TURISMO E CINEMA: FERRAMENTA DE PROMOÇÃO TURÍSTICA A PARTIR DO FILME “SETE ANOS NO TIBETE”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1117 |
Resumo: | Resumo: O artigo discute a promoção de destinos turísticos através do cinema. Considera-se que o turismo é uma atividade ligada às imagens e que o cinema pode revelar de modo mais completo as imagens turísticas, ao pô-las em movimento. O estudo objetivou discutir o cinema como ferramenta para a promoção turística, bem como analisar o filme Sete Anos no Tibete sob o ponto de vista da divulgação de destinos turísticos. Dessa forma, a análise do filme priorizou os aspectos naturais e culturais das locações. A metodologia incluiu a aplicação de questionários com turistas que visitaram o complexo turístico Porto das Barcas, na cidade de Parnaíba/PI, para diagnosticar a possível influência da produção cinematográfica na escolha de destinos turísticos. Assim, a partir dos dados coletados verificou-se que o cinema é uma importante ferramenta na promoção de destinos turísticos. Palavras-Chave: Turismo; Cinema; Imagem. |
id |
UCS-6_79ba55b29d5a288c15237b93bf85dcdc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/1117 |
network_acronym_str |
UCS-6 |
network_name_str |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
repository_id_str |
|
spelling |
TURISMO E CINEMA: FERRAMENTA DE PROMOÇÃO TURÍSTICA A PARTIR DO FILME “SETE ANOS NO TIBETE”Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Comunicação; CinemaResumo: O artigo discute a promoção de destinos turísticos através do cinema. Considera-se que o turismo é uma atividade ligada às imagens e que o cinema pode revelar de modo mais completo as imagens turísticas, ao pô-las em movimento. O estudo objetivou discutir o cinema como ferramenta para a promoção turística, bem como analisar o filme Sete Anos no Tibete sob o ponto de vista da divulgação de destinos turísticos. Dessa forma, a análise do filme priorizou os aspectos naturais e culturais das locações. A metodologia incluiu a aplicação de questionários com turistas que visitaram o complexo turístico Porto das Barcas, na cidade de Parnaíba/PI, para diagnosticar a possível influência da produção cinematográfica na escolha de destinos turísticos. Assim, a partir dos dados coletados verificou-se que o cinema é uma importante ferramenta na promoção de destinos turísticos. Palavras-Chave: Turismo; Cinema; Imagem.ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeSilva, Rejane dos SantosPereira, Marcílio MachadoMoreira, Glauber LimaPerinotto, Andre Riani Costa2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1117ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 3, n. 3 (2011): Revista Rosa dos Ventos2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1117/pdf_57info:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-22T11:46:48Zoai:vkali30.ucs.br:article/1117Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2011-12-22T11:46:48Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TURISMO E CINEMA: FERRAMENTA DE PROMOÇÃO TURÍSTICA A PARTIR DO FILME “SETE ANOS NO TIBETE” |
title |
TURISMO E CINEMA: FERRAMENTA DE PROMOÇÃO TURÍSTICA A PARTIR DO FILME “SETE ANOS NO TIBETE” |
spellingShingle |
TURISMO E CINEMA: FERRAMENTA DE PROMOÇÃO TURÍSTICA A PARTIR DO FILME “SETE ANOS NO TIBETE” Silva, Rejane dos Santos Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Comunicação; Cinema |
title_short |
TURISMO E CINEMA: FERRAMENTA DE PROMOÇÃO TURÍSTICA A PARTIR DO FILME “SETE ANOS NO TIBETE” |
title_full |
TURISMO E CINEMA: FERRAMENTA DE PROMOÇÃO TURÍSTICA A PARTIR DO FILME “SETE ANOS NO TIBETE” |
title_fullStr |
TURISMO E CINEMA: FERRAMENTA DE PROMOÇÃO TURÍSTICA A PARTIR DO FILME “SETE ANOS NO TIBETE” |
title_full_unstemmed |
TURISMO E CINEMA: FERRAMENTA DE PROMOÇÃO TURÍSTICA A PARTIR DO FILME “SETE ANOS NO TIBETE” |
title_sort |
TURISMO E CINEMA: FERRAMENTA DE PROMOÇÃO TURÍSTICA A PARTIR DO FILME “SETE ANOS NO TIBETE” |
author |
Silva, Rejane dos Santos |
author_facet |
Silva, Rejane dos Santos Pereira, Marcílio Machado Moreira, Glauber Lima Perinotto, Andre Riani Costa |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Marcílio Machado Moreira, Glauber Lima Perinotto, Andre Riani Costa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rejane dos Santos Pereira, Marcílio Machado Moreira, Glauber Lima Perinotto, Andre Riani Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Comunicação; Cinema |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Comunicação; Cinema |
description |
Resumo: O artigo discute a promoção de destinos turísticos através do cinema. Considera-se que o turismo é uma atividade ligada às imagens e que o cinema pode revelar de modo mais completo as imagens turísticas, ao pô-las em movimento. O estudo objetivou discutir o cinema como ferramenta para a promoção turística, bem como analisar o filme Sete Anos no Tibete sob o ponto de vista da divulgação de destinos turísticos. Dessa forma, a análise do filme priorizou os aspectos naturais e culturais das locações. A metodologia incluiu a aplicação de questionários com turistas que visitaram o complexo turístico Porto das Barcas, na cidade de Parnaíba/PI, para diagnosticar a possível influência da produção cinematográfica na escolha de destinos turísticos. Assim, a partir dos dados coletados verificou-se que o cinema é uma importante ferramenta na promoção de destinos turísticos. Palavras-Chave: Turismo; Cinema; Imagem. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1117 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1117/pdf_57 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade |
publisher.none.fl_str_mv |
ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 3, n. 3 (2011): Revista Rosa dos Ventos 2178-9061 reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
collection |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
repository.name.fl_str_mv |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
susanagastal@gmail.com |
_version_ |
1799315524943872000 |