Mentalidade matemática de crescimento e aprendizagem sobre frações: estratégias de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terres, Josiana de Góes Pedroso
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/11789
Resumo: O presente texto discorre sobre o desenvolvimento de uma pesquisa, que foi realizada no intuito de investigar se a aplicação de estratégias de ensino na aprendizagem sobre frações, baseadas nos estudos a respeito da mentalidade de crescimento, e em metodologias ativas, realmente têm potencial de promover uma evolução no desenvolvimento do pensamento matemático. Procurou-se fundamentar os conceitos de plasticidade cerebral, mentalidade fixa, mentalidade de crescimento, enfatizando o erro, a tentativa e a persistência como parte importante no processo de aprendizagem e na superação de desafios, utilizando referências como as autoras Jo Boaler e Carol Dweck. Em recente avaliação internacional de aprendizagem pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA, 2018), os dados divulgados apresentaram o Brasil na preocupante posição 72º e 74º lugar em matemática, evidenciando o quanto precisamos investir na Educação de nosso país, tanto em recursos materiais, quanto em formação docente. É nesse ponto que essa pesquisa se propôs a contribuir, constituindo um material de apoio, referencial teórico, e abordagem qualitativa, para que professores possam vir a conhecer e/ou aprofundar seus estudos sobre a importância de promover o desenvolvimento de uma mentalidade matemática de crescimento em seus alunos. E também utilizar estratégias de ensino, para propiciar uma aprendizagem significativa e satisfatória. Diante desses objetivos, ao longo da aplicação, percebeu-se a evolução dos aspectos cognitivos e atitudinais dos estudantes, observada mediante suas explanações, apresentações e argumentos, demonstrando um amadurecimento gradual. A pesquisa de abordagem qualitativa foi aplicada em uma escola da Rede Municipal de Caxias do Sul, com uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental, e teve o objetivo de executar de forma prática, com crianças em idade escolar, estratégias de ensino de matemática, tendo como consequência a elaboração de um produto educacional, que poderá servir de material formativo e de apoio a professores dos anos iniciais do ensino fundamental. O procedimento empregado foi de intervenção pedagógica e empírica, no qual com a intervenção do professor, foram proporcionadas atividades práticas de matemática, para que as crianças pudessem experienciá-las. A coleta de dados aconteceu por meio direto entre pesquisadora e estudantes. A pesquisadora foi participante do processo, interagindo com os sujeitos em um contexto naturalístico. A técnica de análise de dados, teve uma abordagem qualitativa descritiva, em que os dados coletados foram avaliados individualmente, e em conjunto, de forma a identificar quais foram as formas de pensamento empregadas pelos sujeitos, e como colaborariam para um amadurecimento dos mesmos em relação ao processo matemático. A pesquisa foi organizada em uma sequência didática, com dezoito encontros, que ocorreram entre os meses de agosto a dezembro de 2021. No desenvolvimento dessa pesquisa foi possível notar uma evolução na mentalidade dos estudantes, que passaram a acreditar mais em seu potencial. Essa constatação pode ser medida de alguma forma, com a reaplicação do questionário inicial ao final da sequência didática. O percentual de estudantes que demonstravam uma mentalidade de crescimento subiu de 64% em agosto, para 85% ao final da aplicação das atividades no mês de dezembro de 2021. Os resultados decorrentes dos encontros elaborados dentro do formato da pesquisa, serão apresentados, apontando para as tendências promovidas pelas teorias aplicadas. Esses resultados positivos contribuíram para a construção do Guia Didático, documento proposto no início da pesquisa. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_07c786d063ec35b411ff1892ef1f639c
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/11789
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Terres, Josiana de Góes PedrosoCatelli, FranciscoGuzzo, Guilherme BrambattiRehfeldt, Marcia Jussara HeppSpindola, Marilda Machado2023-03-27T19:15:15Z2023-03-27T19:15:15Z2023-03-222022-12-12https://repositorio.ucs.br/11338/11789O presente texto discorre sobre o desenvolvimento de uma pesquisa, que foi realizada no intuito de investigar se a aplicação de estratégias de ensino na aprendizagem sobre frações, baseadas nos estudos a respeito da mentalidade de crescimento, e em metodologias ativas, realmente têm potencial de promover uma evolução no desenvolvimento do pensamento matemático. Procurou-se fundamentar os conceitos de plasticidade cerebral, mentalidade fixa, mentalidade de crescimento, enfatizando o erro, a tentativa e a persistência como parte importante no processo de aprendizagem e na superação de desafios, utilizando referências como as autoras Jo Boaler e Carol Dweck. Em recente avaliação internacional de aprendizagem pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA, 2018), os dados divulgados apresentaram o Brasil na preocupante posição 72º e 74º lugar em matemática, evidenciando o quanto precisamos investir na Educação de nosso país, tanto em recursos materiais, quanto em formação docente. É nesse ponto que essa pesquisa se propôs a contribuir, constituindo um material de apoio, referencial teórico, e abordagem qualitativa, para que professores possam vir a conhecer e/ou aprofundar seus estudos sobre a importância de promover o desenvolvimento de uma mentalidade matemática de crescimento em seus alunos. E também utilizar estratégias de ensino, para propiciar uma aprendizagem significativa e satisfatória. Diante desses objetivos, ao longo da aplicação, percebeu-se a evolução dos aspectos cognitivos e atitudinais dos estudantes, observada mediante suas explanações, apresentações e argumentos, demonstrando um amadurecimento gradual. A pesquisa de abordagem qualitativa foi aplicada em uma escola da Rede Municipal de Caxias do Sul, com uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental, e teve o objetivo de executar de forma prática, com crianças em idade escolar, estratégias de ensino de matemática, tendo como consequência a elaboração de um produto educacional, que poderá servir de material formativo e de apoio a professores dos anos iniciais do ensino fundamental. O procedimento empregado foi de intervenção pedagógica e empírica, no qual com a intervenção do professor, foram proporcionadas atividades práticas de matemática, para que as crianças pudessem experienciá-las. A coleta de dados aconteceu por meio direto entre pesquisadora e estudantes. A pesquisadora foi participante do processo, interagindo com os sujeitos em um contexto naturalístico. A técnica de análise de dados, teve uma abordagem qualitativa descritiva, em que os dados coletados foram avaliados individualmente, e em conjunto, de forma a identificar quais foram as formas de pensamento empregadas pelos sujeitos, e como colaborariam para um amadurecimento dos mesmos em relação ao processo matemático. A pesquisa foi organizada em uma sequência didática, com dezoito encontros, que ocorreram entre os meses de agosto a dezembro de 2021. No desenvolvimento dessa pesquisa foi possível notar uma evolução na mentalidade dos estudantes, que passaram a acreditar mais em seu potencial. Essa constatação pode ser medida de alguma forma, com a reaplicação do questionário inicial ao final da sequência didática. O percentual de estudantes que demonstravam uma mentalidade de crescimento subiu de 64% em agosto, para 85% ao final da aplicação das atividades no mês de dezembro de 2021. Os resultados decorrentes dos encontros elaborados dentro do formato da pesquisa, serão apresentados, apontando para as tendências promovidas pelas teorias aplicadas. Esses resultados positivos contribuíram para a construção do Guia Didático, documento proposto no início da pesquisa. [resumo fornecido pelo autor]This text discusses the development of a research, which was carried out in order to investigate whether the application of teaching strategies in learning about fractions, based on studies about the growth mindset, and on active methodologies, really have the potential to promote an evolution in the development of mathematical thinking. We sought to support the concepts of brain plasticity, fixed mindset, growth mindset, emphasizing error, trial and persistence as an important part of the learning process and overcoming challenges, using references such as authors Jo Boaler and Carol Dweck. In a recent international assessment of learning by the International Student Assessment Program (PISA, 2018), the data released showed Brazil in the worrying position 72nd and 74th in mathematics, showing how much we need to invest in the Education of our country, both in material resources, and in teacher training. It is at this point that this research proposed to contribute, constituting a support material, theoretical framework, and qualitative approach, so that teachers can come to know and/or deepen their studies on the importance of promoting the development of a mathematical mindset of growth in your students. And also use teaching strategies to provide meaningful and satisfactory learning. Given these objectives, throughout the application, the evolution of the students' cognitive and attitudinal aspects was noticed, observed through their explanations, presentations and arguments, demonstrating a gradual maturation. The research with a qualitative approach was applied in a school in the Municipal Network of Caxias do Sul, with a class of the fifth year of Elementary School, and had the objective of carrying out, in a practical way, with children of school age, strategies for teaching mathematics, resulting in the development of an educational product, which can serve as training and support material for teachers in the early years of elementary school. The procedure employed was one of pedagogical and empirical intervention, in which, with the teacher's intervention, practical mathematics activities were provided, so that the children could experience them. Data collection took place directly between the researcher and students. The researcher participated in the process, interacting with the subjects in a naturalistic context. The data analysis technique had a descriptive qualitative approach, in which the collected data were evaluated individually, and together, in order to identify which were the forms of thought employed by the subjects, and how they would collaborate for their maturation in relation to to the mathematical process. The research was organized in a didactic sequence, with eighteen meetings, which took place between the months of August and December 2021. In the development of this research, it was possible to notice an evolution in the mentality of the students, who started to believe more in their potential. This finding can be measured in some way, with the reapplication of the initial questionnaire at the end of the didactic sequence. The percentage of students who demonstrated a growth mindset rose from 64% in August to 85% at the end of the implementation of activities in December 2021. The results arising from the meetings elaborated within the research format will be presented, pointing to the trends promoted by the applied theories. These positive results contributed to the construction of the Didactic Guide, a document proposed at the beginning of the research. [resumo fornecido pelo autor]engporMatemática - Estudo e ensinoMatemática (Ensino fundamental)FraçõesCapacidade matemática em criançasMathematics - Study and teachingMathematics (elementary school)FractionsMathematical ability in childrenMentalidade matemática de crescimento e aprendizagem sobre frações: estratégias de ensino nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/4453261280131938Terres, Josiana G. P.Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaCampus Universitário de Caxias do Sul2023-03-21ORIGINALDissertação Josiana de Goes Pedroso Terres.pdfDissertação Josiana de Goes Pedroso Terres.pdfapplication/pdf19590784https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11789/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Josiana%20de%20Goes%20Pedroso%20Terres.pdf9b23ac3c7dc23fdb50aa8f5efdb19b0eMD51Produto Educacional Josiana de Goés Pedroso Terres.pdfProduto Educacional Josiana de Goés Pedroso Terres.pdfapplication/pdf18109208https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11789/4/Produto%20Educacional%20Josiana%20de%20Go%c3%a9s%20Pedroso%20Terres.pdf52e6782a191be8910cb6e9d1221f852bMD54TEXTDissertação Josiana de Goes Pedroso Terres.pdf.txtDissertação Josiana de Goes Pedroso Terres.pdf.txtExtracted texttext/plain467940https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11789/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Josiana%20de%20Goes%20Pedroso%20Terres.pdf.txtf1eb52e3edc3179dce93e6a53a1ad061MD52Produto Educacional Josiana de Goés Pedroso Terres.pdf.txtProduto Educacional Josiana de Goés Pedroso Terres.pdf.txtExtracted texttext/plain142705https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11789/5/Produto%20Educacional%20Josiana%20de%20Go%c3%a9s%20Pedroso%20Terres.pdf.txt5d5f4749047d0ddef175d1f1bfeeca07MD55THUMBNAILDissertação Josiana de Goes Pedroso Terres.pdf.jpgDissertação Josiana de Goes Pedroso Terres.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1310https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11789/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Josiana%20de%20Goes%20Pedroso%20Terres.pdf.jpg9c3bda6c4bc0bbd422110ab15098cf51MD53Produto Educacional Josiana de Goés Pedroso Terres.pdf.jpgProduto Educacional Josiana de Goés Pedroso Terres.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1580https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11789/6/Produto%20Educacional%20Josiana%20de%20Go%c3%a9s%20Pedroso%20Terres.pdf.jpgcc34335141ada183f2598cb502479fe9MD5611338/117892023-04-01 07:00:26.611oai:repositorio.ucs.br:11338/11789Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:01:19.296593Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mentalidade matemática de crescimento e aprendizagem sobre frações: estratégias de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental
title Mentalidade matemática de crescimento e aprendizagem sobre frações: estratégias de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Mentalidade matemática de crescimento e aprendizagem sobre frações: estratégias de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental
Terres, Josiana de Góes Pedroso
Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Frações
Capacidade matemática em crianças
Mathematics - Study and teaching
Mathematics (elementary school)
Fractions
Mathematical ability in children
title_short Mentalidade matemática de crescimento e aprendizagem sobre frações: estratégias de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Mentalidade matemática de crescimento e aprendizagem sobre frações: estratégias de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Mentalidade matemática de crescimento e aprendizagem sobre frações: estratégias de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Mentalidade matemática de crescimento e aprendizagem sobre frações: estratégias de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Mentalidade matemática de crescimento e aprendizagem sobre frações: estratégias de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental
author Terres, Josiana de Góes Pedroso
author_facet Terres, Josiana de Góes Pedroso
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Catelli, Francisco
Guzzo, Guilherme Brambatti
Rehfeldt, Marcia Jussara Hepp
dc.contributor.author.fl_str_mv Terres, Josiana de Góes Pedroso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Spindola, Marilda Machado
contributor_str_mv Spindola, Marilda Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Frações
Capacidade matemática em crianças
topic Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Frações
Capacidade matemática em crianças
Mathematics - Study and teaching
Mathematics (elementary school)
Fractions
Mathematical ability in children
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics - Study and teaching
Mathematics (elementary school)
Fractions
Mathematical ability in children
description O presente texto discorre sobre o desenvolvimento de uma pesquisa, que foi realizada no intuito de investigar se a aplicação de estratégias de ensino na aprendizagem sobre frações, baseadas nos estudos a respeito da mentalidade de crescimento, e em metodologias ativas, realmente têm potencial de promover uma evolução no desenvolvimento do pensamento matemático. Procurou-se fundamentar os conceitos de plasticidade cerebral, mentalidade fixa, mentalidade de crescimento, enfatizando o erro, a tentativa e a persistência como parte importante no processo de aprendizagem e na superação de desafios, utilizando referências como as autoras Jo Boaler e Carol Dweck. Em recente avaliação internacional de aprendizagem pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA, 2018), os dados divulgados apresentaram o Brasil na preocupante posição 72º e 74º lugar em matemática, evidenciando o quanto precisamos investir na Educação de nosso país, tanto em recursos materiais, quanto em formação docente. É nesse ponto que essa pesquisa se propôs a contribuir, constituindo um material de apoio, referencial teórico, e abordagem qualitativa, para que professores possam vir a conhecer e/ou aprofundar seus estudos sobre a importância de promover o desenvolvimento de uma mentalidade matemática de crescimento em seus alunos. E também utilizar estratégias de ensino, para propiciar uma aprendizagem significativa e satisfatória. Diante desses objetivos, ao longo da aplicação, percebeu-se a evolução dos aspectos cognitivos e atitudinais dos estudantes, observada mediante suas explanações, apresentações e argumentos, demonstrando um amadurecimento gradual. A pesquisa de abordagem qualitativa foi aplicada em uma escola da Rede Municipal de Caxias do Sul, com uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental, e teve o objetivo de executar de forma prática, com crianças em idade escolar, estratégias de ensino de matemática, tendo como consequência a elaboração de um produto educacional, que poderá servir de material formativo e de apoio a professores dos anos iniciais do ensino fundamental. O procedimento empregado foi de intervenção pedagógica e empírica, no qual com a intervenção do professor, foram proporcionadas atividades práticas de matemática, para que as crianças pudessem experienciá-las. A coleta de dados aconteceu por meio direto entre pesquisadora e estudantes. A pesquisadora foi participante do processo, interagindo com os sujeitos em um contexto naturalístico. A técnica de análise de dados, teve uma abordagem qualitativa descritiva, em que os dados coletados foram avaliados individualmente, e em conjunto, de forma a identificar quais foram as formas de pensamento empregadas pelos sujeitos, e como colaborariam para um amadurecimento dos mesmos em relação ao processo matemático. A pesquisa foi organizada em uma sequência didática, com dezoito encontros, que ocorreram entre os meses de agosto a dezembro de 2021. No desenvolvimento dessa pesquisa foi possível notar uma evolução na mentalidade dos estudantes, que passaram a acreditar mais em seu potencial. Essa constatação pode ser medida de alguma forma, com a reaplicação do questionário inicial ao final da sequência didática. O percentual de estudantes que demonstravam uma mentalidade de crescimento subiu de 64% em agosto, para 85% ao final da aplicação das atividades no mês de dezembro de 2021. Os resultados decorrentes dos encontros elaborados dentro do formato da pesquisa, serão apresentados, apontando para as tendências promovidas pelas teorias aplicadas. Esses resultados positivos contribuíram para a construção do Guia Didático, documento proposto no início da pesquisa. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-27T19:15:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-27T19:15:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/11789
url https://repositorio.ucs.br/11338/11789
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11789/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Josiana%20de%20Goes%20Pedroso%20Terres.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11789/4/Produto%20Educacional%20Josiana%20de%20Go%c3%a9s%20Pedroso%20Terres.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11789/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Josiana%20de%20Goes%20Pedroso%20Terres.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11789/5/Produto%20Educacional%20Josiana%20de%20Go%c3%a9s%20Pedroso%20Terres.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11789/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Josiana%20de%20Goes%20Pedroso%20Terres.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11789/6/Produto%20Educacional%20Josiana%20de%20Go%c3%a9s%20Pedroso%20Terres.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9b23ac3c7dc23fdb50aa8f5efdb19b0e
52e6782a191be8910cb6e9d1221f852b
f1eb52e3edc3179dce93e6a53a1ad061
5d5f4749047d0ddef175d1f1bfeeca07
9c3bda6c4bc0bbd422110ab15098cf51
cc34335141ada183f2598cb502479fe9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258431574835200