Assédio moral organizacional e precarização da relação de trabalho no setor de teleatendimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCSAL |
Texto Completo: | http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/381 |
Resumo: | O presente trabalho está pautado no estudo sobre a realidade dos atendentes do call center e busca demonstrar como as condutas destinadas à maximização dos resultados nas empresas acabam por representar situações de assédio moral organizacional. A consequência disso é a precarização social do trabalho. Nesse ambiente empresarial, as relações se estabelecem sob um tipo de gestão que combina a vigilância do trabalho com modernas tecnologias, visando aumentar a produtividade. Assim, são comuns: extrema cobrança por resultados, intensa pressão psicológica e constante ameaça de dispensa. Mediante análise de processos judiciais trabalhistas, buscou-se identificar o assédio moral organizacional como uma conduta coletiva, e, portanto, objetivou-se, ainda, verificar quais seriam os meios judiciais de tutela adequada dos direitos correspondentes. |
id |
UCSAL-1_b173a99e5d53639fa22013710c72f0b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:magneto.ucsal.br:prefix/381 |
network_acronym_str |
UCSAL-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCSAL |
repository_id_str |
|
spelling |
2017-10-31T14:46:57Z2017-10-31T14:46:57Z2017-08-22http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/381O presente trabalho está pautado no estudo sobre a realidade dos atendentes do call center e busca demonstrar como as condutas destinadas à maximização dos resultados nas empresas acabam por representar situações de assédio moral organizacional. A consequência disso é a precarização social do trabalho. Nesse ambiente empresarial, as relações se estabelecem sob um tipo de gestão que combina a vigilância do trabalho com modernas tecnologias, visando aumentar a produtividade. Assim, são comuns: extrema cobrança por resultados, intensa pressão psicológica e constante ameaça de dispensa. Mediante análise de processos judiciais trabalhistas, buscou-se identificar o assédio moral organizacional como uma conduta coletiva, e, portanto, objetivou-se, ainda, verificar quais seriam os meios judiciais de tutela adequada dos direitos correspondentes.This work is based on the study about the reality of call center attendants. It seeks to show how the practices aimed at maximizing results in the companies end up by representing situations of organizational harassment. The consequence is the social precarization of labor. In this corporative environment, the relationships are established under a kind of management that combines work surveillance with modern technologies, seeking to increase productivity. Thus, some practices are common: extreme demanding for results, intense psychological pressure and constant threat of dismissal from work. Through the analysis of labor lawsuits, this research aimed to identify the organizational harassment as a collective practice. As a consequence, it aimed to discover which would be the judicial means of protection that suited the corresponding rights.Submitted by Jamile Barbosa da Cruz (jamile.cruz@ucsal.br) on 2017-10-30T12:27:26Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOBRUNOCOELHO.pdf: 1919002 bytes, checksum: 52c2b0033ecc8367bcc4bb592a1c1bac (MD5)Approved for entry into archive by Rosemary Magalhães (rosemary.magalhaes@ucsal.br) on 2017-10-31T14:46:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOBRUNOCOELHO.pdf: 1919002 bytes, checksum: 52c2b0033ecc8367bcc4bb592a1c1bac (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-31T14:46:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAOBRUNOCOELHO.pdf: 1919002 bytes, checksum: 52c2b0033ecc8367bcc4bb592a1c1bac (MD5) Previous issue date: 2017-08-22porUniversidade Catolica de SalvadorPolíticas Sociais e CidadaniaUCSALBrasilPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoMultidisciplinarSociais e HumanidadesAssédio moral organizacionalOrganizational HarrassmentPrecarizaçãoPrecarizationTrabalhoLaborTeleatendimentoTelemarketingAssédio moral organizacional e precarização da relação de trabalho no setor de teleatendimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSilva, Julie Sarah Lourau Alves dahttp://lattes.cnpq.br/4556425108523824Borges, Ângela Maria CarvalhoSilva, Denise Vieira daOliveira Filho, João Glicério dehttp://lattes.cnpq.br/2652479313820512Coêlho, Bruno César de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCSALinstname:Universidade Católica de Salvador (UCSAL)instacron:UCSALTEXTDISSERTACAOBRUNOCOELHOpdf.txtDISSERTACAOBRUNOCOELHOpdf.txtExtracted texttext/plain227452http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/381/3/DISSERTACAOBRUNOCOELHOpdf.txta06c6e1a7b8c5d153d98caba1ec2c54bMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/381/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALDISSERTACAOBRUNOCOELHOpdfDISSERTACAOBRUNOCOELHOpdfapplication/pdf1919002http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/381/1/DISSERTACAOBRUNOCOELHOpdf52c2b0033ecc8367bcc4bb592a1c1bacMD51prefix/3812018-05-29 13:04:33.295oai:magneto.ucsal.br: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ório de Publicaçõeshttp://ri.ucsal.br:8080/oai/requestopendoar:2018-05-29T16:04:33Repositório Institucional da UCSAL - Universidade Católica de Salvador (UCSAL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Assédio moral organizacional e precarização da relação de trabalho no setor de teleatendimento |
title |
Assédio moral organizacional e precarização da relação de trabalho no setor de teleatendimento |
spellingShingle |
Assédio moral organizacional e precarização da relação de trabalho no setor de teleatendimento Coêlho, Bruno César de Carvalho Multidisciplinar Sociais e Humanidades Assédio moral organizacional Organizational Harrassment Precarização Precarization Trabalho Labor Teleatendimento Telemarketing |
title_short |
Assédio moral organizacional e precarização da relação de trabalho no setor de teleatendimento |
title_full |
Assédio moral organizacional e precarização da relação de trabalho no setor de teleatendimento |
title_fullStr |
Assédio moral organizacional e precarização da relação de trabalho no setor de teleatendimento |
title_full_unstemmed |
Assédio moral organizacional e precarização da relação de trabalho no setor de teleatendimento |
title_sort |
Assédio moral organizacional e precarização da relação de trabalho no setor de teleatendimento |
author |
Coêlho, Bruno César de Carvalho |
author_facet |
Coêlho, Bruno César de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Julie Sarah Lourau Alves da |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4556425108523824 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Borges, Ângela Maria Carvalho |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silva, Denise Vieira da |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Oliveira Filho, João Glicério de |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2652479313820512 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coêlho, Bruno César de Carvalho |
contributor_str_mv |
Silva, Julie Sarah Lourau Alves da Borges, Ângela Maria Carvalho Silva, Denise Vieira da Oliveira Filho, João Glicério de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Multidisciplinar Sociais e Humanidades |
topic |
Multidisciplinar Sociais e Humanidades Assédio moral organizacional Organizational Harrassment Precarização Precarization Trabalho Labor Teleatendimento Telemarketing |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Assédio moral organizacional Organizational Harrassment Precarização Precarization Trabalho Labor Teleatendimento Telemarketing |
description |
O presente trabalho está pautado no estudo sobre a realidade dos atendentes do call center e busca demonstrar como as condutas destinadas à maximização dos resultados nas empresas acabam por representar situações de assédio moral organizacional. A consequência disso é a precarização social do trabalho. Nesse ambiente empresarial, as relações se estabelecem sob um tipo de gestão que combina a vigilância do trabalho com modernas tecnologias, visando aumentar a produtividade. Assim, são comuns: extrema cobrança por resultados, intensa pressão psicológica e constante ameaça de dispensa. Mediante análise de processos judiciais trabalhistas, buscou-se identificar o assédio moral organizacional como uma conduta coletiva, e, portanto, objetivou-se, ainda, verificar quais seriam os meios judiciais de tutela adequada dos direitos correspondentes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-31T14:46:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-10-31T14:46:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-08-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/381 |
url |
http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/381 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Salvador |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Políticas Sociais e Cidadania |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UCSAL |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Catolica de Salvador |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCSAL instname:Universidade Católica de Salvador (UCSAL) instacron:UCSAL |
instname_str |
Universidade Católica de Salvador (UCSAL) |
instacron_str |
UCSAL |
institution |
UCSAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCSAL |
collection |
Repositório Institucional da UCSAL |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/381/3/DISSERTACAOBRUNOCOELHOpdf.txt http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/381/2/license.txt http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/381/1/DISSERTACAOBRUNOCOELHOpdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a06c6e1a7b8c5d153d98caba1ec2c54b 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 52c2b0033ecc8367bcc4bb592a1c1bac |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCSAL - Universidade Católica de Salvador (UCSAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1767328115005063168 |