Estratégias de webdesign e produção de conteúdo, nos projetos de marketing digital de conteúdo, visando à otimização da conversão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cararo, Daniel Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/8644
Resumo: Esta pesquisa estuda o marketing digital de conteúdo e a busca pela otimização da conversão. Para garantir uma análise mais detalhada, delimitamos essa busca à estratégias de webdesign e à produção de conteúdo para web. Assim, chegamos ao problema de pesquisa: quais estratégias de webdesign e produção de conteúdo podem ser adotadas nos projetos de marketing digital de conteúdo, visando à otimização da conversão? Para tanto, definimos que o objetivo principal é buscar e compreender a relação entre essas áreas. Logo, definimos, também, as etapas necessárias para alcançar o objetivo: estudar os conceitos de marketing, marketing digital e marketing digital de conteúdo; desenvolver um mapa da evolução do conceito de design, buscando o estado da arte do webdesign; pesquisar o conceito e analisar práticas de produção de conteúdo para web; mapear estratégias de marketing digital de conteúdo; estudar o conceito de conversão; relacionar e comparar práticas de webdesign e produção de conteúdo para web, buscando pontos sinérgicos. Para estudar o tema, usamos como método base a netnografia, apoiada nas técnicas de pesquisa bibliográfica, entrevistas em profundidade, grupo focal e análise de conteúdo. Por meio disso, foi possível concluir que as diversas técnicas de webdesign e produção de conteúdo são indissociáveis de um bom projeto de marketing digital de conteúdo e da consequente otimização da conversão. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_00fff3284897c712a370b1816855481e
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/8644
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Cararo, Daniel RibeiroSilva, Ronei Teodoro daPozza, Gustavo LuizSólio, Marlene Branca2021-08-20T12:41:59Z2021-08-20T12:41:59Z2021-08-202020-07-14https://repositorio.ucs.br/11338/8644Esta pesquisa estuda o marketing digital de conteúdo e a busca pela otimização da conversão. Para garantir uma análise mais detalhada, delimitamos essa busca à estratégias de webdesign e à produção de conteúdo para web. Assim, chegamos ao problema de pesquisa: quais estratégias de webdesign e produção de conteúdo podem ser adotadas nos projetos de marketing digital de conteúdo, visando à otimização da conversão? Para tanto, definimos que o objetivo principal é buscar e compreender a relação entre essas áreas. Logo, definimos, também, as etapas necessárias para alcançar o objetivo: estudar os conceitos de marketing, marketing digital e marketing digital de conteúdo; desenvolver um mapa da evolução do conceito de design, buscando o estado da arte do webdesign; pesquisar o conceito e analisar práticas de produção de conteúdo para web; mapear estratégias de marketing digital de conteúdo; estudar o conceito de conversão; relacionar e comparar práticas de webdesign e produção de conteúdo para web, buscando pontos sinérgicos. Para estudar o tema, usamos como método base a netnografia, apoiada nas técnicas de pesquisa bibliográfica, entrevistas em profundidade, grupo focal e análise de conteúdo. Por meio disso, foi possível concluir que as diversas técnicas de webdesign e produção de conteúdo são indissociáveis de um bom projeto de marketing digital de conteúdo e da consequente otimização da conversão. [resumo fornecido pelo autor]This research studies digital content marketing and the search for conversion optimization. To ensure the most detailed analysis, we limit this search to web design strategies and the production of web content. Thus, we came to the research problem: what web design and content production strategies can be adopted in digital content marketing projects, aiming to the conversion optimization? Therefore, we define that the main objective is to seek and understand the relationship between these areas. We also defined the necessary steps to achieve the objective: to study the concepts of marketing, digital marketing and digital content marketing; to develop a map of the evolution of the design concept, seeking the state of the art of web design; to research the concept and analyze web content production practices; to map digital content marketing strategies; to study the concept of conversion; to relate and compare web design practices and web content production, looking for synergistic points. To study the topic, we used netnography as a base method, supported by bibliographic research techniques, in-depth interviews, focus group and content analysis. Through this, it was possible to conclude that the various techniques of web design and content production are inseparable from a good digital content marketing project and the consequent optimization of the conversion. [resumo fornecido pelo autor]JornalismoSites da Web - ProjetosMarketing na InternetComunicações digitaisMídia digitalEstratégias de webdesign e produção de conteúdo, nos projetos de marketing digital de conteúdo, visando à otimização da conversãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em JornalismoCampus Universitário de Caxias do Sul2021-08-19ORIGINALTCC Daniel Ribeiro Cararo.pdfTCC Daniel Ribeiro Cararo.pdfapplication/pdf2614748https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8644/1/TCC%20Daniel%20Ribeiro%20Cararo.pdf1760f9eddf735ff5246f330dfa7d3323MD51TEXTTCC Daniel Ribeiro Cararo.pdf.txtTCC Daniel Ribeiro Cararo.pdf.txtExtracted texttext/plain503240https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8644/2/TCC%20Daniel%20Ribeiro%20Cararo.pdf.txt843df2f603a294256333e82d4b5eb46dMD52THUMBNAILTCC Daniel Ribeiro Cararo.pdf.jpgTCC Daniel Ribeiro Cararo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8644/3/TCC%20Daniel%20Ribeiro%20Cararo.pdf.jpg9035c998cc3fb18b1df42c9cacc1c144MD5311338/86442022-10-18 18:39:36.163oai:repositorio.ucs.br:11338/8644Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:39:36Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de webdesign e produção de conteúdo, nos projetos de marketing digital de conteúdo, visando à otimização da conversão
title Estratégias de webdesign e produção de conteúdo, nos projetos de marketing digital de conteúdo, visando à otimização da conversão
spellingShingle Estratégias de webdesign e produção de conteúdo, nos projetos de marketing digital de conteúdo, visando à otimização da conversão
Cararo, Daniel Ribeiro
Jornalismo
Sites da Web - Projetos
Marketing na Internet
Comunicações digitais
Mídia digital
title_short Estratégias de webdesign e produção de conteúdo, nos projetos de marketing digital de conteúdo, visando à otimização da conversão
title_full Estratégias de webdesign e produção de conteúdo, nos projetos de marketing digital de conteúdo, visando à otimização da conversão
title_fullStr Estratégias de webdesign e produção de conteúdo, nos projetos de marketing digital de conteúdo, visando à otimização da conversão
title_full_unstemmed Estratégias de webdesign e produção de conteúdo, nos projetos de marketing digital de conteúdo, visando à otimização da conversão
title_sort Estratégias de webdesign e produção de conteúdo, nos projetos de marketing digital de conteúdo, visando à otimização da conversão
author Cararo, Daniel Ribeiro
author_facet Cararo, Daniel Ribeiro
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Silva, Ronei Teodoro da
Pozza, Gustavo Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Cararo, Daniel Ribeiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sólio, Marlene Branca
contributor_str_mv Sólio, Marlene Branca
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Sites da Web - Projetos
Marketing na Internet
Comunicações digitais
Mídia digital
topic Jornalismo
Sites da Web - Projetos
Marketing na Internet
Comunicações digitais
Mídia digital
description Esta pesquisa estuda o marketing digital de conteúdo e a busca pela otimização da conversão. Para garantir uma análise mais detalhada, delimitamos essa busca à estratégias de webdesign e à produção de conteúdo para web. Assim, chegamos ao problema de pesquisa: quais estratégias de webdesign e produção de conteúdo podem ser adotadas nos projetos de marketing digital de conteúdo, visando à otimização da conversão? Para tanto, definimos que o objetivo principal é buscar e compreender a relação entre essas áreas. Logo, definimos, também, as etapas necessárias para alcançar o objetivo: estudar os conceitos de marketing, marketing digital e marketing digital de conteúdo; desenvolver um mapa da evolução do conceito de design, buscando o estado da arte do webdesign; pesquisar o conceito e analisar práticas de produção de conteúdo para web; mapear estratégias de marketing digital de conteúdo; estudar o conceito de conversão; relacionar e comparar práticas de webdesign e produção de conteúdo para web, buscando pontos sinérgicos. Para estudar o tema, usamos como método base a netnografia, apoiada nas técnicas de pesquisa bibliográfica, entrevistas em profundidade, grupo focal e análise de conteúdo. Por meio disso, foi possível concluir que as diversas técnicas de webdesign e produção de conteúdo são indissociáveis de um bom projeto de marketing digital de conteúdo e da consequente otimização da conversão. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-07-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-20T12:41:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-20T12:41:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/8644
url https://repositorio.ucs.br/11338/8644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8644/1/TCC%20Daniel%20Ribeiro%20Cararo.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8644/2/TCC%20Daniel%20Ribeiro%20Cararo.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8644/3/TCC%20Daniel%20Ribeiro%20Cararo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1760f9eddf735ff5246f330dfa7d3323
843df2f603a294256333e82d4b5eb46d
9035c998cc3fb18b1df42c9cacc1c144
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308898455683072