Não há luz no fim do túnel! Reflexões sobre formação de professo- res/as de História e afeto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11584 |
Resumo: | Este texto é destinado (prioritariamente, mas não exclusivamente) a estudantes de licenciatura em História e propõe um conjunto de reflexões: a) pensar a formação enquanto processo, enquanto devir; b) compreender a especificidade epistemológica da História escolar que, portanto, difere da História acadêmica; e c) afirmar a importância dos corpos (do passado e do presente), suas emoções, afecções e afetos em aulas de História da licenciatura e da Educação Básica. Assim, faço um convite à reflexão na expectativa de que os pensamentos e sentimentos suscitados por este texto se desdobrem, dobrem e se multipliquem em disciplinas acadêmicas e demais espaços-tempos de trocas e aprendizagens sobre e para a docência em História. |
id |
UCS-7_9aa849b782b6736a9c1b3e41e6eafef1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/11584 |
network_acronym_str |
UCS-7 |
network_name_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Não há luz no fim do túnel! Reflexões sobre formação de professo- res/as de História e afetoFormação docente; Ensino de História; Afeto.Este texto é destinado (prioritariamente, mas não exclusivamente) a estudantes de licenciatura em História e propõe um conjunto de reflexões: a) pensar a formação enquanto processo, enquanto devir; b) compreender a especificidade epistemológica da História escolar que, portanto, difere da História acadêmica; e c) afirmar a importância dos corpos (do passado e do presente), suas emoções, afecções e afetos em aulas de História da licenciatura e da Educação Básica. Assim, faço um convite à reflexão na expectativa de que os pensamentos e sentimentos suscitados por este texto se desdobrem, dobrem e se multipliquem em disciplinas acadêmicas e demais espaços-tempos de trocas e aprendizagens sobre e para a docência em História.Universidade de Caxias do Sulde Oliveira Amorim, Mariana2024-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11584Métis: história & cultura; v. 22, n. 43 (2023): MÉTIS – história & cultura2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11584/5746http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/11584/4158Direitos autorais 2024 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-11T12:02:28Zoai:vkali30.ucs.br:article/11584Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2024-04-11T12:02:28Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Não há luz no fim do túnel! Reflexões sobre formação de professo- res/as de História e afeto |
title |
Não há luz no fim do túnel! Reflexões sobre formação de professo- res/as de História e afeto |
spellingShingle |
Não há luz no fim do túnel! Reflexões sobre formação de professo- res/as de História e afeto de Oliveira Amorim, Mariana Formação docente; Ensino de História; Afeto. |
title_short |
Não há luz no fim do túnel! Reflexões sobre formação de professo- res/as de História e afeto |
title_full |
Não há luz no fim do túnel! Reflexões sobre formação de professo- res/as de História e afeto |
title_fullStr |
Não há luz no fim do túnel! Reflexões sobre formação de professo- res/as de História e afeto |
title_full_unstemmed |
Não há luz no fim do túnel! Reflexões sobre formação de professo- res/as de História e afeto |
title_sort |
Não há luz no fim do túnel! Reflexões sobre formação de professo- res/as de História e afeto |
author |
de Oliveira Amorim, Mariana |
author_facet |
de Oliveira Amorim, Mariana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira Amorim, Mariana |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente; Ensino de História; Afeto. |
topic |
Formação docente; Ensino de História; Afeto. |
description |
Este texto é destinado (prioritariamente, mas não exclusivamente) a estudantes de licenciatura em História e propõe um conjunto de reflexões: a) pensar a formação enquanto processo, enquanto devir; b) compreender a especificidade epistemológica da História escolar que, portanto, difere da História acadêmica; e c) afirmar a importância dos corpos (do passado e do presente), suas emoções, afecções e afetos em aulas de História da licenciatura e da Educação Básica. Assim, faço um convite à reflexão na expectativa de que os pensamentos e sentimentos suscitados por este texto se desdobrem, dobrem e se multipliquem em disciplinas acadêmicas e demais espaços-tempos de trocas e aprendizagens sobre e para a docência em História. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11584 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11584 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11584/5746 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/11584/4158 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Métis: história & cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Métis: história & cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Métis: história & cultura; v. 22, n. 43 (2023): MÉTIS – história & cultura 2236-2762 1677-0706 reponame:Métis (Caxias do Sul. Online) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
collection |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistametis@ucs.br |
_version_ |
1799306149538824192 |