros didáticos
title_sort Alteridade e os povos originários do Brasil: um estudo com representações visuais em livros didáticos
author Souza, Luciana Coutinho Pagliarini
author_facet Souza, Luciana Coutinho Pagliarini
Drigo, Maria Ogécia
Silva, Paulo Celso da
author_role author
author2 Drigo, Maria Ogécia
Silva, Paulo Celso da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Luciana Coutinho Pagliarini
Drigo, Maria Ogécia
Silva, Paulo Celso da
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação visual; cultura; mídia
Cultura; Povo originário; Alteridade; Livros didáticos; Representação visual
topic comunicação visual; cultura; mídia
Cultura; Povo originário; Alteridade; Livros didáticos; Representação visual
description Este artigo objetiva averiguar se as representações visuais presentes em livros didáticos de História e Geografia levariam em conta a complexidade cultural e ética dos povos originários do Brasil ou se limitariam a construir ou reconstruir o olhar do colonizador, conforme Jameson (2006). Para tanto, apresentam-se reflexões sobre as imagens no contexto pós-moderno; trata-se da questão da alteridade e se apresentam análises das representações visuais, na perspectiva da semiótica peirceana. A construção de entornos propícios para viver uns com outros, ou com diferentes, a partir do potencial comunicativo de imagens inscritas no material educativo constitui a importância desstas reflexões.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-09
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/3275
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/3275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/3275/2330
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/863
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/864
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/865
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/866
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/867
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/868
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/869
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/870
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/871
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/872
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/873
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul - UCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul - UCS
dc.source.none.fl_str_mv Conexão - Comunicação e Cultura; v. 14, n. 28 (2015): Conexão
2178-2687
1677-0943
reponame:Conexão: comunicação e cultura
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conexão: comunicação e cultura
collection Conexão: comunicação e cultura
repository.name.fl_str_mv Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com
_version_ 1750315248314744832