Tecnologia digital na educação musical: a visão dos professores sobre a aplicabilidade de softwares como mediadores no processo de ensino de Música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santin, Guilherme
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6767
Resumo: Atualmente as tecnologias digitais são ubíquas em nossa sociedade. As possibilidades viabilizadas por tais tecnologias, seja para comunicação, socialização, informação ou entretenimento, certamente causam um grande impacto em nosso cotidiano. Sendo assim, a área da educação não deixa de ser afetada por estas tecnologias, principalmente por meio da demanda de inclusão da tecnologia digital na educação básica por parte da Base Nacional Comum Curricular que inclui as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) como conteúdo transversal, pertencente a todas as áreas do conhecimento. Com isto em mente, decidimos entrevistar professores da área de Música, a qual também recentemente foi adicionada como área obrigatória pela BNCC, e investigar a perspectiva destes professores a respeito da aplicabilidade das tecnologias digitais no ensino de música na educação básica. Para obter esta compreensão, decidimos fazer entrevistas semi-estruturadas e realizar análise de dados baseada na Análise Textual Discursiva proposta por Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi. Observamos como resultado que os professores entrevistados estão alinhados com aquilo previsto pela BNCC no quesito de aplicação de TDICs na educação, buscando utilizar tecnologias digitais como mediadoras do ensino de música de maneira fluente e espontânea, o que nos levou a intitular estes professores como ?professores digitalizados?, ou seja, estes professores demonstram aptidão para utilizar tecnologias digitais e empregam estas tecnologias na educação [resumo fornecido pelo autor].
id UCS_07729ae0f2884e3761fe0e5ad75e23e7
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6767
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Santin, GuilhermeSoares, Eliana Maria do SacramentoPorto, Patrícia PereiraSilva, Rafael Rodrigues daCatelli, Francisco2021-01-14T14:12:10Z2021-01-14T14:12:10Z2021-01-142020-10-28https://repositorio.ucs.br/11338/6767Atualmente as tecnologias digitais são ubíquas em nossa sociedade. As possibilidades viabilizadas por tais tecnologias, seja para comunicação, socialização, informação ou entretenimento, certamente causam um grande impacto em nosso cotidiano. Sendo assim, a área da educação não deixa de ser afetada por estas tecnologias, principalmente por meio da demanda de inclusão da tecnologia digital na educação básica por parte da Base Nacional Comum Curricular que inclui as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) como conteúdo transversal, pertencente a todas as áreas do conhecimento. Com isto em mente, decidimos entrevistar professores da área de Música, a qual também recentemente foi adicionada como área obrigatória pela BNCC, e investigar a perspectiva destes professores a respeito da aplicabilidade das tecnologias digitais no ensino de música na educação básica. Para obter esta compreensão, decidimos fazer entrevistas semi-estruturadas e realizar análise de dados baseada na Análise Textual Discursiva proposta por Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi. Observamos como resultado que os professores entrevistados estão alinhados com aquilo previsto pela BNCC no quesito de aplicação de TDICs na educação, buscando utilizar tecnologias digitais como mediadoras do ensino de música de maneira fluente e espontânea, o que nos levou a intitular estes professores como ?professores digitalizados?, ou seja, estes professores demonstram aptidão para utilizar tecnologias digitais e empregam estas tecnologias na educação [resumo fornecido pelo autor].Nowadays digital technologies are ubiquitous in our society. The possibilities set up by such technologies, whether for communication, socialization, information or entertainment, certainly have a great impact on our daily lives. Therefore, the education area is affected by these technologies, mainly through the demand for inclusion of digital technology in basic education by the Base Nacional Comum Curricular which includes Information and Communication Technologies (ICT) as transversal content, belonging to all areas of knowledge. Considering this issue, we decided to interview teachers of the Music field, which has also recently been added as a mandatory area by BNCC, in order to investigate the perspective of these teachers regarding the applicability of digital technologies in music teaching at basic education. To obtain this understanding, we decided to conduct semi-structured interviews and perform data analysis based on the Discursive Textual Analysis proposed by Roque Moraes and Maria do Carmo Galiazzi. As a result we observed that the teachers interviewed are in conformity with what the BNCC foresees regarding the application of ITCs in education. These professionals are seeking to use digital technologies as medium of music teaching in a fluent and spontaneous way, which led us to call them ?digital teachers?, which means that these teachers present the aptitude to use digital technologies and employ these technologies in education [resumo fornecido pelo autor].EducaçãoMúsicaTecnologiaMúsica - Instrução e estudoEducationMusicTechnologyMusic - Instruction and studyTecnologia digital na educação musical: a visão dos professores sobre a aplicabilidade de softwares como mediadores no processo de ensino de Músicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/7117255245582721Santin, GuilhermeMestrado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2021-01-13ORIGINALDissertação Guilherme Santin.pdfDissertação Guilherme Santin.pdfapplication/pdf557106https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6767/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Guilherme%20Santin.pdf1e6ac3f77c70878db036fbb494db45bbMD51TEXTDissertação Guilherme Santin.pdf.txtDissertação Guilherme Santin.pdf.txtExtracted texttext/plain273859https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6767/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Guilherme%20Santin.pdf.txt825bd899da06b8090c3725bbe85b5173MD52THUMBNAILDissertação Guilherme Santin.pdf.jpgDissertação Guilherme Santin.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1250https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6767/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Guilherme%20Santin.pdf.jpg8ae0c4fead0edcc5d95a38212d44f4a8MD5311338/67672021-05-07 14:11:35.109oai:repositorio.ucs.br:11338/6767Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:06:05.181341Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologia digital na educação musical: a visão dos professores sobre a aplicabilidade de softwares como mediadores no processo de ensino de Música
title Tecnologia digital na educação musical: a visão dos professores sobre a aplicabilidade de softwares como mediadores no processo de ensino de Música
spellingShingle Tecnologia digital na educação musical: a visão dos professores sobre a aplicabilidade de softwares como mediadores no processo de ensino de Música
Santin, Guilherme
Educação
Música
Tecnologia
Música - Instrução e estudo
Education
Music
Technology
Music - Instruction and study
title_short Tecnologia digital na educação musical: a visão dos professores sobre a aplicabilidade de softwares como mediadores no processo de ensino de Música
title_full Tecnologia digital na educação musical: a visão dos professores sobre a aplicabilidade de softwares como mediadores no processo de ensino de Música
title_fullStr Tecnologia digital na educação musical: a visão dos professores sobre a aplicabilidade de softwares como mediadores no processo de ensino de Música
title_full_unstemmed Tecnologia digital na educação musical: a visão dos professores sobre a aplicabilidade de softwares como mediadores no processo de ensino de Música
title_sort Tecnologia digital na educação musical: a visão dos professores sobre a aplicabilidade de softwares como mediadores no processo de ensino de Música
author Santin, Guilherme
author_facet Santin, Guilherme
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Soares, Eliana Maria do Sacramento
Porto, Patrícia Pereira
Silva, Rafael Rodrigues da
dc.contributor.author.fl_str_mv Santin, Guilherme
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Catelli, Francisco
contributor_str_mv Catelli, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Música
Tecnologia
Música - Instrução e estudo
topic Educação
Música
Tecnologia
Música - Instrução e estudo
Education
Music
Technology
Music - Instruction and study
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Music
Technology
Music - Instruction and study
description Atualmente as tecnologias digitais são ubíquas em nossa sociedade. As possibilidades viabilizadas por tais tecnologias, seja para comunicação, socialização, informação ou entretenimento, certamente causam um grande impacto em nosso cotidiano. Sendo assim, a área da educação não deixa de ser afetada por estas tecnologias, principalmente por meio da demanda de inclusão da tecnologia digital na educação básica por parte da Base Nacional Comum Curricular que inclui as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) como conteúdo transversal, pertencente a todas as áreas do conhecimento. Com isto em mente, decidimos entrevistar professores da área de Música, a qual também recentemente foi adicionada como área obrigatória pela BNCC, e investigar a perspectiva destes professores a respeito da aplicabilidade das tecnologias digitais no ensino de música na educação básica. Para obter esta compreensão, decidimos fazer entrevistas semi-estruturadas e realizar análise de dados baseada na Análise Textual Discursiva proposta por Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi. Observamos como resultado que os professores entrevistados estão alinhados com aquilo previsto pela BNCC no quesito de aplicação de TDICs na educação, buscando utilizar tecnologias digitais como mediadoras do ensino de música de maneira fluente e espontânea, o que nos levou a intitular estes professores como ?professores digitalizados?, ou seja, estes professores demonstram aptidão para utilizar tecnologias digitais e empregam estas tecnologias na educação [resumo fornecido pelo autor].
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-10-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-14T14:12:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-14T14:12:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-01-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6767
url https://repositorio.ucs.br/11338/6767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6767/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Guilherme%20Santin.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6767/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Guilherme%20Santin.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6767/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Guilherme%20Santin.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e6ac3f77c70878db036fbb494db45bb
825bd899da06b8090c3725bbe85b5173
8ae0c4fead0edcc5d95a38212d44f4a8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258458622853120