Museums, Tourism and Interpretation of the Heritage / Museus, Turismo e Interpretação Patrimonial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Rosária
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8921
Resumo: ABSTRACTThe relationship between the museum and tourism is underpinned by specific dynamics and is inseparable from the development of society. The present-day museum dissociates itself from the museum of the 18th century, as tourism nowadays presents different characteristics from those it had in the past. The increasing importance of cultural tourism and the growing interest in museums on the part of visitors impose various challenges on museums as tourism resources. In order for tourists to visit the museum, it has to be appealing, providing a unique and enriching experience to the visitor. For this purpose, the museum should invest in the interpretation of heritage. The present study aims to point to the principles underlying the interpretation of heritage and emphasise the relevance that this interpretation may have as a means to draw visitors, notably the tourists visiting the museum. The interpretation of the heritage is considered to be an absolute priority in the organization of the museum and in the public display of the heritage to be highlighted. It should be noted that tourists now expect from the museum the necessary changes that will make it more appealing and worthy of another visit. A captivating experience will make them convey to pass to others the message the museum succeeded in communicating to them.KEYWORDSTourism; Cultural Tourism; Museums; Heritage Interpretation; Interpretative Techniques. RESUMOA relação entre o museu e o turismo é sustentada por dinâmicas específicas, inseparáveis do desenvolvimento da sociedade. O museu atual dissocia-se daquele do século XVIII, assim como o turismo também apresenta características diferentes daquelas do passado. A crescente importância do turismo cultural e do interesse dos visitantes pelos museus impõem desafios aos museus como recursos turísticos. Para que os turistas visitem um museu, este precisa ser atrativo, proporcionando uma experiência única e enriquecedora para o visitante. Para isso, o museu deve investir na interpretação patrimonial. O presente estudo visa apontar os princípios subjacentes à interpretação patrimonial, enfatizando a relevância que a mesma pode ter como meio de atrair visitantes, notadamente os turistas. A interpretação patrimonial é considerada como de prioridade absoluta na organização do museu e na exibição pública do patrimônio a ser destacado. Deve-se notar que na atualidade os turistas esperam que se façam as mudanças necessárias para que os museus se tornem mais atraentes e dignos de nova visita. Uma experiência cativante fará os visitantes transmitirem a outras pessoas a mensagem que o museu lhes apresentou.PALAVRAS-CHAVETurismo; Turismo Cultural; Museus; Interpretação Patrimonial; Técnicas de Interpretação. AUTORIAMaria do Rosário Castiço de Campos - Doutora, Professora no Instituto Politécnico de Coimbra e Investigadora no Centro de História da Sociedade e da Cultura, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal. Currículo: https://orcid.org/0000-0003-0496-079X?lang=pt E-mail: rcampos@esec.pt REFERENCESAlderson, W. T., & Low, S. (1996). Payne Interpretation of Historic Sites. Oxford: Altamira Press.Cunha, L. (2017). Turismo e Desenvolvimento. Lisboa: Lidel.Fernández, L. A. (2002). Introducción a la Nueva Museología. Madrid: Alianza Editorial.Garcia, N. G. (2004). O Museu entre a Cultura e o Mercado: um equilibro instalável. Coimbra: Instituto Politécnico de Coimbra.Gonçalves, A. R. (2010). Museus, comunidade local e turismo. In G. P. M. Santos (Coord.). Turismo Cultural, Territórios e Identidades (pp. 81-102). Porto: Afrontamento. Hernández, J. B., & Tresseras, J. J. (2001). Gestión del Patrimonio Cultural. Barcelona: Ariel Patrimonio.Lizana, M. R. (2007). El Turismo Cultural, los Museos y su Planificación. Gijón: Trea.Moiteiro, G. C. (2010). Turismo Cultural e Património. Uma reflexão em torno da interpretação do Património enquanto instrumento de valorização de bens culturais.  In M. G. P. M. Santos (Coord.). Turismo Cultural, Territórios e Identidades (pp. 141-157). Porto: Afrontamento.Murta, S. M. M., & Goodey, B. (2005). Interpretação do Patrimônio para visitantes: um quadro conceitual. In S. M. Murta & C. Albano (Orgs.), Interpretar o Patrimônio: um exercício do olhar (pp. 13-46). Belo Horizonte: UFMG.Nabais, A. (1993). Nova Museologia - novas práticas museológicas. Vértice, II Série, 46-50.Paiva, O. M. M. (2001).  Museus e Dinâmicas de Inovação. A exposição temporária como proposta de Turismo Cultural. [Unpublished Master's thesis, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal].Piñol, C. M. (2013). Manual del Centro de Interpretación. Gijón: Trea.Zamora, A. F. (2006). Turismo y Patrimonio Cultural. Jaén: Universidad de Jaén. PROCESSO EDITORIALRecebido: 7 JUL 20; Aceito: 22 DEZ 20 
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The present study aims to point to the principles underlying the interpretation of heritage and emphasise the relevance that this interpretation may have as a means to draw visitors, notably the tourists visiting the museum. The interpretation of the heritage is considered to be an absolute priority in the organization of the museum and in the public display of the heritage to be highlighted. It should be noted that tourists now expect from the museum the necessary changes that will make it more appealing and worthy of another visit. A captivating experience will make them convey to pass to others the message the museum succeeded in communicating to them.KEYWORDSTourism; Cultural Tourism; Museums; Heritage Interpretation; Interpretative Techniques. RESUMOA relação entre o museu e o turismo é sustentada por dinâmicas específicas, inseparáveis do desenvolvimento da sociedade. O museu atual dissocia-se daquele do século XVIII, assim como o turismo também apresenta características diferentes daquelas do passado. A crescente importância do turismo cultural e do interesse dos visitantes pelos museus impõem desafios aos museus como recursos turísticos. Para que os turistas visitem um museu, este precisa ser atrativo, proporcionando uma experiência única e enriquecedora para o visitante. Para isso, o museu deve investir na interpretação patrimonial. O presente estudo visa apontar os princípios subjacentes à interpretação patrimonial, enfatizando a relevância que a mesma pode ter como meio de atrair visitantes, notadamente os turistas. A interpretação patrimonial é considerada como de prioridade absoluta na organização do museu e na exibição pública do patrimônio a ser destacado. Deve-se notar que na atualidade os turistas esperam que se façam as mudanças necessárias para que os museus se tornem mais atraentes e dignos de nova visita. Uma experiência cativante fará os visitantes transmitirem a outras pessoas a mensagem que o museu lhes apresentou.PALAVRAS-CHAVETurismo; Turismo Cultural; Museus; Interpretação Patrimonial; Técnicas de Interpretação. AUTORIAMaria do Rosário Castiço de Campos - Doutora, Professora no Instituto Politécnico de Coimbra e Investigadora no Centro de História da Sociedade e da Cultura, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal. Currículo: https://orcid.org/0000-0003-0496-079X?lang=pt E-mail: rcampos@esec.pt REFERENCESAlderson, W. T., & Low, S. (1996). Payne Interpretation of Historic Sites. Oxford: Altamira Press.Cunha, L. (2017). Turismo e Desenvolvimento. Lisboa: Lidel.Fernández, L. A. (2002). Introducción a la Nueva Museología. Madrid: Alianza Editorial.Garcia, N. G. (2004). O Museu entre a Cultura e o Mercado: um equilibro instalável. Coimbra: Instituto Politécnico de Coimbra.Gonçalves, A. R. (2010). Museus, comunidade local e turismo. In G. P. M. Santos (Coord.). Turismo Cultural, Territórios e Identidades (pp. 81-102). Porto: Afrontamento. Hernández, J. B., & Tresseras, J. J. (2001). Gestión del Patrimonio Cultural. Barcelona: Ariel Patrimonio.Lizana, M. R. (2007). El Turismo Cultural, los Museos y su Planificación. Gijón: Trea.Moiteiro, G. C. (2010). Turismo Cultural e Património. Uma reflexão em torno da interpretação do Património enquanto instrumento de valorização de bens culturais.  In M. G. P. M. Santos (Coord.). Turismo Cultural, Territórios e Identidades (pp. 141-157). Porto: Afrontamento.Murta, S. M. M., & Goodey, B. (2005). Interpretação do Patrimônio para visitantes: um quadro conceitual. In S. M. Murta & C. Albano (Orgs.), Interpretar o Patrimônio: um exercício do olhar (pp. 13-46). Belo Horizonte: UFMG.Nabais, A. (1993). Nova Museologia - novas práticas museológicas. Vértice, II Série, 46-50.Paiva, O. M. M. (2001).  Museus e Dinâmicas de Inovação. A exposição temporária como proposta de Turismo Cultural. [Unpublished Master's thesis, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal].Piñol, C. M. (2013). Manual del Centro de Interpretación. Gijón: Trea.Zamora, A. F. (2006). Turismo y Patrimonio Cultural. Jaén: Universidad de Jaén. PROCESSO EDITORIALRecebido: 7 JUL 20; Aceito: 22 DEZ 20 ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeCampos, Rosária2021-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8921ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 13, n. 3 (2021): Encarte: Especial México2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSenghttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8921/pdfDireitos autorais 2021 Rosária Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-13T16:09:30Zoai:vkali30.ucs.br:article/8921Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2021-10-13T16:09:30Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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