O patrocínio esportivo como ferramenta para geração de receita em grandes empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maioli, Maurício Sandi
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/11209
Resumo: É inegável que quando as estratégias são bem elaboradas, o patrocínio gera retornos positivos para as organizações. Por se tratar da modalidade esportiva de maior visibilidade no país, o futebol é o grande foco dos empresários e profissionais de marketing das empresas pois, além de possibilitar uma maior divulgação dos nomes, agrega valor às marcas. O presente estudo tem o intuito de analisar e esclarecer os objetivos e as vantagens do investimento de empresas no futebol. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de caráter exploratória, a partir de um estudo qualitativo, com base em um instrumento adaptado de Branchi (2002), através de entrevistas realizadas de forma online e presencial, com três empresas que investem no patrocínio esportivo. As respostas permitiram observar o comportamento de cada empresa, a maneira como desenvolvem esse investimento e o retorno que acarreta. Pode-se dizer que todas as empresas têm foco em visibilizar a marca, investindo em ações de relacionamento que fortalecem a relação com os clientes, trazendo resultados positivos. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_01efe31fb3899703fef57741bc9e0eb7
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/11209
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Maioli, Maurício SandiMacke, JanainaLuchese, Juliana Raquel de SouzaOliveira, Ronald Lopes de2022-11-22T13:14:23Z2022-11-22T13:14:23Z2020-12-162020-12-14https://repositorio.ucs.br/11338/11209É inegável que quando as estratégias são bem elaboradas, o patrocínio gera retornos positivos para as organizações. Por se tratar da modalidade esportiva de maior visibilidade no país, o futebol é o grande foco dos empresários e profissionais de marketing das empresas pois, além de possibilitar uma maior divulgação dos nomes, agrega valor às marcas. O presente estudo tem o intuito de analisar e esclarecer os objetivos e as vantagens do investimento de empresas no futebol. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de caráter exploratória, a partir de um estudo qualitativo, com base em um instrumento adaptado de Branchi (2002), através de entrevistas realizadas de forma online e presencial, com três empresas que investem no patrocínio esportivo. As respostas permitiram observar o comportamento de cada empresa, a maneira como desenvolvem esse investimento e o retorno que acarreta. Pode-se dizer que todas as empresas têm foco em visibilizar a marca, investindo em ações de relacionamento que fortalecem a relação com os clientes, trazendo resultados positivos. [resumo fornecido pelo autor]AdministraçãoMarketing esportivoEsportes - PatrocínioO patrocínio esportivo como ferramenta para geração de receita em grandes empresasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do SulTEXTTCC Mauricio Sandi Maioli.pdf.txtTCC Mauricio Sandi Maioli.pdf.txtExtracted texttext/plain109137https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11209/2/TCC%20Mauricio%20Sandi%20Maioli.pdf.txt223d25f0c5342f32e3cf882dfeffdee7MD52THUMBNAILTCC Mauricio Sandi Maioli.pdf.jpgTCC Mauricio Sandi Maioli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1146https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11209/3/TCC%20Mauricio%20Sandi%20Maioli.pdf.jpg881b970437f826958bd038a4ca2ef29dMD53ORIGINALTCC Mauricio Sandi Maioli.pdfTCC Mauricio Sandi Maioli.pdfapplication/pdf664883https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11209/1/TCC%20Mauricio%20Sandi%20Maioli.pdf0e8d3dce1ab4087c9ff6952d311b963fMD5111338/112092022-12-05 12:59:02.475oai:repositorio.ucs.br:11338/11209Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-12-05T12:59:02Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O patrocínio esportivo como ferramenta para geração de receita em grandes empresas
title O patrocínio esportivo como ferramenta para geração de receita em grandes empresas
spellingShingle O patrocínio esportivo como ferramenta para geração de receita em grandes empresas
Maioli, Maurício Sandi
Administração
Marketing esportivo
Esportes - Patrocínio
title_short O patrocínio esportivo como ferramenta para geração de receita em grandes empresas
title_full O patrocínio esportivo como ferramenta para geração de receita em grandes empresas
title_fullStr O patrocínio esportivo como ferramenta para geração de receita em grandes empresas
title_full_unstemmed O patrocínio esportivo como ferramenta para geração de receita em grandes empresas
title_sort O patrocínio esportivo como ferramenta para geração de receita em grandes empresas
author Maioli, Maurício Sandi
author_facet Maioli, Maurício Sandi
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Macke, Janaina
Luchese, Juliana Raquel de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Maioli, Maurício Sandi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Ronald Lopes de
contributor_str_mv Oliveira, Ronald Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Marketing esportivo
Esportes - Patrocínio
topic Administração
Marketing esportivo
Esportes - Patrocínio
description É inegável que quando as estratégias são bem elaboradas, o patrocínio gera retornos positivos para as organizações. Por se tratar da modalidade esportiva de maior visibilidade no país, o futebol é o grande foco dos empresários e profissionais de marketing das empresas pois, além de possibilitar uma maior divulgação dos nomes, agrega valor às marcas. O presente estudo tem o intuito de analisar e esclarecer os objetivos e as vantagens do investimento de empresas no futebol. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de caráter exploratória, a partir de um estudo qualitativo, com base em um instrumento adaptado de Branchi (2002), através de entrevistas realizadas de forma online e presencial, com três empresas que investem no patrocínio esportivo. As respostas permitiram observar o comportamento de cada empresa, a maneira como desenvolvem esse investimento e o retorno que acarreta. Pode-se dizer que todas as empresas têm foco em visibilizar a marca, investindo em ações de relacionamento que fortalecem a relação com os clientes, trazendo resultados positivos. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-14
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-22T13:14:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-22T13:14:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/11209
url https://repositorio.ucs.br/11338/11209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11209/2/TCC%20Mauricio%20Sandi%20Maioli.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11209/3/TCC%20Mauricio%20Sandi%20Maioli.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11209/1/TCC%20Mauricio%20Sandi%20Maioli.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 223d25f0c5342f32e3cf882dfeffdee7
881b970437f826958bd038a4ca2ef29d
0e8d3dce1ab4087c9ff6952d311b963f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308872724676608