O patrocínio esportivo como ferramenta para geração de receita em grandes empresas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/11209 |
Resumo: | É inegável que quando as estratégias são bem elaboradas, o patrocínio gera retornos positivos para as organizações. Por se tratar da modalidade esportiva de maior visibilidade no país, o futebol é o grande foco dos empresários e profissionais de marketing das empresas pois, além de possibilitar uma maior divulgação dos nomes, agrega valor às marcas. O presente estudo tem o intuito de analisar e esclarecer os objetivos e as vantagens do investimento de empresas no futebol. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de caráter exploratória, a partir de um estudo qualitativo, com base em um instrumento adaptado de Branchi (2002), através de entrevistas realizadas de forma online e presencial, com três empresas que investem no patrocínio esportivo. As respostas permitiram observar o comportamento de cada empresa, a maneira como desenvolvem esse investimento e o retorno que acarreta. Pode-se dizer que todas as empresas têm foco em visibilizar a marca, investindo em ações de relacionamento que fortalecem a relação com os clientes, trazendo resultados positivos. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_01efe31fb3899703fef57741bc9e0eb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/11209 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Maioli, Maurício SandiMacke, JanainaLuchese, Juliana Raquel de SouzaOliveira, Ronald Lopes de2022-11-22T13:14:23Z2022-11-22T13:14:23Z2020-12-162020-12-14https://repositorio.ucs.br/11338/11209É inegável que quando as estratégias são bem elaboradas, o patrocínio gera retornos positivos para as organizações. Por se tratar da modalidade esportiva de maior visibilidade no país, o futebol é o grande foco dos empresários e profissionais de marketing das empresas pois, além de possibilitar uma maior divulgação dos nomes, agrega valor às marcas. O presente estudo tem o intuito de analisar e esclarecer os objetivos e as vantagens do investimento de empresas no futebol. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de caráter exploratória, a partir de um estudo qualitativo, com base em um instrumento adaptado de Branchi (2002), através de entrevistas realizadas de forma online e presencial, com três empresas que investem no patrocínio esportivo. As respostas permitiram observar o comportamento de cada empresa, a maneira como desenvolvem esse investimento e o retorno que acarreta. Pode-se dizer que todas as empresas têm foco em visibilizar a marca, investindo em ações de relacionamento que fortalecem a relação com os clientes, trazendo resultados positivos. [resumo fornecido pelo autor]AdministraçãoMarketing esportivoEsportes - PatrocínioO patrocínio esportivo como ferramenta para geração de receita em grandes empresasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do SulTEXTTCC Mauricio Sandi Maioli.pdf.txtTCC Mauricio Sandi Maioli.pdf.txtExtracted texttext/plain109137https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11209/2/TCC%20Mauricio%20Sandi%20Maioli.pdf.txt223d25f0c5342f32e3cf882dfeffdee7MD52THUMBNAILTCC Mauricio Sandi Maioli.pdf.jpgTCC Mauricio Sandi Maioli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1146https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11209/3/TCC%20Mauricio%20Sandi%20Maioli.pdf.jpg881b970437f826958bd038a4ca2ef29dMD53ORIGINALTCC Mauricio Sandi Maioli.pdfTCC Mauricio Sandi Maioli.pdfapplication/pdf664883https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11209/1/TCC%20Mauricio%20Sandi%20Maioli.pdf0e8d3dce1ab4087c9ff6952d311b963fMD5111338/112092022-12-05 12:59:02.475oai:repositorio.ucs.br:11338/11209Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:59:44.862126Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O patrocínio esportivo como ferramenta para geração de receita em grandes empresas |
title |
O patrocínio esportivo como ferramenta para geração de receita em grandes empresas |
spellingShingle |
O patrocínio esportivo como ferramenta para geração de receita em grandes empresas Maioli, Maurício Sandi Administração Marketing esportivo Esportes - Patrocínio |
title_short |
O patrocínio esportivo como ferramenta para geração de receita em grandes empresas |
title_full |
O patrocínio esportivo como ferramenta para geração de receita em grandes empresas |
title_fullStr |
O patrocínio esportivo como ferramenta para geração de receita em grandes empresas |
title_full_unstemmed |
O patrocínio esportivo como ferramenta para geração de receita em grandes empresas |
title_sort |
O patrocínio esportivo como ferramenta para geração de receita em grandes empresas |
author |
Maioli, Maurício Sandi |
author_facet |
Maioli, Maurício Sandi |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Macke, Janaina Luchese, Juliana Raquel de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maioli, Maurício Sandi |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Ronald Lopes de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Ronald Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Marketing esportivo Esportes - Patrocínio |
topic |
Administração Marketing esportivo Esportes - Patrocínio |
description |
É inegável que quando as estratégias são bem elaboradas, o patrocínio gera retornos positivos para as organizações. Por se tratar da modalidade esportiva de maior visibilidade no país, o futebol é o grande foco dos empresários e profissionais de marketing das empresas pois, além de possibilitar uma maior divulgação dos nomes, agrega valor às marcas. O presente estudo tem o intuito de analisar e esclarecer os objetivos e as vantagens do investimento de empresas no futebol. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de caráter exploratória, a partir de um estudo qualitativo, com base em um instrumento adaptado de Branchi (2002), através de entrevistas realizadas de forma online e presencial, com três empresas que investem no patrocínio esportivo. As respostas permitiram observar o comportamento de cada empresa, a maneira como desenvolvem esse investimento e o retorno que acarreta. Pode-se dizer que todas as empresas têm foco em visibilizar a marca, investindo em ações de relacionamento que fortalecem a relação com os clientes, trazendo resultados positivos. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-12-14 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-22T13:14:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-22T13:14:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/11209 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/11209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11209/2/TCC%20Mauricio%20Sandi%20Maioli.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11209/3/TCC%20Mauricio%20Sandi%20Maioli.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11209/1/TCC%20Mauricio%20Sandi%20Maioli.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
223d25f0c5342f32e3cf882dfeffdee7 881b970437f826958bd038a4ca2ef29d 0e8d3dce1ab4087c9ff6952d311b963f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258422291791872 |