Promoção Digital e Turismo: A Experiência do Destino Salvador com o Facebook / Digital Promotion and Tourism: The Experience of Destiny Salvador on Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Fernanda Meneses de Miranda
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Spinola, Carolina de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/4670
Resumo: O objetivo deste artigo foi analisar a percepção da comunidade virtual sobre a promoção do destino Salvador na rede social Facebook.  A revisão teórica compreendeu os temas de marketing de lugares e imagem dos destinos e suas relações com o turismo e as redes sociais. O método de abordagem utilizado no estudo foi o sociológico e quanto, aos procedimentos metodológicos, optou-se pela Análise de Conteúdo [AC] aplicada à página do Facebook da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia. Diagnosticou-se que existe um ruído de comunicação entre a Secretaria e a comunidade virtual, pois a imagem transmitida pelo órgão não é a mesma percebida pela comunidade. A pesquisa concluiu que o destino Salvador poderia se apropriar melhor dos instrumentos disponibilizados pela promoção digital do turismo para a consolidação da sua imagem.PALAVRAS-CHAVETurismo. Marketing de Lugares. Redes Sociais. Facebook. Salvador, Bahia, Brasil.  ABSTRACTThis article´s objective was to analyze the perception of the virtual community on promotion of the destination Salvador in the social network Facebook. The theoretical review included the topics ‘place marketing’ and ‘destinations image’ and their relations with tourism and social networks. As for methodological options, research had a sociological approach and as its main technique was the Content Analysis [CA] applied to the Facebook page of the State Tourism Secretariat of Bahia. It was diagnosed that there is some problem between official communication and the virtual community, as the image transmitted by the agency is not the same as perceived by the community. The research concluded that the destination Salvador could take better ownership of the instruments of the digital promotion for consolidation the image of Salvador, Bahia. KEYWORDSTourism. Place Marketing. Social Networks. Facebook. Salvador, Bahia, Brazil. AUTORES Fernanda Meneses de Miranda Castro – Mestre. Professora do Instituto Federal Baiano, Núcleo de Turismo e Hotelaria, Uruçuca, Bahia, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5579921599621295  E-mail:ferdicastro@hotmail.comCarolina de Andrade Spinola – Doutora. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano Universidade Salvador, Salvado, Bahia, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7682554262842320. E-mail: cas.spinola@gmail.com REFERÊNCIASAbric, J.C. (2000). A abordagem estrutural das representações sociais. p. 27-38. In: Moreira, A. S. P. & Oliveira, D. C. (Org.). Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia: AB.Almeida, A. L. C. & Nunes, D. A. (2007). Mensagens corporativas e a construção de sentido sobre as organizações. Organicom, 4(7), 259-279.Anderson, C. (2006). A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Elsevier.Argenti, P. A. (2006). Comunicação empresarial: a construção da identidade, imagem e reputação. Rio de Janeiro: Elsevier.Baldissera, R. (2009). Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidade. Revista Organicom, 6(10-11), 115-20.Bradley, A. T. M. & Harrison, M. (2002). Selling cities: promoting new images for meeting tourism. Cities, 19(1), 61-70.Brasil. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo. (2010). Turismo cultural: orientações básicas.  Brasília: Ministério do Turismo.Brasil. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo. (2015). Marketing de destinos turísticos. Brasília: Ministério do Turismo.Cruz, V. L. L. Mota, K. M. & Perinotto, A. R. C. (2012). Redes sociais na internet: estratégia para divulgação das potencialidades turísticas do Piauí – Brasil. Rosa dos Ventos Turismo e Hospitalidade, 4(1), 77-88.Deacon, D. Pickering; M. Goldin, P. & Murdock, G. (2010). Researching communications: a practical guide to meyhods in media and cultural analysis. London: Bloomsbury Academic.Dias, R. (2003). Planejamento do turismo. São Paulo: Atlas.Gupta, S. & Kim, H. W. (2004). Virtual community: concepts, implications, and future research directions. In: Tenth Americas Conference on Information Systems, New York.Kotler, P. (2000). Administração de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall.Kotler, P. Gertner, D. Rein, I. & Haider, D. H. (2006). Marketing de lugares: como conquistar crescimento de longo prazo na América Latina e no Caribe. São Paulo: Pearson Prentice Hall.Kozinets, R. V. (2010). Netnography. Doing ethnographic research online. Thousand Oaks, CA: Sage Publications.Langer, R. & Beckman, S. C. (2005). Sensitive research topics: netnography revisited. Qualitative Market Research: An International Journal, 8(2), 189-203.Malhotra, N. K. (2006). Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman.Moscovici, S. & Henry, P. (1968). Problèmes de l’analyse de contenu. In: Sumpf, J. Sociolinguistique. Paris: Dider/Larousse, p. 36-60. (Revue Language).O’Connor, P. (2001). Distribuição da informação eletrônica em turismo e hotelaria. Porto Alegre: Bookman.Pereira, M. (2001). Marketing de cidades turísticas. São Paulo: Chronos. Perez, C. (2004). Signos da marca: expressividade e sensorialidade. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.Rheingold, H. (1996). Comunidade virtual. Lisboa: Gradiva.Tajada, L. Á. S. (1994). Integracíon de la identidade y la imagen de la empresa. Madrid: ESIC. Recebido: 04 SET 2016Avaliado: SET – OUTAceito: 04 AGO 2017
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A pesquisa concluiu que o destino Salvador poderia se apropriar melhor dos instrumentos disponibilizados pela promoção digital do turismo para a consolidação da sua imagem.PALAVRAS-CHAVETurismo. Marketing de Lugares. Redes Sociais. Facebook. Salvador, Bahia, Brasil.  ABSTRACTThis article´s objective was to analyze the perception of the virtual community on promotion of the destination Salvador in the social network Facebook. The theoretical review included the topics ‘place marketing’ and ‘destinations image’ and their relations with tourism and social networks. As for methodological options, research had a sociological approach and as its main technique was the Content Analysis [CA] applied to the Facebook page of the State Tourism Secretariat of Bahia. It was diagnosed that there is some problem between official communication and the virtual community, as the image transmitted by the agency is not the same as perceived by the community. The research concluded that the destination Salvador could take better ownership of the instruments of the digital promotion for consolidation the image of Salvador, Bahia. KEYWORDSTourism. Place Marketing. Social Networks. Facebook. Salvador, Bahia, Brazil. AUTORES Fernanda Meneses de Miranda Castro – Mestre. Professora do Instituto Federal Baiano, Núcleo de Turismo e Hotelaria, Uruçuca, Bahia, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5579921599621295  E-mail:ferdicastro@hotmail.comCarolina de Andrade Spinola – Doutora. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano Universidade Salvador, Salvado, Bahia, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7682554262842320. E-mail: cas.spinola@gmail.com REFERÊNCIASAbric, J.C. (2000). A abordagem estrutural das representações sociais. p. 27-38. In: Moreira, A. S. P. & Oliveira, D. C. (Org.). Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia: AB.Almeida, A. L. C. & Nunes, D. A. (2007). Mensagens corporativas e a construção de sentido sobre as organizações. Organicom, 4(7), 259-279.Anderson, C. (2006). A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Elsevier.Argenti, P. A. (2006). Comunicação empresarial: a construção da identidade, imagem e reputação. Rio de Janeiro: Elsevier.Baldissera, R. (2009). Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidade. Revista Organicom, 6(10-11), 115-20.Bradley, A. T. M. & Harrison, M. (2002). Selling cities: promoting new images for meeting tourism. Cities, 19(1), 61-70.Brasil. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo. (2010). Turismo cultural: orientações básicas.  Brasília: Ministério do Turismo.Brasil. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo. (2015). Marketing de destinos turísticos. Brasília: Ministério do Turismo.Cruz, V. L. L. Mota, K. M. & Perinotto, A. R. C. (2012). Redes sociais na internet: estratégia para divulgação das potencialidades turísticas do Piauí – Brasil. Rosa dos Ventos Turismo e Hospitalidade, 4(1), 77-88.Deacon, D. Pickering; M. Goldin, P. & Murdock, G. (2010). Researching communications: a practical guide to meyhods in media and cultural analysis. London: Bloomsbury Academic.Dias, R. (2003). Planejamento do turismo. São Paulo: Atlas.Gupta, S. & Kim, H. W. (2004). Virtual community: concepts, implications, and future research directions. In: Tenth Americas Conference on Information Systems, New York.Kotler, P. (2000). Administração de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall.Kotler, P. Gertner, D. Rein, I. & Haider, D. H. (2006). Marketing de lugares: como conquistar crescimento de longo prazo na América Latina e no Caribe. São Paulo: Pearson Prentice Hall.Kozinets, R. V. (2010). Netnography. Doing ethnographic research online. Thousand Oaks, CA: Sage Publications.Langer, R. & Beckman, S. C. (2005). Sensitive research topics: netnography revisited. Qualitative Market Research: An International Journal, 8(2), 189-203.Malhotra, N. K. (2006). Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman.Moscovici, S. & Henry, P. (1968). Problèmes de l’analyse de contenu. In: Sumpf, J. Sociolinguistique. Paris: Dider/Larousse, p. 36-60. (Revue Language).O’Connor, P. (2001). Distribuição da informação eletrônica em turismo e hotelaria. Porto Alegre: Bookman.Pereira, M. (2001). Marketing de cidades turísticas. São Paulo: Chronos. Perez, C. (2004). Signos da marca: expressividade e sensorialidade. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.Rheingold, H. (1996). Comunidade virtual. Lisboa: Gradiva.Tajada, L. Á. S. (1994). Integracíon de la identidade y la imagen de la empresa. Madrid: ESIC. Recebido: 04 SET 2016Avaliado: SET – OUTAceito: 04 AGO 2017ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeCastro, Fernanda Meneses de MirandaSpinola, Carolina de Andrade2017-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/4670ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 9, n. 4 (2017): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/4670/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/downloadSuppFile/4670/1485Direitos autorais 2017 ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-29T23:27:53Zoai:vkali30.ucs.br:article/4670Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2017-09-29T23:27:53Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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Salvador, Bahia, Brasil.  ABSTRACTThis article´s objective was to analyze the perception of the virtual community on promotion of the destination Salvador in the social network Facebook. The theoretical review included the topics ‘place marketing’ and ‘destinations image’ and their relations with tourism and social networks. As for methodological options, research had a sociological approach and as its main technique was the Content Analysis [CA] applied to the Facebook page of the State Tourism Secretariat of Bahia. It was diagnosed that there is some problem between official communication and the virtual community, as the image transmitted by the agency is not the same as perceived by the community. The research concluded that the destination Salvador could take better ownership of the instruments of the digital promotion for consolidation the image of Salvador, Bahia. KEYWORDSTourism. Place Marketing. Social Networks. Facebook. Salvador, Bahia, Brazil. AUTORES Fernanda Meneses de Miranda Castro – Mestre. Professora do Instituto Federal Baiano, Núcleo de Turismo e Hotelaria, Uruçuca, Bahia, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5579921599621295  E-mail:ferdicastro@hotmail.comCarolina de Andrade Spinola – Doutora. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano Universidade Salvador, Salvado, Bahia, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7682554262842320. E-mail: cas.spinola@gmail.com REFERÊNCIASAbric, J.C. (2000). A abordagem estrutural das representações sociais. p. 27-38. In: Moreira, A. S. P. & Oliveira, D. C. (Org.). Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia: AB.Almeida, A. L. C. & Nunes, D. A. (2007). Mensagens corporativas e a construção de sentido sobre as organizações. Organicom, 4(7), 259-279.Anderson, C. (2006). A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Elsevier.Argenti, P. A. (2006). Comunicação empresarial: a construção da identidade, imagem e reputação. Rio de Janeiro: Elsevier.Baldissera, R. (2009). Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidade. Revista Organicom, 6(10-11), 115-20.Bradley, A. T. M. & Harrison, M. (2002). Selling cities: promoting new images for meeting tourism. Cities, 19(1), 61-70.Brasil. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo. (2010). Turismo cultural: orientações básicas.  Brasília: Ministério do Turismo.Brasil. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo. (2015). Marketing de destinos turísticos. Brasília: Ministério do Turismo.Cruz, V. L. L. Mota, K. M. & Perinotto, A. R. C. (2012). Redes sociais na internet: estratégia para divulgação das potencialidades turísticas do Piauí – Brasil. Rosa dos Ventos Turismo e Hospitalidade, 4(1), 77-88.Deacon, D. Pickering; M. Goldin, P. & Murdock, G. (2010). Researching communications: a practical guide to meyhods in media and cultural analysis. London: Bloomsbury Academic.Dias, R. (2003). Planejamento do turismo. São Paulo: Atlas.Gupta, S. & Kim, H. W. (2004). Virtual community: concepts, implications, and future research directions. In: Tenth Americas Conference on Information Systems, New York.Kotler, P. (2000). Administração de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall.Kotler, P. Gertner, D. Rein, I. & Haider, D. H. (2006). Marketing de lugares: como conquistar crescimento de longo prazo na América Latina e no Caribe. São Paulo: Pearson Prentice Hall.Kozinets, R. V. (2010). Netnography. Doing ethnographic research online. Thousand Oaks, CA: Sage Publications.Langer, R. & Beckman, S. C. (2005). Sensitive research topics: netnography revisited. Qualitative Market Research: An International Journal, 8(2), 189-203.Malhotra, N. K. (2006). Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman.Moscovici, S. & Henry, P. (1968). Problèmes de l’analyse de contenu. In: Sumpf, J. Sociolinguistique. Paris: Dider/Larousse, p. 36-60. (Revue Language).O’Connor, P. (2001). Distribuição da informação eletrônica em turismo e hotelaria. Porto Alegre: Bookman.Pereira, M. (2001). Marketing de cidades turísticas. São Paulo: Chronos. Perez, C. (2004). Signos da marca: expressividade e sensorialidade. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.Rheingold, H. (1996). Comunidade virtual. Lisboa: Gradiva.Tajada, L. Á. S. (1994). Integracíon de la identidade y la imagen de la empresa. Madrid: ESIC. Recebido: 04 SET 2016Avaliado: SET – OUTAceito: 04 AGO 2017
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