Brasil Turístico: Efeitos de Sentido e Condições de Produção na Copa do Mundo Fifa 2014, Brasil / Brazil Touristic: Effects of Sense and conditions of Production in 2014 Fifa Word Cup Brazil
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Data de Publicação: | 2018 |
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Título da fonte: | Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/6116 |
Resumo: | O artigo analisa a interface entre o campo de conhecimento do Turismo e o quadro teórico, científico e metodológico da Análise do Discurso [AD], proposta pelo filósofo francês Michel Pêcheux e introduzida por Eni Orlandi no Brasil. É a partir da tensa relação entre a AD – uma disciplina de entremeio construída epistemologicamente por outras três disciplinas: Linguística, Materialismo Histórico e Psicanálise – e o Turismo, que se busca problematizar questões relacionadas aos sentidos estabilizados sobre o Brasil Turístico, em especial à hiperssexualização do corpo da mulher como mercadoria e atrativo turístico. Tal problematização é desenvolvida tomando-se como materialidade de análise charge veiculada em período próximo ao início da Copa Fifa2014, mobilizando-se conceitos da teoria discursiva para refletir sobre os efeitos da interpelação ideológica na produção dos sentidos.PALAVRAS-CHAVETurismo. Análise do Discurso. Sexualização. Brasil Turístico. ABSTRACTThe article analyzes interfaces between Tourism knowledge field and the theoretical, scientific and methodological framework of Discourse Analysis [AD], proposed by the French philosopher Michel Pêcheux and introduced in Brazil by Eni Orlandi. It is from the tense relationship between AD [a discipline with epistemological contributions of Linguistics, Historical Materialism and Psychoanalysis], and Tourism, that are problematized themes related to the stabilized senses about Brazil Touristic, especially to sexualization of the woman's body as a commodity and tourist attraction. The problematization is developed taking as the materiality of the analysis a cartoon carried out in the period next to the beginning of the Cup Fifa2014, mobilizing discursive theory concepts to reflect on the effects of ideological interpellation on production of senses.KEYWORDS Tourism. Discourse Analysis. Sexualization. Touristic Brazil. AUTORESLuciene Jung de Campos - Doutora. Docente e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1151177602559882. E-mail: ljungdecampos@gmail.com.Mateus Vitor Tadioto - Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Bolsista CAPES-ProSUC. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5127637448870660. E-mail: mateus.tadioto@gmail.com.Ana Magnus Bresolin - Graduanda em Psicologia, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica BIC-UCS. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5293924504591440. E-mail: ambresolin@ucs.br.Sofia Guerreiro Sangalli - Graduanda em Psicologia, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica (Voluntária). Currículo: http://lattes.cnpq.br/0964576627624756 E-mail: sgsangalli@ucs.br. ReferênciasAlthusser, L. (1984). Freud e Lacan, Marx e Freud. Rio de Janeiro: Graal Editora.Assumpção, A. P. V. A., Ernst, A. G., & Martins, L. B. (2016). O que os homens estrangeiros veem, as mulheres brasileiras sentem: discurso, memória, corpo e identidade. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, 12(1), 97-112. LinkBelisário, K., Geraldes, E. C., & Moura, D. (2013). Para “inglês” ver: apontamentos sobre representações da mulher brasileira em casos repercutidos na imprensa internacional. Sociais e Humanas, 26(3), 467 - 477. LinkChacham, A. S. & Maia, M. B. (2004). Corpo e sexualidade da mulher brasileira. In G. Venturi, M. Recamari & S. de Oliveira (Org.), A mulher brasileira nos espaços público e privado. p. 75-87. São Paulo: Fundação Perseu Abramo.De Souza, E., Baldwin, J. R., & Rosa, F. H. (2000). A construção social dos papéis sexuais femininos. Psicol. Reflex. Crit., 13(3), 485-496. LinkEmbratur; Chias Marketing (2005). Plano Aquarela do Brasil, Marketing Turístico Internacional, Relatório Executivo. Brasília: Embratur. LinkFerreira, A. C. (2014). Colonialismo, capitalismo e segmentaridade: nacionalismo e internacionalismo na teoria e política anticolonial e pós-colonial. Sociedade e Estado, 29(1), 255-288. LinkFerreira, L. R. (2008). O turismo sexual e a comunicação – um olhar hermenêutico sobre as relações entre visitantes e visitadas. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 2(2), 84-112. LinkGomes, M. S. (2011). O marketing turístico e o reposicionamento da imagem do brasil no mundo: uma análise do Plano Aquarela da Embratur. Tourism & Management Studies, 1 , 579-588. LinkGomes, M. S. (2012). A imagem do Brasil no exterior e o turismo: a operacionalização do Plano Aquarela em Portugal. Revista Rosa dos Ventos Turismo e Hospitalidade, 4(4), 506-521. LinkJung de Campos, L. (2012). O Museu é o mundo: intervenção na cidade e estranhamento do cotidiano nos fluxos urbanos. Revista Rosa dos Ventos Turismo e Hospitalidade, 4(4), 599-608. Link Leandro Ferreira, M. C. (2010). Análise do Discurso e suas interfaces: o lugar do sujeito na trama do discurso. Organon, 24(48), 17-34. LinkMagalhães, B. & Mariani, B. (2010). Processos de subjetivação e identificação: ideologia e inconsciente. Linguagem em (Dis)curso, 10(2), 391-408. LinkOrlandi, E. P. (2010). Análise do discurso: princípios e procedimentos. São Paulo: Pontes Editores.Pechêux, M. (1996). O mecanismo do (des)conhecimento ideológico. In S. Zizek (Org.), Um mapa da ideologia, p.143-152. Rio de Janeiro: Contraponto.Pêcheux, M. Análise Automática do Discurso (AAD-69) ([1969] 1993). In: Gadet, F. & Hak, T. (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas, SP: Unicamp.Pêcheux, M. & Fuchs, C. A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas ([1975] 1993) In: Gadet, F. & Hak, T. (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas, SP: Unicamp.Pêcheux, M. (1997). Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. São Paulo: Unicamp.Pêcheux, M. (2015). O discurso: estrutura ou acontecimento. São Paulo: Pontes.Silva, T. (2012). O interdiscurso no gênero charge: um estudo do discurso humorístico sob a perspectiva da Análise do Discurso Francesa. Domínios de Lingu@gem, 6(1), 302-321. LinkSilva, T. A. & Ávila, M. A. (2010). Turismo sexual e exploração sexual infantil: uma análise da atuação do programa sentinela em Ilhéus. Pasos, Revista de Turismo y Patrimonio Cultural., 8(1), 185-193. LinkTadioto, M. V., Moreira, M. G., & Jung de Campos, L. (2016). Análise do Discurso: um dispositivo teórico - analítico para problematizar o Turismo. Anais... XIII Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo - ANPTUR. São Paulo, Brasil: Anptur. Link Processo Editorial: Recebdi: 31 MAR 2018; Avaliado: ABR-MAI; Aceito: 23 JUN 2018. |
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Brasil Turístico: Efeitos de Sentido e Condições de Produção na Copa do Mundo Fifa 2014, Brasil / Brazil Touristic: Effects of Sense and conditions of Production in 2014 Fifa Word Cup BrazilCiências Sociais Aplicadas/TurismoTurismo. Tourism. Análise do Discurso. Discourse Analysis. Sexualização. Sexualization.Brasil Turístico. Touristic Brazil.O artigo analisa a interface entre o campo de conhecimento do Turismo e o quadro teórico, científico e metodológico da Análise do Discurso [AD], proposta pelo filósofo francês Michel Pêcheux e introduzida por Eni Orlandi no Brasil. É a partir da tensa relação entre a AD – uma disciplina de entremeio construída epistemologicamente por outras três disciplinas: Linguística, Materialismo Histórico e Psicanálise – e o Turismo, que se busca problematizar questões relacionadas aos sentidos estabilizados sobre o Brasil Turístico, em especial à hiperssexualização do corpo da mulher como mercadoria e atrativo turístico. Tal problematização é desenvolvida tomando-se como materialidade de análise charge veiculada em período próximo ao início da Copa Fifa2014, mobilizando-se conceitos da teoria discursiva para refletir sobre os efeitos da interpelação ideológica na produção dos sentidos.PALAVRAS-CHAVETurismo. Análise do Discurso. Sexualização. Brasil Turístico. ABSTRACTThe article analyzes interfaces between Tourism knowledge field and the theoretical, scientific and methodological framework of Discourse Analysis [AD], proposed by the French philosopher Michel Pêcheux and introduced in Brazil by Eni Orlandi. It is from the tense relationship between AD [a discipline with epistemological contributions of Linguistics, Historical Materialism and Psychoanalysis], and Tourism, that are problematized themes related to the stabilized senses about Brazil Touristic, especially to sexualization of the woman's body as a commodity and tourist attraction. The problematization is developed taking as the materiality of the analysis a cartoon carried out in the period next to the beginning of the Cup Fifa2014, mobilizing discursive theory concepts to reflect on the effects of ideological interpellation on production of senses.KEYWORDS Tourism. Discourse Analysis. Sexualization. Touristic Brazil. AUTORESLuciene Jung de Campos - Doutora. Docente e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1151177602559882. E-mail: ljungdecampos@gmail.com.Mateus Vitor Tadioto - Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Bolsista CAPES-ProSUC. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5127637448870660. E-mail: mateus.tadioto@gmail.com.Ana Magnus Bresolin - Graduanda em Psicologia, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica BIC-UCS. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5293924504591440. E-mail: ambresolin@ucs.br.Sofia Guerreiro Sangalli - Graduanda em Psicologia, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica (Voluntária). Currículo: http://lattes.cnpq.br/0964576627624756 E-mail: sgsangalli@ucs.br. ReferênciasAlthusser, L. (1984). Freud e Lacan, Marx e Freud. Rio de Janeiro: Graal Editora.Assumpção, A. P. V. A., Ernst, A. G., & Martins, L. B. (2016). O que os homens estrangeiros veem, as mulheres brasileiras sentem: discurso, memória, corpo e identidade. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, 12(1), 97-112. LinkBelisário, K., Geraldes, E. C., & Moura, D. (2013). Para “inglês” ver: apontamentos sobre representações da mulher brasileira em casos repercutidos na imprensa internacional. Sociais e Humanas, 26(3), 467 - 477. LinkChacham, A. S. & Maia, M. B. (2004). Corpo e sexualidade da mulher brasileira. In G. Venturi, M. Recamari & S. de Oliveira (Org.), A mulher brasileira nos espaços público e privado. p. 75-87. São Paulo: Fundação Perseu Abramo.De Souza, E., Baldwin, J. R., & Rosa, F. H. (2000). A construção social dos papéis sexuais femininos. Psicol. Reflex. Crit., 13(3), 485-496. LinkEmbratur; Chias Marketing (2005). Plano Aquarela do Brasil, Marketing Turístico Internacional, Relatório Executivo. Brasília: Embratur. LinkFerreira, A. C. (2014). Colonialismo, capitalismo e segmentaridade: nacionalismo e internacionalismo na teoria e política anticolonial e pós-colonial. Sociedade e Estado, 29(1), 255-288. LinkFerreira, L. R. (2008). O turismo sexual e a comunicação – um olhar hermenêutico sobre as relações entre visitantes e visitadas. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 2(2), 84-112. LinkGomes, M. S. (2011). O marketing turístico e o reposicionamento da imagem do brasil no mundo: uma análise do Plano Aquarela da Embratur. Tourism & Management Studies, 1 , 579-588. LinkGomes, M. S. (2012). A imagem do Brasil no exterior e o turismo: a operacionalização do Plano Aquarela em Portugal. Revista Rosa dos Ventos Turismo e Hospitalidade, 4(4), 506-521. LinkJung de Campos, L. (2012). O Museu é o mundo: intervenção na cidade e estranhamento do cotidiano nos fluxos urbanos. Revista Rosa dos Ventos Turismo e Hospitalidade, 4(4), 599-608. Link Leandro Ferreira, M. C. (2010). Análise do Discurso e suas interfaces: o lugar do sujeito na trama do discurso. Organon, 24(48), 17-34. LinkMagalhães, B. & Mariani, B. (2010). Processos de subjetivação e identificação: ideologia e inconsciente. Linguagem em (Dis)curso, 10(2), 391-408. LinkOrlandi, E. P. (2010). Análise do discurso: princípios e procedimentos. São Paulo: Pontes Editores.Pechêux, M. (1996). O mecanismo do (des)conhecimento ideológico. In S. Zizek (Org.), Um mapa da ideologia, p.143-152. Rio de Janeiro: Contraponto.Pêcheux, M. 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LinkTadioto, M. V., Moreira, M. G., & Jung de Campos, L. (2016). Análise do Discurso: um dispositivo teórico - analítico para problematizar o Turismo. Anais... XIII Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo - ANPTUR. São Paulo, Brasil: Anptur. Link Processo Editorial: Recebdi: 31 MAR 2018; Avaliado: ABR-MAI; Aceito: 23 JUN 2018.ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeUniversidade de Caxias do Sul. Capes. CNPQde Campos, Luciene JungTadioto, Mateus VitorBresolin, Ana MagnusSangalli, Sofia Guerreiro2018-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/6116ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 10, n. 3 (2018): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/6116/pdfDireitos autorais 2018 ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-09T20:54:30Zoai:vkali30.ucs.br:article/6116Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2018-07-09T20:54:30Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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ABSTRACTThe article analyzes interfaces between Tourism knowledge field and the theoretical, scientific and methodological framework of Discourse Analysis [AD], proposed by the French philosopher Michel Pêcheux and introduced in Brazil by Eni Orlandi. It is from the tense relationship between AD [a discipline with epistemological contributions of Linguistics, Historical Materialism and Psychoanalysis], and Tourism, that are problematized themes related to the stabilized senses about Brazil Touristic, especially to sexualization of the woman's body as a commodity and tourist attraction. The problematization is developed taking as the materiality of the analysis a cartoon carried out in the period next to the beginning of the Cup Fifa2014, mobilizing discursive theory concepts to reflect on the effects of ideological interpellation on production of senses.KEYWORDS Tourism. Discourse Analysis. Sexualization. Touristic Brazil. AUTORESLuciene Jung de Campos - Doutora. Docente e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1151177602559882. E-mail: ljungdecampos@gmail.com.Mateus Vitor Tadioto - Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Bolsista CAPES-ProSUC. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5127637448870660. E-mail: mateus.tadioto@gmail.com.Ana Magnus Bresolin - Graduanda em Psicologia, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica BIC-UCS. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5293924504591440. E-mail: ambresolin@ucs.br.Sofia Guerreiro Sangalli - Graduanda em Psicologia, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica (Voluntária). Currículo: http://lattes.cnpq.br/0964576627624756 E-mail: sgsangalli@ucs.br. ReferênciasAlthusser, L. (1984). Freud e Lacan, Marx e Freud. Rio de Janeiro: Graal Editora.Assumpção, A. P. V. A., Ernst, A. G., & Martins, L. B. (2016). O que os homens estrangeiros veem, as mulheres brasileiras sentem: discurso, memória, corpo e identidade. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, 12(1), 97-112. LinkBelisário, K., Geraldes, E. C., & Moura, D. (2013). Para “inglês” ver: apontamentos sobre representações da mulher brasileira em casos repercutidos na imprensa internacional. Sociais e Humanas, 26(3), 467 - 477. LinkChacham, A. S. & Maia, M. B. (2004). Corpo e sexualidade da mulher brasileira. In G. Venturi, M. Recamari & S. de Oliveira (Org.), A mulher brasileira nos espaços público e privado. p. 75-87. São Paulo: Fundação Perseu Abramo.De Souza, E., Baldwin, J. R., & Rosa, F. H. (2000). A construção social dos papéis sexuais femininos. Psicol. Reflex. Crit., 13(3), 485-496. LinkEmbratur; Chias Marketing (2005). Plano Aquarela do Brasil, Marketing Turístico Internacional, Relatório Executivo. Brasília: Embratur. LinkFerreira, A. C. (2014). Colonialismo, capitalismo e segmentaridade: nacionalismo e internacionalismo na teoria e política anticolonial e pós-colonial. Sociedade e Estado, 29(1), 255-288. LinkFerreira, L. R. (2008). O turismo sexual e a comunicação – um olhar hermenêutico sobre as relações entre visitantes e visitadas. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 2(2), 84-112. LinkGomes, M. S. (2011). O marketing turístico e o reposicionamento da imagem do brasil no mundo: uma análise do Plano Aquarela da Embratur. Tourism & Management Studies, 1 , 579-588. LinkGomes, M. S. (2012). A imagem do Brasil no exterior e o turismo: a operacionalização do Plano Aquarela em Portugal. Revista Rosa dos Ventos Turismo e Hospitalidade, 4(4), 506-521. LinkJung de Campos, L. (2012). O Museu é o mundo: intervenção na cidade e estranhamento do cotidiano nos fluxos urbanos. Revista Rosa dos Ventos Turismo e Hospitalidade, 4(4), 599-608. Link Leandro Ferreira, M. C. (2010). 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Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. São Paulo: Unicamp.Pêcheux, M. (2015). O discurso: estrutura ou acontecimento. São Paulo: Pontes.Silva, T. (2012). O interdiscurso no gênero charge: um estudo do discurso humorístico sob a perspectiva da Análise do Discurso Francesa. Domínios de Lingu@gem, 6(1), 302-321. LinkSilva, T. A. & Ávila, M. A. (2010). Turismo sexual e exploração sexual infantil: uma análise da atuação do programa sentinela em Ilhéus. Pasos, Revista de Turismo y Patrimonio Cultural., 8(1), 185-193. LinkTadioto, M. V., Moreira, M. G., & Jung de Campos, L. (2016). Análise do Discurso: um dispositivo teórico - analítico para problematizar o Turismo. Anais... XIII Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo - ANPTUR. São Paulo, Brasil: Anptur. Link Processo Editorial: Recebdi: 31 MAR 2018; Avaliado: ABR-MAI; Aceito: 23 JUN 2018. |
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ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 10, n. 3 (2018): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade 2178-9061 reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
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