Desenvolvimento de habilidades como uso de geometria dinâmica para o ensino e aprendizagem do triângulo por meio do Geogebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rizzi, Cristiane Ferrari
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/14103
Resumo: A presente dissertação é o relato de uma pesquisa que visou a elaboração, aplicação e avaliação de uma proposta de sequência didática para o ensino de triângulos para o oitavo ano do Ensino Fundamental. A sequência didática foi implementada na Escola de Tempo Integral São Roque Professora Nilza Côvolo Kratz, no município de Bento Gonçalves, RS. A pesquisa caracteriza-se como de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e, em relação aos procedimentos, é empírica com intervenção pedagógica. Para a elaboração da sequência didática, buscou-se embasamento teórico na pedagogia da autonomia de Freire, no construtivismo de Piaget e no construcionismo de Papert. A sequência didática teve como objetivo promover o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes, previstas na Base Nacional Comum Curricular para o oitavo ano, no âmbito da unidade temática de geometria. Para tanto, a sequência didática foi dividida em três etapas. Na primeira etapa, "Conhecendo o GeoGebra", são apresentados os recursos do software de geometria dinâmica GeoGebra. Na segunda etapa, "Estação por Rotações", são explorados os seguintes conteúdos por meio de seis estações: condição de existência do triângulo, soma dos ângulos internos de um triângulo e os pontos notáveis (Baricentro, Incentro, Ortocentro e Circuncentro). A terceira etapa é destinada ao processo avaliativo e nomeada "Autoavaliação e Avaliação". Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram registros fotográficos, diário de campo da professora pesquisadora, construções realizadas no GeoGebra, respostas dos estudantes contidas no GUIA de atividades e a autoavaliação e avaliação por meio de questionário aberto. Os dados coletados foram analisados a partir de técnicas de estatística descritiva e da análise qualitativa das falas dos estudantes. Os resultados obtidos com a análise dos dados indicam que as principais contribuições do GeoGebra para desenvolver as competências e habilidade de geometria foram seus aspectos de clareza, visualização, dinamismo e precisão. Com isso, a sequência didática pode ser validada e como resultado da pesquisa gerou-se o produto educacional denominado "Sequência didática para o desenvolvimento de habilidades com o uso de geometria dinâmica para o ensino e aprendizagem do triângulo por meio do GeoGebra", voltado para professores de Matemática do oitavo ano do Ensino Fundamental que buscam engajar seus estudantes por meio da utilização de softwares de geometria dinâmica e estratégias de aprendizagem ativa, buscando impulsionar a melhoria do desempenho dos estudantes em Matemática. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_157509a4132852749686d789c8dee170
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/14103
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Rizzi, Cristiane FerrariWebber, Carine GeltrudesLieban, Diego EduardoGiovannini Junior, Odilon2025-01-16T13:34:55Z2025-01-16T13:34:55Z2025-01-162024-12-02https://repositorio.ucs.br/11338/14103A presente dissertação é o relato de uma pesquisa que visou a elaboração, aplicação e avaliação de uma proposta de sequência didática para o ensino de triângulos para o oitavo ano do Ensino Fundamental. A sequência didática foi implementada na Escola de Tempo Integral São Roque Professora Nilza Côvolo Kratz, no município de Bento Gonçalves, RS. A pesquisa caracteriza-se como de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e, em relação aos procedimentos, é empírica com intervenção pedagógica. Para a elaboração da sequência didática, buscou-se embasamento teórico na pedagogia da autonomia de Freire, no construtivismo de Piaget e no construcionismo de Papert. A sequência didática teve como objetivo promover o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes, previstas na Base Nacional Comum Curricular para o oitavo ano, no âmbito da unidade temática de geometria. Para tanto, a sequência didática foi dividida em três etapas. Na primeira etapa, "Conhecendo o GeoGebra", são apresentados os recursos do software de geometria dinâmica GeoGebra. Na segunda etapa, "Estação por Rotações", são explorados os seguintes conteúdos por meio de seis estações: condição de existência do triângulo, soma dos ângulos internos de um triângulo e os pontos notáveis (Baricentro, Incentro, Ortocentro e Circuncentro). A terceira etapa é destinada ao processo avaliativo e nomeada "Autoavaliação e Avaliação". Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram registros fotográficos, diário de campo da professora pesquisadora, construções realizadas no GeoGebra, respostas dos estudantes contidas no GUIA de atividades e a autoavaliação e avaliação por meio de questionário aberto. Os dados coletados foram analisados a partir de técnicas de estatística descritiva e da análise qualitativa das falas dos estudantes. Os resultados obtidos com a análise dos dados indicam que as principais contribuições do GeoGebra para desenvolver as competências e habilidade de geometria foram seus aspectos de clareza, visualização, dinamismo e precisão. Com isso, a sequência didática pode ser validada e como resultado da pesquisa gerou-se o produto educacional denominado "Sequência didática para o desenvolvimento de habilidades com o uso de geometria dinâmica para o ensino e aprendizagem do triângulo por meio do GeoGebra", voltado para professores de Matemática do oitavo ano do Ensino Fundamental que buscam engajar seus estudantes por meio da utilização de softwares de geometria dinâmica e estratégias de aprendizagem ativa, buscando impulsionar a melhoria do desempenho dos estudantes em Matemática. [resumo fornecido pelo autor]This dissertation is the report of a research project that aimed to develop, implement and evaluate a proposal for a didactic sequence for teaching triangles to the eighth grade of Elementary School. The didactic sequence was implemented at the São Roque Professora Nilza Côvolo Kratz Full-Time School, in the city of Bento Gonçalves, RS. The research is characterized as applied in nature, with a qualitative approach and, in relation to the procedures, it is empirical with pedagogical intervention. To develop the didactic sequence, the theoretical basis sought was Freire's pedagogy of autonomy, Piaget's constructivism and Papert's constructionism. The didactic sequence aimed to promote the development of students' skills and abilities, as provided for in the National Common Curricular Base for the eighth grade, within the scope of the geometry thematic unit. To this end, the didactic sequence was divided into three stages. In the first stage, "Getting to Know GeoGebra", the resources of the GeoGebra dynamic geometry software are presented. In the second stage, "Rotation Station", the following contents are explored through six stations: condition of existence of the triangle, sum of the internal angles of a triangle and notable points (Barycenter, Incenter, Orthocenter and Circumcenter). The third stage is dedicated to the evaluation process and is called "Self-assessment and Assessment". The data collection instruments used were photographic records, the researcher teacher's field diary, constructions made in GeoGebra, students' responses contained in the activity guide and selfassessment and assessment through an open questionnaire. The data collected were analyzed using descriptive statistics techniques and qualitative analysis of the students' statements. The results obtained from the data analysis indicate that the main contributions of GeoGebra to developing geometry skills and abilities were its aspects of clarity, visualization, dynamism and precision. With this, the didactic sequence can be validated and as a result of the research, the educational product called "Didactic sequence for the development of skills with the use of dynamic geometry for teaching and learning the triangle through GeoGebra" was generated, aimed at eighth-grade Mathematics teachers of Elementary School who seek to engage their students through the use of dynamic geometry software and active learning strategies, seeking to drive the improvement of students' performance in Mathematics. [resumo fornecido pelo autor]engporMatemática - Estudo e ensinoGeometriaEnsino fundamentalAprendizagemMathematics - Study and teachingGeometryElementary schoolLearningDesenvolvimento de habilidades como uso de geometria dinâmica para o ensino e aprendizagem do triângulo por meio do Geogebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/6724232505316477RIZZI, C. F.Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaCampus Universitário da Região dos Vinhedos2025-01-15ORIGINALDissertação Cristiane Ferrari Rizzi.pdfDissertação Cristiane Ferrari Rizzi.pdfapplication/pdf16502330https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/14103/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Cristiane%20Ferrari%20Rizzi.pdfb03cf32e148b8b6699d548499c50fd32MD51Produto educacional Cristiane Ferrari Rizzi.pdfProduto educacional Cristiane Ferrari Rizzi.pdfapplication/pdf41856536https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/14103/2/Produto%20educacional%20Cristiane%20Ferrari%20Rizzi.pdf1899dbe3857b6b5383e8da6f3903516eMD52TEXTDissertação Cristiane Ferrari Rizzi.pdf.txtDissertação Cristiane Ferrari Rizzi.pdf.txtExtracted texttext/plain251790https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/14103/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Cristiane%20Ferrari%20Rizzi.pdf.txt0b9b66e0a6f7347abd560d8899bea05fMD53Produto educacional Cristiane Ferrari Rizzi.pdf.txtProduto educacional Cristiane Ferrari Rizzi.pdf.txtExtracted texttext/plain31159https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/14103/5/Produto%20educacional%20Cristiane%20Ferrari%20Rizzi.pdf.txtc0657ad7a210524ee237ab1fcb37071cMD55THUMBNAILDissertação Cristiane Ferrari Rizzi.pdf.jpgDissertação Cristiane Ferrari Rizzi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/14103/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Cristiane%20Ferrari%20Rizzi.pdf.jpg307f5d829e507c1fc7655e1c977365e6MD54Produto educacional Cristiane Ferrari Rizzi.pdf.jpgProduto educacional Cristiane Ferrari Rizzi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2700https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/14103/6/Produto%20educacional%20Cristiane%20Ferrari%20Rizzi.pdf.jpg930260a77b10352effa31976ef83900dMD5611338/141032025-01-17 06:00:28.744oai:repositorio.ucs.br:11338/14103Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2025-01-17T06:00:28Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de habilidades como uso de geometria dinâmica para o ensino e aprendizagem do triângulo por meio do Geogebra
title Desenvolvimento de habilidades como uso de geometria dinâmica para o ensino e aprendizagem do triângulo por meio do Geogebra
spellingShingle Desenvolvimento de habilidades como uso de geometria dinâmica para o ensino e aprendizagem do triângulo por meio do Geogebra
Rizzi, Cristiane Ferrari
Matemática - Estudo e ensino
Geometria
Ensino fundamental
Aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Geometry
Elementary school
Learning
title_short Desenvolvimento de habilidades como uso de geometria dinâmica para o ensino e aprendizagem do triângulo por meio do Geogebra
title_full Desenvolvimento de habilidades como uso de geometria dinâmica para o ensino e aprendizagem do triângulo por meio do Geogebra
title_fullStr Desenvolvimento de habilidades como uso de geometria dinâmica para o ensino e aprendizagem do triângulo por meio do Geogebra
title_full_unstemmed Desenvolvimento de habilidades como uso de geometria dinâmica para o ensino e aprendizagem do triângulo por meio do Geogebra
title_sort Desenvolvimento de habilidades como uso de geometria dinâmica para o ensino e aprendizagem do triângulo por meio do Geogebra
author Rizzi, Cristiane Ferrari
author_facet Rizzi, Cristiane Ferrari
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Webber, Carine Geltrudes
Lieban, Diego Eduardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Rizzi, Cristiane Ferrari
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giovannini Junior, Odilon
contributor_str_mv Giovannini Junior, Odilon
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Geometria
Ensino fundamental
Aprendizagem
topic Matemática - Estudo e ensino
Geometria
Ensino fundamental
Aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Geometry
Elementary school
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics - Study and teaching
Geometry
Elementary school
Learning
description A presente dissertação é o relato de uma pesquisa que visou a elaboração, aplicação e avaliação de uma proposta de sequência didática para o ensino de triângulos para o oitavo ano do Ensino Fundamental. A sequência didática foi implementada na Escola de Tempo Integral São Roque Professora Nilza Côvolo Kratz, no município de Bento Gonçalves, RS. A pesquisa caracteriza-se como de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e, em relação aos procedimentos, é empírica com intervenção pedagógica. Para a elaboração da sequência didática, buscou-se embasamento teórico na pedagogia da autonomia de Freire, no construtivismo de Piaget e no construcionismo de Papert. A sequência didática teve como objetivo promover o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes, previstas na Base Nacional Comum Curricular para o oitavo ano, no âmbito da unidade temática de geometria. Para tanto, a sequência didática foi dividida em três etapas. Na primeira etapa, "Conhecendo o GeoGebra", são apresentados os recursos do software de geometria dinâmica GeoGebra. Na segunda etapa, "Estação por Rotações", são explorados os seguintes conteúdos por meio de seis estações: condição de existência do triângulo, soma dos ângulos internos de um triângulo e os pontos notáveis (Baricentro, Incentro, Ortocentro e Circuncentro). A terceira etapa é destinada ao processo avaliativo e nomeada "Autoavaliação e Avaliação". Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram registros fotográficos, diário de campo da professora pesquisadora, construções realizadas no GeoGebra, respostas dos estudantes contidas no GUIA de atividades e a autoavaliação e avaliação por meio de questionário aberto. Os dados coletados foram analisados a partir de técnicas de estatística descritiva e da análise qualitativa das falas dos estudantes. Os resultados obtidos com a análise dos dados indicam que as principais contribuições do GeoGebra para desenvolver as competências e habilidade de geometria foram seus aspectos de clareza, visualização, dinamismo e precisão. Com isso, a sequência didática pode ser validada e como resultado da pesquisa gerou-se o produto educacional denominado "Sequência didática para o desenvolvimento de habilidades com o uso de geometria dinâmica para o ensino e aprendizagem do triângulo por meio do GeoGebra", voltado para professores de Matemática do oitavo ano do Ensino Fundamental que buscam engajar seus estudantes por meio da utilização de softwares de geometria dinâmica e estratégias de aprendizagem ativa, buscando impulsionar a melhoria do desempenho dos estudantes em Matemática. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2024
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2024-12-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2025-01-16T13:34:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2025-01-16T13:34:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2025-01-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/14103
url https://repositorio.ucs.br/11338/14103
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/14103/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Cristiane%20Ferrari%20Rizzi.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/14103/2/Produto%20educacional%20Cristiane%20Ferrari%20Rizzi.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/14103/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Cristiane%20Ferrari%20Rizzi.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/14103/5/Produto%20educacional%20Cristiane%20Ferrari%20Rizzi.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/14103/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Cristiane%20Ferrari%20Rizzi.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/14103/6/Produto%20educacional%20Cristiane%20Ferrari%20Rizzi.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b03cf32e148b8b6699d548499c50fd32
1899dbe3857b6b5383e8da6f3903516e
0b9b66e0a6f7347abd560d8899bea05f
c0657ad7a210524ee237ab1fcb37071c
307f5d829e507c1fc7655e1c977365e6
930260a77b10352effa31976ef83900d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822887706895581184