Leitura visual da HQ Cachalote
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10247 |
Resumo: | Resumo: Com base na teoria semiótica gremasiana, buscamos nesta pesquisa evidenciar a aplicabilidade da teoria semiótica no ensino de Língua Portuguesa para o tratamento do texto visual Por meio da leitura da história em quadrinhos Cachalote (21), de Daniel Galera e Rafael Coutinho, aplicamos o percurso gerativo do sentido evidenciando o nível discursivo (sintaxe e semântica discursiva), e o nível narrativo (paixões dos sujeitos) Sendo uma pesquisa descritivo interpretativa, selecionamos a narrativa que abre e fecha a obra e relatamos a construção do suspense e os efeitos de sentido da presença do insólito na narrativa A escolha da narrativa deu-se pela história não apresentar a dimensão verbal, somente o visual Assim, os elementos que foram considerados para analise do plano da expressão são baseados nos estudos da semiótica visual e dos quadrinhos Com a motivação de pensar as questões do multiletramento e do ensino de língua portuguesa, consideramos a semiótica como uma teoria de auxílio para o professor no ensino básico, principalmente em situações de gêneros multimodais, como são os quadrinhos |
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Leitura visual da HQ CachaloteSemióticaHistórias em quadrinhosHistória e críticaLeituraMultiletramentoComic books, strips, etc.ReadingSemioticsHistory and criticismResumo: Com base na teoria semiótica gremasiana, buscamos nesta pesquisa evidenciar a aplicabilidade da teoria semiótica no ensino de Língua Portuguesa para o tratamento do texto visual Por meio da leitura da história em quadrinhos Cachalote (21), de Daniel Galera e Rafael Coutinho, aplicamos o percurso gerativo do sentido evidenciando o nível discursivo (sintaxe e semântica discursiva), e o nível narrativo (paixões dos sujeitos) Sendo uma pesquisa descritivo interpretativa, selecionamos a narrativa que abre e fecha a obra e relatamos a construção do suspense e os efeitos de sentido da presença do insólito na narrativa A escolha da narrativa deu-se pela história não apresentar a dimensão verbal, somente o visual Assim, os elementos que foram considerados para analise do plano da expressão são baseados nos estudos da semiótica visual e dos quadrinhos Com a motivação de pensar as questões do multiletramento e do ensino de língua portuguesa, consideramos a semiótica como uma teoria de auxílio para o professor no ensino básico, principalmente em situações de gêneros multimodais, como são os quadrinhosDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: Based on the Gremasian semiotic theory, we seek to highlight in this research the applicability of the semiotic theory in the teaching of Portuguese Language for the treatment of visual text Through the reading of the comic book Cachalote (21), by Daniel Galera and Rafael Coutinho, we apply the generative path of meaning highlighting the discursive level (syntax and discursive semantics) and the narrative level (passion of the subjects) By being a descriptive interpretative research, we selected the narrative that opens and closes the work and we discuss the construction of suspense and the meaning effects from the presence of the unusual in the narrative The choice of the narrative came to be because of the lack of verbal dimension in the story, maintaining only the visual Therefore, the elements that were considered for the analysis of the expression plan are based in the studies of visual semiotics and the comics With the motivation to rethink the questions of multiple literacies and the teaching of Portuguese language, we considered semiotics as an auxiliary theory for primary school teachers, primarily in multimodal situations, as it is in comic booksLimoli, Loredana [Orientador]Cézar, Adelaide CaramuruPerfeito, Alba MariaSalermo, Renan Luis2024-05-01T12:40:45Z2024-05-01T12:40:45Z2015.0010.04.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10247porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:26Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10247Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:26Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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Resumo: Com base na teoria semiótica gremasiana, buscamos nesta pesquisa evidenciar a aplicabilidade da teoria semiótica no ensino de Língua Portuguesa para o tratamento do texto visual Por meio da leitura da história em quadrinhos Cachalote (21), de Daniel Galera e Rafael Coutinho, aplicamos o percurso gerativo do sentido evidenciando o nível discursivo (sintaxe e semântica discursiva), e o nível narrativo (paixões dos sujeitos) Sendo uma pesquisa descritivo interpretativa, selecionamos a narrativa que abre e fecha a obra e relatamos a construção do suspense e os efeitos de sentido da presença do insólito na narrativa A escolha da narrativa deu-se pela história não apresentar a dimensão verbal, somente o visual Assim, os elementos que foram considerados para analise do plano da expressão são baseados nos estudos da semiótica visual e dos quadrinhos Com a motivação de pensar as questões do multiletramento e do ensino de língua portuguesa, consideramos a semiótica como uma teoria de auxílio para o professor no ensino básico, principalmente em situações de gêneros multimodais, como são os quadrinhos |
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