Alteridade e os povos originários do Brasil: um estudo com representações visuais em livros didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexão: comunicação e cultura |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/3275 |
Resumo: | Este artigo objetiva averiguar se as representações visuais presentes em livros didáticos de História e Geografia levariam em conta a complexidade cultural e ética dos povos originários do Brasil ou se limitariam a construir ou reconstruir o olhar do colonizador, conforme Jameson (2006). Para tanto, apresentam-se reflexões sobre as imagens no contexto pós-moderno; trata-se da questão da alteridade e se apresentam análises das representações visuais, na perspectiva da semiótica peirceana. A construção de entornos propícios para viver uns com outros, ou com diferentes, a partir do potencial comunicativo de imagens inscritas no material educativo constitui a importância desstas reflexões. |
id |
UCS-5_df980683e48906b01568bac1632e69ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/3275 |
network_acronym_str |
UCS-5 |
network_name_str |
Conexão: comunicação e cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Alteridade e os povos originários do Brasil: um estudo com representações visuais em livros didáticoscomunicação visual; cultura; mídiaCultura; Povo originário; Alteridade; Livros didáticos; Representação visualEste artigo objetiva averiguar se as representações visuais presentes em livros didáticos de História e Geografia levariam em conta a complexidade cultural e ética dos povos originários do Brasil ou se limitariam a construir ou reconstruir o olhar do colonizador, conforme Jameson (2006). Para tanto, apresentam-se reflexões sobre as imagens no contexto pós-moderno; trata-se da questão da alteridade e se apresentam análises das representações visuais, na perspectiva da semiótica peirceana. A construção de entornos propícios para viver uns com outros, ou com diferentes, a partir do potencial comunicativo de imagens inscritas no material educativo constitui a importância desstas reflexões.Universidade de Caxias do Sul - UCSFAPESPSouza, Luciana Coutinho PagliariniDrigo, Maria OgéciaSilva, Paulo Celso da2016-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/3275Conexão - Comunicação e Cultura; v. 14, n. 28 (2015): Conexão2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/3275/2330http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/863http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/864http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/865http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/866http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/867http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/868http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/869http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/870http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/871http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/872http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/873info:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-16T04:36:01Zoai:vkali30.ucs.br:article/3275Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2019-04-16T04:36:01Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alteridade e os povos originários do Brasil: um estudo com representações visuais em livros didáticos |
title |
Alteridade e os povos originários do Brasil: um estudo com representações visuais em livros didáticos |
spellingShingle |
Alteridade e os povos originários do Brasil: um estudo com representações visuais em livros didáticos Souza, Luciana Coutinho Pagliarini comunicação visual; cultura; mídia Cultura; Povo originário; Alteridade; Livros didáticos; Representação visual |
title_short |
Alteridade e os povos originários do Brasil: um estudo com representações visuais em livros didáticos |
title_full |
Alteridade e os povos originários do Brasil: um estudo com representações visuais em livros didáticos |
title_fullStr |
Alteridade e os povos originários do Brasil: um estudo com representações visuais em livros didáticos |
title_full_unstemmed |
Alteridade e os povos originários do Brasil: um estudo com representações visuais em livros didáticos |
title_sort |
Alteridade e os povos originários do Brasil: um estudo com representações visuais em livros didáticos |
author |
Souza, Luciana Coutinho Pagliarini |
author_facet |
Souza, Luciana Coutinho Pagliarini Drigo, Maria Ogécia Silva, Paulo Celso da |
author_role |
author |
author2 |
Drigo, Maria Ogécia Silva, Paulo Celso da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPESP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Luciana Coutinho Pagliarini Drigo, Maria Ogécia Silva, Paulo Celso da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação visual; cultura; mídia Cultura; Povo originário; Alteridade; Livros didáticos; Representação visual |
topic |
comunicação visual; cultura; mídia Cultura; Povo originário; Alteridade; Livros didáticos; Representação visual |
description |
Este artigo objetiva averiguar se as representações visuais presentes em livros didáticos de História e Geografia levariam em conta a complexidade cultural e ética dos povos originários do Brasil ou se limitariam a construir ou reconstruir o olhar do colonizador, conforme Jameson (2006). Para tanto, apresentam-se reflexões sobre as imagens no contexto pós-moderno; trata-se da questão da alteridade e se apresentam análises das representações visuais, na perspectiva da semiótica peirceana. A construção de entornos propícios para viver uns com outros, ou com diferentes, a partir do potencial comunicativo de imagens inscritas no material educativo constitui a importância desstas reflexões. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/3275 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/3275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/3275/2330 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/863 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/864 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/865 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/866 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/867 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/868 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/869 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/870 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/871 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/872 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/3275/873 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul - UCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul - UCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão - Comunicação e Cultura; v. 14, n. 28 (2015): Conexão 2178-2687 1677-0943 reponame:Conexão: comunicação e cultura instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conexão: comunicação e cultura |
collection |
Conexão: comunicação e cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com |
_version_ |
1750315248314744832 |