iMusic Education: um estudo bibliográfico sobre a interação entre jovens, novas tecnologias e educação musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcolino, Thaís dos Santos [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/119817
Resumo: Este trabalho é de natureza qualitativa e consiste em um estudo bibliográfico referente à interação entre jovens, educação musical e novas tecnologias. A partir da análise dos textos levantados, procura-se compreender como educadores musicais posicionam-se frente às tecnologias em suas aulas; e o quão significativas elas podem ser quando utilizadas. Inicialmente, o procedimento metodológico se deu através da definição de TICs e de uma contextualização sobre a presença das tecnologias na escuta, na educação e nas práticas musicais. Em seguida, utilizou-se quatro artigos publicados na Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), os quais foram analisados e discutidos de acordo com o pensamento vigente na bibliografia estudada, procurando verificar o estado da produção e aplicação de conhecimentos sobre o tema nesta área. Por fim, constata-se que a presença das tecnologias no ensino musical implica em mudanças no papel do professor e na matriz curricular dos cursos de Licenciatura em Música.
id UNSP_4003dacc3992c7b1fc1c3e5bfc8a8631
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/119817
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling iMusic Education: um estudo bibliográfico sobre a interação entre jovens, novas tecnologias e educação musicalMusica - Instrução e estudoMusica e juventudeMúsica e TecnologiaMusic Instruction and studyEste trabalho é de natureza qualitativa e consiste em um estudo bibliográfico referente à interação entre jovens, educação musical e novas tecnologias. A partir da análise dos textos levantados, procura-se compreender como educadores musicais posicionam-se frente às tecnologias em suas aulas; e o quão significativas elas podem ser quando utilizadas. Inicialmente, o procedimento metodológico se deu através da definição de TICs e de uma contextualização sobre a presença das tecnologias na escuta, na educação e nas práticas musicais. Em seguida, utilizou-se quatro artigos publicados na Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), os quais foram analisados e discutidos de acordo com o pensamento vigente na bibliografia estudada, procurando verificar o estado da produção e aplicação de conhecimentos sobre o tema nesta área. Por fim, constata-se que a presença das tecnologias no ensino musical implica em mudanças no papel do professor e na matriz curricular dos cursos de Licenciatura em Música.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Arroyo, Margarete [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marcolino, Thaís dos Santos [UNESP]2015-03-23T15:22:01Z2015-03-23T15:22:01Z2013-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis50 f.application/pdfMARCOLINO, Thaís dos Santos. iMusic Education: um estudo bibliográfico sobre a interação entre jovens, novas tecnologias e educação musical. 2013. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Musical) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2013.http://hdl.handle.net/11449/119817000736956000736956.pdf6650565559318101Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-16T06:11:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119817Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-16T06:11:41Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv iMusic Education: um estudo bibliográfico sobre a interação entre jovens, novas tecnologias e educação musical
title iMusic Education: um estudo bibliográfico sobre a interação entre jovens, novas tecnologias e educação musical
spellingShingle iMusic Education: um estudo bibliográfico sobre a interação entre jovens, novas tecnologias e educação musical
Marcolino, Thaís dos Santos [UNESP]
Musica - Instrução e estudo
Musica e juventude
Música e Tecnologia
Music Instruction and study
title_short iMusic Education: um estudo bibliográfico sobre a interação entre jovens, novas tecnologias e educação musical
title_full iMusic Education: um estudo bibliográfico sobre a interação entre jovens, novas tecnologias e educação musical
title_fullStr iMusic Education: um estudo bibliográfico sobre a interação entre jovens, novas tecnologias e educação musical
title_full_unstemmed iMusic Education: um estudo bibliográfico sobre a interação entre jovens, novas tecnologias e educação musical
title_sort iMusic Education: um estudo bibliográfico sobre a interação entre jovens, novas tecnologias e educação musical
author Marcolino, Thaís dos Santos [UNESP]
author_facet Marcolino, Thaís dos Santos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arroyo, Margarete [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcolino, Thaís dos Santos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Musica - Instrução e estudo
Musica e juventude
Música e Tecnologia
Music Instruction and study
topic Musica - Instrução e estudo
Musica e juventude
Música e Tecnologia
Music Instruction and study
description Este trabalho é de natureza qualitativa e consiste em um estudo bibliográfico referente à interação entre jovens, educação musical e novas tecnologias. A partir da análise dos textos levantados, procura-se compreender como educadores musicais posicionam-se frente às tecnologias em suas aulas; e o quão significativas elas podem ser quando utilizadas. Inicialmente, o procedimento metodológico se deu através da definição de TICs e de uma contextualização sobre a presença das tecnologias na escuta, na educação e nas práticas musicais. Em seguida, utilizou-se quatro artigos publicados na Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), os quais foram analisados e discutidos de acordo com o pensamento vigente na bibliografia estudada, procurando verificar o estado da produção e aplicação de conhecimentos sobre o tema nesta área. Por fim, constata-se que a presença das tecnologias no ensino musical implica em mudanças no papel do professor e na matriz curricular dos cursos de Licenciatura em Música.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-12
2015-03-23T15:22:01Z
2015-03-23T15:22:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARCOLINO, Thaís dos Santos. iMusic Education: um estudo bibliográfico sobre a interação entre jovens, novas tecnologias e educação musical. 2013. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Musical) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/119817
000736956
000736956.pdf
6650565559318101
identifier_str_mv MARCOLINO, Thaís dos Santos. iMusic Education: um estudo bibliográfico sobre a interação entre jovens, novas tecnologias e educação musical. 2013. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Musical) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2013.
000736956
000736956.pdf
6650565559318101
url http://hdl.handle.net/11449/119817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 50 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649728973373440