As teses apresentadas nos concursos públicos para professores secundários: contribuições para o estudo da identidade profissional docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Paloma Rezende
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: dos Santos Silva*, Fernando Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/8863
Resumo: Este artigo tem como objetos e fontes de análise as teses e atas dos exames de concursos públicos realizados no Colégio Pedro II (CPII) para a seleção dos professores secundários. Constatouse que apenas em 1921 uma mulher se candidatou à vaga de professora catedrática do Colégio Pedro II, para a cadeira de Italiano, mas não obteve êxito. Em 1926, pela primeira vez, uma professora passou a constituir o quadro docente do CPII, nomeada como professora suplementar de Química, porém, suas tentativas de ingressar na cátedra, por meio de concurso, nos anos de 1933 e 1939, não foram bemsucedidas. A análise documental indicou a existência de uma hierarquia institucional entre os professores e nos permitiu compreender como se deu a constituição da identidade profissional do(a) professor(a) secundário nesta instituição de caráter modelar
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