Orunmilá e alegoria da linguagem: por um ensino de História que reconheça os modos de fazer, saber e ser
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11572 |
Resumo: | Este artigo é fruto de uma reflexão teórica sobre uma constatação ocorrida em uma aula ministrada no curso de ensino de História e o seu desdobramento em pesquisa, curso de extensão e de formação continuada. A proposta foi analisar junto ao corpo discente a possibilidade de enxergar os negros e negras presentes nas fontes históricas oitocentistas enquanto sujeitos históricos produtores de formas de fazer, saber e ser. Para dar conta da experiência do ensino, pesquisa e extensão, o texto encontra-se dividido em quatro partes, apresentando a problemática e a forma de abordá-la, o aparato teórico escolhido e sua aplicação e, por último, o relato de uma pesquisa itinerante que operou no interior de três estados brasileiros (Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco). |
id |
UCS-7_9db3a124f60b5af9583a88459c0b8365 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/11572 |
network_acronym_str |
UCS-7 |
network_name_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Orunmilá e alegoria da linguagem: por um ensino de História que reconheça os modos de fazer, saber e serSujeito histórico negro; formas de fazer; pesquisa itineranteEste artigo é fruto de uma reflexão teórica sobre uma constatação ocorrida em uma aula ministrada no curso de ensino de História e o seu desdobramento em pesquisa, curso de extensão e de formação continuada. A proposta foi analisar junto ao corpo discente a possibilidade de enxergar os negros e negras presentes nas fontes históricas oitocentistas enquanto sujeitos históricos produtores de formas de fazer, saber e ser. Para dar conta da experiência do ensino, pesquisa e extensão, o texto encontra-se dividido em quatro partes, apresentando a problemática e a forma de abordá-la, o aparato teórico escolhido e sua aplicação e, por último, o relato de uma pesquisa itinerante que operou no interior de três estados brasileiros (Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco).Universidade de Caxias do SulGustavo Mendel Souza, Luiz2024-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11572Métis: história & cultura; v. 22, n. 43 (2023): MÉTIS – história & cultura2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11572/5734http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/11572/4144Direitos autorais 2024 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-10T19:30:05Zoai:vkali30.ucs.br:article/11572Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2024-04-10T19:30:05Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orunmilá e alegoria da linguagem: por um ensino de História que reconheça os modos de fazer, saber e ser |
title |
Orunmilá e alegoria da linguagem: por um ensino de História que reconheça os modos de fazer, saber e ser |
spellingShingle |
Orunmilá e alegoria da linguagem: por um ensino de História que reconheça os modos de fazer, saber e ser Gustavo Mendel Souza, Luiz Sujeito histórico negro; formas de fazer; pesquisa itinerante |
title_short |
Orunmilá e alegoria da linguagem: por um ensino de História que reconheça os modos de fazer, saber e ser |
title_full |
Orunmilá e alegoria da linguagem: por um ensino de História que reconheça os modos de fazer, saber e ser |
title_fullStr |
Orunmilá e alegoria da linguagem: por um ensino de História que reconheça os modos de fazer, saber e ser |
title_full_unstemmed |
Orunmilá e alegoria da linguagem: por um ensino de História que reconheça os modos de fazer, saber e ser |
title_sort |
Orunmilá e alegoria da linguagem: por um ensino de História que reconheça os modos de fazer, saber e ser |
author |
Gustavo Mendel Souza, Luiz |
author_facet |
Gustavo Mendel Souza, Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gustavo Mendel Souza, Luiz |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sujeito histórico negro; formas de fazer; pesquisa itinerante |
topic |
Sujeito histórico negro; formas de fazer; pesquisa itinerante |
description |
Este artigo é fruto de uma reflexão teórica sobre uma constatação ocorrida em uma aula ministrada no curso de ensino de História e o seu desdobramento em pesquisa, curso de extensão e de formação continuada. A proposta foi analisar junto ao corpo discente a possibilidade de enxergar os negros e negras presentes nas fontes históricas oitocentistas enquanto sujeitos históricos produtores de formas de fazer, saber e ser. Para dar conta da experiência do ensino, pesquisa e extensão, o texto encontra-se dividido em quatro partes, apresentando a problemática e a forma de abordá-la, o aparato teórico escolhido e sua aplicação e, por último, o relato de uma pesquisa itinerante que operou no interior de três estados brasileiros (Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco). |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11572 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11572 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11572/5734 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/downloadSuppFile/11572/4144 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Métis: história & cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Métis: história & cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Métis: história & cultura; v. 22, n. 43 (2023): MÉTIS – história & cultura 2236-2762 1677-0706 reponame:Métis (Caxias do Sul. Online) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
collection |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistametis@ucs.br |
_version_ |
1799306149548261376 |