ESTRATÉGIAS DE PRÁTICAS REMEMORADAS NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES NA ÁREA RURAL DE NOVO HAMBURGO/RS (1940 – 1993)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, JOSÉ EDIMAR DE
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: GRAZZIOTIN, LUCIANE SGARBI SANTOS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1833
Resumo: Este estudo trata da história do ensino rural no período de 1940 a 1993, a partir da memória de dois professores que atuaram em classes multisseriadas na rede pública municipal de Novo Hamburgo/RS. As memórias são analisadas sob a perspectiva do “tempo social”. A pesquisa trabalha com a análise de documentos escritos e orais, no último caso utiliza-se da História Oral como metodologia valendo-se de entrevistas semi-estruturadas. Sob o referencial da História Cultural, analisa memórias das práticas pedagógicas ressaltando aspectos referentes a estratégias construídas pelos professores para darem continuidade a sua escolarização e na sua trajetória de professores. As práticas construídas possibilitaram compreender como as relações de poder instituíram-se no percurso da história da educação em Novo Hamburgo.
id UCS-7_3aedb54c5b2f156c3aef367c845fd7d5
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/1833
network_acronym_str UCS-7
network_name_str Métis (Caxias do Sul. Online)
repository_id_str
spelling ESTRATÉGIAS DE PRÁTICAS REMEMORADAS NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES NA ÁREA RURAL DE NOVO HAMBURGO/RS (1940 – 1993)História da Educação; História das Comunidades Rurais; Cultura LocalMemórias de professores; prática docente; relações de poder.Este estudo trata da história do ensino rural no período de 1940 a 1993, a partir da memória de dois professores que atuaram em classes multisseriadas na rede pública municipal de Novo Hamburgo/RS. As memórias são analisadas sob a perspectiva do “tempo social”. A pesquisa trabalha com a análise de documentos escritos e orais, no último caso utiliza-se da História Oral como metodologia valendo-se de entrevistas semi-estruturadas. Sob o referencial da História Cultural, analisa memórias das práticas pedagógicas ressaltando aspectos referentes a estratégias construídas pelos professores para darem continuidade a sua escolarização e na sua trajetória de professores. As práticas construídas possibilitaram compreender como as relações de poder instituíram-se no percurso da história da educação em Novo Hamburgo.Universidade de Caxias do SulCAPES/PROEXSOUZA, JOSÉ EDIMAR DEGRAZZIOTIN, LUCIANE SGARBI SANTOS2014-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1833Métis: história & cultura; v. 13, n. 25 (2014)2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1833/pdf_281História, Cultura local.História da Educação do Século XXHistória Oralinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-28T19:39:21Zoai:vkali30.ucs.br:article/1833Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2014-08-28T19:39:21Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS DE PRÁTICAS REMEMORADAS NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES NA ÁREA RURAL DE NOVO HAMBURGO/RS (1940 – 1993)
title ESTRATÉGIAS DE PRÁTICAS REMEMORADAS NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES NA ÁREA RURAL DE NOVO HAMBURGO/RS (1940 – 1993)
spellingShingle ESTRATÉGIAS DE PRÁTICAS REMEMORADAS NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES NA ÁREA RURAL DE NOVO HAMBURGO/RS (1940 – 1993)
SOUZA, JOSÉ EDIMAR DE
História da Educação; História das Comunidades Rurais; Cultura Local
Memórias de professores; prática docente; relações de poder.
title_short ESTRATÉGIAS DE PRÁTICAS REMEMORADAS NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES NA ÁREA RURAL DE NOVO HAMBURGO/RS (1940 – 1993)
title_full ESTRATÉGIAS DE PRÁTICAS REMEMORADAS NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES NA ÁREA RURAL DE NOVO HAMBURGO/RS (1940 – 1993)
title_fullStr ESTRATÉGIAS DE PRÁTICAS REMEMORADAS NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES NA ÁREA RURAL DE NOVO HAMBURGO/RS (1940 – 1993)
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS DE PRÁTICAS REMEMORADAS NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES NA ÁREA RURAL DE NOVO HAMBURGO/RS (1940 – 1993)
title_sort ESTRATÉGIAS DE PRÁTICAS REMEMORADAS NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES NA ÁREA RURAL DE NOVO HAMBURGO/RS (1940 – 1993)
author SOUZA, JOSÉ EDIMAR DE
author_facet SOUZA, JOSÉ EDIMAR DE
GRAZZIOTIN, LUCIANE SGARBI SANTOS
author_role author
author2 GRAZZIOTIN, LUCIANE SGARBI SANTOS
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES/PROEX
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, JOSÉ EDIMAR DE
GRAZZIOTIN, LUCIANE SGARBI SANTOS
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação; História das Comunidades Rurais; Cultura Local
Memórias de professores; prática docente; relações de poder.
topic História da Educação; História das Comunidades Rurais; Cultura Local
Memórias de professores; prática docente; relações de poder.
description Este estudo trata da história do ensino rural no período de 1940 a 1993, a partir da memória de dois professores que atuaram em classes multisseriadas na rede pública municipal de Novo Hamburgo/RS. As memórias são analisadas sob a perspectiva do “tempo social”. A pesquisa trabalha com a análise de documentos escritos e orais, no último caso utiliza-se da História Oral como metodologia valendo-se de entrevistas semi-estruturadas. Sob o referencial da História Cultural, analisa memórias das práticas pedagógicas ressaltando aspectos referentes a estratégias construídas pelos professores para darem continuidade a sua escolarização e na sua trajetória de professores. As práticas construídas possibilitaram compreender como as relações de poder instituíram-se no percurso da história da educação em Novo Hamburgo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1833
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1833/pdf_281
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv História, Cultura local.
História da Educação do Século XX
História Oral
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Métis: história & cultura; v. 13, n. 25 (2014)
2236-2762
1677-0706
reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Métis (Caxias do Sul. Online)
collection Métis (Caxias do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistametis@ucs.br
_version_ 1799306149982371840