Leitura de imagem a partir do livro História em quadrões com a Turma da Mônica - volume 1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Graciele Boeira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/12927
Resumo: Esta dissertação analisa as paródias criadas por Mauricio de Sousa (2010), reunidas no livro História em Quadrões com a Turma da Mônica - Volume 1, visando à elaboração de um roteiro para a realização de leitura de imagens com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 11 anos. Para tanto, o amparo legal desta pesquisa está na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018), que contempla o objeto do conhecimento de leitura de imagem, na área das Linguagens, nos componentes de Língua Portuguesa e de Arte, para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, esta pesquisa busca articular a BNCC (Brasil, 2018) e os componentes curriculares da área das linguagens com a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. A escolha da obra de Sousa (2010) ocorre devido ao fato de apresentar paródias de obras de arte realizadas por pintores famosos, como Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Velásquez, Rembrandt, Eckhout, Goya, Manet, Monet, Renoir, Degas, Van Gogh, entre outros. Parte-se de pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, para, em seguida, realizar a análise a partir da Abordagem Triangular, de seis paródias criadas por Sousa contidas na capa do livro e de suas respectivas obras clássicas de pintura apresentadas na contracapa. A partir deste estudo, foi possível constatar que o livro estimula a leitura crítica e investigativa sobre as obras de arte e, por meio da observação das paródias, o leitor, a partir da compreensão pode entender a construção metafórica que as paródias evocam. Além disso, o livro contempla o que está estabelecido pela BNCC (Brasil, 2018) em consonância com as seis dimensões do conhecimento: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão, articuladas com os objetos de conhecimento e habilidades previstas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_101bee98bd1fb2342e9cef8a263752f6
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/12927
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Vargas, Graciele BoeiraAlves, Márcio MirandaAzevedo, Tânia Maris deCapra, Carmen LúciaPorto, Patrícia Pereira2024-01-22T17:49:45Z2024-01-22T17:49:45Z2024-01-202023-10-16https://repositorio.ucs.br/11338/12927Esta dissertação analisa as paródias criadas por Mauricio de Sousa (2010), reunidas no livro História em Quadrões com a Turma da Mônica - Volume 1, visando à elaboração de um roteiro para a realização de leitura de imagens com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 11 anos. Para tanto, o amparo legal desta pesquisa está na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018), que contempla o objeto do conhecimento de leitura de imagem, na área das Linguagens, nos componentes de Língua Portuguesa e de Arte, para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, esta pesquisa busca articular a BNCC (Brasil, 2018) e os componentes curriculares da área das linguagens com a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. A escolha da obra de Sousa (2010) ocorre devido ao fato de apresentar paródias de obras de arte realizadas por pintores famosos, como Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Velásquez, Rembrandt, Eckhout, Goya, Manet, Monet, Renoir, Degas, Van Gogh, entre outros. Parte-se de pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, para, em seguida, realizar a análise a partir da Abordagem Triangular, de seis paródias criadas por Sousa contidas na capa do livro e de suas respectivas obras clássicas de pintura apresentadas na contracapa. A partir deste estudo, foi possível constatar que o livro estimula a leitura crítica e investigativa sobre as obras de arte e, por meio da observação das paródias, o leitor, a partir da compreensão pode entender a construção metafórica que as paródias evocam. Além disso, o livro contempla o que está estabelecido pela BNCC (Brasil, 2018) em consonância com as seis dimensões do conhecimento: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão, articuladas com os objetos de conhecimento e habilidades previstas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. [resumo fornecido pelo autor]This dissertation analyzes the parodic paintings made by Mauricio de Sousa (2010), which were compiled on his book História em Quadrões com a Turma da Mônica - Volume 1, aiming to develop a script for picture reading comprehension activities to be used with students aged 6- 11 years old. To this end, the legal support of this research is in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brazil, 2018), which contemplates the object of knowledge of image reading, in the area of Languages, in the components of Portuguese Language and Art, for those initial years of Elementary School. This research also aims to unite BNCC (Brazil, 2018) and the curricular components of language sciences to Ana Mae Barbosa?s Triangular Approach. Sousa?s (2010) publication was chosen due to its featuring parodies of paintings by renowned artists such as Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Velásquez, Rembrandt, Eckhout,Goya, Manet, Monet, Renoir, Degas, Van Gogh and others. First, the paper conducts bibliographic research into relevant literature to later analyze, through the Triangular Approach, six parodies created by Sousa, which are featured on the book cover, and your classical paintings included on the back cover. Through this study, it is possible to state that the book stimulates the reader to conduct critical and investigative reading on the paintings and, through the observation of the parodies and comprehension of the pictures, the reader can understand the metaphorical constructs that the parodies evoke. Besides, the book contemplates what is established by BNCC (Brazil, 2018) regarding the six dimensions of knowledge - creation, criticism, esthesis, expression, fruition, and reflection - and this study connects them to the topics and skills planned for students to acquire in the first years of Elementary School. [resumo fornecido pelo autor]engporLeituraHistórias em quadrinhosBase Nacional Comum CurricularEnsino fundamentalImagens - Livros e leituraReadingComic books, strips, etc.Common National Curriculum BaseElementary schoolPictures - Books and readingLeitura de imagem a partir do livro História em quadrões com a Turma da Mônica - volume 1info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/2910314054692633VARGAS, G. B.Mestrado Acadêmico em Letras e CulturaCampus Universitário de Vacaria2024-01-10ORIGINALDissertação Graciele Boeira de Vargas.pdfDissertação Graciele Boeira de Vargas.pdfapplication/pdf1814900https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12927/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Graciele%20Boeira%20de%20Vargas.pdfc14c83bf87e2905d9dc56dcca3c203f2MD51TEXTDissertação Graciele Boeira de Vargas.pdf.txtDissertação Graciele Boeira de Vargas.pdf.txtExtracted texttext/plain234459https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12927/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Graciele%20Boeira%20de%20Vargas.pdf.txt008c1fe3844c00d56bc0b21a72a10dfaMD52THUMBNAILDissertação Graciele Boeira de Vargas.pdf.jpgDissertação Graciele Boeira de Vargas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1155https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12927/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Graciele%20Boeira%20de%20Vargas.pdf.jpgee96214e63f3e90f302fd63bd4b4c880MD5311338/129272024-01-23 06:00:37.355oai:repositorio.ucs.br:11338/12927Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-01-23T06:00:37Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura de imagem a partir do livro História em quadrões com a Turma da Mônica - volume 1
title Leitura de imagem a partir do livro História em quadrões com a Turma da Mônica - volume 1
spellingShingle Leitura de imagem a partir do livro História em quadrões com a Turma da Mônica - volume 1
Vargas, Graciele Boeira
Leitura
Histórias em quadrinhos
Base Nacional Comum Curricular
Ensino fundamental
Imagens - Livros e leitura
Reading
Comic books, strips, etc.
Common National Curriculum Base
Elementary school
Pictures - Books and reading
title_short Leitura de imagem a partir do livro História em quadrões com a Turma da Mônica - volume 1
title_full Leitura de imagem a partir do livro História em quadrões com a Turma da Mônica - volume 1
title_fullStr Leitura de imagem a partir do livro História em quadrões com a Turma da Mônica - volume 1
title_full_unstemmed Leitura de imagem a partir do livro História em quadrões com a Turma da Mônica - volume 1
title_sort Leitura de imagem a partir do livro História em quadrões com a Turma da Mônica - volume 1
author Vargas, Graciele Boeira
author_facet Vargas, Graciele Boeira
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Alves, Márcio Miranda
Azevedo, Tânia Maris de
Capra, Carmen Lúcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Graciele Boeira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Porto, Patrícia Pereira
contributor_str_mv Porto, Patrícia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Histórias em quadrinhos
Base Nacional Comum Curricular
Ensino fundamental
Imagens - Livros e leitura
topic Leitura
Histórias em quadrinhos
Base Nacional Comum Curricular
Ensino fundamental
Imagens - Livros e leitura
Reading
Comic books, strips, etc.
Common National Curriculum Base
Elementary school
Pictures - Books and reading
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading
Comic books, strips, etc.
Common National Curriculum Base
Elementary school
Pictures - Books and reading
description Esta dissertação analisa as paródias criadas por Mauricio de Sousa (2010), reunidas no livro História em Quadrões com a Turma da Mônica - Volume 1, visando à elaboração de um roteiro para a realização de leitura de imagens com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 11 anos. Para tanto, o amparo legal desta pesquisa está na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018), que contempla o objeto do conhecimento de leitura de imagem, na área das Linguagens, nos componentes de Língua Portuguesa e de Arte, para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, esta pesquisa busca articular a BNCC (Brasil, 2018) e os componentes curriculares da área das linguagens com a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. A escolha da obra de Sousa (2010) ocorre devido ao fato de apresentar paródias de obras de arte realizadas por pintores famosos, como Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Velásquez, Rembrandt, Eckhout, Goya, Manet, Monet, Renoir, Degas, Van Gogh, entre outros. Parte-se de pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, para, em seguida, realizar a análise a partir da Abordagem Triangular, de seis paródias criadas por Sousa contidas na capa do livro e de suas respectivas obras clássicas de pintura apresentadas na contracapa. A partir deste estudo, foi possível constatar que o livro estimula a leitura crítica e investigativa sobre as obras de arte e, por meio da observação das paródias, o leitor, a partir da compreensão pode entender a construção metafórica que as paródias evocam. Além disso, o livro contempla o que está estabelecido pela BNCC (Brasil, 2018) em consonância com as seis dimensões do conhecimento: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão, articuladas com os objetos de conhecimento e habilidades previstas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-10-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-22T17:49:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-22T17:49:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-01-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/12927
url https://repositorio.ucs.br/11338/12927
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12927/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Graciele%20Boeira%20de%20Vargas.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12927/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Graciele%20Boeira%20de%20Vargas.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12927/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Graciele%20Boeira%20de%20Vargas.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c14c83bf87e2905d9dc56dcca3c203f2
008c1fe3844c00d56bc0b21a72a10dfa
ee96214e63f3e90f302fd63bd4b4c880
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308913538400256