Mini youtubers e as estratégias de publicidade: análise das normas de proteção e da defesa do consumidor infantil na legislação brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Kleyce Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCSAL
Texto Completo: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/578
Resumo: A evolução tecnológica vem produzindo a multiplicação dos mini youtubers bem como das parcerias e investimentos em canais infantis. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo analisar as estratégias de publicidade, publipost e unboxing, utilizadas pelos mini youtubers em parceria paga por grandes empresas, a regulamentação - ou sua insuficiência - da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente, do Código Brasileiro de Defesa do Consumidor, do Código Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) e da Resolução 163 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e ponderar a atuação do Projeto Criança e Consumo do Instituto ALANA.
id UCSAL-1_ca80e415e2a3ff8c7d2cb928d9351d6e
oai_identifier_str oai:magneto.ucsal.br:prefix/578
network_acronym_str UCSAL-1
network_name_str Repositório Institucional da UCSAL
repository_id_str
spelling 2019-01-23T16:11:41Z2019-01-232019-01-23T16:11:41Z2019-01-23http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/578A evolução tecnológica vem produzindo a multiplicação dos mini youtubers bem como das parcerias e investimentos em canais infantis. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo analisar as estratégias de publicidade, publipost e unboxing, utilizadas pelos mini youtubers em parceria paga por grandes empresas, a regulamentação - ou sua insuficiência - da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente, do Código Brasileiro de Defesa do Consumidor, do Código Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) e da Resolução 163 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e ponderar a atuação do Projeto Criança e Consumo do Instituto ALANA.The technological evolution has led to the multiplication of the “mini youtubers” as well as the growing partnerships and investments in children's channels. This article therefore aims to analyse the advertising strategies, "publiposts" and unboxing used by mini youtubers in paid partnerships with large companies along with the regulation - or the lack thereof- of the Federal Constitution, the Statute of the Child and Adolescent, the National Council of Advertising Autoregulation and Resolution 163 of the National Council for the Rights of Children and Adolescents and to consider the performance of the Child and Consumption Project of the Alana Institute.Submitted by Rosemary Magalhães (rosemary.magalhaes@ucsal.br) on 2019-01-23T16:11:41Z No. of bitstreams: 1 TCCANASILVA.pdf: 170744 bytes, checksum: 026df6482b47f5dc33266b82e39eb740 (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-23T16:11:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCCANASILVA.pdf: 170744 bytes, checksum: 026df6482b47f5dc33266b82e39eb740 (MD5) Previous issue date: 2019-01-23porUniversidade Catolica de SalvadorUCSALBrasilPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)Ciências Sociais AplicadasDireitoMini youtubersDigital influencersHipervulnerabilidadePublicidade infantilDireito do ConsumidorMini youtubersDigital influencersHypervulnerabilityChildren's advertisingConsumer LawMini youtubers e as estratégias de publicidade: análise das normas de proteção e da defesa do consumidor infantil na legislação brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisNajar, Patrícia Maria Godoihttp://lattes.cnpq.brAlves, Sergio Emilio Schlanghttp://lattes.cnpq.brhttp://lattes.cnpq.brSilva, Ana Kleyce Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCSALinstname:Universidade Católica de Salvador (UCSAL)instacron:UCSALLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/578/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALTCCANASILVA.pdfTCCANASILVA.pdfapplication/pdf170744http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/578/1/TCCANASILVA.pdf026df6482b47f5dc33266b82e39eb740MD51prefix/5782019-10-10 13:12:07.342oai:magneto.ucsal.br:prefix/578TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de Publicaçõeshttp://ri.ucsal.br:8080/oai/requestopendoar:2019-10-10T16:12:07Repositório Institucional da UCSAL - Universidade Católica de Salvador (UCSAL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mini youtubers e as estratégias de publicidade: análise das normas de proteção e da defesa do consumidor infantil na legislação brasileira
title Mini youtubers e as estratégias de publicidade: análise das normas de proteção e da defesa do consumidor infantil na legislação brasileira
spellingShingle Mini youtubers e as estratégias de publicidade: análise das normas de proteção e da defesa do consumidor infantil na legislação brasileira
Silva, Ana Kleyce Gonçalves
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
Mini youtubers
Digital influencers
Hipervulnerabilidade
Publicidade infantil
Direito do Consumidor
Mini youtubers
Digital influencers
Hypervulnerability
Children's advertising
Consumer Law
title_short Mini youtubers e as estratégias de publicidade: análise das normas de proteção e da defesa do consumidor infantil na legislação brasileira
title_full Mini youtubers e as estratégias de publicidade: análise das normas de proteção e da defesa do consumidor infantil na legislação brasileira
title_fullStr Mini youtubers e as estratégias de publicidade: análise das normas de proteção e da defesa do consumidor infantil na legislação brasileira
title_full_unstemmed Mini youtubers e as estratégias de publicidade: análise das normas de proteção e da defesa do consumidor infantil na legislação brasileira
title_sort Mini youtubers e as estratégias de publicidade: análise das normas de proteção e da defesa do consumidor infantil na legislação brasileira
author Silva, Ana Kleyce Gonçalves
author_facet Silva, Ana Kleyce Gonçalves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Najar, Patrícia Maria Godoi
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alves, Sergio Emilio Schlang
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Kleyce Gonçalves
contributor_str_mv Najar, Patrícia Maria Godoi
Alves, Sergio Emilio Schlang
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
Direito
topic Ciências Sociais Aplicadas
Direito
Mini youtubers
Digital influencers
Hipervulnerabilidade
Publicidade infantil
Direito do Consumidor
Mini youtubers
Digital influencers
Hypervulnerability
Children's advertising
Consumer Law
dc.subject.por.fl_str_mv Mini youtubers
Digital influencers
Hipervulnerabilidade
Publicidade infantil
Direito do Consumidor
Mini youtubers
Digital influencers
Hypervulnerability
Children's advertising
Consumer Law
description A evolução tecnológica vem produzindo a multiplicação dos mini youtubers bem como das parcerias e investimentos em canais infantis. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo analisar as estratégias de publicidade, publipost e unboxing, utilizadas pelos mini youtubers em parceria paga por grandes empresas, a regulamentação - ou sua insuficiência - da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente, do Código Brasileiro de Defesa do Consumidor, do Código Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) e da Resolução 163 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e ponderar a atuação do Projeto Criança e Consumo do Instituto ALANA.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-23T16:11:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-23
2019-01-23T16:11:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-01-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/578
url http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Salvador
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCSAL
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Catolica de Salvador
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCSAL
instname:Universidade Católica de Salvador (UCSAL)
instacron:UCSAL
instname_str Universidade Católica de Salvador (UCSAL)
instacron_str UCSAL
institution UCSAL
reponame_str Repositório Institucional da UCSAL
collection Repositório Institucional da UCSAL
bitstream.url.fl_str_mv http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/578/2/license.txt
http://ri.ucsal.br:8080/bitstream/prefix/578/1/TCCANASILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
026df6482b47f5dc33266b82e39eb740
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCSAL - Universidade Católica de Salvador (UCSAL)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1767328116918714368