Leitura de imagem a partir do livro História em quadrões com a Turma da Mônica - volume 1
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/12927 |
Resumo: | Esta dissertação analisa as paródias criadas por Mauricio de Sousa (2010), reunidas no livro História em Quadrões com a Turma da Mônica - Volume 1, visando à elaboração de um roteiro para a realização de leitura de imagens com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 11 anos. Para tanto, o amparo legal desta pesquisa está na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018), que contempla o objeto do conhecimento de leitura de imagem, na área das Linguagens, nos componentes de Língua Portuguesa e de Arte, para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, esta pesquisa busca articular a BNCC (Brasil, 2018) e os componentes curriculares da área das linguagens com a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. A escolha da obra de Sousa (2010) ocorre devido ao fato de apresentar paródias de obras de arte realizadas por pintores famosos, como Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Velásquez, Rembrandt, Eckhout, Goya, Manet, Monet, Renoir, Degas, Van Gogh, entre outros. Parte-se de pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, para, em seguida, realizar a análise a partir da Abordagem Triangular, de seis paródias criadas por Sousa contidas na capa do livro e de suas respectivas obras clássicas de pintura apresentadas na contracapa. A partir deste estudo, foi possível constatar que o livro estimula a leitura crítica e investigativa sobre as obras de arte e, por meio da observação das paródias, o leitor, a partir da compreensão pode entender a construção metafórica que as paródias evocam. Além disso, o livro contempla o que está estabelecido pela BNCC (Brasil, 2018) em consonância com as seis dimensões do conhecimento: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão, articuladas com os objetos de conhecimento e habilidades previstas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_101bee98bd1fb2342e9cef8a263752f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/12927 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vargas, Graciele BoeiraAlves, Márcio MirandaAzevedo, Tânia Maris deCapra, Carmen LúciaPorto, Patrícia Pereira2024-01-22T17:49:45Z2024-01-22T17:49:45Z2024-01-202023-10-16https://repositorio.ucs.br/11338/12927Esta dissertação analisa as paródias criadas por Mauricio de Sousa (2010), reunidas no livro História em Quadrões com a Turma da Mônica - Volume 1, visando à elaboração de um roteiro para a realização de leitura de imagens com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 11 anos. Para tanto, o amparo legal desta pesquisa está na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018), que contempla o objeto do conhecimento de leitura de imagem, na área das Linguagens, nos componentes de Língua Portuguesa e de Arte, para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, esta pesquisa busca articular a BNCC (Brasil, 2018) e os componentes curriculares da área das linguagens com a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. A escolha da obra de Sousa (2010) ocorre devido ao fato de apresentar paródias de obras de arte realizadas por pintores famosos, como Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Velásquez, Rembrandt, Eckhout, Goya, Manet, Monet, Renoir, Degas, Van Gogh, entre outros. Parte-se de pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, para, em seguida, realizar a análise a partir da Abordagem Triangular, de seis paródias criadas por Sousa contidas na capa do livro e de suas respectivas obras clássicas de pintura apresentadas na contracapa. A partir deste estudo, foi possível constatar que o livro estimula a leitura crítica e investigativa sobre as obras de arte e, por meio da observação das paródias, o leitor, a partir da compreensão pode entender a construção metafórica que as paródias evocam. Além disso, o livro contempla o que está estabelecido pela BNCC (Brasil, 2018) em consonância com as seis dimensões do conhecimento: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão, articuladas com os objetos de conhecimento e habilidades previstas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. [resumo fornecido pelo autor]This dissertation analyzes the parodic paintings made by Mauricio de Sousa (2010), which were compiled on his book História em Quadrões com a Turma da Mônica - Volume 1, aiming to develop a script for picture reading comprehension activities to be used with students aged 6- 11 years old. To this end, the legal support of this research is in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brazil, 2018), which contemplates the object of knowledge of image reading, in the area of Languages, in the components of Portuguese Language and Art, for those initial years of Elementary School. This research also aims to unite BNCC (Brazil, 2018) and the curricular components of language sciences to Ana Mae Barbosa?s Triangular Approach. Sousa?s (2010) publication was chosen due to its featuring parodies of paintings by renowned artists such as Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Velásquez, Rembrandt, Eckhout,Goya, Manet, Monet, Renoir, Degas, Van Gogh and others. First, the paper conducts bibliographic research into relevant literature to later analyze, through the Triangular Approach, six parodies created by Sousa, which are featured on the book cover, and your classical paintings included on the back cover. Through this study, it is possible to state that the book stimulates the reader to conduct critical and investigative reading on the paintings and, through the observation of the parodies and comprehension of the pictures, the reader can understand the metaphorical constructs that the parodies evoke. Besides, the book contemplates what is established by BNCC (Brazil, 2018) regarding the six dimensions of knowledge - creation, criticism, esthesis, expression, fruition, and reflection - and this study connects them to the topics and skills planned for students to acquire in the first years of Elementary School. [resumo fornecido pelo autor]engporLeituraHistórias em quadrinhosBase Nacional Comum CurricularEnsino fundamentalImagens - Livros e leituraReadingComic books, strips, etc.Common National Curriculum BaseElementary schoolPictures - Books and readingLeitura de imagem a partir do livro História em quadrões com a Turma da Mônica - volume 1info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/2910314054692633VARGAS, G. B.Mestrado Acadêmico em Letras e CulturaCampus Universitário de Vacaria2024-01-10ORIGINALDissertação Graciele Boeira de Vargas.pdfDissertação Graciele Boeira de Vargas.pdfapplication/pdf1814900https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12927/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Graciele%20Boeira%20de%20Vargas.pdfc14c83bf87e2905d9dc56dcca3c203f2MD51TEXTDissertação Graciele Boeira de Vargas.pdf.txtDissertação Graciele Boeira de Vargas.pdf.txtExtracted texttext/plain234459https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12927/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Graciele%20Boeira%20de%20Vargas.pdf.txt008c1fe3844c00d56bc0b21a72a10dfaMD52THUMBNAILDissertação Graciele Boeira de Vargas.pdf.jpgDissertação Graciele Boeira de Vargas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1155https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12927/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Graciele%20Boeira%20de%20Vargas.pdf.jpgee96214e63f3e90f302fd63bd4b4c880MD5311338/129272024-01-23 06:00:37.355oai:repositorio.ucs.br:11338/12927Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-01-23T06:00:37Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Leitura de imagem a partir do livro História em quadrões com a Turma da Mônica - volume 1 |
title |
Leitura de imagem a partir do livro História em quadrões com a Turma da Mônica - volume 1 |
spellingShingle |
Leitura de imagem a partir do livro História em quadrões com a Turma da Mônica - volume 1 Vargas, Graciele Boeira Leitura Histórias em quadrinhos Base Nacional Comum Curricular Ensino fundamental Imagens - Livros e leitura Reading Comic books, strips, etc. Common National Curriculum Base Elementary school Pictures - Books and reading |
title_short |
Leitura de imagem a partir do livro História em quadrões com a Turma da Mônica - volume 1 |
title_full |
Leitura de imagem a partir do livro História em quadrões com a Turma da Mônica - volume 1 |
title_fullStr |
Leitura de imagem a partir do livro História em quadrões com a Turma da Mônica - volume 1 |
title_full_unstemmed |
Leitura de imagem a partir do livro História em quadrões com a Turma da Mônica - volume 1 |
title_sort |
Leitura de imagem a partir do livro História em quadrões com a Turma da Mônica - volume 1 |
author |
Vargas, Graciele Boeira |
author_facet |
Vargas, Graciele Boeira |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Alves, Márcio Miranda Azevedo, Tânia Maris de Capra, Carmen Lúcia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vargas, Graciele Boeira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Porto, Patrícia Pereira |
contributor_str_mv |
Porto, Patrícia Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Histórias em quadrinhos Base Nacional Comum Curricular Ensino fundamental Imagens - Livros e leitura |
topic |
Leitura Histórias em quadrinhos Base Nacional Comum Curricular Ensino fundamental Imagens - Livros e leitura Reading Comic books, strips, etc. Common National Curriculum Base Elementary school Pictures - Books and reading |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading Comic books, strips, etc. Common National Curriculum Base Elementary school Pictures - Books and reading |
description |
Esta dissertação analisa as paródias criadas por Mauricio de Sousa (2010), reunidas no livro História em Quadrões com a Turma da Mônica - Volume 1, visando à elaboração de um roteiro para a realização de leitura de imagens com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 11 anos. Para tanto, o amparo legal desta pesquisa está na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018), que contempla o objeto do conhecimento de leitura de imagem, na área das Linguagens, nos componentes de Língua Portuguesa e de Arte, para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, esta pesquisa busca articular a BNCC (Brasil, 2018) e os componentes curriculares da área das linguagens com a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. A escolha da obra de Sousa (2010) ocorre devido ao fato de apresentar paródias de obras de arte realizadas por pintores famosos, como Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Velásquez, Rembrandt, Eckhout, Goya, Manet, Monet, Renoir, Degas, Van Gogh, entre outros. Parte-se de pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, para, em seguida, realizar a análise a partir da Abordagem Triangular, de seis paródias criadas por Sousa contidas na capa do livro e de suas respectivas obras clássicas de pintura apresentadas na contracapa. A partir deste estudo, foi possível constatar que o livro estimula a leitura crítica e investigativa sobre as obras de arte e, por meio da observação das paródias, o leitor, a partir da compreensão pode entender a construção metafórica que as paródias evocam. Além disso, o livro contempla o que está estabelecido pela BNCC (Brasil, 2018) em consonância com as seis dimensões do conhecimento: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão, articuladas com os objetos de conhecimento e habilidades previstas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2023 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2023-10-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-22T17:49:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-22T17:49:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-01-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/12927 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/12927 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12927/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Graciele%20Boeira%20de%20Vargas.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12927/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Graciele%20Boeira%20de%20Vargas.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12927/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Graciele%20Boeira%20de%20Vargas.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c14c83bf87e2905d9dc56dcca3c203f2 008c1fe3844c00d56bc0b21a72a10dfa ee96214e63f3e90f302fd63bd4b4c880 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308913538400256 |