Estudo sobre a presença de feedback nas organizações da Serra Gaúcha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/12939 |
Resumo: | Cada vez mais é destacada a importância do feedback da empresa para o funcionário, um retorno referente ao seu desempenho dentro da organização. Por outro lado, nem todas as empresas têm o hábito de fornecer esse feedback de forma clara, tornando o processo de desenvolvimento profissional difícil ou até mesmo inexistente. Desta forma, pode-se inferir que o feedback é uma importante ferramenta tanto para o desenvolvimento pessoal e profissional do funcionário, quanto para o crescimento da empresa em que está inserido. Visando isso, este trabalho tem como objetivo geral identificar se os funcionários das empresas da Serra Gaúcha identificam a presença de feedback dentro das organizações em que trabalham. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, em nível descritivo, com uma amostra de 199 trabalhadores que atuam em tal região. Foi possível observar que 15% dos participantes apontam que a empresa não costuma fazer feedback e das empresas que realizam o mesmo, as formas mais utilizadas são o feedback individual e informal. Além disso, o estudo mostra que a maioria das pessoas considera importante avaliar seus líderes e gestores, ou pessoas envolvidas no dia a dia do trabalho, considerando o feedback recebido importante e feito de forma educada. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_0873b329e39b6da2286a8022f5ed688f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/12939 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mattana, CamilaMacke, JanaínaLuchesi, Juliana Raquel de SouzaBertolazzi, Marco Aurélio2024-01-24T17:41:02Z2024-01-24T17:41:02Z2023-12-052023-11-23https://repositorio.ucs.br/11338/12939Cada vez mais é destacada a importância do feedback da empresa para o funcionário, um retorno referente ao seu desempenho dentro da organização. Por outro lado, nem todas as empresas têm o hábito de fornecer esse feedback de forma clara, tornando o processo de desenvolvimento profissional difícil ou até mesmo inexistente. Desta forma, pode-se inferir que o feedback é uma importante ferramenta tanto para o desenvolvimento pessoal e profissional do funcionário, quanto para o crescimento da empresa em que está inserido. Visando isso, este trabalho tem como objetivo geral identificar se os funcionários das empresas da Serra Gaúcha identificam a presença de feedback dentro das organizações em que trabalham. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, em nível descritivo, com uma amostra de 199 trabalhadores que atuam em tal região. Foi possível observar que 15% dos participantes apontam que a empresa não costuma fazer feedback e das empresas que realizam o mesmo, as formas mais utilizadas são o feedback individual e informal. Além disso, o estudo mostra que a maioria das pessoas considera importante avaliar seus líderes e gestores, ou pessoas envolvidas no dia a dia do trabalho, considerando o feedback recebido importante e feito de forma educada. [resumo fornecido pelo autor]Empresas - Serra, Região (RS)Comunicação na administraçãoDesempenhoComunicação nas organizaçõesEstudo sobre a presença de feedback nas organizações da Serra Gaúchainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2023-12-04ORIGINALTCC Camila Mattana.pdfTCC Camila Mattana.pdfapplication/pdf812602https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12939/1/TCC%20Camila%20Mattana.pdf18dba4c80e436dfc21a65586b1ac0fe9MD51TEXTTCC Camila Mattana.pdf.txtTCC Camila Mattana.pdf.txtExtracted texttext/plain85804https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12939/2/TCC%20Camila%20Mattana.pdf.txtf3f3bfa6d8981230bbceca8e976c51cbMD52THUMBNAILTCC Camila Mattana.pdf.jpgTCC Camila Mattana.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1172https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12939/3/TCC%20Camila%20Mattana.pdf.jpg5c79de7701646e834f97a4f96369aab5MD5311338/129392024-01-25 06:01:30.503oai:repositorio.ucs.br:11338/12939Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:00:56.249046Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo sobre a presença de feedback nas organizações da Serra Gaúcha |
title |
Estudo sobre a presença de feedback nas organizações da Serra Gaúcha |
spellingShingle |
Estudo sobre a presença de feedback nas organizações da Serra Gaúcha Mattana, Camila Empresas - Serra, Região (RS) Comunicação na administração Desempenho Comunicação nas organizações |
title_short |
Estudo sobre a presença de feedback nas organizações da Serra Gaúcha |
title_full |
Estudo sobre a presença de feedback nas organizações da Serra Gaúcha |
title_fullStr |
Estudo sobre a presença de feedback nas organizações da Serra Gaúcha |
title_full_unstemmed |
Estudo sobre a presença de feedback nas organizações da Serra Gaúcha |
title_sort |
Estudo sobre a presença de feedback nas organizações da Serra Gaúcha |
author |
Mattana, Camila |
author_facet |
Mattana, Camila |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Macke, Janaína Luchesi, Juliana Raquel de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattana, Camila |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bertolazzi, Marco Aurélio |
contributor_str_mv |
Bertolazzi, Marco Aurélio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empresas - Serra, Região (RS) Comunicação na administração Desempenho Comunicação nas organizações |
topic |
Empresas - Serra, Região (RS) Comunicação na administração Desempenho Comunicação nas organizações |
description |
Cada vez mais é destacada a importância do feedback da empresa para o funcionário, um retorno referente ao seu desempenho dentro da organização. Por outro lado, nem todas as empresas têm o hábito de fornecer esse feedback de forma clara, tornando o processo de desenvolvimento profissional difícil ou até mesmo inexistente. Desta forma, pode-se inferir que o feedback é uma importante ferramenta tanto para o desenvolvimento pessoal e profissional do funcionário, quanto para o crescimento da empresa em que está inserido. Visando isso, este trabalho tem como objetivo geral identificar se os funcionários das empresas da Serra Gaúcha identificam a presença de feedback dentro das organizações em que trabalham. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, em nível descritivo, com uma amostra de 199 trabalhadores que atuam em tal região. Foi possível observar que 15% dos participantes apontam que a empresa não costuma fazer feedback e das empresas que realizam o mesmo, as formas mais utilizadas são o feedback individual e informal. Além disso, o estudo mostra que a maioria das pessoas considera importante avaliar seus líderes e gestores, ou pessoas envolvidas no dia a dia do trabalho, considerando o feedback recebido importante e feito de forma educada. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2023 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2023-11-23 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-24T17:41:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-24T17:41:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/12939 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/12939 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12939/1/TCC%20Camila%20Mattana.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12939/2/TCC%20Camila%20Mattana.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12939/3/TCC%20Camila%20Mattana.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
18dba4c80e436dfc21a65586b1ac0fe9 f3f3bfa6d8981230bbceca8e976c51cb 5c79de7701646e834f97a4f96369aab5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258429416865792 |