Arquivo 7.0: jogos e o ensino de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carissimi, Laura Bossle
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Radünz, Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/5390
Resumo: A utilização de jogos em sala de aula no ensino de história tem sido objeto de discussão nos mestrados profissionais vinculados na área no Brasil. Partindo da constatação que esse recurso pedagógico é usado de forma muito limitado, os pesquisadores tem procurado não só debater o tema como propor jogos para o ensino de história. O objetivo desse artigo é apresentar essa discussão associada a uma proposta concreta do jogo – o Arquivo 7.0. Trata-se de um jogo investigativo de tabuleiro ambientado no período do Regime Civil Militar no Brasil. São situações de desaparecidos políticos do regime que serão objeto de investigação patrocinada por uma associação de familiares. O conjunto de pistas disponibilizadas pelo jogo permite aos educandos percorrer a trajetória de cada um desses sujeitos desaparecidos com o objetivo de produzir uma narrativa a respeito do período. A validação do jogo foi feita numa escola pública de Caxias do Sul/RS e registrada num diário de bordo com o objetivo de qualificar a proposta.
id UCS-7_8dfd364cb60f6ff50b4a208caa7c76aa
oai_identifier_str oai:ojs2.ucsnew.ojsbrasil.com.br:article/5390
network_acronym_str UCS-7
network_name_str Métis (Caxias do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Arquivo 7.0: jogos e o ensino de históriaensino de história / jogos / fontes e acervosA utilização de jogos em sala de aula no ensino de história tem sido objeto de discussão nos mestrados profissionais vinculados na área no Brasil. Partindo da constatação que esse recurso pedagógico é usado de forma muito limitado, os pesquisadores tem procurado não só debater o tema como propor jogos para o ensino de história. O objetivo desse artigo é apresentar essa discussão associada a uma proposta concreta do jogo – o Arquivo 7.0. Trata-se de um jogo investigativo de tabuleiro ambientado no período do Regime Civil Militar no Brasil. São situações de desaparecidos políticos do regime que serão objeto de investigação patrocinada por uma associação de familiares. O conjunto de pistas disponibilizadas pelo jogo permite aos educandos percorrer a trajetória de cada um desses sujeitos desaparecidos com o objetivo de produzir uma narrativa a respeito do período. A validação do jogo foi feita numa escola pública de Caxias do Sul/RS e registrada num diário de bordo com o objetivo de qualificar a proposta.Universidade de Caxias do Sul2017-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/5390MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA; v. 16 n. 31 (2017): Mestrados Profissionais em História2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/5390/pdfCopyright (c) 2017 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarissimi, Laura BossleRadünz, Roberto2017-09-11T17:16:54Zoai:ojs2.ucsnew.ojsbrasil.com.br:article/5390Revistahttps://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/PUBhttps://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2017-09-11T17:16:54Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Arquivo 7.0: jogos e o ensino de história
title Arquivo 7.0: jogos e o ensino de história
spellingShingle Arquivo 7.0: jogos e o ensino de história
Carissimi, Laura Bossle
ensino de história / jogos / fontes e acervos
title_short Arquivo 7.0: jogos e o ensino de história
title_full Arquivo 7.0: jogos e o ensino de história
title_fullStr Arquivo 7.0: jogos e o ensino de história
title_full_unstemmed Arquivo 7.0: jogos e o ensino de história
title_sort Arquivo 7.0: jogos e o ensino de história
author Carissimi, Laura Bossle
author_facet Carissimi, Laura Bossle
Radünz, Roberto
author_role author
author2 Radünz, Roberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carissimi, Laura Bossle
Radünz, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de história / jogos / fontes e acervos
topic ensino de história / jogos / fontes e acervos
description A utilização de jogos em sala de aula no ensino de história tem sido objeto de discussão nos mestrados profissionais vinculados na área no Brasil. Partindo da constatação que esse recurso pedagógico é usado de forma muito limitado, os pesquisadores tem procurado não só debater o tema como propor jogos para o ensino de história. O objetivo desse artigo é apresentar essa discussão associada a uma proposta concreta do jogo – o Arquivo 7.0. Trata-se de um jogo investigativo de tabuleiro ambientado no período do Regime Civil Militar no Brasil. São situações de desaparecidos políticos do regime que serão objeto de investigação patrocinada por uma associação de familiares. O conjunto de pistas disponibilizadas pelo jogo permite aos educandos percorrer a trajetória de cada um desses sujeitos desaparecidos com o objetivo de produzir uma narrativa a respeito do período. A validação do jogo foi feita numa escola pública de Caxias do Sul/RS e registrada num diário de bordo com o objetivo de qualificar a proposta.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/5390
url https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/5390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/5390/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Métis: história & cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Métis: história & cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA; v. 16 n. 31 (2017): Mestrados Profissionais em História
2236-2762
1677-0706
reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Métis (Caxias do Sul. Online)
collection Métis (Caxias do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistametis@ucs.br
_version_ 1816338832381968384