Satisfação e Fidelidade a um Destino da Copa do Mundo FIFA 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Braulio
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gândara, José Manoel Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/89166
Resumo: The aims of this study were to identify the relationship between the main indicators of the loyalty construct, verify the effects of behavioral and demographic variables on satisfaction and on those tourist loyalty indicators, and the relationship between satisfaction and these indicators. Beyond the theoretical reference, a research was carried out with 513 tourists of Curitiba city during the 2014 FIFA World Cup Brazil. Data were collected from a structured questionnaire, by assistants researchers, and analyzed with χ2 tests, Contingency Coefficient and Spearman correlation. Besides other results, the research shows that indicators intention to return on destination and recommend it to others are statistically different and have low correlation between them; that satisfaction has a significant association with both indicators of loyalty; that although the number of visits has no statistical significance on satisfaction, prior knowledge has; and that Curitiba has important potential for leisure tourism. Managerial and academic implications are discussed at the end of the work.
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Besides other results, the research shows that indicators intention to return on destination and recommend it to others are statistically different and have low correlation between them; that satisfaction has a significant association with both indicators of loyalty; that although the number of visits has no statistical significance on satisfaction, prior knowledge has; and that Curitiba has important potential for leisure tourism. Managerial and academic implications are discussed at the end of the work.Los objetivos de este estudio fueron conocer la relación entre los principales indicadores del constructo lealtad, verificar los efectos de las variables comportamentales y demográficas en la satisfacción y en los indicadores de fidelidad de los turistas, y la relación entre la satisfacción y estos indicadores. Allá del marco teórico, se llevó a cabo una encuesta con 513 turistas de Curitiba durante la Copa Mundial de Clubes de la FIFA 2014. Los datos fueron recolectados en base a un cuestionario estructurado por asistentes de investigación, y se analizaron con pruebas de χ2, Coeficiente de Contingencia y la correlación de Spearman. Entre otros resultados, la investigación muestra que los indicadores de intención de regresar al destino y recomendarlo a otros son estadísticamente diferentes y tienen una baja correlación entre sí; que la satisfacción tiene una asociación significativa con ambos indicadores de lealtad; que, si bien el número de visitas no tiene significación estadística en la satisfacción, esa tiene con el conocimiento previo; y que Curitiba tiene un potencial importante para el turismo de ocio. Las implicaciones gerenciales y académicas se discuten al final del trabajo.Os objetivos deste estudo foram conhecer o relacionamento existente entre os principais indicadores relativos ao construto fidelidade, verificar os efeitos das variáveis comportamentais e demográficas sobre a satisfação e sobre os referidos indicadores de fidelidade dos turistas, e verificar a relação entre satisfação e esses indicadores. Além do referencial teórico, foi realizada uma pesquisa com 513 turistas da cidade de Curitiba durante a Copa do Mundo da FIFA2014. Os dados foram coletados com base em um questionário estruturado, por assistentes pesquisadores, e foram analisados com testes χ2, Coeficiente de Contingência e Correlação de Spearman. Entre outros resultados, a pesquisa mostra que os indicadores intenção de retornar ao destino e de indicá-lo a outras pessoas são estatisticamente diferentes e possuem correlação fraca entre si; que a satisfação tem associação significativa com ambos os indicadores da fidelidade; que embora o número de visitas não tenha significância estatística sobre a satisfação, o conhecimento prévio possui; e que Curitiba tem importante potencial para o turismo de lazer. Implicações gerenciais e acadêmicas são discutidas ao final do trabalho.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/8916610.11606/issn.1984-4867.v26i1p92-111Revista Turismo em Análise; Vol. 26 No. 1 (2015): Especial; 92-111Revista Turismo em Análise; Vol. 26 Núm. 1 (2015): Especial; 92-111Revista Turismo em Análise; v. 26 n. 1 (2015): Especial; 92-1111984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/89166/93330https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/89166/112753Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, BraulioGândara, José Manoel Gonçalves2016-05-03T18:02:49Zoai:revistas.usp.br:article/89166Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2016-05-03T18:02:49Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
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