O debate em torno de Orfeu Negro na imprensa (1950-1960)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Aguiar, Antônio Barros
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Azevedo, Natanael Duarte de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Métis (Caxias do Sul. Online)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/8869
Resumo: A partir de pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural, propomo-nos nesse artigo apresentar o modo como Orfeu Negro (1959), de Marcel Camus, figurou na imprensa da época: a decisão de produzir o filme, o financiamento, a escolha dos autores e a premiação. Buscamos informações sobre o filme em jornais e revistas compreendidos entre 1950 e 1960 no acervo da Biblioteca Nacional Digital. Para tanto, baseamo-nos na ideia de apropriação proposta por Roger Chartier (1988) para entender como aquela película foi pensada e dada a ler em diferentes épocas e lugares. A pesquisa também se concentra na recepção crítica da produção fílmica, a partir das contribuições teóricas de Anaïs Fléchet (2009), Carolinne da Silva (2017), Claudio Cruz (2019), Laurent Desbois (2016) e Robert Stam (2008). Nesse sentido, a discussão teórica e analítica nos levou a perceber que Marcel Camus associou o Brasil ao carnaval, à música e ao samba carioca, para encantar o público no Exterior. Embora o elenco seja predominantemente constituído por atores e atrizes negros, o tema central de Orfeu Negro é o carnaval.
id UCS-7_b1bf4281f9ecd05eb460f89a268707c6
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/8869
network_acronym_str UCS-7
network_name_str Métis (Caxias do Sul. Online)
repository_id_str
spelling O debate em torno de Orfeu Negro na imprensa (1950-1960)Orfeu Negro. Jornais e revistas. Negro.A partir de pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural, propomo-nos nesse artigo apresentar o modo como Orfeu Negro (1959), de Marcel Camus, figurou na imprensa da época: a decisão de produzir o filme, o financiamento, a escolha dos autores e a premiação. Buscamos informações sobre o filme em jornais e revistas compreendidos entre 1950 e 1960 no acervo da Biblioteca Nacional Digital. Para tanto, baseamo-nos na ideia de apropriação proposta por Roger Chartier (1988) para entender como aquela película foi pensada e dada a ler em diferentes épocas e lugares. A pesquisa também se concentra na recepção crítica da produção fílmica, a partir das contribuições teóricas de Anaïs Fléchet (2009), Carolinne da Silva (2017), Claudio Cruz (2019), Laurent Desbois (2016) e Robert Stam (2008). Nesse sentido, a discussão teórica e analítica nos levou a perceber que Marcel Camus associou o Brasil ao carnaval, à música e ao samba carioca, para encantar o público no Exterior. Embora o elenco seja predominantemente constituído por atores e atrizes negros, o tema central de Orfeu Negro é o carnaval.Universidade de Caxias do Sulde Aguiar, Antônio BarrosAzevedo, Natanael Duarte de2020-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/8869Métis: história & cultura; v. 18, n. 36 (2019)2236-27621677-0706reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/8869/4224Direitos autorais 2020 Métis: história & culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-16T13:56:56Zoai:vkali30.ucs.br:article/8869Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/oai||revistametis@ucs.br2236-27621677-0706opendoar:2020-07-16T13:56:56Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv O debate em torno de Orfeu Negro na imprensa (1950-1960)
title O debate em torno de Orfeu Negro na imprensa (1950-1960)
spellingShingle O debate em torno de Orfeu Negro na imprensa (1950-1960)
de Aguiar, Antônio Barros
Orfeu Negro. Jornais e revistas. Negro.
title_short O debate em torno de Orfeu Negro na imprensa (1950-1960)
title_full O debate em torno de Orfeu Negro na imprensa (1950-1960)
title_fullStr O debate em torno de Orfeu Negro na imprensa (1950-1960)
title_full_unstemmed O debate em torno de Orfeu Negro na imprensa (1950-1960)
title_sort O debate em torno de Orfeu Negro na imprensa (1950-1960)
author de Aguiar, Antônio Barros
author_facet de Aguiar, Antônio Barros
Azevedo, Natanael Duarte de
author_role author
author2 Azevedo, Natanael Duarte de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Aguiar, Antônio Barros
Azevedo, Natanael Duarte de
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Orfeu Negro. Jornais e revistas. Negro.
topic Orfeu Negro. Jornais e revistas. Negro.
description A partir de pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural, propomo-nos nesse artigo apresentar o modo como Orfeu Negro (1959), de Marcel Camus, figurou na imprensa da época: a decisão de produzir o filme, o financiamento, a escolha dos autores e a premiação. Buscamos informações sobre o filme em jornais e revistas compreendidos entre 1950 e 1960 no acervo da Biblioteca Nacional Digital. Para tanto, baseamo-nos na ideia de apropriação proposta por Roger Chartier (1988) para entender como aquela película foi pensada e dada a ler em diferentes épocas e lugares. A pesquisa também se concentra na recepção crítica da produção fílmica, a partir das contribuições teóricas de Anaïs Fléchet (2009), Carolinne da Silva (2017), Claudio Cruz (2019), Laurent Desbois (2016) e Robert Stam (2008). Nesse sentido, a discussão teórica e analítica nos levou a perceber que Marcel Camus associou o Brasil ao carnaval, à música e ao samba carioca, para encantar o público no Exterior. Embora o elenco seja predominantemente constituído por atores e atrizes negros, o tema central de Orfeu Negro é o carnaval.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/8869
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/8869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/8869/4224
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Métis: história & cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Métis: história & cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Métis: história & cultura; v. 18, n. 36 (2019)
2236-2762
1677-0706
reponame:Métis (Caxias do Sul. Online)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Métis (Caxias do Sul. Online)
collection Métis (Caxias do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Métis (Caxias do Sul. Online) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistametis@ucs.br
_version_ 1750315228320497664