O papel da governança na cadeia de suprimento automotiva nos fornecedores de primeiro e segundo nível.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padovani, Cristina Blanco
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-09012008-171348/
Resumo: PADOVANI, C.B. O papel da governança na cadeia de suprimento automotiva nos fornecedores de primeiro e segundo nível. 2007. Dissertação de mestrado - Escola Politécnica - Universidade de São Paulo - SP O estudo das cadeias de suprimentos tem evidenciado que a partir da sua gestão, qualquer organização pode obter vantagens competitivas para seu próprio negócio se conhecer as estratégias da governança da cadeia na qual está inserida. A pesquisa bibliográfica pôde mostrar que os ganhos dessas organizações são divididos conforme a hierarquia de poder (governança) da cadeia, pela forma como são usados os recursos comuns e pela atuação do conjunto de empresas em um mercado específico. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi entender como a governança da cadeia automotiva influencia os fornecedores de primeiro (tier 1) e segundo nível (tier 2) isto é, fornecedores e subfornecedores das montadoras em relação a seus próprios negócios no que diz respeito à competitividade e à lucratividade. O trabalho visou identificar se os fornecedores de primeiro e segundo nível são capazes de traçar essas estratégias a partir do conhecimento da governança. Foi escolhido o estudo de caso múltiplo para se fazer a pesquisa, pois o que se desejava investigar era à aderência a teoria já existente. Também foi proposta deste trabalho verificar como a montadora e os fornecedores de primeiro nível entendem a questão da gestão da cadeia de suprimentos no segundo nível. Para isso, foi feita uma pesquisa exploratória que mostrou algum entendimento do fornecedor da segunda camada quanto à influência da governança. Durante a pesquisa, constatou-se que as organizações percebem a governança de modo diferenciado e que existem pontos positivos e negativos dessa governança. A pesquisa revelou que, comparando os fornecedores de primeiro e segundo nível, é bem mais difícil identificar pontos positivos nos fornecedores de primeiro nível, enquanto, no segundo nível, já foi possível verificar a gestão da cadeia de forma a obter vantagens competitivas e aumento de lucratividade.
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A pesquisa bibliográfica pôde mostrar que os ganhos dessas organizações são divididos conforme a hierarquia de poder (governança) da cadeia, pela forma como são usados os recursos comuns e pela atuação do conjunto de empresas em um mercado específico. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi entender como a governança da cadeia automotiva influencia os fornecedores de primeiro (tier 1) e segundo nível (tier 2) isto é, fornecedores e subfornecedores das montadoras em relação a seus próprios negócios no que diz respeito à competitividade e à lucratividade. O trabalho visou identificar se os fornecedores de primeiro e segundo nível são capazes de traçar essas estratégias a partir do conhecimento da governança. Foi escolhido o estudo de caso múltiplo para se fazer a pesquisa, pois o que se desejava investigar era à aderência a teoria já existente. Também foi proposta deste trabalho verificar como a montadora e os fornecedores de primeiro nível entendem a questão da gestão da cadeia de suprimentos no segundo nível. Para isso, foi feita uma pesquisa exploratória que mostrou algum entendimento do fornecedor da segunda camada quanto à influência da governança. Durante a pesquisa, constatou-se que as organizações percebem a governança de modo diferenciado e que existem pontos positivos e negativos dessa governança. A pesquisa revelou que, comparando os fornecedores de primeiro e segundo nível, é bem mais difícil identificar pontos positivos nos fornecedores de primeiro nível, enquanto, no segundo nível, já foi possível verificar a gestão da cadeia de forma a obter vantagens competitivas e aumento de lucratividade.PADOVANI, C.B. The role of governance in the automotive supply chain in tier one and tier two suppliers. 2007. Master degree dissertation - Escola Politécnica - Universidade de São Paulo - SP The supply chain study has evidenced that, starting from supply chain management, any organization can obtain competitive advantage for its own business if they know the governance strategies of the supply chain in which they are inserted. The bibliographical research was able to show that those organizations tend to split their gains according to the power hierarchy (governance) of the chain, to the way that common resources are used and to the performance of the company group in a specific market. In that way, the purpose of this research was to understand how the automotive supply chain governance influences tier one and tier two suppliers, that is, the vehicle assembler suppliers and the supplier of their supplier, relative to their own business, regarding competitiveness and profitability. The research sought to identify weather or not tier one and tier two suppliers are capable to draw those strategies, starting from governance knowledge. For the purpose of this research, the multiple case studies have been chosen, because we wanted to investigate the adherence to the existent theory. This paper also had the purpose to verify how the vehicle assembler and the tier one supplier understand the supply chain management issue in the tier two supplier. An exploratory research was performed, showing some understanding from the tier two suppliers regarding the influence of the governance. During the research, it was observed that the organization notices the governance in a differentiated way, and that are positive and negative points of this governance. Comparing tier one supplier and tier two suppliers, the research revealed that it is much more difficult to identify positive points in the tier one, while in the tier two it is possible to verify the supply chain management in order to obtain competitive advantages and to increase the profitability.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRotondaro, Roberto GilioliPadovani, Cristina Blanco2007-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-09012008-171348/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:55Zoai:teses.usp.br:tde-09012008-171348Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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