TURISMO E CINEMA: FERRAMENTA DE PROMOÇÃO TURÍSTICA A PARTIR DO FILME “SETE ANOS NO TIBETE”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rejane dos Santos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pereira, Marcílio Machado, Moreira, Glauber Lima, Perinotto, Andre Riani Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1117
Resumo: Resumo: O artigo discute a promoção de destinos turísticos através do cinema. Considera-se que o turismo é uma atividade ligada às imagens e que o cinema pode revelar de modo mais completo as imagens turísticas, ao pô-las em movimento. O estudo objetivou discutir o cinema como ferramenta para a promoção turística, bem como analisar o filme Sete Anos no Tibete sob o ponto de vista da divulgação de destinos turísticos. Dessa forma, a análise do filme priorizou os aspectos naturais e culturais das locações. A metodologia incluiu a aplicação de questionários com turistas que visitaram o complexo turístico Porto das Barcas, na cidade de Parnaíba/PI, para diagnosticar a possível influência da produção cinematográfica na escolha de destinos turísticos. Assim, a partir dos dados coletados verificou-se que o cinema é uma importante ferramenta na promoção de destinos turísticos. Palavras-Chave: Turismo; Cinema; Imagem.
id UCS-6_79ba55b29d5a288c15237b93bf85dcdc
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/1117
network_acronym_str UCS-6
network_name_str Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
repository_id_str
spelling TURISMO E CINEMA: FERRAMENTA DE PROMOÇÃO TURÍSTICA A PARTIR DO FILME “SETE ANOS NO TIBETE”Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Comunicação; CinemaResumo: O artigo discute a promoção de destinos turísticos através do cinema. Considera-se que o turismo é uma atividade ligada às imagens e que o cinema pode revelar de modo mais completo as imagens turísticas, ao pô-las em movimento. O estudo objetivou discutir o cinema como ferramenta para a promoção turística, bem como analisar o filme Sete Anos no Tibete sob o ponto de vista da divulgação de destinos turísticos. Dessa forma, a análise do filme priorizou os aspectos naturais e culturais das locações. A metodologia incluiu a aplicação de questionários com turistas que visitaram o complexo turístico Porto das Barcas, na cidade de Parnaíba/PI, para diagnosticar a possível influência da produção cinematográfica na escolha de destinos turísticos. Assim, a partir dos dados coletados verificou-se que o cinema é uma importante ferramenta na promoção de destinos turísticos. Palavras-Chave: Turismo; Cinema; Imagem.ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeSilva, Rejane dos SantosPereira, Marcílio MachadoMoreira, Glauber LimaPerinotto, Andre Riani Costa2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1117ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 3, n. 3 (2011): Revista Rosa dos Ventos2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1117/pdf_57info:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-22T11:46:48Zoai:vkali30.ucs.br:article/1117Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2011-12-22T11:46:48Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv TURISMO E CINEMA: FERRAMENTA DE PROMOÇÃO TURÍSTICA A PARTIR DO FILME “SETE ANOS NO TIBETE”
title TURISMO E CINEMA: FERRAMENTA DE PROMOÇÃO TURÍSTICA A PARTIR DO FILME “SETE ANOS NO TIBETE”
spellingShingle TURISMO E CINEMA: FERRAMENTA DE PROMOÇÃO TURÍSTICA A PARTIR DO FILME “SETE ANOS NO TIBETE”
Silva, Rejane dos Santos
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Comunicação; Cinema
title_short TURISMO E CINEMA: FERRAMENTA DE PROMOÇÃO TURÍSTICA A PARTIR DO FILME “SETE ANOS NO TIBETE”
title_full TURISMO E CINEMA: FERRAMENTA DE PROMOÇÃO TURÍSTICA A PARTIR DO FILME “SETE ANOS NO TIBETE”
title_fullStr TURISMO E CINEMA: FERRAMENTA DE PROMOÇÃO TURÍSTICA A PARTIR DO FILME “SETE ANOS NO TIBETE”
title_full_unstemmed TURISMO E CINEMA: FERRAMENTA DE PROMOÇÃO TURÍSTICA A PARTIR DO FILME “SETE ANOS NO TIBETE”
title_sort TURISMO E CINEMA: FERRAMENTA DE PROMOÇÃO TURÍSTICA A PARTIR DO FILME “SETE ANOS NO TIBETE”
author Silva, Rejane dos Santos
author_facet Silva, Rejane dos Santos
Pereira, Marcílio Machado
Moreira, Glauber Lima
Perinotto, Andre Riani Costa
author_role author
author2 Pereira, Marcílio Machado
Moreira, Glauber Lima
Perinotto, Andre Riani Costa
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rejane dos Santos
Pereira, Marcílio Machado
Moreira, Glauber Lima
Perinotto, Andre Riani Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Comunicação; Cinema
topic Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Comunicação; Cinema
description Resumo: O artigo discute a promoção de destinos turísticos através do cinema. Considera-se que o turismo é uma atividade ligada às imagens e que o cinema pode revelar de modo mais completo as imagens turísticas, ao pô-las em movimento. O estudo objetivou discutir o cinema como ferramenta para a promoção turística, bem como analisar o filme Sete Anos no Tibete sob o ponto de vista da divulgação de destinos turísticos. Dessa forma, a análise do filme priorizou os aspectos naturais e culturais das locações. A metodologia incluiu a aplicação de questionários com turistas que visitaram o complexo turístico Porto das Barcas, na cidade de Parnaíba/PI, para diagnosticar a possível influência da produção cinematográfica na escolha de destinos turísticos. Assim, a partir dos dados coletados verificou-se que o cinema é uma importante ferramenta na promoção de destinos turísticos. Palavras-Chave: Turismo; Cinema; Imagem.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1117
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1117/pdf_57
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade
publisher.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade
dc.source.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 3, n. 3 (2011): Revista Rosa dos Ventos
2178-9061
reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
collection Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
repository.name.fl_str_mv Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv susanagastal@gmail.com
_version_ 1799315524943872000