Cultura visual, cultura digital e a arte/educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Finn, Renata Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/9977
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso objetivou identificar respostas e reflexões dos alunos mediante os impactos no uso das mídias e das tecnologias nas aulas de artes visuais, bem como tentou compreender como a cultura visual e a cultura digital se manifestaram no contexto de estudantes de uma turma de Ensino Médio em uma escola de Caxias do Sul. A proposta metodológica utilizada para dar conta dos objetivos emerge da experiência de estágio da autora deste TCC, realizada no primeiro semestre de 2021. Este estudo tem como propósito, compreender a importância de um ensino de artes visuais que leve em conta a contemporaneidade e seus impactos, sendo necessário abordar a cultura em que os estudantes estão inseridos, cultura essa pautada em boa parte pelas tecnologias digitais. Para isso, também foi preciso entender de que maneira as tecnologias digitais estão presentes nas escolas. O estudo conceitualiza a cultura de forma ampla, abordando a historicidade da palavra, a partir do pensamento de Antonio Gramsci. O segundo momento é dedicado à cultura digital, caracterizando-a segundo Castells. O terceiro momento é dedicado à organização curricular voltada para a atualidade por meio da cultura visual. Fernando Hernandez com seus estudos contribui para o diálogo a respeito do "alfabetismo visual crítico" e os interesses dos estudantes de hoje. No quarto momento o foco está na indissociação entre a contemporaneidade e a cultura visual, conforme ideias de Hernández e contribuições de Eloiza Gurgel Pires. O quarto capítulo aborda o ensino contemporâneo da Arte/Educação, com base nos estudos de Ana Mae Barbosa. Por fim, com aporte teórico de Kerry Freedman, Christine Ballenge-Morris, Vesta Daniel e Patricia Stuhr os quais auxiliam a refletir sobre os conhecimentos não acadêmicos dentro do ambiente escolar evidenciando o multiculturalismo e o território intercultural, são apresentados exemplos de como a cultura visual e a cultura digital repercutem nas aulas de Artes Visuais, para tanto, são utilizados materiais produzidos durante a pandemia pelos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio da escola Evaristo de Antoni, de Caxias do Sul durante as aulas do Estágio III, do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade de Caxias do Sul. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_147856bb99ecbf1a67a7338d72074178
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/9977
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Finn, Renata SantosBoone, Sinara MariaAlmeida, Claudia Zamboni de2022-05-09T17:08:48Z2022-05-09T17:08:48Z2022-04-062021-12-09https://repositorio.ucs.br/11338/9977Este trabalho de conclusão de curso objetivou identificar respostas e reflexões dos alunos mediante os impactos no uso das mídias e das tecnologias nas aulas de artes visuais, bem como tentou compreender como a cultura visual e a cultura digital se manifestaram no contexto de estudantes de uma turma de Ensino Médio em uma escola de Caxias do Sul. A proposta metodológica utilizada para dar conta dos objetivos emerge da experiência de estágio da autora deste TCC, realizada no primeiro semestre de 2021. Este estudo tem como propósito, compreender a importância de um ensino de artes visuais que leve em conta a contemporaneidade e seus impactos, sendo necessário abordar a cultura em que os estudantes estão inseridos, cultura essa pautada em boa parte pelas tecnologias digitais. Para isso, também foi preciso entender de que maneira as tecnologias digitais estão presentes nas escolas. O estudo conceitualiza a cultura de forma ampla, abordando a historicidade da palavra, a partir do pensamento de Antonio Gramsci. O segundo momento é dedicado à cultura digital, caracterizando-a segundo Castells. O terceiro momento é dedicado à organização curricular voltada para a atualidade por meio da cultura visual. Fernando Hernandez com seus estudos contribui para o diálogo a respeito do "alfabetismo visual crítico" e os interesses dos estudantes de hoje. No quarto momento o foco está na indissociação entre a contemporaneidade e a cultura visual, conforme ideias de Hernández e contribuições de Eloiza Gurgel Pires. O quarto capítulo aborda o ensino contemporâneo da Arte/Educação, com base nos estudos de Ana Mae Barbosa. Por fim, com aporte teórico de Kerry Freedman, Christine Ballenge-Morris, Vesta Daniel e Patricia Stuhr os quais auxiliam a refletir sobre os conhecimentos não acadêmicos dentro do ambiente escolar evidenciando o multiculturalismo e o território intercultural, são apresentados exemplos de como a cultura visual e a cultura digital repercutem nas aulas de Artes Visuais, para tanto, são utilizados materiais produzidos durante a pandemia pelos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio da escola Evaristo de Antoni, de Caxias do Sul durante as aulas do Estágio III, do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade de Caxias do Sul. [resumo fornecido pelo autor]This course conclusion work aimed to identify students' responses and reflections on the impacts on the use of media and technologies in visual arts classes, as well as trying to understand how visual culture and digital culture manifested in the context of students in a class of High School in a school in Caxias do Sul. The methodological proposal used to account for the objectives emerges from the internship experience of the author of this TCC, carried out in the first semester of 2021. This study aims to understand the importance of teaching visual arts that take into account the contemporaneity and its impacts, making it necessary to address the culture in which students are inserted, a culture that is largely based on digital technologies. For this, it was also necessary to understand how digital technologies are present in schools. The study conceptualizes culture in a broad way, approaching the historicity of the word, based on Antonio Gramsci's thought. The second moment is dedicated to digital culture, characterizing it according to Castells. The third moment is dedicated to organizing curricula focused on the present through visual culture. Fernando Hernandez, with his studies, contributes to the dialogue about "critical visual literacy" and the interests of today's students. In the fourth moment, the focus is on the inseparability between contemporaneity and visual culture, according to ideas by Hernández and contributions by Eloiza Gurgel Pires. The fourth chapter addresses the contemporary teaching of Art/Education, based on the studies of Ana Mae Barbosa. Finally, with theoretical input from Kerry Freedman, Christine Ballenge-Morris, Vesta Daniel and Patricia Stuhr who help to reflect on non-academic knowledge within the school environment, highlighting multiculturalism and intercultural territory, examples are presented of how visual culture and digital culture reverberate in the Visual Arts classes. To this end, materials produced during the pandemic are used by first-year high school students at the Evaristo de Antoni school, in Caxias do Sul, during the classes of Stage III, of the Licentiate Course in Visual Arts at the University of Caxias do Sul. [resumo fornecido pelo autor]ArteEducaçãoArte e tecnologiaCultura e tecnologiaCultura visual, cultura digital e a arte/educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em Artes VisuaisCampus 82022-04-05TEXTTCC Renata Santos Finn.pdf.txtTCC Renata Santos Finn.pdf.txtExtracted texttext/plain104702https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9977/2/TCC%20Renata%20Santos%20Finn.pdf.txt6fd1701bced31fe67fb32af547be79b0MD52THUMBNAILTCC Renata Santos Finn.pdf.jpgTCC Renata Santos Finn.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1285https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9977/3/TCC%20Renata%20Santos%20Finn.pdf.jpg00faa34e63bf766d75cd29dbbc9db032MD53ORIGINALTCC Renata Santos Finn.pdfTCC Renata Santos Finn.pdfapplication/pdf5080028https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9977/1/TCC%20Renata%20Santos%20Finn.pdf552ebe0f3b936eacf4ce2e64a08fffb8MD5111338/99772022-10-18 18:00:27.359oai:repositorio.ucs.br:11338/9977Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T18:00:27Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cultura visual, cultura digital e a arte/educação
title Cultura visual, cultura digital e a arte/educação
spellingShingle Cultura visual, cultura digital e a arte/educação
Finn, Renata Santos
Arte
Educação
Arte e tecnologia
Cultura e tecnologia
title_short Cultura visual, cultura digital e a arte/educação
title_full Cultura visual, cultura digital e a arte/educação
title_fullStr Cultura visual, cultura digital e a arte/educação
title_full_unstemmed Cultura visual, cultura digital e a arte/educação
title_sort Cultura visual, cultura digital e a arte/educação
author Finn, Renata Santos
author_facet Finn, Renata Santos
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Boone, Sinara Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Finn, Renata Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Claudia Zamboni de
contributor_str_mv Almeida, Claudia Zamboni de
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Educação
Arte e tecnologia
Cultura e tecnologia
topic Arte
Educação
Arte e tecnologia
Cultura e tecnologia
description Este trabalho de conclusão de curso objetivou identificar respostas e reflexões dos alunos mediante os impactos no uso das mídias e das tecnologias nas aulas de artes visuais, bem como tentou compreender como a cultura visual e a cultura digital se manifestaram no contexto de estudantes de uma turma de Ensino Médio em uma escola de Caxias do Sul. A proposta metodológica utilizada para dar conta dos objetivos emerge da experiência de estágio da autora deste TCC, realizada no primeiro semestre de 2021. Este estudo tem como propósito, compreender a importância de um ensino de artes visuais que leve em conta a contemporaneidade e seus impactos, sendo necessário abordar a cultura em que os estudantes estão inseridos, cultura essa pautada em boa parte pelas tecnologias digitais. Para isso, também foi preciso entender de que maneira as tecnologias digitais estão presentes nas escolas. O estudo conceitualiza a cultura de forma ampla, abordando a historicidade da palavra, a partir do pensamento de Antonio Gramsci. O segundo momento é dedicado à cultura digital, caracterizando-a segundo Castells. O terceiro momento é dedicado à organização curricular voltada para a atualidade por meio da cultura visual. Fernando Hernandez com seus estudos contribui para o diálogo a respeito do "alfabetismo visual crítico" e os interesses dos estudantes de hoje. No quarto momento o foco está na indissociação entre a contemporaneidade e a cultura visual, conforme ideias de Hernández e contribuições de Eloiza Gurgel Pires. O quarto capítulo aborda o ensino contemporâneo da Arte/Educação, com base nos estudos de Ana Mae Barbosa. Por fim, com aporte teórico de Kerry Freedman, Christine Ballenge-Morris, Vesta Daniel e Patricia Stuhr os quais auxiliam a refletir sobre os conhecimentos não acadêmicos dentro do ambiente escolar evidenciando o multiculturalismo e o território intercultural, são apresentados exemplos de como a cultura visual e a cultura digital repercutem nas aulas de Artes Visuais, para tanto, são utilizados materiais produzidos durante a pandemia pelos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio da escola Evaristo de Antoni, de Caxias do Sul durante as aulas do Estágio III, do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade de Caxias do Sul. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-09T17:08:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-09T17:08:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/9977
url https://repositorio.ucs.br/11338/9977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9977/2/TCC%20Renata%20Santos%20Finn.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9977/3/TCC%20Renata%20Santos%20Finn.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9977/1/TCC%20Renata%20Santos%20Finn.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6fd1701bced31fe67fb32af547be79b0
00faa34e63bf766d75cd29dbbc9db032
552ebe0f3b936eacf4ce2e64a08fffb8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308867110600704