ESTRATÉGIAS DE PRÁTICAS REMEMORADAS NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES NA ÁREA RURAL DE NOVO HAMBURGO/RS (1940 – 1993)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1833 |
Resumo: | Este estudo trata da história do ensino rural no período de 1940 a 1993, a partir da memória de dois professores que atuaram em classes multisseriadas na rede pública municipal de Novo Hamburgo/RS. As memórias são analisadas sob a perspectiva do “tempo social”. A pesquisa trabalha com a análise de documentos escritos e orais, no último caso utiliza-se da História Oral como metodologia valendo-se de entrevistas semi-estruturadas. Sob o referencial da História Cultural, analisa memórias das práticas pedagógicas ressaltando aspectos referentes a estratégias construídas pelos professores para darem continuidade a sua escolarização e na sua trajetória de professores. As práticas construídas possibilitaram compreender como as relações de poder instituíram-se no percurso da história da educação em Novo Hamburgo. |
id |
UCS-7_3aedb54c5b2f156c3aef367c845fd7d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/1833 |
network_acronym_str |
UCS-7 |
network_name_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTRATÉGIAS DE PRÁTICAS REMEMORADAS NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES NA ÁREA RURAL DE NOVO HAMBURGO/RS (1940 – 1993)História da Educação; História das Comunidades Rurais; Cultura LocalMemórias de professores; prática docente; relações de poder.Este estudo trata da história do ensino rural no período de 1940 a 1993, a partir da memória de dois professores que atuaram em classes multisseriadas na rede pública municipal de Novo Hamburgo/RS. As memórias são analisadas sob a perspectiva do “tempo social”. A pesquisa trabalha com a análise de documentos escritos e orais, no último caso utiliza-se da História Oral como metodologia valendo-se de entrevistas semi-estruturadas. Sob o referencial da História Cultural, analisa memórias das práticas pedagógicas ressaltando aspectos referentes a estratégias construídas pelos professores para darem continuidade a sua escolarização e na sua trajetória de professores. As práticas construídas possibilitaram compreender como as relações de poder instituíram-se no percurso da história da educação em Novo Hamburgo.Universidade de Caxias do SulCAPES/PROEXSOUZA, JOSÉ EDIMAR DEGRAZZIOTIN, LUCIANE SGARBI SANTOS2014-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1833Métis: história & cultura; v. 13, n. 25 (2014)2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1833/pdf_281História, Cultura local.História da Educação do Século XXHistória Oralinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-28T19:39:21Zoai:vkali30.ucs.br:article/1833Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2014-08-28T19:39:21Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS DE PRÁTICAS REMEMORADAS NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES NA ÁREA RURAL DE NOVO HAMBURGO/RS (1940 – 1993) |
title |
ESTRATÉGIAS DE PRÁTICAS REMEMORADAS NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES NA ÁREA RURAL DE NOVO HAMBURGO/RS (1940 – 1993) |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS DE PRÁTICAS REMEMORADAS NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES NA ÁREA RURAL DE NOVO HAMBURGO/RS (1940 – 1993) SOUZA, JOSÉ EDIMAR DE História da Educação; História das Comunidades Rurais; Cultura Local Memórias de professores; prática docente; relações de poder. |
title_short |
ESTRATÉGIAS DE PRÁTICAS REMEMORADAS NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES NA ÁREA RURAL DE NOVO HAMBURGO/RS (1940 – 1993) |
title_full |
ESTRATÉGIAS DE PRÁTICAS REMEMORADAS NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES NA ÁREA RURAL DE NOVO HAMBURGO/RS (1940 – 1993) |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS DE PRÁTICAS REMEMORADAS NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES NA ÁREA RURAL DE NOVO HAMBURGO/RS (1940 – 1993) |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS DE PRÁTICAS REMEMORADAS NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES NA ÁREA RURAL DE NOVO HAMBURGO/RS (1940 – 1993) |
title_sort |
ESTRATÉGIAS DE PRÁTICAS REMEMORADAS NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES NA ÁREA RURAL DE NOVO HAMBURGO/RS (1940 – 1993) |
author |
SOUZA, JOSÉ EDIMAR DE |
author_facet |
SOUZA, JOSÉ EDIMAR DE GRAZZIOTIN, LUCIANE SGARBI SANTOS |
author_role |
author |
author2 |
GRAZZIOTIN, LUCIANE SGARBI SANTOS |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES/PROEX |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, JOSÉ EDIMAR DE GRAZZIOTIN, LUCIANE SGARBI SANTOS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação; História das Comunidades Rurais; Cultura Local Memórias de professores; prática docente; relações de poder. |
topic |
História da Educação; História das Comunidades Rurais; Cultura Local Memórias de professores; prática docente; relações de poder. |
description |
Este estudo trata da história do ensino rural no período de 1940 a 1993, a partir da memória de dois professores que atuaram em classes multisseriadas na rede pública municipal de Novo Hamburgo/RS. As memórias são analisadas sob a perspectiva do “tempo social”. A pesquisa trabalha com a análise de documentos escritos e orais, no último caso utiliza-se da História Oral como metodologia valendo-se de entrevistas semi-estruturadas. Sob o referencial da História Cultural, analisa memórias das práticas pedagógicas ressaltando aspectos referentes a estratégias construídas pelos professores para darem continuidade a sua escolarização e na sua trajetória de professores. As práticas construídas possibilitaram compreender como as relações de poder instituíram-se no percurso da história da educação em Novo Hamburgo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1833 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1833/pdf_281 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
História, Cultura local. História da Educação do Século XX História Oral |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Métis: história & cultura; v. 13, n. 25 (2014) 2236-2762 1677-0706 reponame:Métis (Caxias do Sul. Online) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
collection |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistametis@ucs.br |
_version_ |
1799306149982371840 |