Assédio moral organizacional e precarização da relação de trabalho no setor de teleatendimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coêlho, Bruno César de Carvalho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCSAL
Texto Completo: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/381
Resumo: O presente trabalho está pautado no estudo sobre a realidade dos atendentes do call center e busca demonstrar como as condutas destinadas à maximização dos resultados nas empresas acabam por representar situações de assédio moral organizacional. A consequência disso é a precarização social do trabalho. Nesse ambiente empresarial, as relações se estabelecem sob um tipo de gestão que combina a vigilância do trabalho com modernas tecnologias, visando aumentar a produtividade. Assim, são comuns: extrema cobrança por resultados, intensa pressão psicológica e constante ameaça de dispensa. Mediante análise de processos judiciais trabalhistas, buscou-se identificar o assédio moral organizacional como uma conduta coletiva, e, portanto, objetivou-se, ainda, verificar quais seriam os meios judiciais de tutela adequada dos direitos correspondentes.
id UCSAL-1_b173a99e5d53639fa22013710c72f0b5
oai_identifier_str oai:magneto.ucsal.br:prefix/381
network_acronym_str UCSAL-1
network_name_str Repositório Institucional da UCSAL
repository_id_str
spelling 2017-10-31T14:46:57Z2017-10-31T14:46:57Z2017-08-22http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/381O presente trabalho está pautado no estudo sobre a realidade dos atendentes do call center e busca demonstrar como as condutas destinadas à maximização dos resultados nas empresas acabam por representar situações de assédio moral organizacional. A consequência disso é a precarização social do trabalho. Nesse ambiente empresarial, as relações se estabelecem sob um tipo de gestão que combina a vigilância do trabalho com modernas tecnologias, visando aumentar a produtividade. Assim, são comuns: extrema cobrança por resultados, intensa pressão psicológica e constante ameaça de dispensa. Mediante análise de processos judiciais trabalhistas, buscou-se identificar o assédio moral organizacional como uma conduta coletiva, e, portanto, objetivou-se, ainda, verificar quais seriam os meios judiciais de tutela adequada dos direitos correspondentes.This work is based on the study about the reality of call center attendants. It seeks to show how the practices aimed at maximizing results in the companies end up by representing situations of organizational harassment. The consequence is the social precarization of labor. In this corporative environment, the relationships are established under a kind of management that combines work surveillance with modern technologies, seeking to increase productivity. Thus, some practices are common: extreme demanding for results, intense psychological pressure and constant threat of dismissal from work. Through the analysis of labor lawsuits, this research aimed to identify the organizational harassment as a collective practice. As a consequence, it aimed to discover which would be the judicial means of protection that suited the corresponding rights.Submitted by Jamile Barbosa da Cruz (jamile.cruz@ucsal.br) on 2017-10-30T12:27:26Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOBRUNOCOELHO.pdf: 1919002 bytes, checksum: 52c2b0033ecc8367bcc4bb592a1c1bac (MD5)Approved for entry into archive by Rosemary Magalhães (rosemary.magalhaes@ucsal.br) on 2017-10-31T14:46:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOBRUNOCOELHO.pdf: 1919002 bytes, checksum: 52c2b0033ecc8367bcc4bb592a1c1bac (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-31T14:46:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOBRUNOCOELHO.pdf: 1919002 bytes, checksum: 52c2b0033ecc8367bcc4bb592a1c1bac (MD5) Previous issue date: 2017-08-22porUniversidade Catolica de SalvadorPolíticas Sociais e CidadaniaUCSALBrasilPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoMultidisciplinarSociais e HumanidadesAssédio moral organizacionalOrganizational HarrassmentPrecarizaçãoPrecarizationTrabalhoLaborTeleatendimentoTelemarketingAssédio moral organizacional e precarização da relação de trabalho no setor de teleatendimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSilva, Julie Sarah Lourau Alves dahttp://lattes.cnpq.br/4556425108523824Borges, Ângela Maria CarvalhoSilva, Denise Vieira daOliveira Filho, João Glicério dehttp://lattes.cnpq.br/2652479313820512Coêlho, Bruno César de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCSALinstname:Universidade Católica de Salvador (UCSAL)instacron:UCSALTEXTDISSERTACAOBRUNOCOELHOpdf.txtDISSERTACAOBRUNOCOELHOpdf.txtExtracted texttext/plain227452http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/381/3/DISSERTACAOBRUNOCOELHOpdf.txta06c6e1a7b8c5d153d98caba1ec2c54bMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/381/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALDISSERTACAOBRUNOCOELHOpdfDISSERTACAOBRUNOCOELHOpdfapplication/pdf1919002http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/381/1/DISSERTACAOBRUNOCOELHOpdf52c2b0033ecc8367bcc4bb592a1c1bacMD51prefix/3812018-05-29 13:04:33.295oai:magneto.ucsal.br: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ório de Publicaçõeshttp://ri.ucsal.br:8080/oai/requestopendoar:2018-05-29T16:04:33Repositório Institucional da UCSAL - Universidade Católica de Salvador (UCSAL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Assédio moral organizacional e precarização da relação de trabalho no setor de teleatendimento
title Assédio moral organizacional e precarização da relação de trabalho no setor de teleatendimento
spellingShingle Assédio moral organizacional e precarização da relação de trabalho no setor de teleatendimento
Coêlho, Bruno César de Carvalho
Multidisciplinar
Sociais e Humanidades
Assédio moral organizacional
Organizational Harrassment
Precarização
Precarization
Trabalho
Labor
Teleatendimento
Telemarketing
title_short Assédio moral organizacional e precarização da relação de trabalho no setor de teleatendimento
title_full Assédio moral organizacional e precarização da relação de trabalho no setor de teleatendimento
title_fullStr Assédio moral organizacional e precarização da relação de trabalho no setor de teleatendimento
title_full_unstemmed Assédio moral organizacional e precarização da relação de trabalho no setor de teleatendimento
title_sort Assédio moral organizacional e precarização da relação de trabalho no setor de teleatendimento
author Coêlho, Bruno César de Carvalho
author_facet Coêlho, Bruno César de Carvalho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Julie Sarah Lourau Alves da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4556425108523824
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Borges, Ângela Maria Carvalho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Denise Vieira da
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Oliveira Filho, João Glicério de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2652479313820512
dc.contributor.author.fl_str_mv Coêlho, Bruno César de Carvalho
contributor_str_mv Silva, Julie Sarah Lourau Alves da
Borges, Ângela Maria Carvalho
Silva, Denise Vieira da
Oliveira Filho, João Glicério de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Multidisciplinar
Sociais e Humanidades
topic Multidisciplinar
Sociais e Humanidades
Assédio moral organizacional
Organizational Harrassment
Precarização
Precarization
Trabalho
Labor
Teleatendimento
Telemarketing
dc.subject.por.fl_str_mv Assédio moral organizacional
Organizational Harrassment
Precarização
Precarization
Trabalho
Labor
Teleatendimento
Telemarketing
description O presente trabalho está pautado no estudo sobre a realidade dos atendentes do call center e busca demonstrar como as condutas destinadas à maximização dos resultados nas empresas acabam por representar situações de assédio moral organizacional. A consequência disso é a precarização social do trabalho. Nesse ambiente empresarial, as relações se estabelecem sob um tipo de gestão que combina a vigilância do trabalho com modernas tecnologias, visando aumentar a produtividade. Assim, são comuns: extrema cobrança por resultados, intensa pressão psicológica e constante ameaça de dispensa. Mediante análise de processos judiciais trabalhistas, buscou-se identificar o assédio moral organizacional como uma conduta coletiva, e, portanto, objetivou-se, ainda, verificar quais seriam os meios judiciais de tutela adequada dos direitos correspondentes.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-31T14:46:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-31T14:46:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/381
url http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Salvador
dc.publisher.program.fl_str_mv Políticas Sociais e Cidadania
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCSAL
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Salvador
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCSAL
instname:Universidade Católica de Salvador (UCSAL)
instacron:UCSAL
instname_str Universidade Católica de Salvador (UCSAL)
instacron_str UCSAL
institution UCSAL
reponame_str Repositório Institucional da UCSAL
collection Repositório Institucional da UCSAL
bitstream.url.fl_str_mv http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/381/3/DISSERTACAOBRUNOCOELHOpdf.txt
http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/381/2/license.txt
http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/381/1/DISSERTACAOBRUNOCOELHOpdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a06c6e1a7b8c5d153d98caba1ec2c54b
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
52c2b0033ecc8367bcc4bb592a1c1bac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCSAL - Universidade Católica de Salvador (UCSAL)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767328115005063168