Sound Branding: o papel do som na construção da identidade das marcas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5466 |
Resumo: | Quando falamos de identidade de marca, nos referimos a quem esta marca é, como ela se diferencia dos concorrentes, o que ela representa em termos de valores intangíveis, e como ela interage com seus públicos. Esta interação ocorre a partir do aguçamento dos cinco sentidos dos seres humanos: a visão, o tato, o olfato, o paladar e também a audição. Este trabalho tem por objetivo elucidar sobre conceitos de marca, branding, branding sensorial, som e sound branding (GUERRA, 2013; ZANNA, 2015), buscando neste último, compreender de que maneira o som auxilia na construção da identidade das marcas, traduzindo marcas em ritmos, timbres, e notas musicais, que podem ser facilmente compreendidas pelo seu público. Também são apresentados cases de marcas que utilizam com sucesso o som na comunicação. Na etapa final, o presente trabalho adquire o caráter de pesquisa aplicada, onde se utiliza todo o conhecimento adquirido na pesquisa, objetivando a compreensão do processo de elaboração de um manifesto sonoro e um logo sonoro para a marca John Deere. A partir desta construção é possível compreender qual é o papel do som na construção de identidade das marcas, e sua importância como uma nova ferramenta de branding. |
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Quando falamos de identidade de marca, nos referimos a quem esta marca é, como ela se diferencia dos concorrentes, o que ela representa em termos de valores intangíveis, e como ela interage com seus públicos. Esta interação ocorre a partir do aguçamento dos cinco sentidos dos seres humanos: a visão, o tato, o olfato, o paladar e também a audição. Este trabalho tem por objetivo elucidar sobre conceitos de marca, branding, branding sensorial, som e sound branding (GUERRA, 2013; ZANNA, 2015), buscando neste último, compreender de que maneira o som auxilia na construção da identidade das marcas, traduzindo marcas em ritmos, timbres, e notas musicais, que podem ser facilmente compreendidas pelo seu público. Também são apresentados cases de marcas que utilizam com sucesso o som na comunicação. Na etapa final, o presente trabalho adquire o caráter de pesquisa aplicada, onde se utiliza todo o conhecimento adquirido na pesquisa, objetivando a compreensão do processo de elaboração de um manifesto sonoro e um logo sonoro para a marca John Deere. A partir desta construção é possível compreender qual é o papel do som na construção de identidade das marcas, e sua importância como uma nova ferramenta de branding. 81 f. |
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Quando falamos de identidade de marca, nos referimos a quem esta marca é, como ela se diferencia dos concorrentes, o que ela representa em termos de valores intangíveis, e como ela interage com seus públicos. Esta interação ocorre a partir do aguçamento dos cinco sentidos dos seres humanos: a visão, o tato, o olfato, o paladar e também a audição. Este trabalho tem por objetivo elucidar sobre conceitos de marca, branding, branding sensorial, som e sound branding (GUERRA, 2013; ZANNA, 2015), buscando neste último, compreender de que maneira o som auxilia na construção da identidade das marcas, traduzindo marcas em ritmos, timbres, e notas musicais, que podem ser facilmente compreendidas pelo seu público. Também são apresentados cases de marcas que utilizam com sucesso o som na comunicação. Na etapa final, o presente trabalho adquire o caráter de pesquisa aplicada, onde se utiliza todo o conhecimento adquirido na pesquisa, objetivando a compreensão do processo de elaboração de um manifesto sonoro e um logo sonoro para a marca John Deere. A partir desta construção é possível compreender qual é o papel do som na construção de identidade das marcas, e sua importância como uma nova ferramenta de branding. |
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