Universidade da Criativa Idade: Uma Proposta de Extensão Universitária sob a Ótica do Lazer / Creative Age University: A Proposal for University Extension from the Optics of Leisure

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sohn, Ana Paula Lisboa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues, Renato Buchele, Hoepers, Silmara, Gallas, Juliana Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5236
Resumo: RESUMOO presente artigo tem como objetivo descrever a abordagem conceitual e o processo de implementação da Universidade da Criativa Idade, projeto de extensão universitária da Universidade Vale do Itajaí [Univali]. A Universidade da Criativa Idade é fundamentada no comportamento de pleasure growers e objetiva proporcionar lazer e novos conhecimentos para pessoas acima de 50 anos. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. O projeto teve início com a oferta de um curso de extensão sobre os eixos de formação e as temáticas relacionadas às matrizes curriculares dos cursos de graduação das áreas de Comunicação, Turismo e Lazer da Univali, para 30 participantes e 10 professores. A partir da análise do primeiro ano de funcionamento do projeto constatou-se que o conceito de lazer como prática social vinculado à educação esteve presente nas atividades realizadas, evidenciando também, aspectos relacionados ao turismo pedagógico associando lazer e educação.PALAVRAS CHAVETurismo. Lazer. Extensão Universitária. Envelhecimento. Universidade do Vale do Itajaí, Brasil. ABSTRACTThis article presents the conceptual approach and the implementation process of the Project  University of Creative Age, a university extension of  University of Vale do Itajaí [Univali]. The University of Creative Age is based on the on the behavior of pleasure growers and aims to provide leisure and new knowledge for people over 50 years. It’s a descriptive and experience report study. The project began with the offer of an extension course on training axes and subjects related to curricular matrices of the undergraduate courses of Communication, Tourism and Leisure for 30 participants and 10 teachers. The analysis of the first year of operation of the project, it was verified that the concept of leisure as a social practice linked to education was present in the activities carried out, evidencing also aspects related to pedagogic tourism, leisure and education.KEYWORDSTourism. Leisure. University Extension. Aging. Universidade do Vale do Itajaí, Brazil. AUTORESAna Paula Lisboa Sohn – Doutora. Professora na Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú,, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/4002119166037235 E-mail: anasohn@hotmail.comRenato Buchele Rodrigues – Mestre. Professor na Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/2798347235808592 E-mail: enatobr@univali.brSilmara Hoepers - Mestra. Professora na Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9777447345130388 E-mail:silmaramh@univali.br Juliana Cristina Gallas - Mestra. Professora na Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1794386606521200 E-mail: jugallas@univali.br REFERÊNCIASAnsarah, M. G. R. (2005). Turismo e segmentação de mercado: Novos segmentos. In: Trigo, L. G. G. (org.). Análises regionais e globais do turismo brasileiro. São Paulo: Roca.Baldissera, A. (2001). Pesquisa-ação: uma metodologia do ‘conhecer’ e do ‘agir’ coletivo. Sociedade em Debate, 7(2), 5-25. LinkBarros, R. H. & Gomes, E. P. (2013). Por uma história do velho ou do envelhecimento no Brasil. Revista Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, 27(1), 75-92. LinkBonfim, M. (2010). Por uma pedagogia diferenciada: Uma reflexão acerca do turismo pedagógico como prática educativa. Turismo - Visão e Ação, 12(1), 114-129. LinkCachioni, M.; Ordonez, T. N.; Batistoni, S. S. T. & Lima-Silva, T. B. (2015). Metodologias e estratégias pedagógicas utilizadas por educadores de uma Universidade Aberta à Terceira Idade. Educação & Realidade, 40(1), 81-103. LinkDebert, G. G. (1999). A reinvenção da velhice: socialização e processos de reprivatização do envelhecimento. São Paulo: Edusp.Erbolato, R. M. P. L. (2006). Atitudes em relação à velhice: questões científicas e políticas. In: Freitas, E. V. & Py, L. (Eds.). (2006). Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.Goldenberg, M. (2011). Corpo, envelhecimento e felicidade na cultura brasileira. Revista Contemporânea, 9(2), 77-85. LinkIBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2010). Censo 2010. Link  Lima, A. M. M.; Silva, H. S. & Galhardoni, R. (2008). Envelhecimento bem-sucedido: trajetórias de um constructo e novas fronteiras. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 12(27), 795-807. LinkMorace, F. (2009). Consumo autoral: as gerações como empresas criativas. São Paulo: Estação das Letras e Cores.Neri, A. L. & Yassuda, M. S. (2008). Velhice bem-sucedida: Aspectos afetivos e cognitivos. Campinas: Papirus.ONU - Organização das Nações Unidas. (2014) Mundo terá 2 bilhões de idosos em 2050. Link Prefeitura Municipal de Florianópolis. (s.d.) Grupos de Idosos Inscritos no CMI. Link Santos, F. H.; Andrade, V. M. & Bueno, O. F. A. (2009). Envelhecimento: um processo multifatorial. Psicologia em Estudo, 14(1), 3-10. LinkStacheski, D. R. (2012). Pleasure growers: experiências e produção de sentido do envelhecimento numa rede social digital. Kairós - Gerontologia, 15(3), 209-223. LinkTomaz, M. H. & Santos, A. B. (2017). Políticas educacionais e a curricularização da extensão universitária. Colóquio Luso-Brasileiro de Educação, 2(1), 1-3. LinkTripp, D. (2005). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, 31(3), 443-466. Link PROCESSO EDITORIALRecebido: 9 FEV 2018; Avaliado: ABR – MAI; Aceito: 18 MAI 2018. 
id UCS-6_cbc2c073d713533db2e758761abd0c00
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/5236
network_acronym_str UCS-6
network_name_str Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
repository_id_str
spelling Universidade da Criativa Idade: Uma Proposta de Extensão Universitária sob a Ótica do Lazer / Creative Age University: A Proposal for University Extension from the Optics of LeisureCiências Sociais AplicadasTurismo. Tourism. Lazer. Leisure. Extensão Universitária. University Extension. Envelhecimento Aging. Universidade do Vale do Itajaí, Brazil.RESUMOO presente artigo tem como objetivo descrever a abordagem conceitual e o processo de implementação da Universidade da Criativa Idade, projeto de extensão universitária da Universidade Vale do Itajaí [Univali]. A Universidade da Criativa Idade é fundamentada no comportamento de pleasure growers e objetiva proporcionar lazer e novos conhecimentos para pessoas acima de 50 anos. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. O projeto teve início com a oferta de um curso de extensão sobre os eixos de formação e as temáticas relacionadas às matrizes curriculares dos cursos de graduação das áreas de Comunicação, Turismo e Lazer da Univali, para 30 participantes e 10 professores. A partir da análise do primeiro ano de funcionamento do projeto constatou-se que o conceito de lazer como prática social vinculado à educação esteve presente nas atividades realizadas, evidenciando também, aspectos relacionados ao turismo pedagógico associando lazer e educação.PALAVRAS CHAVETurismo. Lazer. Extensão Universitária. Envelhecimento. Universidade do Vale do Itajaí, Brasil. ABSTRACTThis article presents the conceptual approach and the implementation process of the Project  University of Creative Age, a university extension of  University of Vale do Itajaí [Univali]. The University of Creative Age is based on the on the behavior of pleasure growers and aims to provide leisure and new knowledge for people over 50 years. It’s a descriptive and experience report study. The project began with the offer of an extension course on training axes and subjects related to curricular matrices of the undergraduate courses of Communication, Tourism and Leisure for 30 participants and 10 teachers. The analysis of the first year of operation of the project, it was verified that the concept of leisure as a social practice linked to education was present in the activities carried out, evidencing also aspects related to pedagogic tourism, leisure and education.KEYWORDSTourism. Leisure. University Extension. Aging. Universidade do Vale do Itajaí, Brazil. AUTORESAna Paula Lisboa Sohn – Doutora. Professora na Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú,, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/4002119166037235 E-mail: anasohn@hotmail.comRenato Buchele Rodrigues – Mestre. Professor na Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/2798347235808592 E-mail: enatobr@univali.brSilmara Hoepers - Mestra. Professora na Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9777447345130388 E-mail:silmaramh@univali.br Juliana Cristina Gallas - Mestra. Professora na Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1794386606521200 E-mail: jugallas@univali.br REFERÊNCIASAnsarah, M. G. R. (2005). Turismo e segmentação de mercado: Novos segmentos. In: Trigo, L. G. G. (org.). Análises regionais e globais do turismo brasileiro. São Paulo: Roca.Baldissera, A. (2001). Pesquisa-ação: uma metodologia do ‘conhecer’ e do ‘agir’ coletivo. Sociedade em Debate, 7(2), 5-25. LinkBarros, R. H. & Gomes, E. P. (2013). Por uma história do velho ou do envelhecimento no Brasil. Revista Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, 27(1), 75-92. LinkBonfim, M. (2010). Por uma pedagogia diferenciada: Uma reflexão acerca do turismo pedagógico como prática educativa. Turismo - Visão e Ação, 12(1), 114-129. LinkCachioni, M.; Ordonez, T. N.; Batistoni, S. S. T. & Lima-Silva, T. B. (2015). Metodologias e estratégias pedagógicas utilizadas por educadores de uma Universidade Aberta à Terceira Idade. Educação & Realidade, 40(1), 81-103. LinkDebert, G. G. (1999). A reinvenção da velhice: socialização e processos de reprivatização do envelhecimento. São Paulo: Edusp.Erbolato, R. M. P. L. (2006). Atitudes em relação à velhice: questões científicas e políticas. In: Freitas, E. V. & Py, L. (Eds.). (2006). Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.Goldenberg, M. (2011). Corpo, envelhecimento e felicidade na cultura brasileira. Revista Contemporânea, 9(2), 77-85. LinkIBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2010). Censo 2010. Link  Lima, A. M. M.; Silva, H. S. & Galhardoni, R. (2008). Envelhecimento bem-sucedido: trajetórias de um constructo e novas fronteiras. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 12(27), 795-807. LinkMorace, F. (2009). Consumo autoral: as gerações como empresas criativas. São Paulo: Estação das Letras e Cores.Neri, A. L. & Yassuda, M. S. (2008). Velhice bem-sucedida: Aspectos afetivos e cognitivos. Campinas: Papirus.ONU - Organização das Nações Unidas. (2014) Mundo terá 2 bilhões de idosos em 2050. Link Prefeitura Municipal de Florianópolis. (s.d.) Grupos de Idosos Inscritos no CMI. Link Santos, F. H.; Andrade, V. M. & Bueno, O. F. A. (2009). Envelhecimento: um processo multifatorial. Psicologia em Estudo, 14(1), 3-10. LinkStacheski, D. R. (2012). Pleasure growers: experiências e produção de sentido do envelhecimento numa rede social digital. Kairós - Gerontologia, 15(3), 209-223. LinkTomaz, M. H. & Santos, A. B. (2017). Políticas educacionais e a curricularização da extensão universitária. Colóquio Luso-Brasileiro de Educação, 2(1), 1-3. LinkTripp, D. (2005). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, 31(3), 443-466. Link PROCESSO EDITORIALRecebido: 9 FEV 2018; Avaliado: ABR – MAI; Aceito: 18 MAI 2018. ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeSohn, Ana Paula LisboaRodrigues, Renato BucheleHoepers, SilmaraGallas, Juliana Cristina2019-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5236ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 11, n. 3 (2019): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5236/pdfDireitos autorais 2019 ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T23:38:01Zoai:vkali30.ucs.br:article/5236Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2019-07-17T23:38:01Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Universidade da Criativa Idade: Uma Proposta de Extensão Universitária sob a Ótica do Lazer / Creative Age University: A Proposal for University Extension from the Optics of Leisure
title Universidade da Criativa Idade: Uma Proposta de Extensão Universitária sob a Ótica do Lazer / Creative Age University: A Proposal for University Extension from the Optics of Leisure
spellingShingle Universidade da Criativa Idade: Uma Proposta de Extensão Universitária sob a Ótica do Lazer / Creative Age University: A Proposal for University Extension from the Optics of Leisure
Sohn, Ana Paula Lisboa
Ciências Sociais Aplicadas
Turismo. Tourism. Lazer. Leisure. Extensão Universitária. University Extension. Envelhecimento Aging. Universidade do Vale do Itajaí, Brazil.
title_short Universidade da Criativa Idade: Uma Proposta de Extensão Universitária sob a Ótica do Lazer / Creative Age University: A Proposal for University Extension from the Optics of Leisure
title_full Universidade da Criativa Idade: Uma Proposta de Extensão Universitária sob a Ótica do Lazer / Creative Age University: A Proposal for University Extension from the Optics of Leisure
title_fullStr Universidade da Criativa Idade: Uma Proposta de Extensão Universitária sob a Ótica do Lazer / Creative Age University: A Proposal for University Extension from the Optics of Leisure
title_full_unstemmed Universidade da Criativa Idade: Uma Proposta de Extensão Universitária sob a Ótica do Lazer / Creative Age University: A Proposal for University Extension from the Optics of Leisure
title_sort Universidade da Criativa Idade: Uma Proposta de Extensão Universitária sob a Ótica do Lazer / Creative Age University: A Proposal for University Extension from the Optics of Leisure
author Sohn, Ana Paula Lisboa
author_facet Sohn, Ana Paula Lisboa
Rodrigues, Renato Buchele
Hoepers, Silmara
Gallas, Juliana Cristina
author_role author
author2 Rodrigues, Renato Buchele
Hoepers, Silmara
Gallas, Juliana Cristina
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sohn, Ana Paula Lisboa
Rodrigues, Renato Buchele
Hoepers, Silmara
Gallas, Juliana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
Turismo. Tourism. Lazer. Leisure. Extensão Universitária. University Extension. Envelhecimento Aging. Universidade do Vale do Itajaí, Brazil.
topic Ciências Sociais Aplicadas
Turismo. Tourism. Lazer. Leisure. Extensão Universitária. University Extension. Envelhecimento Aging. Universidade do Vale do Itajaí, Brazil.
description RESUMOO presente artigo tem como objetivo descrever a abordagem conceitual e o processo de implementação da Universidade da Criativa Idade, projeto de extensão universitária da Universidade Vale do Itajaí [Univali]. A Universidade da Criativa Idade é fundamentada no comportamento de pleasure growers e objetiva proporcionar lazer e novos conhecimentos para pessoas acima de 50 anos. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. O projeto teve início com a oferta de um curso de extensão sobre os eixos de formação e as temáticas relacionadas às matrizes curriculares dos cursos de graduação das áreas de Comunicação, Turismo e Lazer da Univali, para 30 participantes e 10 professores. A partir da análise do primeiro ano de funcionamento do projeto constatou-se que o conceito de lazer como prática social vinculado à educação esteve presente nas atividades realizadas, evidenciando também, aspectos relacionados ao turismo pedagógico associando lazer e educação.PALAVRAS CHAVETurismo. Lazer. Extensão Universitária. Envelhecimento. Universidade do Vale do Itajaí, Brasil. ABSTRACTThis article presents the conceptual approach and the implementation process of the Project  University of Creative Age, a university extension of  University of Vale do Itajaí [Univali]. The University of Creative Age is based on the on the behavior of pleasure growers and aims to provide leisure and new knowledge for people over 50 years. It’s a descriptive and experience report study. The project began with the offer of an extension course on training axes and subjects related to curricular matrices of the undergraduate courses of Communication, Tourism and Leisure for 30 participants and 10 teachers. The analysis of the first year of operation of the project, it was verified that the concept of leisure as a social practice linked to education was present in the activities carried out, evidencing also aspects related to pedagogic tourism, leisure and education.KEYWORDSTourism. Leisure. University Extension. Aging. Universidade do Vale do Itajaí, Brazil. AUTORESAna Paula Lisboa Sohn – Doutora. Professora na Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú,, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/4002119166037235 E-mail: anasohn@hotmail.comRenato Buchele Rodrigues – Mestre. Professor na Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/2798347235808592 E-mail: enatobr@univali.brSilmara Hoepers - Mestra. Professora na Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9777447345130388 E-mail:silmaramh@univali.br Juliana Cristina Gallas - Mestra. Professora na Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1794386606521200 E-mail: jugallas@univali.br REFERÊNCIASAnsarah, M. G. R. (2005). Turismo e segmentação de mercado: Novos segmentos. In: Trigo, L. G. G. (org.). Análises regionais e globais do turismo brasileiro. São Paulo: Roca.Baldissera, A. (2001). Pesquisa-ação: uma metodologia do ‘conhecer’ e do ‘agir’ coletivo. Sociedade em Debate, 7(2), 5-25. LinkBarros, R. H. & Gomes, E. P. (2013). Por uma história do velho ou do envelhecimento no Brasil. Revista Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, 27(1), 75-92. LinkBonfim, M. (2010). Por uma pedagogia diferenciada: Uma reflexão acerca do turismo pedagógico como prática educativa. Turismo - Visão e Ação, 12(1), 114-129. LinkCachioni, M.; Ordonez, T. N.; Batistoni, S. S. T. & Lima-Silva, T. B. (2015). Metodologias e estratégias pedagógicas utilizadas por educadores de uma Universidade Aberta à Terceira Idade. Educação & Realidade, 40(1), 81-103. LinkDebert, G. G. (1999). A reinvenção da velhice: socialização e processos de reprivatização do envelhecimento. São Paulo: Edusp.Erbolato, R. M. P. L. (2006). Atitudes em relação à velhice: questões científicas e políticas. In: Freitas, E. V. & Py, L. (Eds.). (2006). Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.Goldenberg, M. (2011). Corpo, envelhecimento e felicidade na cultura brasileira. Revista Contemporânea, 9(2), 77-85. LinkIBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2010). Censo 2010. Link  Lima, A. M. M.; Silva, H. S. & Galhardoni, R. (2008). Envelhecimento bem-sucedido: trajetórias de um constructo e novas fronteiras. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 12(27), 795-807. LinkMorace, F. (2009). Consumo autoral: as gerações como empresas criativas. São Paulo: Estação das Letras e Cores.Neri, A. L. & Yassuda, M. S. (2008). Velhice bem-sucedida: Aspectos afetivos e cognitivos. Campinas: Papirus.ONU - Organização das Nações Unidas. (2014) Mundo terá 2 bilhões de idosos em 2050. Link Prefeitura Municipal de Florianópolis. (s.d.) Grupos de Idosos Inscritos no CMI. Link Santos, F. H.; Andrade, V. M. & Bueno, O. F. A. (2009). Envelhecimento: um processo multifatorial. Psicologia em Estudo, 14(1), 3-10. LinkStacheski, D. R. (2012). Pleasure growers: experiências e produção de sentido do envelhecimento numa rede social digital. Kairós - Gerontologia, 15(3), 209-223. LinkTomaz, M. H. & Santos, A. B. (2017). Políticas educacionais e a curricularização da extensão universitária. Colóquio Luso-Brasileiro de Educação, 2(1), 1-3. LinkTripp, D. (2005). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, 31(3), 443-466. Link PROCESSO EDITORIALRecebido: 9 FEV 2018; Avaliado: ABR – MAI; Aceito: 18 MAI 2018. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5236
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5236/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade
publisher.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade
dc.source.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 11, n. 3 (2019): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade
2178-9061
reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
collection Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
repository.name.fl_str_mv Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv susanagastal@gmail.com
_version_ 1799315528484913152