Tecnologia digital na educação musical: a visão dos professores sobre a aplicabilidade de softwares como mediadores no processo de ensino de Música
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/6767 |
Resumo: | Atualmente as tecnologias digitais são ubíquas em nossa sociedade. As possibilidades viabilizadas por tais tecnologias, seja para comunicação, socialização, informação ou entretenimento, certamente causam um grande impacto em nosso cotidiano. Sendo assim, a área da educação não deixa de ser afetada por estas tecnologias, principalmente por meio da demanda de inclusão da tecnologia digital na educação básica por parte da Base Nacional Comum Curricular que inclui as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) como conteúdo transversal, pertencente a todas as áreas do conhecimento. Com isto em mente, decidimos entrevistar professores da área de Música, a qual também recentemente foi adicionada como área obrigatória pela BNCC, e investigar a perspectiva destes professores a respeito da aplicabilidade das tecnologias digitais no ensino de música na educação básica. Para obter esta compreensão, decidimos fazer entrevistas semi-estruturadas e realizar análise de dados baseada na Análise Textual Discursiva proposta por Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi. Observamos como resultado que os professores entrevistados estão alinhados com aquilo previsto pela BNCC no quesito de aplicação de TDICs na educação, buscando utilizar tecnologias digitais como mediadoras do ensino de música de maneira fluente e espontânea, o que nos levou a intitular estes professores como ?professores digitalizados?, ou seja, estes professores demonstram aptidão para utilizar tecnologias digitais e empregam estas tecnologias na educação [resumo fornecido pelo autor]. |
id |
UCS_07729ae0f2884e3761fe0e5ad75e23e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/6767 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santin, GuilhermeSoares, Eliana Maria do SacramentoPorto, Patrícia PereiraSilva, Rafael Rodrigues daCatelli, Francisco2021-01-14T14:12:10Z2021-01-14T14:12:10Z2021-01-142020-10-28https://repositorio.ucs.br/11338/6767Atualmente as tecnologias digitais são ubíquas em nossa sociedade. As possibilidades viabilizadas por tais tecnologias, seja para comunicação, socialização, informação ou entretenimento, certamente causam um grande impacto em nosso cotidiano. Sendo assim, a área da educação não deixa de ser afetada por estas tecnologias, principalmente por meio da demanda de inclusão da tecnologia digital na educação básica por parte da Base Nacional Comum Curricular que inclui as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) como conteúdo transversal, pertencente a todas as áreas do conhecimento. Com isto em mente, decidimos entrevistar professores da área de Música, a qual também recentemente foi adicionada como área obrigatória pela BNCC, e investigar a perspectiva destes professores a respeito da aplicabilidade das tecnologias digitais no ensino de música na educação básica. Para obter esta compreensão, decidimos fazer entrevistas semi-estruturadas e realizar análise de dados baseada na Análise Textual Discursiva proposta por Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi. Observamos como resultado que os professores entrevistados estão alinhados com aquilo previsto pela BNCC no quesito de aplicação de TDICs na educação, buscando utilizar tecnologias digitais como mediadoras do ensino de música de maneira fluente e espontânea, o que nos levou a intitular estes professores como ?professores digitalizados?, ou seja, estes professores demonstram aptidão para utilizar tecnologias digitais e empregam estas tecnologias na educação [resumo fornecido pelo autor].Nowadays digital technologies are ubiquitous in our society. The possibilities set up by such technologies, whether for communication, socialization, information or entertainment, certainly have a great impact on our daily lives. Therefore, the education area is affected by these technologies, mainly through the demand for inclusion of digital technology in basic education by the Base Nacional Comum Curricular which includes Information and Communication Technologies (ICT) as transversal content, belonging to all areas of knowledge. Considering this issue, we decided to interview teachers of the Music field, which has also recently been added as a mandatory area by BNCC, in order to investigate the perspective of these teachers regarding the applicability of digital technologies in music teaching at basic education. To obtain this understanding, we decided to conduct semi-structured interviews and perform data analysis based on the Discursive Textual Analysis proposed by Roque Moraes and Maria do Carmo Galiazzi. As a result we observed that the teachers interviewed are in conformity with what the BNCC foresees regarding the application of ITCs in education. These professionals are seeking to use digital technologies as medium of music teaching in a fluent and spontaneous way, which led us to call them ?digital teachers?, which means that these teachers present the aptitude to use digital technologies and employ these technologies in education [resumo fornecido pelo autor].EducaçãoMúsicaTecnologiaMúsica - Instrução e estudoEducationMusicTechnologyMusic - Instruction and studyTecnologia digital na educação musical: a visão dos professores sobre a aplicabilidade de softwares como mediadores no processo de ensino de Músicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/7117255245582721Santin, GuilhermeMestrado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2021-01-13ORIGINALDissertação Guilherme Santin.pdfDissertação Guilherme Santin.pdfapplication/pdf557106https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6767/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Guilherme%20Santin.pdf1e6ac3f77c70878db036fbb494db45bbMD51TEXTDissertação Guilherme Santin.pdf.txtDissertação Guilherme Santin.pdf.txtExtracted texttext/plain273859https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6767/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Guilherme%20Santin.pdf.txt825bd899da06b8090c3725bbe85b5173MD52THUMBNAILDissertação Guilherme Santin.pdf.jpgDissertação Guilherme Santin.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1250https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6767/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Guilherme%20Santin.pdf.jpg8ae0c4fead0edcc5d95a38212d44f4a8MD5311338/67672021-05-07 14:11:35.109oai:repositorio.ucs.br:11338/6767Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:06:05.181341Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tecnologia digital na educação musical: a visão dos professores sobre a aplicabilidade de softwares como mediadores no processo de ensino de Música |
title |
Tecnologia digital na educação musical: a visão dos professores sobre a aplicabilidade de softwares como mediadores no processo de ensino de Música |
spellingShingle |
Tecnologia digital na educação musical: a visão dos professores sobre a aplicabilidade de softwares como mediadores no processo de ensino de Música Santin, Guilherme Educação Música Tecnologia Música - Instrução e estudo Education Music Technology Music - Instruction and study |
title_short |
Tecnologia digital na educação musical: a visão dos professores sobre a aplicabilidade de softwares como mediadores no processo de ensino de Música |
title_full |
Tecnologia digital na educação musical: a visão dos professores sobre a aplicabilidade de softwares como mediadores no processo de ensino de Música |
title_fullStr |
Tecnologia digital na educação musical: a visão dos professores sobre a aplicabilidade de softwares como mediadores no processo de ensino de Música |
title_full_unstemmed |
Tecnologia digital na educação musical: a visão dos professores sobre a aplicabilidade de softwares como mediadores no processo de ensino de Música |
title_sort |
Tecnologia digital na educação musical: a visão dos professores sobre a aplicabilidade de softwares como mediadores no processo de ensino de Música |
author |
Santin, Guilherme |
author_facet |
Santin, Guilherme |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Soares, Eliana Maria do Sacramento Porto, Patrícia Pereira Silva, Rafael Rodrigues da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santin, Guilherme |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Catelli, Francisco |
contributor_str_mv |
Catelli, Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Música Tecnologia Música - Instrução e estudo |
topic |
Educação Música Tecnologia Música - Instrução e estudo Education Music Technology Music - Instruction and study |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Music Technology Music - Instruction and study |
description |
Atualmente as tecnologias digitais são ubíquas em nossa sociedade. As possibilidades viabilizadas por tais tecnologias, seja para comunicação, socialização, informação ou entretenimento, certamente causam um grande impacto em nosso cotidiano. Sendo assim, a área da educação não deixa de ser afetada por estas tecnologias, principalmente por meio da demanda de inclusão da tecnologia digital na educação básica por parte da Base Nacional Comum Curricular que inclui as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) como conteúdo transversal, pertencente a todas as áreas do conhecimento. Com isto em mente, decidimos entrevistar professores da área de Música, a qual também recentemente foi adicionada como área obrigatória pela BNCC, e investigar a perspectiva destes professores a respeito da aplicabilidade das tecnologias digitais no ensino de música na educação básica. Para obter esta compreensão, decidimos fazer entrevistas semi-estruturadas e realizar análise de dados baseada na Análise Textual Discursiva proposta por Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi. Observamos como resultado que os professores entrevistados estão alinhados com aquilo previsto pela BNCC no quesito de aplicação de TDICs na educação, buscando utilizar tecnologias digitais como mediadoras do ensino de música de maneira fluente e espontânea, o que nos levou a intitular estes professores como ?professores digitalizados?, ou seja, estes professores demonstram aptidão para utilizar tecnologias digitais e empregam estas tecnologias na educação [resumo fornecido pelo autor]. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-10-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-14T14:12:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-14T14:12:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-01-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/6767 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/6767 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6767/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Guilherme%20Santin.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6767/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Guilherme%20Santin.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6767/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Guilherme%20Santin.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1e6ac3f77c70878db036fbb494db45bb 825bd899da06b8090c3725bbe85b5173 8ae0c4fead0edcc5d95a38212d44f4a8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258458622853120 |