Não há luz no fim do túnel! Reflexões sobre formação de professo- res/as de História e afeto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira Amorim, Mariana
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11584
Resumo: Este texto é destinado (prioritariamente, mas não exclusivamente) a estudantes de licenciatura em História e propõe um conjunto de reflexões: a) pensar a formação enquanto processo, enquanto devir; b) compreender a especificidade epistemológica da História escolar que, portanto, difere da História acadêmica; e c) afirmar a importância dos corpos (do passado e do presente), suas emoções, afecções e afetos em aulas de História da licenciatura e da Educação Básica. Assim, faço um convite à reflexão na expectativa de que os pensamentos e sentimentos suscitados por este texto se desdobrem, dobrem e se multipliquem em disciplinas acadêmicas e demais espaços-tempos de trocas e aprendizagens sobre e para a docência em História.
id UCS-7_9aa849b782b6736a9c1b3e41e6eafef1
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/11584
network_acronym_str UCS-7
network_name_str Métis (Caxias do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Não há luz no fim do túnel! Reflexões sobre formação de professo- res/as de História e afetoFormação docente; Ensino de História; Afeto.Este texto é destinado (prioritariamente, mas não exclusivamente) a estudantes de licenciatura em História e propõe um conjunto de reflexões: a) pensar a formação enquanto processo, enquanto devir; b) compreender a especificidade epistemológica da História escolar que, portanto, difere da História acadêmica; e c) afirmar a importância dos corpos (do passado e do presente), suas emoções, afecções e afetos em aulas de História da licenciatura e da Educação Básica. Assim, faço um convite à reflexão na expectativa de que os pensamentos e sentimentos suscitados por este texto se desdobrem, dobrem e se multipliquem em disciplinas acadêmicas e demais espaços-tempos de trocas e aprendizagens sobre e para a docência em História.Universidade de Caxias do Sulde Oliveira Amorim, Mariana2024-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11584Métis: história & cultura; v. 22, n. 43 (2023): MÉTIS – história & cultura2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11584/5746http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/11584/4158Direitos autorais 2024 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-11T12:02:28Zoai:vkali30.ucs.br:article/11584Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2024-04-11T12:02:28Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Não há luz no fim do túnel! Reflexões sobre formação de professo- res/as de História e afeto
title Não há luz no fim do túnel! Reflexões sobre formação de professo- res/as de História e afeto
spellingShingle Não há luz no fim do túnel! Reflexões sobre formação de professo- res/as de História e afeto
de Oliveira Amorim, Mariana
Formação docente; Ensino de História; Afeto.
title_short Não há luz no fim do túnel! Reflexões sobre formação de professo- res/as de História e afeto
title_full Não há luz no fim do túnel! Reflexões sobre formação de professo- res/as de História e afeto
title_fullStr Não há luz no fim do túnel! Reflexões sobre formação de professo- res/as de História e afeto
title_full_unstemmed Não há luz no fim do túnel! Reflexões sobre formação de professo- res/as de História e afeto
title_sort Não há luz no fim do túnel! Reflexões sobre formação de professo- res/as de História e afeto
author de Oliveira Amorim, Mariana
author_facet de Oliveira Amorim, Mariana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira Amorim, Mariana
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente; Ensino de História; Afeto.
topic Formação docente; Ensino de História; Afeto.
description Este texto é destinado (prioritariamente, mas não exclusivamente) a estudantes de licenciatura em História e propõe um conjunto de reflexões: a) pensar a formação enquanto processo, enquanto devir; b) compreender a especificidade epistemológica da História escolar que, portanto, difere da História acadêmica; e c) afirmar a importância dos corpos (do passado e do presente), suas emoções, afecções e afetos em aulas de História da licenciatura e da Educação Básica. Assim, faço um convite à reflexão na expectativa de que os pensamentos e sentimentos suscitados por este texto se desdobrem, dobrem e se multipliquem em disciplinas acadêmicas e demais espaços-tempos de trocas e aprendizagens sobre e para a docência em História.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11584
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11584/5746
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/11584/4158
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Métis: história & cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Métis: história & cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Métis: história & cultura; v. 22, n. 43 (2023): MÉTIS – história & cultura
2236-2762
1677-0706
reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Métis (Caxias do Sul. Online)
collection Métis (Caxias do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistametis@ucs.br
_version_ 1799306149538824192