O debate em torno de Orfeu Negro na imprensa (1950-1960)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Métis (Caxias do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/8869 |
Resumo: | A partir de pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural, propomo-nos nesse artigo apresentar o modo como Orfeu Negro (1959), de Marcel Camus, figurou na imprensa da época: a decisão de produzir o filme, o financiamento, a escolha dos autores e a premiação. Buscamos informações sobre o filme em jornais e revistas compreendidos entre 1950 e 1960 no acervo da Biblioteca Nacional Digital. Para tanto, baseamo-nos na ideia de apropriação proposta por Roger Chartier (1988) para entender como aquela película foi pensada e dada a ler em diferentes épocas e lugares. A pesquisa também se concentra na recepção crítica da produção fílmica, a partir das contribuições teóricas de Anaïs Fléchet (2009), Carolinne da Silva (2017), Claudio Cruz (2019), Laurent Desbois (2016) e Robert Stam (2008). Nesse sentido, a discussão teórica e analítica nos levou a perceber que Marcel Camus associou o Brasil ao carnaval, à música e ao samba carioca, para encantar o público no Exterior. Embora o elenco seja predominantemente constituído por atores e atrizes negros, o tema central de Orfeu Negro é o carnaval. |
id |
UCS-7_b1bf4281f9ecd05eb460f89a268707c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/8869 |
network_acronym_str |
UCS-7 |
network_name_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O debate em torno de Orfeu Negro na imprensa (1950-1960)Orfeu Negro. Jornais e revistas. Negro.A partir de pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural, propomo-nos nesse artigo apresentar o modo como Orfeu Negro (1959), de Marcel Camus, figurou na imprensa da época: a decisão de produzir o filme, o financiamento, a escolha dos autores e a premiação. Buscamos informações sobre o filme em jornais e revistas compreendidos entre 1950 e 1960 no acervo da Biblioteca Nacional Digital. Para tanto, baseamo-nos na ideia de apropriação proposta por Roger Chartier (1988) para entender como aquela película foi pensada e dada a ler em diferentes épocas e lugares. A pesquisa também se concentra na recepção crítica da produção fílmica, a partir das contribuições teóricas de Anaïs Fléchet (2009), Carolinne da Silva (2017), Claudio Cruz (2019), Laurent Desbois (2016) e Robert Stam (2008). Nesse sentido, a discussão teórica e analítica nos levou a perceber que Marcel Camus associou o Brasil ao carnaval, à música e ao samba carioca, para encantar o público no Exterior. Embora o elenco seja predominantemente constituído por atores e atrizes negros, o tema central de Orfeu Negro é o carnaval.Universidade de Caxias do Sulde Aguiar, Antônio BarrosAzevedo, Natanael Duarte de2020-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/8869Métis: história & cultura; v. 18, n. 36 (2019)2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/8869/4224Direitos autorais 2020 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-16T13:56:56Zoai:vkali30.ucs.br:article/8869Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2020-07-16T13:56:56Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O debate em torno de Orfeu Negro na imprensa (1950-1960) |
title |
O debate em torno de Orfeu Negro na imprensa (1950-1960) |
spellingShingle |
O debate em torno de Orfeu Negro na imprensa (1950-1960) de Aguiar, Antônio Barros Orfeu Negro. Jornais e revistas. Negro. |
title_short |
O debate em torno de Orfeu Negro na imprensa (1950-1960) |
title_full |
O debate em torno de Orfeu Negro na imprensa (1950-1960) |
title_fullStr |
O debate em torno de Orfeu Negro na imprensa (1950-1960) |
title_full_unstemmed |
O debate em torno de Orfeu Negro na imprensa (1950-1960) |
title_sort |
O debate em torno de Orfeu Negro na imprensa (1950-1960) |
author |
de Aguiar, Antônio Barros |
author_facet |
de Aguiar, Antônio Barros Azevedo, Natanael Duarte de |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo, Natanael Duarte de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Aguiar, Antônio Barros Azevedo, Natanael Duarte de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orfeu Negro. Jornais e revistas. Negro. |
topic |
Orfeu Negro. Jornais e revistas. Negro. |
description |
A partir de pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural, propomo-nos nesse artigo apresentar o modo como Orfeu Negro (1959), de Marcel Camus, figurou na imprensa da época: a decisão de produzir o filme, o financiamento, a escolha dos autores e a premiação. Buscamos informações sobre o filme em jornais e revistas compreendidos entre 1950 e 1960 no acervo da Biblioteca Nacional Digital. Para tanto, baseamo-nos na ideia de apropriação proposta por Roger Chartier (1988) para entender como aquela película foi pensada e dada a ler em diferentes épocas e lugares. A pesquisa também se concentra na recepção crítica da produção fílmica, a partir das contribuições teóricas de Anaïs Fléchet (2009), Carolinne da Silva (2017), Claudio Cruz (2019), Laurent Desbois (2016) e Robert Stam (2008). Nesse sentido, a discussão teórica e analítica nos levou a perceber que Marcel Camus associou o Brasil ao carnaval, à música e ao samba carioca, para encantar o público no Exterior. Embora o elenco seja predominantemente constituído por atores e atrizes negros, o tema central de Orfeu Negro é o carnaval. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/8869 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/8869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/8869/4224 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Métis: história & cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Métis: história & cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Métis: história & cultura; v. 18, n. 36 (2019) 2236-2762 1677-0706 reponame:Métis (Caxias do Sul. Online) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
collection |
Métis (Caxias do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistametis@ucs.br |
_version_ |
1750315228320497664 |