Content and Language Integrated learning (CLIL): planning lessons for children

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belusso, Jeniffer Carla
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/10119
Resumo: A educação deve oferecer novas formas de participação na sociedade para promover as chances dos alunos de desenvolverem cada vez mais formas de inserção no mundo e técnicas para transformar sua mobilidade. A expansão do movimento deve implicar na criação de práticas linguísticas que possam refletir a vida por meio de uma ampla gama de possibilidades de compreensão de conceitos, conteúdo e conhecimento. Portanto, este artigo tem como objetivo compartilhar as diferentes faces e movimentos em torno do método Content and Language Learning, segundo Marsh e Frigols (2010). Essa abordagem abrangente é uma excelente prática educacional e pode ser introduzida e desenvolvida em muitos tipos de escolas e salas de aula. A CLIL aproxima o bilinguismo da nossa realidade, começando com pequenos projetos que possam ensinar as crianças a se comunicarem em inglês. Mais do que isso, aprender um idioma por meio de outras disciplinas que já fazem parte do dia a dia. CLIL para crianças pode ser uma experiência motivadora e maravilhosa no ensino e aprendizagem de um idioma, uma vez que o inglês seja colocado em prática por meio das experiências e atividades reais da criança. Com este objetivo claro, serão apresentados planos de aula para o projeto com CLIL e uma análise das possibilidades e necessidades de um plano de aula para o método. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_0b98f066aea17b2e08b2a1b4a69fa77c
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/10119
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Belusso, Jeniffer CarlaCustodio, Magda Mônica CauduroSilva, Maria Valésia Silva daDall Agnol, Samira2022-06-04T13:33:47Z2022-06-04T13:33:47Z2021-05-222020-12-09https://repositorio.ucs.br/11338/10119A educação deve oferecer novas formas de participação na sociedade para promover as chances dos alunos de desenvolverem cada vez mais formas de inserção no mundo e técnicas para transformar sua mobilidade. A expansão do movimento deve implicar na criação de práticas linguísticas que possam refletir a vida por meio de uma ampla gama de possibilidades de compreensão de conceitos, conteúdo e conhecimento. Portanto, este artigo tem como objetivo compartilhar as diferentes faces e movimentos em torno do método Content and Language Learning, segundo Marsh e Frigols (2010). Essa abordagem abrangente é uma excelente prática educacional e pode ser introduzida e desenvolvida em muitos tipos de escolas e salas de aula. A CLIL aproxima o bilinguismo da nossa realidade, começando com pequenos projetos que possam ensinar as crianças a se comunicarem em inglês. Mais do que isso, aprender um idioma por meio de outras disciplinas que já fazem parte do dia a dia. CLIL para crianças pode ser uma experiência motivadora e maravilhosa no ensino e aprendizagem de um idioma, uma vez que o inglês seja colocado em prática por meio das experiências e atividades reais da criança. Com este objetivo claro, serão apresentados planos de aula para o projeto com CLIL e uma análise das possibilidades e necessidades de um plano de aula para o método. [resumo fornecido pelo autor]Education must offer new ways of participating in society to promote students' chances of developing more and more forms of insertion in the world and techniques to transform their mobility. The expansion of movement must imply the creation of linguistic practices that can reflect life through a wide range of possibilities for understanding concepts, content, and knowledge. Therefore, this paper aims to share the different faces and movements surrounding the Content and Language Learning method, according to Marsh and Frigols (2010). This umbrella-approach is an excellent educational practice, and it can be introduced and developed in many types of schools and classrooms. CLIL brings bilingualism closer to our reality, starting with small projects that can teach children to communicate in English. More than that, learning a language through other disciplines that are already part of everyday life. CLIL for children can be a motivating and wonderful experience in teaching and learning a language once English is put into practice through the child's real experiences and activities. With this clear objective, lesson plans will be presented for the project with CLIL and analysis of a lesson plan's possibilities and needs for the method. [resumo fornecido pelo autor]CriançasAprendizagemAquisição da segunda línguaLíngua inglesaPlanos de aulaContent and Language Integrated learning (CLIL): planning lessons for childreninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisengreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em Letras - InglêsCampus Universitário de Caxias do Sul2021-05-21ORIGINALTCC Jeniffer Carla Belusso.pdfTCC Jeniffer Carla Belusso.pdfapplication/pdf1210108https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10119/1/TCC%20Jeniffer%20Carla%20Belusso.pdf61b4d6b00c42402bd5c994eba2277934MD51TEXTTCC Jeniffer Carla Belusso.pdf.txtTCC Jeniffer Carla Belusso.pdf.txtExtracted texttext/plain107631https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10119/2/TCC%20Jeniffer%20Carla%20Belusso.pdf.txtd9c7e233a6859eb12d4e4284140c345eMD52THUMBNAILTCC Jeniffer Carla Belusso.pdf.jpgTCC Jeniffer Carla Belusso.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1191https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10119/3/TCC%20Jeniffer%20Carla%20Belusso.pdf.jpgf89ac1857b252946cb53009f9198cfe7MD5311338/101192023-06-21 14:03:33.533oai:repositorio.ucs.br:11338/10119Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-06-21T14:03:33Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Content and Language Integrated learning (CLIL): planning lessons for children
title Content and Language Integrated learning (CLIL): planning lessons for children
spellingShingle Content and Language Integrated learning (CLIL): planning lessons for children
Belusso, Jeniffer Carla
Crianças
Aprendizagem
Aquisição da segunda língua
Língua inglesa
Planos de aula
title_short Content and Language Integrated learning (CLIL): planning lessons for children
title_full Content and Language Integrated learning (CLIL): planning lessons for children
title_fullStr Content and Language Integrated learning (CLIL): planning lessons for children
title_full_unstemmed Content and Language Integrated learning (CLIL): planning lessons for children
title_sort Content and Language Integrated learning (CLIL): planning lessons for children
author Belusso, Jeniffer Carla
author_facet Belusso, Jeniffer Carla
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Custodio, Magda Mônica Cauduro
Silva, Maria Valésia Silva da
dc.contributor.author.fl_str_mv Belusso, Jeniffer Carla
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dall Agnol, Samira
contributor_str_mv Dall Agnol, Samira
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Aprendizagem
Aquisição da segunda língua
Língua inglesa
Planos de aula
topic Crianças
Aprendizagem
Aquisição da segunda língua
Língua inglesa
Planos de aula
description A educação deve oferecer novas formas de participação na sociedade para promover as chances dos alunos de desenvolverem cada vez mais formas de inserção no mundo e técnicas para transformar sua mobilidade. A expansão do movimento deve implicar na criação de práticas linguísticas que possam refletir a vida por meio de uma ampla gama de possibilidades de compreensão de conceitos, conteúdo e conhecimento. Portanto, este artigo tem como objetivo compartilhar as diferentes faces e movimentos em torno do método Content and Language Learning, segundo Marsh e Frigols (2010). Essa abordagem abrangente é uma excelente prática educacional e pode ser introduzida e desenvolvida em muitos tipos de escolas e salas de aula. A CLIL aproxima o bilinguismo da nossa realidade, começando com pequenos projetos que possam ensinar as crianças a se comunicarem em inglês. Mais do que isso, aprender um idioma por meio de outras disciplinas que já fazem parte do dia a dia. CLIL para crianças pode ser uma experiência motivadora e maravilhosa no ensino e aprendizagem de um idioma, uma vez que o inglês seja colocado em prática por meio das experiências e atividades reais da criança. Com este objetivo claro, serão apresentados planos de aula para o projeto com CLIL e uma análise das possibilidades e necessidades de um plano de aula para o método. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-09
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-04T13:33:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-04T13:33:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/10119
url https://repositorio.ucs.br/11338/10119
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10119/1/TCC%20Jeniffer%20Carla%20Belusso.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10119/2/TCC%20Jeniffer%20Carla%20Belusso.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10119/3/TCC%20Jeniffer%20Carla%20Belusso.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 61b4d6b00c42402bd5c994eba2277934
d9c7e233a6859eb12d4e4284140c345e
f89ac1857b252946cb53009f9198cfe7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308901912838144