Educação bilíngue de surdos: um olhar para a leitura e a escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/6772 |
Resumo: | O exposto trabalho apresenta uma pesquisa de cunho bibliográfico, inspirada em uma RSL (Revisão Sistemática de Literatura), a fim de analisar como os estudos atuais no Brasil discutem a aquisição da leitura e escrita pela criança surda, para isso aborda a educação de surdos, a língua de sinais e a educação bilíngue. Nesta pesquisa, foram analisados 42 artigos científicos de periódicos nacionais publicados nas bases de dados Scielo e Capes, entre os anos de 2010 e 2020. A análise buscou responder a duas questões específicas vinculadas a como a educação bilíngue para surdos está sendo entendida e ao papel da Libras no processo de alfabetização da criança surda. Os resultados evidenciaram quatro concepções de educação bilíngue de acordo com os artigos analisados, além de diversas composições para o corpo docente e as diferentes possibilidades para escola bilíngue e escola inclusiva. A importância da Libras na aquisição da segunda língua para os surdos e sua articulação nesse processo é um ponto comum nos estudos investigados. A educação de surdos precisa ser mais discutida, difundida e estudada, não só por pessoas surdas, ou pessoas que já trabalham nessa área, mas também por todos os profissionais que, de uma forma ou de outra, contribuem e fazem parte da educação [resumo fornecido pelo autor]. |
id |
UCS_0e4d6bf504f8f28e6b5b5ca84573e384 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/6772 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Eduarda Monteiro deVergani, Flávia MeliceCorrêa, YgorValentini, Carla Beatris2021-01-19T18:16:33Z2021-01-19T18:16:33Z2020-12-252020-12-17https://repositorio.ucs.br/11338/6772O exposto trabalho apresenta uma pesquisa de cunho bibliográfico, inspirada em uma RSL (Revisão Sistemática de Literatura), a fim de analisar como os estudos atuais no Brasil discutem a aquisição da leitura e escrita pela criança surda, para isso aborda a educação de surdos, a língua de sinais e a educação bilíngue. Nesta pesquisa, foram analisados 42 artigos científicos de periódicos nacionais publicados nas bases de dados Scielo e Capes, entre os anos de 2010 e 2020. A análise buscou responder a duas questões específicas vinculadas a como a educação bilíngue para surdos está sendo entendida e ao papel da Libras no processo de alfabetização da criança surda. Os resultados evidenciaram quatro concepções de educação bilíngue de acordo com os artigos analisados, além de diversas composições para o corpo docente e as diferentes possibilidades para escola bilíngue e escola inclusiva. A importância da Libras na aquisição da segunda língua para os surdos e sua articulação nesse processo é um ponto comum nos estudos investigados. A educação de surdos precisa ser mais discutida, difundida e estudada, não só por pessoas surdas, ou pessoas que já trabalham nessa área, mas também por todos os profissionais que, de uma forma ou de outra, contribuem e fazem parte da educação [resumo fornecido pelo autor].Surdos - EducaçãoEducação bilíngueLíngua de sinaisAquisição da segunda línguaEducação bilíngue de surdos: um olhar para a leitura e a escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em PedagogiaCampus Universitário de Caxias do Sul2020-12-24ORIGINALTCC Eduarda Monteiro de Souza.pdfTCC Eduarda Monteiro de Souza.pdfapplication/pdf320500https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6772/1/TCC%20Eduarda%20Monteiro%20de%20Souza.pdf55e6c5a11b4296f61cc240f641a32ebeMD51TEXTTCC Eduarda Monteiro de Souza.pdf.txtTCC Eduarda Monteiro de Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain67238https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6772/2/TCC%20Eduarda%20Monteiro%20de%20Souza.pdf.txt9454ee4027810e2d8d00275a5fcc0451MD52THUMBNAILTCC Eduarda Monteiro de Souza.pdf.jpgTCC Eduarda Monteiro de Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1588https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6772/3/TCC%20Eduarda%20Monteiro%20de%20Souza.pdf.jpgc3a836021daf1a3c48fae842ef310200MD5311338/67722021-05-07 14:13:24.844oai:repositorio.ucs.br:11338/6772Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T14:13:24Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação bilíngue de surdos: um olhar para a leitura e a escrita |
title |
Educação bilíngue de surdos: um olhar para a leitura e a escrita |
spellingShingle |
Educação bilíngue de surdos: um olhar para a leitura e a escrita Souza, Eduarda Monteiro de Surdos - Educação Educação bilíngue Língua de sinais Aquisição da segunda língua |
title_short |
Educação bilíngue de surdos: um olhar para a leitura e a escrita |
title_full |
Educação bilíngue de surdos: um olhar para a leitura e a escrita |
title_fullStr |
Educação bilíngue de surdos: um olhar para a leitura e a escrita |
title_full_unstemmed |
Educação bilíngue de surdos: um olhar para a leitura e a escrita |
title_sort |
Educação bilíngue de surdos: um olhar para a leitura e a escrita |
author |
Souza, Eduarda Monteiro de |
author_facet |
Souza, Eduarda Monteiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Vergani, Flávia Melice Corrêa, Ygor |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Eduarda Monteiro de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Valentini, Carla Beatris |
contributor_str_mv |
Valentini, Carla Beatris |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdos - Educação Educação bilíngue Língua de sinais Aquisição da segunda língua |
topic |
Surdos - Educação Educação bilíngue Língua de sinais Aquisição da segunda língua |
description |
O exposto trabalho apresenta uma pesquisa de cunho bibliográfico, inspirada em uma RSL (Revisão Sistemática de Literatura), a fim de analisar como os estudos atuais no Brasil discutem a aquisição da leitura e escrita pela criança surda, para isso aborda a educação de surdos, a língua de sinais e a educação bilíngue. Nesta pesquisa, foram analisados 42 artigos científicos de periódicos nacionais publicados nas bases de dados Scielo e Capes, entre os anos de 2010 e 2020. A análise buscou responder a duas questões específicas vinculadas a como a educação bilíngue para surdos está sendo entendida e ao papel da Libras no processo de alfabetização da criança surda. Os resultados evidenciaram quatro concepções de educação bilíngue de acordo com os artigos analisados, além de diversas composições para o corpo docente e as diferentes possibilidades para escola bilíngue e escola inclusiva. A importância da Libras na aquisição da segunda língua para os surdos e sua articulação nesse processo é um ponto comum nos estudos investigados. A educação de surdos precisa ser mais discutida, difundida e estudada, não só por pessoas surdas, ou pessoas que já trabalham nessa área, mas também por todos os profissionais que, de uma forma ou de outra, contribuem e fazem parte da educação [resumo fornecido pelo autor]. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-12-17 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-19T18:16:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-19T18:16:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/6772 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/6772 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6772/1/TCC%20Eduarda%20Monteiro%20de%20Souza.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6772/2/TCC%20Eduarda%20Monteiro%20de%20Souza.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6772/3/TCC%20Eduarda%20Monteiro%20de%20Souza.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
55e6c5a11b4296f61cc240f641a32ebe 9454ee4027810e2d8d00275a5fcc0451 c3a836021daf1a3c48fae842ef310200 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308909015891968 |