As teses apresentadas nos concursos públicos para professores secundários: contribuições para o estudo da identidade profissional docente
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/8863 |
Resumo: | Este artigo tem como objetos e fontes de análise as teses e atas dos exames de concursos públicos realizados no Colégio Pedro II (CPII) para a seleção dos professores secundários. Constatouse que apenas em 1921 uma mulher se candidatou à vaga de professora catedrática do Colégio Pedro II, para a cadeira de Italiano, mas não obteve êxito. Em 1926, pela primeira vez, uma professora passou a constituir o quadro docente do CPII, nomeada como professora suplementar de Química, porém, suas tentativas de ingressar na cátedra, por meio de concurso, nos anos de 1933 e 1939, não foram bemsucedidas. A análise documental indicou a existência de uma hierarquia institucional entre os professores e nos permitiu compreender como se deu a constituição da identidade profissional do(a) professor(a) secundário nesta instituição de caráter modelar |
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As teses apresentadas nos concursos públicos para professores secundários: contribuições para o estudo da identidade profissional docenteConcursos públicos. Saberes escolares. Colégio Pedro II. Identidade profissional. Professor secundárioEste artigo tem como objetos e fontes de análise as teses e atas dos exames de concursos públicos realizados no Colégio Pedro II (CPII) para a seleção dos professores secundários. Constatouse que apenas em 1921 uma mulher se candidatou à vaga de professora catedrática do Colégio Pedro II, para a cadeira de Italiano, mas não obteve êxito. Em 1926, pela primeira vez, uma professora passou a constituir o quadro docente do CPII, nomeada como professora suplementar de Química, porém, suas tentativas de ingressar na cátedra, por meio de concurso, nos anos de 1933 e 1939, não foram bemsucedidas. A análise documental indicou a existência de uma hierarquia institucional entre os professores e nos permitiu compreender como se deu a constituição da identidade profissional do(a) professor(a) secundário nesta instituição de caráter modelarUniversidade de Caxias do Sulde Oliveira, Paloma Rezendedos Santos Silva*, Fernando Rodrigo2020-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/8863Métis: história & cultura; v. 18, n. 36 (2019)2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/8863/4218Direitos autorais 2020 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-16T13:56:56Zoai:vkali30.ucs.br:article/8863Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2020-07-16T13:56:56Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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