A cultura da estratégia na via japonesa da criação do saber
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexão: comunicação e cultura |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/86 |
Resumo: | O Japão sempre ressaltou a importância da informação no desenvolvimento econômico, continuidade que hoje se define no conceito mobilizador de criação do saber, versão japonesa da administração do saber (knowledge management). Esse conceito dá origem a certas práticas, cujo desejo é o de responder positivamente e de maneira original à globalização das trocas na sociedade dita da informação (Castells, 1998). Essas inovações, ainda em estado nascente, parecem perfilar-se como ponto de apoio de uma verdadeira reorganização da Casa do Japão no início deste século. O artigo que segue pretende ser uma primeira abordagem desse fenômeno, colocado na perspectiva da cultura japonesa da estratégia. Este trabalho dá seguimento a várias missões de gestão do conhecimento no Japão, de 2000 a 2002, mantidas pelo Serviço para a Ciência e Tecnologia da Embaixada da França no Japão. Mais globalmente, ele explica um eixo de pesquisa dirigido às estratégias da informação e da comunicação em suas relações com as culturas da estratégia no contexto da revolução digital. |
id |
UCS-5_feb45adbfb8d195ee4889016b8dcd1ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/86 |
network_acronym_str |
UCS-5 |
network_name_str |
Conexão: comunicação e cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
A cultura da estratégia na via japonesa da criação do saberestratégia; cultura da estratégia; T.I.C.; interação; gestão do saberestratégia; cultura da estratégia; T.I.C.; interação; gestão do saberO Japão sempre ressaltou a importância da informação no desenvolvimento econômico, continuidade que hoje se define no conceito mobilizador de criação do saber, versão japonesa da administração do saber (knowledge management). Esse conceito dá origem a certas práticas, cujo desejo é o de responder positivamente e de maneira original à globalização das trocas na sociedade dita da informação (Castells, 1998). Essas inovações, ainda em estado nascente, parecem perfilar-se como ponto de apoio de uma verdadeira reorganização da Casa do Japão no início deste século. O artigo que segue pretende ser uma primeira abordagem desse fenômeno, colocado na perspectiva da cultura japonesa da estratégia. Este trabalho dá seguimento a várias missões de gestão do conhecimento no Japão, de 2000 a 2002, mantidas pelo Serviço para a Ciência e Tecnologia da Embaixada da França no Japão. Mais globalmente, ele explica um eixo de pesquisa dirigido às estratégias da informação e da comunicação em suas relações com as culturas da estratégia no contexto da revolução digital.Universidade de Caxias do Sul - UCSFayard, Pierre-Marie2003-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/86Conexão - Comunicação e Cultura; v. 1, n. 02 (2002): Cruzamentos: Literatura e Imprensa; Arte e Comunicação2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/86/76info:eu-repo/semantics/openAccess2010-07-12T03:21:47Zoai:vkali30.ucs.br:article/86Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2010-07-12T03:21:47Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cultura da estratégia na via japonesa da criação do saber |
title |
A cultura da estratégia na via japonesa da criação do saber |
spellingShingle |
A cultura da estratégia na via japonesa da criação do saber Fayard, Pierre-Marie estratégia; cultura da estratégia; T.I.C.; interação; gestão do saber estratégia; cultura da estratégia; T.I.C.; interação; gestão do saber |
title_short |
A cultura da estratégia na via japonesa da criação do saber |
title_full |
A cultura da estratégia na via japonesa da criação do saber |
title_fullStr |
A cultura da estratégia na via japonesa da criação do saber |
title_full_unstemmed |
A cultura da estratégia na via japonesa da criação do saber |
title_sort |
A cultura da estratégia na via japonesa da criação do saber |
author |
Fayard, Pierre-Marie |
author_facet |
Fayard, Pierre-Marie |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fayard, Pierre-Marie |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estratégia; cultura da estratégia; T.I.C.; interação; gestão do saber estratégia; cultura da estratégia; T.I.C.; interação; gestão do saber |
topic |
estratégia; cultura da estratégia; T.I.C.; interação; gestão do saber estratégia; cultura da estratégia; T.I.C.; interação; gestão do saber |
description |
O Japão sempre ressaltou a importância da informação no desenvolvimento econômico, continuidade que hoje se define no conceito mobilizador de criação do saber, versão japonesa da administração do saber (knowledge management). Esse conceito dá origem a certas práticas, cujo desejo é o de responder positivamente e de maneira original à globalização das trocas na sociedade dita da informação (Castells, 1998). Essas inovações, ainda em estado nascente, parecem perfilar-se como ponto de apoio de uma verdadeira reorganização da Casa do Japão no início deste século. O artigo que segue pretende ser uma primeira abordagem desse fenômeno, colocado na perspectiva da cultura japonesa da estratégia. Este trabalho dá seguimento a várias missões de gestão do conhecimento no Japão, de 2000 a 2002, mantidas pelo Serviço para a Ciência e Tecnologia da Embaixada da França no Japão. Mais globalmente, ele explica um eixo de pesquisa dirigido às estratégias da informação e da comunicação em suas relações com as culturas da estratégia no contexto da revolução digital. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-01-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/86 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/86 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/86/76 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul - UCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul - UCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão - Comunicação e Cultura; v. 1, n. 02 (2002): Cruzamentos: Literatura e Imprensa; Arte e Comunicação 2178-2687 1677-0943 reponame:Conexão: comunicação e cultura instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conexão: comunicação e cultura |
collection |
Conexão: comunicação e cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com |
_version_ |
1750315248302161920 |