Cadeia Produtiva da Indústria Cultural Criativa: Possíveis Conexões com o Turismo Criativo / Creative Industry Production chain: Possible Connections with Creative Tourism
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5089 |
Resumo: | Este artigo, de teor ensaístico, busca apresentar e discutir características socioculturais, econômicas e político-institucionais manifestadas nas cadeias produtivas da indústria cultural, com foco na economia criativa e suas possíveis conexões sistêmicas no desenvolvimento do turismo criativo. Para tanto, realizou-se um estudo com abordagem sistêmica de caráter exploratório, baseado na técnica bibliográfica, com a finalidade de levantar e apontar os principais conceitos apresentados sobre o tema. Como colaboração científica, o estudo expõe de forma lógica e avaliativa a relação da cadeia produtiva da indústria cultural criativa com a cadeia produtiva do turismo criativo, no qual se fundamenta a produção e a disseminação do entendimento a respeito das possíveis conexões e relações entre as duas cadeias econômicas produtivas. Como resultado, percebeu-se que a consolidação de cadeias produtivas culturais favorece o desenvolvimento do turismo criativo, pois há sistemicamente uma relação dinâmica entre as cadeias cultural e do turismo criativo. PALAVRAS-CHAVETurismo criativo. Indústria criativa. Cadeia produtiva. ABSTRACT This paper presents and discusses socio-cultural, economic and politico-institutional characteristics expressed in the productive chains of cultural industry with focus on creative economy and their possible systemic connections in the development of creative tourism. For both, was held a study of systemic approach of exploratory character based on bibliographic technique with the purpose of point out the key concepts presented on the subject. As scientific collaboration this study exposes logically and evaluative the relationship of the productive chain of the cultural creative industry with the creative tourism production chain, which is based on the production and dissemination of the understanding concerning the possible connections and relations of these two economic productive chains. As a result, it was noticed that the consolidation of productive chains favors the development of cultural creative tourism as there are systemically a dynamic relationship between cultural chains and creative tourism. KEYWORDSCreative tourism. Creative industry. Production chain. AUTORLuiz Daniel Muniz Junqueira - Mestre. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria, Universidade Vale do Itajaí. Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Brasília-DF, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/8765747103151753. E-mail: luiz.junqueira@ifb.edu.br REFERÊNCIAS Andersson, A. (1985) Creativity and regional development. Papers of the Regional Science Association, 56(1), 5-20. LinkBarbosa, A. L. (2012). Relações organizacionais para o desenvolvimento regional do turismo. In: Beni, M. C. (Org.). Turismo: planejamento estratégico e capacidade de gestão. Barueri, SP: Manole. LinkBendassolli, P. F., Wood Jr, T., Kirschbaum, C., & Pina e Cunha, M. (2009). Indústrias criativas: definição, limites e possibilidades. RAE-Revista de Administração de Empresas, 49(1). 10-18. LinkBrasil. Ministério do Turismo. s/d. Sistema brasileiro de classificação de meios de hospedagem. LinkBrasil. Ministério da Cultura. (2011). Plano da secretaria da economia criativa: políticas, diretrizes e ações: 2011-2014. Brasília. LinkBrasil. Ministério do Turismo. (2010). Turismo cultural: orientações básicas. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação-Geral de Segmentação. Brasília. LinkCarvalho, C. L. (2011). Cidades criativas e a transformação. In: Reis, A. C. F. & Kageyama, P. (Orgs.). Cidades criativas: perspectivas. São Paulo: Garimpo de Soluções & Creative Cities Productions.Closs, L. Q., Oliveira, S. R., Azevedo, P. R. & Tirelli, C. (2014). Das cidades aos territórios criativos: um debate a partir das contribuições de Milton Santos. Anais.. XXXVIII Encontro da Anpad. Rio de Janeiro, RJ, 13 a 17 setembro. LinkCosta, A. D. & Souza-Santos, E. R. (2011). Economia criativa: novas oportunidades baseadas no capital intelectual. Economia & Tecnologia, 7(25). LinkDCMS - Department for Culture, Media and Sport (1998). Creative industries mapping document. LinkEmmendoerfer, M. L., Mendes, J. C., Araujo, J. F. F. E. & Mata, G. M. F. (2016). Centro histórico como território turístico criativo: um estudo em um destino turístico internacional no Brasil. Revista Iberoamericana de Turismo, 6 (1), 73-93. LinkEmmendoerfer, M. L. & Ashton, M. S. G. (2014). Territórios criativos e suas relações com o turismo. Revista Turismo & Desenvolvimento, 21-22(4), 459-468. LinkEvans, G. (2007). Creative spaces, tourism and the city. In: Richards, G. & Wilson, J. (Org.). Tourism, creativity and development. London, New York: Routledge, Taylor & Francis Group.FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. (2014). Mapeamento da indústria criativa no Brasil. LinkFraga, B. O., Emmendoerfer, M. L. & Mendes, J. C. (2015). Turismo, economia criativa e planejamento governamental em dois municípios do interior do Brasil. Revista Turismo y Desarollo Local, 8 (18). LinkGomes, B. M. A. (2010). Redes organizacionais e canais de distribuição no turismo. Revista Turismo & Sociedade, 3(1), 37-50. LinkHartley, J. (2005). Creative industries. London: Blackwell.Hayllar, B., Edwards, D., Griffin, T. & Aldrigui, M. (2011). Turismo em cidades: espaços urbanos, lugares turísticos. Rio de Janeiro: Elsevier.Howkins, J. (2011). Ecologias criativas. In: Reis, A. C. F. & Kageyama, P. (Org.). Cidades criativas: perspectivas. São Paulo: Garimpo de Soluções & Creative Cities Productions.Howkins, J. (2001). The creative economy: how people make money from ideas. London: Penguin Books.Meethan, K. & Beer, J. (2007). Economic clustering, tourism and the creative industries in Plymouth: Developing a practical tool for impact assessment. In: Richards, G. & Wilson, J. (ed). Tourism, creativity and development. London, New York: Routledge, Taylor & Francis Group.Mirshawka, V. (2016). Economia criativa: fonte de novos empregos. São Paulo: DVS Editora.Mota, K. C. N., Vianna, S. L. G. & Anjos, F. A. (2013). Competitividade das destinações turísticas: estudo de casos brasileiros. São Paulo: Atlas.Oliveira, L. D., Pinheiro, L. E. L., Michels, I. L. & Brum, E. (2008). A organização da atividade turística em Corumbá sob o enfoque dos conceitos de cadeia produtiva e arranjo produtivo local. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural - PASOS, 6(3), 511-522. LinkPimentel, M. P. C., Pimentel, T. D. & Carrieri, A. P. (2014). Autopoiese e sistema turístico. Observatório de Inovação do Turismo - Revista Acadêmica, 8(1), 1-17. LinkPine, B. J. & Gilmore, J. H. (1998). Welcome to the experience economy. Harvard Business Review, 76, 97-105. LinkPorter, M. E. & Kramer, M. R. (2011). Creating Shared Value. Harvard Business Review, 89(1-2), 62-77. LinkReis, A. C. F. (2011). Cidades criativas: análise de um conceito em formação e da pertinência de sua aplicação à cidade de São Paulo. Tese de doutorado. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo. São Paulo. LinkRichards, G. & Raymond, C. (2000). Creative tourism. Atlas News 1 (23), 16-20. LinkRichards, G. & Wilson, J. (2007). Creativities in tourism development. In: Richards, G. & Wilson, J. (Org.). Tourism, creativity and development. London, New York: Routledge, Taylor & Francis Group.Rogerson, C. (2007). Creative industries and tourism in the developing world: the example of South Africa. In: Richards, G. & Wilson, J. (Org.). Tourism, creativity and development. London, New York: Routledge, Taylor & Francis Group.Russo, A. P. & Sans, A. A. (2007). Student communities as creative landscapes: evidence from Venice. In: Richards, G. & Wilson, J. (Org.). Tourism, creativity and development. London, New York: Routledge, Taylor & Francis Group.Santos, J. F. F. (2012). As cidades criativas como modelo dinamizador do destino turístico. Dissertação de Mestrado. Escola Superior de Gestão de Tomar. Instituto Politécnico de Tomar. Portugal. LinkScott, A. J. (2010). Cultural economy and the creative field of the city. Geografiska Annaler: Series B, Human Geography, 92 (2). LinkSebrae. (2011). Economia criativa: potencial a explorar. In: Reis, A. C. F. & Kageyama, P. (Orgs.). Cidades criativas: perspectivas. São Paulo: Garimpo de Soluções & Creative Cities Productions.Sebrae. (2010). Turismo no Brasil: termo de referência para atuação do sistema SEBRAE. Brasília/DF. LinkSebrae. (2008). Cadeia produtiva do turismo: cenários econômicos e estudos setoriais. Recife. LinkSilva, J. A. S. (2006). A dimensão territorial no planejamento do desenvolvimento turístico no BrasiI: modelo do pólo de crescimento versus modelo territorialista e endógeno. Turismo em Análise, 17(3), 5-23. LinkUNCTAD - Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento. (2013). Creative economy report. Special edition. Widening local development pathways. LinkUNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. (2008). A UNESCO e as Cidades: uma parceria. Representação da UNESCO no Brasil. Brasília: Setor de Relações Externas e Cooperação. LinkUrry, J. (1995). O consumo do espaço. London: Routledge.Vivant, E. (2012). O que é uma cidade criativa? São Paulo: Senac. PROCESSO EDITORIALRecebido 07 MAR 2017. Avaliado MAI-JUN. Revisões AGO-SET. Aceite: 18 MAI 2018. |
id |
UCS-6_c3f3001296144745e241a4cb8087f636 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/5089 |
network_acronym_str |
UCS-6 |
network_name_str |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cadeia Produtiva da Indústria Cultural Criativa: Possíveis Conexões com o Turismo Criativo / Creative Industry Production chain: Possible Connections with Creative TourismCiências Sociais Aplicadas/TurismoTurismo criativo. Creative tourism. Indústria criativa. Creative industry. Cadeia produtiva. Production chain.Este artigo, de teor ensaístico, busca apresentar e discutir características socioculturais, econômicas e político-institucionais manifestadas nas cadeias produtivas da indústria cultural, com foco na economia criativa e suas possíveis conexões sistêmicas no desenvolvimento do turismo criativo. Para tanto, realizou-se um estudo com abordagem sistêmica de caráter exploratório, baseado na técnica bibliográfica, com a finalidade de levantar e apontar os principais conceitos apresentados sobre o tema. Como colaboração científica, o estudo expõe de forma lógica e avaliativa a relação da cadeia produtiva da indústria cultural criativa com a cadeia produtiva do turismo criativo, no qual se fundamenta a produção e a disseminação do entendimento a respeito das possíveis conexões e relações entre as duas cadeias econômicas produtivas. Como resultado, percebeu-se que a consolidação de cadeias produtivas culturais favorece o desenvolvimento do turismo criativo, pois há sistemicamente uma relação dinâmica entre as cadeias cultural e do turismo criativo. PALAVRAS-CHAVETurismo criativo. Indústria criativa. Cadeia produtiva. ABSTRACT This paper presents and discusses socio-cultural, economic and politico-institutional characteristics expressed in the productive chains of cultural industry with focus on creative economy and their possible systemic connections in the development of creative tourism. For both, was held a study of systemic approach of exploratory character based on bibliographic technique with the purpose of point out the key concepts presented on the subject. As scientific collaboration this study exposes logically and evaluative the relationship of the productive chain of the cultural creative industry with the creative tourism production chain, which is based on the production and dissemination of the understanding concerning the possible connections and relations of these two economic productive chains. As a result, it was noticed that the consolidation of productive chains favors the development of cultural creative tourism as there are systemically a dynamic relationship between cultural chains and creative tourism. KEYWORDSCreative tourism. Creative industry. Production chain. AUTORLuiz Daniel Muniz Junqueira - Mestre. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria, Universidade Vale do Itajaí. Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Brasília-DF, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/8765747103151753. E-mail: luiz.junqueira@ifb.edu.br REFERÊNCIAS Andersson, A. (1985) Creativity and regional development. Papers of the Regional Science Association, 56(1), 5-20. LinkBarbosa, A. L. (2012). Relações organizacionais para o desenvolvimento regional do turismo. In: Beni, M. C. (Org.). Turismo: planejamento estratégico e capacidade de gestão. Barueri, SP: Manole. LinkBendassolli, P. F., Wood Jr, T., Kirschbaum, C., & Pina e Cunha, M. (2009). Indústrias criativas: definição, limites e possibilidades. RAE-Revista de Administração de Empresas, 49(1). 10-18. LinkBrasil. Ministério do Turismo. s/d. Sistema brasileiro de classificação de meios de hospedagem. LinkBrasil. Ministério da Cultura. (2011). Plano da secretaria da economia criativa: políticas, diretrizes e ações: 2011-2014. Brasília. LinkBrasil. Ministério do Turismo. (2010). Turismo cultural: orientações básicas. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação-Geral de Segmentação. Brasília. LinkCarvalho, C. L. (2011). Cidades criativas e a transformação. In: Reis, A. C. F. & Kageyama, P. (Orgs.). Cidades criativas: perspectivas. São Paulo: Garimpo de Soluções & Creative Cities Productions.Closs, L. Q., Oliveira, S. R., Azevedo, P. R. & Tirelli, C. (2014). Das cidades aos territórios criativos: um debate a partir das contribuições de Milton Santos. Anais.. XXXVIII Encontro da Anpad. Rio de Janeiro, RJ, 13 a 17 setembro. LinkCosta, A. D. & Souza-Santos, E. R. (2011). Economia criativa: novas oportunidades baseadas no capital intelectual. Economia & Tecnologia, 7(25). LinkDCMS - Department for Culture, Media and Sport (1998). Creative industries mapping document. LinkEmmendoerfer, M. L., Mendes, J. C., Araujo, J. F. F. E. & Mata, G. M. F. (2016). Centro histórico como território turístico criativo: um estudo em um destino turístico internacional no Brasil. Revista Iberoamericana de Turismo, 6 (1), 73-93. LinkEmmendoerfer, M. L. & Ashton, M. S. G. (2014). Territórios criativos e suas relações com o turismo. Revista Turismo & Desenvolvimento, 21-22(4), 459-468. LinkEvans, G. (2007). Creative spaces, tourism and the city. In: Richards, G. & Wilson, J. (Org.). Tourism, creativity and development. London, New York: Routledge, Taylor & Francis Group.FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. (2014). Mapeamento da indústria criativa no Brasil. LinkFraga, B. O., Emmendoerfer, M. L. & Mendes, J. C. (2015). Turismo, economia criativa e planejamento governamental em dois municípios do interior do Brasil. Revista Turismo y Desarollo Local, 8 (18). LinkGomes, B. M. A. (2010). Redes organizacionais e canais de distribuição no turismo. Revista Turismo & Sociedade, 3(1), 37-50. LinkHartley, J. (2005). Creative industries. London: Blackwell.Hayllar, B., Edwards, D., Griffin, T. & Aldrigui, M. (2011). Turismo em cidades: espaços urbanos, lugares turísticos. Rio de Janeiro: Elsevier.Howkins, J. (2011). Ecologias criativas. In: Reis, A. C. F. & Kageyama, P. (Org.). Cidades criativas: perspectivas. São Paulo: Garimpo de Soluções & Creative Cities Productions.Howkins, J. (2001). The creative economy: how people make money from ideas. London: Penguin Books.Meethan, K. & Beer, J. (2007). Economic clustering, tourism and the creative industries in Plymouth: Developing a practical tool for impact assessment. In: Richards, G. & Wilson, J. (ed). Tourism, creativity and development. London, New York: Routledge, Taylor & Francis Group.Mirshawka, V. (2016). Economia criativa: fonte de novos empregos. São Paulo: DVS Editora.Mota, K. C. N., Vianna, S. L. G. & Anjos, F. A. (2013). Competitividade das destinações turísticas: estudo de casos brasileiros. São Paulo: Atlas.Oliveira, L. D., Pinheiro, L. E. L., Michels, I. L. & Brum, E. (2008). A organização da atividade turística em Corumbá sob o enfoque dos conceitos de cadeia produtiva e arranjo produtivo local. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural - PASOS, 6(3), 511-522. LinkPimentel, M. P. C., Pimentel, T. D. & Carrieri, A. P. (2014). Autopoiese e sistema turístico. Observatório de Inovação do Turismo - Revista Acadêmica, 8(1), 1-17. LinkPine, B. J. & Gilmore, J. H. (1998). Welcome to the experience economy. Harvard Business Review, 76, 97-105. LinkPorter, M. E. & Kramer, M. R. (2011). Creating Shared Value. Harvard Business Review, 89(1-2), 62-77. LinkReis, A. C. F. (2011). Cidades criativas: análise de um conceito em formação e da pertinência de sua aplicação à cidade de São Paulo. Tese de doutorado. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo. São Paulo. LinkRichards, G. & Raymond, C. (2000). Creative tourism. Atlas News 1 (23), 16-20. LinkRichards, G. & Wilson, J. (2007). Creativities in tourism development. In: Richards, G. & Wilson, J. (Org.). Tourism, creativity and development. London, New York: Routledge, Taylor & Francis Group.Rogerson, C. (2007). Creative industries and tourism in the developing world: the example of South Africa. In: Richards, G. & Wilson, J. (Org.). Tourism, creativity and development. London, New York: Routledge, Taylor & Francis Group.Russo, A. P. & Sans, A. A. (2007). Student communities as creative landscapes: evidence from Venice. In: Richards, G. & Wilson, J. (Org.). Tourism, creativity and development. London, New York: Routledge, Taylor & Francis Group.Santos, J. F. F. (2012). As cidades criativas como modelo dinamizador do destino turístico. Dissertação de Mestrado. Escola Superior de Gestão de Tomar. Instituto Politécnico de Tomar. Portugal. LinkScott, A. J. (2010). Cultural economy and the creative field of the city. Geografiska Annaler: Series B, Human Geography, 92 (2). LinkSebrae. (2011). Economia criativa: potencial a explorar. In: Reis, A. C. F. & Kageyama, P. (Orgs.). Cidades criativas: perspectivas. São Paulo: Garimpo de Soluções & Creative Cities Productions.Sebrae. (2010). Turismo no Brasil: termo de referência para atuação do sistema SEBRAE. Brasília/DF. LinkSebrae. (2008). Cadeia produtiva do turismo: cenários econômicos e estudos setoriais. Recife. LinkSilva, J. A. S. (2006). A dimensão territorial no planejamento do desenvolvimento turístico no BrasiI: modelo do pólo de crescimento versus modelo territorialista e endógeno. Turismo em Análise, 17(3), 5-23. LinkUNCTAD - Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento. (2013). Creative economy report. Special edition. Widening local development pathways. LinkUNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. (2008). A UNESCO e as Cidades: uma parceria. Representação da UNESCO no Brasil. Brasília: Setor de Relações Externas e Cooperação. LinkUrry, J. (1995). O consumo do espaço. London: Routledge.Vivant, E. (2012). O que é uma cidade criativa? São Paulo: Senac. PROCESSO EDITORIALRecebido 07 MAR 2017. Avaliado MAI-JUN. Revisões AGO-SET. Aceite: 18 MAI 2018. ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeJunqueira, Luiz Daniel Muniz2018-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5089ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 10, n. 3 (2018): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5089/pdfDireitos autorais 2018 ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-09T20:54:30Zoai:vkali30.ucs.br:article/5089Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2018-07-09T20:54:30Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cadeia Produtiva da Indústria Cultural Criativa: Possíveis Conexões com o Turismo Criativo / Creative Industry Production chain: Possible Connections with Creative Tourism |
title |
Cadeia Produtiva da Indústria Cultural Criativa: Possíveis Conexões com o Turismo Criativo / Creative Industry Production chain: Possible Connections with Creative Tourism |
spellingShingle |
Cadeia Produtiva da Indústria Cultural Criativa: Possíveis Conexões com o Turismo Criativo / Creative Industry Production chain: Possible Connections with Creative Tourism Junqueira, Luiz Daniel Muniz Ciências Sociais Aplicadas/Turismo Turismo criativo. Creative tourism. Indústria criativa. Creative industry. Cadeia produtiva. Production chain. |
title_short |
Cadeia Produtiva da Indústria Cultural Criativa: Possíveis Conexões com o Turismo Criativo / Creative Industry Production chain: Possible Connections with Creative Tourism |
title_full |
Cadeia Produtiva da Indústria Cultural Criativa: Possíveis Conexões com o Turismo Criativo / Creative Industry Production chain: Possible Connections with Creative Tourism |
title_fullStr |
Cadeia Produtiva da Indústria Cultural Criativa: Possíveis Conexões com o Turismo Criativo / Creative Industry Production chain: Possible Connections with Creative Tourism |
title_full_unstemmed |
Cadeia Produtiva da Indústria Cultural Criativa: Possíveis Conexões com o Turismo Criativo / Creative Industry Production chain: Possible Connections with Creative Tourism |
title_sort |
Cadeia Produtiva da Indústria Cultural Criativa: Possíveis Conexões com o Turismo Criativo / Creative Industry Production chain: Possible Connections with Creative Tourism |
author |
Junqueira, Luiz Daniel Muniz |
author_facet |
Junqueira, Luiz Daniel Muniz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junqueira, Luiz Daniel Muniz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo Turismo criativo. Creative tourism. Indústria criativa. Creative industry. Cadeia produtiva. Production chain. |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo Turismo criativo. Creative tourism. Indústria criativa. Creative industry. Cadeia produtiva. Production chain. |
description |
Este artigo, de teor ensaístico, busca apresentar e discutir características socioculturais, econômicas e político-institucionais manifestadas nas cadeias produtivas da indústria cultural, com foco na economia criativa e suas possíveis conexões sistêmicas no desenvolvimento do turismo criativo. Para tanto, realizou-se um estudo com abordagem sistêmica de caráter exploratório, baseado na técnica bibliográfica, com a finalidade de levantar e apontar os principais conceitos apresentados sobre o tema. Como colaboração científica, o estudo expõe de forma lógica e avaliativa a relação da cadeia produtiva da indústria cultural criativa com a cadeia produtiva do turismo criativo, no qual se fundamenta a produção e a disseminação do entendimento a respeito das possíveis conexões e relações entre as duas cadeias econômicas produtivas. Como resultado, percebeu-se que a consolidação de cadeias produtivas culturais favorece o desenvolvimento do turismo criativo, pois há sistemicamente uma relação dinâmica entre as cadeias cultural e do turismo criativo. PALAVRAS-CHAVETurismo criativo. Indústria criativa. Cadeia produtiva. ABSTRACT This paper presents and discusses socio-cultural, economic and politico-institutional characteristics expressed in the productive chains of cultural industry with focus on creative economy and their possible systemic connections in the development of creative tourism. For both, was held a study of systemic approach of exploratory character based on bibliographic technique with the purpose of point out the key concepts presented on the subject. As scientific collaboration this study exposes logically and evaluative the relationship of the productive chain of the cultural creative industry with the creative tourism production chain, which is based on the production and dissemination of the understanding concerning the possible connections and relations of these two economic productive chains. As a result, it was noticed that the consolidation of productive chains favors the development of cultural creative tourism as there are systemically a dynamic relationship between cultural chains and creative tourism. KEYWORDSCreative tourism. Creative industry. Production chain. AUTORLuiz Daniel Muniz Junqueira - Mestre. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria, Universidade Vale do Itajaí. Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Brasília-DF, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/8765747103151753. E-mail: luiz.junqueira@ifb.edu.br REFERÊNCIAS Andersson, A. (1985) Creativity and regional development. Papers of the Regional Science Association, 56(1), 5-20. LinkBarbosa, A. L. (2012). Relações organizacionais para o desenvolvimento regional do turismo. In: Beni, M. C. (Org.). Turismo: planejamento estratégico e capacidade de gestão. Barueri, SP: Manole. LinkBendassolli, P. F., Wood Jr, T., Kirschbaum, C., & Pina e Cunha, M. (2009). Indústrias criativas: definição, limites e possibilidades. RAE-Revista de Administração de Empresas, 49(1). 10-18. LinkBrasil. Ministério do Turismo. s/d. Sistema brasileiro de classificação de meios de hospedagem. LinkBrasil. Ministério da Cultura. (2011). Plano da secretaria da economia criativa: políticas, diretrizes e ações: 2011-2014. Brasília. LinkBrasil. Ministério do Turismo. (2010). Turismo cultural: orientações básicas. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação-Geral de Segmentação. Brasília. LinkCarvalho, C. L. (2011). Cidades criativas e a transformação. In: Reis, A. C. F. & Kageyama, P. (Orgs.). Cidades criativas: perspectivas. São Paulo: Garimpo de Soluções & Creative Cities Productions.Closs, L. Q., Oliveira, S. R., Azevedo, P. R. & Tirelli, C. (2014). Das cidades aos territórios criativos: um debate a partir das contribuições de Milton Santos. Anais.. XXXVIII Encontro da Anpad. Rio de Janeiro, RJ, 13 a 17 setembro. LinkCosta, A. D. & Souza-Santos, E. R. (2011). Economia criativa: novas oportunidades baseadas no capital intelectual. Economia & Tecnologia, 7(25). LinkDCMS - Department for Culture, Media and Sport (1998). Creative industries mapping document. LinkEmmendoerfer, M. L., Mendes, J. C., Araujo, J. F. F. E. & Mata, G. M. F. (2016). Centro histórico como território turístico criativo: um estudo em um destino turístico internacional no Brasil. Revista Iberoamericana de Turismo, 6 (1), 73-93. LinkEmmendoerfer, M. L. & Ashton, M. S. G. (2014). Territórios criativos e suas relações com o turismo. Revista Turismo & Desenvolvimento, 21-22(4), 459-468. LinkEvans, G. (2007). Creative spaces, tourism and the city. In: Richards, G. & Wilson, J. (Org.). Tourism, creativity and development. London, New York: Routledge, Taylor & Francis Group.FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. (2014). Mapeamento da indústria criativa no Brasil. LinkFraga, B. O., Emmendoerfer, M. L. & Mendes, J. C. (2015). Turismo, economia criativa e planejamento governamental em dois municípios do interior do Brasil. Revista Turismo y Desarollo Local, 8 (18). LinkGomes, B. M. A. (2010). Redes organizacionais e canais de distribuição no turismo. Revista Turismo & Sociedade, 3(1), 37-50. LinkHartley, J. (2005). Creative industries. London: Blackwell.Hayllar, B., Edwards, D., Griffin, T. & Aldrigui, M. (2011). Turismo em cidades: espaços urbanos, lugares turísticos. Rio de Janeiro: Elsevier.Howkins, J. (2011). Ecologias criativas. In: Reis, A. C. F. & Kageyama, P. (Org.). Cidades criativas: perspectivas. São Paulo: Garimpo de Soluções & Creative Cities Productions.Howkins, J. (2001). The creative economy: how people make money from ideas. London: Penguin Books.Meethan, K. & Beer, J. (2007). Economic clustering, tourism and the creative industries in Plymouth: Developing a practical tool for impact assessment. In: Richards, G. & Wilson, J. (ed). Tourism, creativity and development. London, New York: Routledge, Taylor & Francis Group.Mirshawka, V. (2016). Economia criativa: fonte de novos empregos. São Paulo: DVS Editora.Mota, K. C. N., Vianna, S. L. G. & Anjos, F. A. (2013). Competitividade das destinações turísticas: estudo de casos brasileiros. São Paulo: Atlas.Oliveira, L. D., Pinheiro, L. E. L., Michels, I. L. & Brum, E. (2008). A organização da atividade turística em Corumbá sob o enfoque dos conceitos de cadeia produtiva e arranjo produtivo local. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural - PASOS, 6(3), 511-522. LinkPimentel, M. P. C., Pimentel, T. D. & Carrieri, A. P. (2014). Autopoiese e sistema turístico. Observatório de Inovação do Turismo - Revista Acadêmica, 8(1), 1-17. LinkPine, B. J. & Gilmore, J. H. (1998). Welcome to the experience economy. Harvard Business Review, 76, 97-105. LinkPorter, M. E. & Kramer, M. R. (2011). Creating Shared Value. Harvard Business Review, 89(1-2), 62-77. LinkReis, A. C. F. (2011). Cidades criativas: análise de um conceito em formação e da pertinência de sua aplicação à cidade de São Paulo. Tese de doutorado. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo. São Paulo. LinkRichards, G. & Raymond, C. (2000). Creative tourism. Atlas News 1 (23), 16-20. LinkRichards, G. & Wilson, J. (2007). Creativities in tourism development. In: Richards, G. & Wilson, J. (Org.). Tourism, creativity and development. London, New York: Routledge, Taylor & Francis Group.Rogerson, C. (2007). Creative industries and tourism in the developing world: the example of South Africa. In: Richards, G. & Wilson, J. (Org.). Tourism, creativity and development. London, New York: Routledge, Taylor & Francis Group.Russo, A. P. & Sans, A. A. (2007). Student communities as creative landscapes: evidence from Venice. In: Richards, G. & Wilson, J. (Org.). Tourism, creativity and development. London, New York: Routledge, Taylor & Francis Group.Santos, J. F. F. (2012). As cidades criativas como modelo dinamizador do destino turístico. Dissertação de Mestrado. Escola Superior de Gestão de Tomar. Instituto Politécnico de Tomar. Portugal. LinkScott, A. J. (2010). Cultural economy and the creative field of the city. Geografiska Annaler: Series B, Human Geography, 92 (2). LinkSebrae. (2011). Economia criativa: potencial a explorar. In: Reis, A. C. F. & Kageyama, P. (Orgs.). Cidades criativas: perspectivas. São Paulo: Garimpo de Soluções & Creative Cities Productions.Sebrae. (2010). Turismo no Brasil: termo de referência para atuação do sistema SEBRAE. Brasília/DF. LinkSebrae. (2008). Cadeia produtiva do turismo: cenários econômicos e estudos setoriais. Recife. LinkSilva, J. A. S. (2006). A dimensão territorial no planejamento do desenvolvimento turístico no BrasiI: modelo do pólo de crescimento versus modelo territorialista e endógeno. Turismo em Análise, 17(3), 5-23. LinkUNCTAD - Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento. (2013). Creative economy report. Special edition. Widening local development pathways. LinkUNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. (2008). A UNESCO e as Cidades: uma parceria. Representação da UNESCO no Brasil. Brasília: Setor de Relações Externas e Cooperação. LinkUrry, J. (1995). O consumo do espaço. London: Routledge.Vivant, E. (2012). O que é uma cidade criativa? São Paulo: Senac. PROCESSO EDITORIALRecebido 07 MAR 2017. Avaliado MAI-JUN. Revisões AGO-SET. Aceite: 18 MAI 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5089 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5089/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade |
publisher.none.fl_str_mv |
ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 10, n. 3 (2018): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade 2178-9061 reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
collection |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
repository.name.fl_str_mv |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
susanagastal@gmail.com |
_version_ |
1799315525113741312 |