Uso do som para o fortalecimento de marca pela perspectiva do sonic branding: Coca-Cola “vibrando” publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertolazzi, Pedro Otávio da Luz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/12997
Resumo: O presente estudo tem como objeto central a análise do som e as possibilidades por ele oferecidas quando consumido em um contexto estratégico no setor publicitário. Verifica-se então de que maneira o som, quando utilizado em materiais de cunho publicitário, pode auxiliar no fortalecimento e reconhecimento de marcas no mercado. Nesse contexto, é desenvolvido um estudo de caso a partir de um levantamento bibliográfico, que permite a sustentação da pesquisa através de elementos como o sonic branding e as maneiras de utilizá-lo. Com revisão de literatura envolvendo o som e a importância do mesmo para o funcionamento da comunicação humana chega-se à análise do caso da Coca-Cola. Assim, foi possível verificar de que maneira a empresa faz o uso ideal do som para atingir altos padrões de caracterização sonora da marca. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_010df8fe5794be934a675ea841166a83
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/12997
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Bertolazzi, Pedro Otávio da LuzBocchese, MarcellGedoz, Maria Goréte do AmaralSilva, Ivana Almeida da2024-01-30T13:50:57Z2024-01-30T13:50:57Z2023-12-202022-12-07https://repositorio.ucs.br/11338/12997O presente estudo tem como objeto central a análise do som e as possibilidades por ele oferecidas quando consumido em um contexto estratégico no setor publicitário. Verifica-se então de que maneira o som, quando utilizado em materiais de cunho publicitário, pode auxiliar no fortalecimento e reconhecimento de marcas no mercado. Nesse contexto, é desenvolvido um estudo de caso a partir de um levantamento bibliográfico, que permite a sustentação da pesquisa através de elementos como o sonic branding e as maneiras de utilizá-lo. Com revisão de literatura envolvendo o som e a importância do mesmo para o funcionamento da comunicação humana chega-se à análise do caso da Coca-Cola. Assim, foi possível verificar de que maneira a empresa faz o uso ideal do som para atingir altos padrões de caracterização sonora da marca. [resumo fornecido pelo autor]The present study has as its central object the analysis of sound and the possibilities it offers when consumed in a strategic context in the advertising sector. It is then verified how sound, when used in advertising materials, can help strengthen and recognize brands in the market. In this context, a case study is developed based on a bibliographical survey, which allows the support of the research through elements such as sonic branding and the ways to use it. With a literature review involving sound and its importance for the functioning of human communication, we arrive at the analysis of the Coca-Cola case. Thus, it was possible to verify how the company makes the ideal use of sound to achieve high standards of brand sound characterization. [resumo fornecido pelo autor]PublicidadeSom em publicidadeNeuromarketingEstimulação sensorialComportamento do consumidorUso do som para o fortalecimento de marca pela perspectiva do sonic branding: Coca-Cola “vibrando” publicidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Publicidade e PropagandaCampus Universitário de Caxias do Sul2023-12-19ORIGINALTCC Pedro Otavio da Luz Bertolazzi.pdfTCC Pedro Otavio da Luz Bertolazzi.pdfapplication/pdf55785338https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12997/1/TCC%20Pedro%20Otavio%20da%20Luz%20Bertolazzi.pdf90d9f8ed2df8ab62aa53682c60ba5784MD51TEXTTCC Pedro Otavio da Luz Bertolazzi.pdf.txtTCC Pedro Otavio da Luz Bertolazzi.pdf.txtExtracted texttext/plain161351https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12997/2/TCC%20Pedro%20Otavio%20da%20Luz%20Bertolazzi.pdf.txt26e8dd9ef3e496af620754391c8ed59eMD52THUMBNAILTCC Pedro Otavio da Luz Bertolazzi.pdf.jpgTCC Pedro Otavio da Luz Bertolazzi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1406https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12997/3/TCC%20Pedro%20Otavio%20da%20Luz%20Bertolazzi.pdf.jpg1c94c042cb1b6ab80bb2df5a578e3388MD5311338/129972024-01-31 06:05:04.482oai:repositorio.ucs.br:11338/12997Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:05:44.065275Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso do som para o fortalecimento de marca pela perspectiva do sonic branding: Coca-Cola “vibrando” publicidade
title Uso do som para o fortalecimento de marca pela perspectiva do sonic branding: Coca-Cola “vibrando” publicidade
spellingShingle Uso do som para o fortalecimento de marca pela perspectiva do sonic branding: Coca-Cola “vibrando” publicidade
Bertolazzi, Pedro Otávio da Luz
Publicidade
Som em publicidade
Neuromarketing
Estimulação sensorial
Comportamento do consumidor
title_short Uso do som para o fortalecimento de marca pela perspectiva do sonic branding: Coca-Cola “vibrando” publicidade
title_full Uso do som para o fortalecimento de marca pela perspectiva do sonic branding: Coca-Cola “vibrando” publicidade
title_fullStr Uso do som para o fortalecimento de marca pela perspectiva do sonic branding: Coca-Cola “vibrando” publicidade
title_full_unstemmed Uso do som para o fortalecimento de marca pela perspectiva do sonic branding: Coca-Cola “vibrando” publicidade
title_sort Uso do som para o fortalecimento de marca pela perspectiva do sonic branding: Coca-Cola “vibrando” publicidade
author Bertolazzi, Pedro Otávio da Luz
author_facet Bertolazzi, Pedro Otávio da Luz
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Bocchese, Marcell
Gedoz, Maria Goréte do Amaral
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertolazzi, Pedro Otávio da Luz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Ivana Almeida da
contributor_str_mv Silva, Ivana Almeida da
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Som em publicidade
Neuromarketing
Estimulação sensorial
Comportamento do consumidor
topic Publicidade
Som em publicidade
Neuromarketing
Estimulação sensorial
Comportamento do consumidor
description O presente estudo tem como objeto central a análise do som e as possibilidades por ele oferecidas quando consumido em um contexto estratégico no setor publicitário. Verifica-se então de que maneira o som, quando utilizado em materiais de cunho publicitário, pode auxiliar no fortalecimento e reconhecimento de marcas no mercado. Nesse contexto, é desenvolvido um estudo de caso a partir de um levantamento bibliográfico, que permite a sustentação da pesquisa através de elementos como o sonic branding e as maneiras de utilizá-lo. Com revisão de literatura envolvendo o som e a importância do mesmo para o funcionamento da comunicação humana chega-se à análise do caso da Coca-Cola. Assim, foi possível verificar de que maneira a empresa faz o uso ideal do som para atingir altos padrões de caracterização sonora da marca. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-12-07
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-30T13:50:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-30T13:50:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/12997
url https://repositorio.ucs.br/11338/12997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12997/1/TCC%20Pedro%20Otavio%20da%20Luz%20Bertolazzi.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12997/2/TCC%20Pedro%20Otavio%20da%20Luz%20Bertolazzi.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12997/3/TCC%20Pedro%20Otavio%20da%20Luz%20Bertolazzi.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 90d9f8ed2df8ab62aa53682c60ba5784
26e8dd9ef3e496af620754391c8ed59e
1c94c042cb1b6ab80bb2df5a578e3388
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258456545624064