Orunmilá e alegoria da linguagem: por um ensino de História que reconheça os modos de fazer, saber e ser

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gustavo Mendel Souza, Luiz
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11572
Resumo: Este artigo é fruto de uma reflexão teórica sobre uma constatação ocorrida em uma aula ministrada no curso de ensino de História e o seu desdobramento em pesquisa, curso de extensão e de formação continuada. A proposta foi analisar junto ao corpo discente a possibilidade de enxergar os negros e negras presentes nas fontes históricas oitocentistas enquanto sujeitos históricos produtores de formas de fazer, saber e ser. Para dar conta da experiência do ensino, pesquisa e extensão, o texto encontra-se dividido em quatro partes, apresentando a problemática e a forma de abordá-la, o aparato teórico escolhido e sua aplicação e, por último, o relato de uma pesquisa itinerante que operou no interior de três estados brasileiros (Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco).
id UCS-7_9db3a124f60b5af9583a88459c0b8365
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/11572
network_acronym_str UCS-7
network_name_str Métis (Caxias do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Orunmilá e alegoria da linguagem: por um ensino de História que reconheça os modos de fazer, saber e serSujeito histórico negro; formas de fazer; pesquisa itineranteEste artigo é fruto de uma reflexão teórica sobre uma constatação ocorrida em uma aula ministrada no curso de ensino de História e o seu desdobramento em pesquisa, curso de extensão e de formação continuada. A proposta foi analisar junto ao corpo discente a possibilidade de enxergar os negros e negras presentes nas fontes históricas oitocentistas enquanto sujeitos históricos produtores de formas de fazer, saber e ser. Para dar conta da experiência do ensino, pesquisa e extensão, o texto encontra-se dividido em quatro partes, apresentando a problemática e a forma de abordá-la, o aparato teórico escolhido e sua aplicação e, por último, o relato de uma pesquisa itinerante que operou no interior de três estados brasileiros (Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco).Universidade de Caxias do SulGustavo Mendel Souza, Luiz2024-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11572Métis: história & cultura; v. 22, n. 43 (2023): MÉTIS – história & cultura2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11572/5734http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/11572/4144Direitos autorais 2024 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-10T19:30:05Zoai:vkali30.ucs.br:article/11572Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2024-04-10T19:30:05Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Orunmilá e alegoria da linguagem: por um ensino de História que reconheça os modos de fazer, saber e ser
title Orunmilá e alegoria da linguagem: por um ensino de História que reconheça os modos de fazer, saber e ser
spellingShingle Orunmilá e alegoria da linguagem: por um ensino de História que reconheça os modos de fazer, saber e ser
Gustavo Mendel Souza, Luiz
Sujeito histórico negro; formas de fazer; pesquisa itinerante
title_short Orunmilá e alegoria da linguagem: por um ensino de História que reconheça os modos de fazer, saber e ser
title_full Orunmilá e alegoria da linguagem: por um ensino de História que reconheça os modos de fazer, saber e ser
title_fullStr Orunmilá e alegoria da linguagem: por um ensino de História que reconheça os modos de fazer, saber e ser
title_full_unstemmed Orunmilá e alegoria da linguagem: por um ensino de História que reconheça os modos de fazer, saber e ser
title_sort Orunmilá e alegoria da linguagem: por um ensino de História que reconheça os modos de fazer, saber e ser
author Gustavo Mendel Souza, Luiz
author_facet Gustavo Mendel Souza, Luiz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gustavo Mendel Souza, Luiz
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Sujeito histórico negro; formas de fazer; pesquisa itinerante
topic Sujeito histórico negro; formas de fazer; pesquisa itinerante
description Este artigo é fruto de uma reflexão teórica sobre uma constatação ocorrida em uma aula ministrada no curso de ensino de História e o seu desdobramento em pesquisa, curso de extensão e de formação continuada. A proposta foi analisar junto ao corpo discente a possibilidade de enxergar os negros e negras presentes nas fontes históricas oitocentistas enquanto sujeitos históricos produtores de formas de fazer, saber e ser. Para dar conta da experiência do ensino, pesquisa e extensão, o texto encontra-se dividido em quatro partes, apresentando a problemática e a forma de abordá-la, o aparato teórico escolhido e sua aplicação e, por último, o relato de uma pesquisa itinerante que operou no interior de três estados brasileiros (Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco).
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11572
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11572/5734
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/11572/4144
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Métis: história & cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Métis: história & cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Métis: história & cultura; v. 22, n. 43 (2023): MÉTIS – história & cultura
2236-2762
1677-0706
reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Métis (Caxias do Sul. Online)
collection Métis (Caxias do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistametis@ucs.br
_version_ 1799306149548261376