A cultura da estratégia na via japonesa da criação do saber

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fayard, Pierre-Marie
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexão: comunicação e cultura
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/86
Resumo: O Japão sempre ressaltou a importância da informação no desenvolvimento econômico, continuidade que hoje se define no conceito mobilizador de criação do saber, versão japonesa da administração do saber (knowledge management). Esse conceito dá origem a certas práticas, cujo desejo é o de responder positivamente e de maneira original à globalização das trocas na sociedade dita da informação (Castells, 1998). Essas inovações, ainda em estado nascente, parecem perfilar-se como ponto de apoio de uma verdadeira reorganização da Casa do Japão no início deste século. O artigo que segue pretende ser uma primeira abordagem desse fenômeno, colocado na perspectiva da cultura japonesa da estratégia. Este trabalho dá seguimento a várias missões de gestão do conhecimento no Japão, de 2000 a 2002, mantidas pelo Serviço para a Ciência e Tecnologia da Embaixada da França no Japão. Mais globalmente, ele explica um eixo de pesquisa dirigido às estratégias da informação e da comunicação em suas relações com as culturas da estratégia no contexto da revolução digital.
id UCS-5_feb45adbfb8d195ee4889016b8dcd1ce
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/86
network_acronym_str UCS-5
network_name_str Conexão: comunicação e cultura
repository_id_str
spelling A cultura da estratégia na via japonesa da criação do saberestratégia; cultura da estratégia; T.I.C.; interação; gestão do saberestratégia; cultura da estratégia; T.I.C.; interação; gestão do saberO Japão sempre ressaltou a importância da informação no desenvolvimento econômico, continuidade que hoje se define no conceito mobilizador de criação do saber, versão japonesa da administração do saber (knowledge management). Esse conceito dá origem a certas práticas, cujo desejo é o de responder positivamente e de maneira original à globalização das trocas na sociedade dita da informação (Castells, 1998). Essas inovações, ainda em estado nascente, parecem perfilar-se como ponto de apoio de uma verdadeira reorganização da Casa do Japão no início deste século. O artigo que segue pretende ser uma primeira abordagem desse fenômeno, colocado na perspectiva da cultura japonesa da estratégia. Este trabalho dá seguimento a várias missões de gestão do conhecimento no Japão, de 2000 a 2002, mantidas pelo Serviço para a Ciência e Tecnologia da Embaixada da França no Japão. Mais globalmente, ele explica um eixo de pesquisa dirigido às estratégias da informação e da comunicação em suas relações com as culturas da estratégia no contexto da revolução digital.Universidade de Caxias do Sul - UCSFayard, Pierre-Marie2003-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/86Conexão - Comunicação e Cultura; v. 1, n. 02 (2002): Cruzamentos: Literatura e Imprensa; Arte e Comunicação2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/86/76info:eu-repo/semantics/openAccess2010-07-12T03:21:47Zoai:vkali30.ucs.br:article/86Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2010-07-12T03:21:47Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv A cultura da estratégia na via japonesa da criação do saber
title A cultura da estratégia na via japonesa da criação do saber
spellingShingle A cultura da estratégia na via japonesa da criação do saber
Fayard, Pierre-Marie
estratégia; cultura da estratégia; T.I.C.; interação; gestão do saber
estratégia; cultura da estratégia; T.I.C.; interação; gestão do saber
title_short A cultura da estratégia na via japonesa da criação do saber
title_full A cultura da estratégia na via japonesa da criação do saber
title_fullStr A cultura da estratégia na via japonesa da criação do saber
title_full_unstemmed A cultura da estratégia na via japonesa da criação do saber
title_sort A cultura da estratégia na via japonesa da criação do saber
author Fayard, Pierre-Marie
author_facet Fayard, Pierre-Marie
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fayard, Pierre-Marie
dc.subject.por.fl_str_mv estratégia; cultura da estratégia; T.I.C.; interação; gestão do saber
estratégia; cultura da estratégia; T.I.C.; interação; gestão do saber
topic estratégia; cultura da estratégia; T.I.C.; interação; gestão do saber
estratégia; cultura da estratégia; T.I.C.; interação; gestão do saber
description O Japão sempre ressaltou a importância da informação no desenvolvimento econômico, continuidade que hoje se define no conceito mobilizador de criação do saber, versão japonesa da administração do saber (knowledge management). Esse conceito dá origem a certas práticas, cujo desejo é o de responder positivamente e de maneira original à globalização das trocas na sociedade dita da informação (Castells, 1998). Essas inovações, ainda em estado nascente, parecem perfilar-se como ponto de apoio de uma verdadeira reorganização da Casa do Japão no início deste século. O artigo que segue pretende ser uma primeira abordagem desse fenômeno, colocado na perspectiva da cultura japonesa da estratégia. Este trabalho dá seguimento a várias missões de gestão do conhecimento no Japão, de 2000 a 2002, mantidas pelo Serviço para a Ciência e Tecnologia da Embaixada da França no Japão. Mais globalmente, ele explica um eixo de pesquisa dirigido às estratégias da informação e da comunicação em suas relações com as culturas da estratégia no contexto da revolução digital.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/86
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/86
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/86/76
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul - UCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul - UCS
dc.source.none.fl_str_mv Conexão - Comunicação e Cultura; v. 1, n. 02 (2002): Cruzamentos: Literatura e Imprensa; Arte e Comunicação
2178-2687
1677-0943
reponame:Conexão: comunicação e cultura
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conexão: comunicação e cultura
collection Conexão: comunicação e cultura
repository.name.fl_str_mv Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com
_version_ 1750315248302161920