Contribuição das práticas dos programas de aprendizagem experiencial para o desempenho gerencial: um estudo de casos múltiplos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/6780 |
Resumo: | A revisão da literatura indica que as relações de aprendizagem deverão se tornar cada vez mais difundidas sendo assim suportadas por tecnologias em constante evolução. O processo de aprendizagem e a necessidade do ser humano em usá-lo para prever eventos futuros é significativo nas organizações em que a necessidade de alta performance dos times, do resultado, exigem elevado grau de planejamento e execução. O estudo se propôs analisar a contribuição das práticas dos programas de aprendizagem experiencial para o desempenho gerencial percebido. Para tal, foi conduzida uma pesquisa do tipo qualitativa exploratória que utiliza o estudo de caso múltiplo como estratégia de investigação e gestores participantes de programas de aprendizagem experiencial como unidade de análise. A coleta de dados foi realizada com entrevistas semi-estruturadas e observação participante. O método de análise de conteúdo com apoio do software Excel que suportou a etapa de análise dos dados. Os principais resultados identificados estão relacionados as mudanças provocadas a partir dos programas de aprendizagem experiencias, ao trabalhar intensamente as emoções em seus participantes. Proporcionam o autoconhecimento, a superação e o autodesenvolvimento a partir da ressiginifcação de crenças limitantes. De maneira exploratória o estudo contribui para ampliar a o entendimento que a aprendizagem experiencial aplicada de forma integrativa pode contribuir para alavancar o desempenho gerencial. A intersecção entre a criação e desenho dos programas de aprendizagem experienciais com a interação da aprendizagem formal e informal e o desempenho gerencial percebido, resulta na experimentação ativa, em que o participante se torna capaz de aplicar as teorias no processo de tomada de decisões e resolução de problemas. |
id |
UCS_0d673e522a59546d64bad9ea77a0ea32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/6780 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Abreu, Adriano Roberto deCamargo, Maria EmiliaFachinelli, Ana CristinaAntonello, Claudia SimoneLarentis, Fabiano2021-01-27T12:33:15Z2021-01-27T12:33:15Z2021-01-232020-11-30https://repositorio.ucs.br/11338/6780A revisão da literatura indica que as relações de aprendizagem deverão se tornar cada vez mais difundidas sendo assim suportadas por tecnologias em constante evolução. O processo de aprendizagem e a necessidade do ser humano em usá-lo para prever eventos futuros é significativo nas organizações em que a necessidade de alta performance dos times, do resultado, exigem elevado grau de planejamento e execução. O estudo se propôs analisar a contribuição das práticas dos programas de aprendizagem experiencial para o desempenho gerencial percebido. Para tal, foi conduzida uma pesquisa do tipo qualitativa exploratória que utiliza o estudo de caso múltiplo como estratégia de investigação e gestores participantes de programas de aprendizagem experiencial como unidade de análise. A coleta de dados foi realizada com entrevistas semi-estruturadas e observação participante. O método de análise de conteúdo com apoio do software Excel que suportou a etapa de análise dos dados. Os principais resultados identificados estão relacionados as mudanças provocadas a partir dos programas de aprendizagem experiencias, ao trabalhar intensamente as emoções em seus participantes. Proporcionam o autoconhecimento, a superação e o autodesenvolvimento a partir da ressiginifcação de crenças limitantes. De maneira exploratória o estudo contribui para ampliar a o entendimento que a aprendizagem experiencial aplicada de forma integrativa pode contribuir para alavancar o desempenho gerencial. A intersecção entre a criação e desenho dos programas de aprendizagem experienciais com a interação da aprendizagem formal e informal e o desempenho gerencial percebido, resulta na experimentação ativa, em que o participante se torna capaz de aplicar as teorias no processo de tomada de decisões e resolução de problemas.The literature review indicates that learning relationships are expected to become increasingly widespread and are thus supported by constantly evolving technologies. The learning process and the need for human beings to use it to predict future events is significant in organizations where the need for high performance by teams, as a result, requires a high degree of planning and execution. The study aimed to analyze the contribution of the practices of the experiential learning programs to the perceived managerial performance. To this end, an exploratory qualitative research was conducted using the multiple case study as an investigation strategy and managers participating in experiential learning programs as the unit of analysis. Data collection was carried out with semi-structured interviews and participant observation. The content analysis method supported by Excel software that supported the data analysis stage. The main results identified are related to the changes brought about by the programs of learning experiences, when working intensely the emotions in its participants. They provide self-knowledge, overcoming and self-development based on the resiginification of limiting beliefs. In an exploratory way, the study contributes to broaden the understanding that experiential learning applied in an integrative way can contribute to leverage managerial performance. The intersection between the creation and design of experiential learning programs with the interaction of formal and informal learning and perceived managerial performance, results in active experimentation, in which the participant becomes able to apply theories in the decision-making and resolution process of problems.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESAprendizagemAprendizagem organizacionalLearningOrganizational learningContribuição das práticas dos programas de aprendizagem experiencial para o desempenho gerencial: um estudo de casos múltiplosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/2116599523202014Abreu, AdrianoMestrado Acadêmico em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2021-01-22ORIGINALDissertação Adriano Roberto de Abreu.pdfDissertação Adriano Roberto de Abreu.pdfapplication/pdf1200375https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6780/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Adriano%20Roberto%20de%20Abreu.pdfc93bbf84aceee80ad519f5b9e14e971eMD51TEXTDissertação Adriano Roberto de Abreu.pdf.txtDissertação Adriano Roberto de Abreu.pdf.txtExtracted texttext/plain265043https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6780/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Adriano%20Roberto%20de%20Abreu.pdf.txt421e227caddb0e856288cbadd18387d2MD52THUMBNAILDissertação Adriano Roberto de Abreu.pdf.jpgDissertação Adriano Roberto de Abreu.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6780/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Adriano%20Roberto%20de%20Abreu.pdf.jpgef602198af16894a28ebb30606f775bcMD5311338/67802021-05-07 14:10:23.24oai:repositorio.ucs.br:11338/6780Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T09:59:06.318732Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuição das práticas dos programas de aprendizagem experiencial para o desempenho gerencial: um estudo de casos múltiplos |
title |
Contribuição das práticas dos programas de aprendizagem experiencial para o desempenho gerencial: um estudo de casos múltiplos |
spellingShingle |
Contribuição das práticas dos programas de aprendizagem experiencial para o desempenho gerencial: um estudo de casos múltiplos Abreu, Adriano Roberto de Aprendizagem Aprendizagem organizacional Learning Organizational learning |
title_short |
Contribuição das práticas dos programas de aprendizagem experiencial para o desempenho gerencial: um estudo de casos múltiplos |
title_full |
Contribuição das práticas dos programas de aprendizagem experiencial para o desempenho gerencial: um estudo de casos múltiplos |
title_fullStr |
Contribuição das práticas dos programas de aprendizagem experiencial para o desempenho gerencial: um estudo de casos múltiplos |
title_full_unstemmed |
Contribuição das práticas dos programas de aprendizagem experiencial para o desempenho gerencial: um estudo de casos múltiplos |
title_sort |
Contribuição das práticas dos programas de aprendizagem experiencial para o desempenho gerencial: um estudo de casos múltiplos |
author |
Abreu, Adriano Roberto de |
author_facet |
Abreu, Adriano Roberto de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Camargo, Maria Emilia Fachinelli, Ana Cristina Antonello, Claudia Simone |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Adriano Roberto de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Larentis, Fabiano |
contributor_str_mv |
Larentis, Fabiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Aprendizagem organizacional |
topic |
Aprendizagem Aprendizagem organizacional Learning Organizational learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning Organizational learning |
description |
A revisão da literatura indica que as relações de aprendizagem deverão se tornar cada vez mais difundidas sendo assim suportadas por tecnologias em constante evolução. O processo de aprendizagem e a necessidade do ser humano em usá-lo para prever eventos futuros é significativo nas organizações em que a necessidade de alta performance dos times, do resultado, exigem elevado grau de planejamento e execução. O estudo se propôs analisar a contribuição das práticas dos programas de aprendizagem experiencial para o desempenho gerencial percebido. Para tal, foi conduzida uma pesquisa do tipo qualitativa exploratória que utiliza o estudo de caso múltiplo como estratégia de investigação e gestores participantes de programas de aprendizagem experiencial como unidade de análise. A coleta de dados foi realizada com entrevistas semi-estruturadas e observação participante. O método de análise de conteúdo com apoio do software Excel que suportou a etapa de análise dos dados. Os principais resultados identificados estão relacionados as mudanças provocadas a partir dos programas de aprendizagem experiencias, ao trabalhar intensamente as emoções em seus participantes. Proporcionam o autoconhecimento, a superação e o autodesenvolvimento a partir da ressiginifcação de crenças limitantes. De maneira exploratória o estudo contribui para ampliar a o entendimento que a aprendizagem experiencial aplicada de forma integrativa pode contribuir para alavancar o desempenho gerencial. A intersecção entre a criação e desenho dos programas de aprendizagem experienciais com a interação da aprendizagem formal e informal e o desempenho gerencial percebido, resulta na experimentação ativa, em que o participante se torna capaz de aplicar as teorias no processo de tomada de decisões e resolução de problemas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-27T12:33:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-27T12:33:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-01-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/6780 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/6780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6780/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Adriano%20Roberto%20de%20Abreu.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6780/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Adriano%20Roberto%20de%20Abreu.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6780/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Adriano%20Roberto%20de%20Abreu.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c93bbf84aceee80ad519f5b9e14e971e 421e227caddb0e856288cbadd18387d2 ef602198af16894a28ebb30606f775bc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258418681544704 |