Desenvolvimento de habilidades como uso de geometria dinâmica para o ensino e aprendizagem do triângulo por meio do Geogebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/14103 |
Resumo: | A presente dissertação é o relato de uma pesquisa que visou a elaboração, aplicação e avaliação de uma proposta de sequência didática para o ensino de triângulos para o oitavo ano do Ensino Fundamental. A sequência didática foi implementada na Escola de Tempo Integral São Roque Professora Nilza Côvolo Kratz, no município de Bento Gonçalves, RS. A pesquisa caracteriza-se como de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e, em relação aos procedimentos, é empírica com intervenção pedagógica. Para a elaboração da sequência didática, buscou-se embasamento teórico na pedagogia da autonomia de Freire, no construtivismo de Piaget e no construcionismo de Papert. A sequência didática teve como objetivo promover o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes, previstas na Base Nacional Comum Curricular para o oitavo ano, no âmbito da unidade temática de geometria. Para tanto, a sequência didática foi dividida em três etapas. Na primeira etapa, "Conhecendo o GeoGebra", são apresentados os recursos do software de geometria dinâmica GeoGebra. Na segunda etapa, "Estação por Rotações", são explorados os seguintes conteúdos por meio de seis estações: condição de existência do triângulo, soma dos ângulos internos de um triângulo e os pontos notáveis (Baricentro, Incentro, Ortocentro e Circuncentro). A terceira etapa é destinada ao processo avaliativo e nomeada "Autoavaliação e Avaliação". Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram registros fotográficos, diário de campo da professora pesquisadora, construções realizadas no GeoGebra, respostas dos estudantes contidas no GUIA de atividades e a autoavaliação e avaliação por meio de questionário aberto. Os dados coletados foram analisados a partir de técnicas de estatística descritiva e da análise qualitativa das falas dos estudantes. Os resultados obtidos com a análise dos dados indicam que as principais contribuições do GeoGebra para desenvolver as competências e habilidade de geometria foram seus aspectos de clareza, visualização, dinamismo e precisão. Com isso, a sequência didática pode ser validada e como resultado da pesquisa gerou-se o produto educacional denominado "Sequência didática para o desenvolvimento de habilidades com o uso de geometria dinâmica para o ensino e aprendizagem do triângulo por meio do GeoGebra", voltado para professores de Matemática do oitavo ano do Ensino Fundamental que buscam engajar seus estudantes por meio da utilização de softwares de geometria dinâmica e estratégias de aprendizagem ativa, buscando impulsionar a melhoria do desempenho dos estudantes em Matemática. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_157509a4132852749686d789c8dee170 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/14103 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rizzi, Cristiane FerrariWebber, Carine GeltrudesLieban, Diego EduardoGiovannini Junior, Odilon2025-01-16T13:34:55Z2025-01-16T13:34:55Z2025-01-162024-12-02https://repositorio.ucs.br/11338/14103A presente dissertação é o relato de uma pesquisa que visou a elaboração, aplicação e avaliação de uma proposta de sequência didática para o ensino de triângulos para o oitavo ano do Ensino Fundamental. A sequência didática foi implementada na Escola de Tempo Integral São Roque Professora Nilza Côvolo Kratz, no município de Bento Gonçalves, RS. A pesquisa caracteriza-se como de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e, em relação aos procedimentos, é empírica com intervenção pedagógica. Para a elaboração da sequência didática, buscou-se embasamento teórico na pedagogia da autonomia de Freire, no construtivismo de Piaget e no construcionismo de Papert. A sequência didática teve como objetivo promover o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes, previstas na Base Nacional Comum Curricular para o oitavo ano, no âmbito da unidade temática de geometria. Para tanto, a sequência didática foi dividida em três etapas. Na primeira etapa, "Conhecendo o GeoGebra", são apresentados os recursos do software de geometria dinâmica GeoGebra. Na segunda etapa, "Estação por Rotações", são explorados os seguintes conteúdos por meio de seis estações: condição de existência do triângulo, soma dos ângulos internos de um triângulo e os pontos notáveis (Baricentro, Incentro, Ortocentro e Circuncentro). A terceira etapa é destinada ao processo avaliativo e nomeada "Autoavaliação e Avaliação". Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram registros fotográficos, diário de campo da professora pesquisadora, construções realizadas no GeoGebra, respostas dos estudantes contidas no GUIA de atividades e a autoavaliação e avaliação por meio de questionário aberto. Os dados coletados foram analisados a partir de técnicas de estatística descritiva e da análise qualitativa das falas dos estudantes. Os resultados obtidos com a análise dos dados indicam que as principais contribuições do GeoGebra para desenvolver as competências e habilidade de geometria foram seus aspectos de clareza, visualização, dinamismo e precisão. Com isso, a sequência didática pode ser validada e como resultado da pesquisa gerou-se o produto educacional denominado "Sequência didática para o desenvolvimento de habilidades com o uso de geometria dinâmica para o ensino e aprendizagem do triângulo por meio do GeoGebra", voltado para professores de Matemática do oitavo ano do Ensino Fundamental que buscam engajar seus estudantes por meio da utilização de softwares de geometria dinâmica e estratégias de aprendizagem ativa, buscando impulsionar a melhoria do desempenho dos estudantes em Matemática. [resumo fornecido pelo autor]This dissertation is the report of a research project that aimed to develop, implement and evaluate a proposal for a didactic sequence for teaching triangles to the eighth grade of Elementary School. The didactic sequence was implemented at the São Roque Professora Nilza Côvolo Kratz Full-Time School, in the city of Bento Gonçalves, RS. The research is characterized as applied in nature, with a qualitative approach and, in relation to the procedures, it is empirical with pedagogical intervention. To develop the didactic sequence, the theoretical basis sought was Freire's pedagogy of autonomy, Piaget's constructivism and Papert's constructionism. The didactic sequence aimed to promote the development of students' skills and abilities, as provided for in the National Common Curricular Base for the eighth grade, within the scope of the geometry thematic unit. To this end, the didactic sequence was divided into three stages. In the first stage, "Getting to Know GeoGebra", the resources of the GeoGebra dynamic geometry software are presented. In the second stage, "Rotation Station", the following contents are explored through six stations: condition of existence of the triangle, sum of the internal angles of a triangle and notable points (Barycenter, Incenter, Orthocenter and Circumcenter). The third stage is dedicated to the evaluation process and is called "Self-assessment and Assessment". The data collection instruments used were photographic records, the researcher teacher's field diary, constructions made in GeoGebra, students' responses contained in the activity guide and selfassessment and assessment through an open questionnaire. The data collected were analyzed using descriptive statistics techniques and qualitative analysis of the students' statements. The results obtained from the data analysis indicate that the main contributions of GeoGebra to developing geometry skills and abilities were its aspects of clarity, visualization, dynamism and precision. With this, the didactic sequence can be validated and as a result of the research, the educational product called "Didactic sequence for the development of skills with the use of dynamic geometry for teaching and learning the triangle through GeoGebra" was generated, aimed at eighth-grade Mathematics teachers of Elementary School who seek to engage their students through the use of dynamic geometry software and active learning strategies, seeking to drive the improvement of students' performance in Mathematics. [resumo fornecido pelo autor]engporMatemática - Estudo e ensinoGeometriaEnsino fundamentalAprendizagemMathematics - Study and teachingGeometryElementary schoolLearningDesenvolvimento de habilidades como uso de geometria dinâmica para o ensino e aprendizagem do triângulo por meio do Geogebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/6724232505316477RIZZI, C. F.Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaCampus Universitário da Região dos Vinhedos2025-01-15ORIGINALDissertação Cristiane Ferrari Rizzi.pdfDissertação Cristiane Ferrari Rizzi.pdfapplication/pdf16502330https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/14103/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Cristiane%20Ferrari%20Rizzi.pdfb03cf32e148b8b6699d548499c50fd32MD51Produto educacional Cristiane Ferrari Rizzi.pdfProduto educacional Cristiane Ferrari Rizzi.pdfapplication/pdf41856536https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/14103/2/Produto%20educacional%20Cristiane%20Ferrari%20Rizzi.pdf1899dbe3857b6b5383e8da6f3903516eMD52TEXTDissertação Cristiane Ferrari Rizzi.pdf.txtDissertação Cristiane Ferrari Rizzi.pdf.txtExtracted texttext/plain251790https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/14103/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Cristiane%20Ferrari%20Rizzi.pdf.txt0b9b66e0a6f7347abd560d8899bea05fMD53Produto educacional Cristiane Ferrari Rizzi.pdf.txtProduto educacional Cristiane Ferrari Rizzi.pdf.txtExtracted texttext/plain31159https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/14103/5/Produto%20educacional%20Cristiane%20Ferrari%20Rizzi.pdf.txtc0657ad7a210524ee237ab1fcb37071cMD55THUMBNAILDissertação Cristiane Ferrari Rizzi.pdf.jpgDissertação Cristiane Ferrari Rizzi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/14103/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Cristiane%20Ferrari%20Rizzi.pdf.jpg307f5d829e507c1fc7655e1c977365e6MD54Produto educacional Cristiane Ferrari Rizzi.pdf.jpgProduto educacional Cristiane Ferrari Rizzi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2700https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/14103/6/Produto%20educacional%20Cristiane%20Ferrari%20Rizzi.pdf.jpg930260a77b10352effa31976ef83900dMD5611338/141032025-01-17 06:00:28.744oai:repositorio.ucs.br:11338/14103Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2025-01-17T06:00:28Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento de habilidades como uso de geometria dinâmica para o ensino e aprendizagem do triângulo por meio do Geogebra |
title |
Desenvolvimento de habilidades como uso de geometria dinâmica para o ensino e aprendizagem do triângulo por meio do Geogebra |
spellingShingle |
Desenvolvimento de habilidades como uso de geometria dinâmica para o ensino e aprendizagem do triângulo por meio do Geogebra Rizzi, Cristiane Ferrari Matemática - Estudo e ensino Geometria Ensino fundamental Aprendizagem Mathematics - Study and teaching Geometry Elementary school Learning |
title_short |
Desenvolvimento de habilidades como uso de geometria dinâmica para o ensino e aprendizagem do triângulo por meio do Geogebra |
title_full |
Desenvolvimento de habilidades como uso de geometria dinâmica para o ensino e aprendizagem do triângulo por meio do Geogebra |
title_fullStr |
Desenvolvimento de habilidades como uso de geometria dinâmica para o ensino e aprendizagem do triângulo por meio do Geogebra |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de habilidades como uso de geometria dinâmica para o ensino e aprendizagem do triângulo por meio do Geogebra |
title_sort |
Desenvolvimento de habilidades como uso de geometria dinâmica para o ensino e aprendizagem do triângulo por meio do Geogebra |
author |
Rizzi, Cristiane Ferrari |
author_facet |
Rizzi, Cristiane Ferrari |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Webber, Carine Geltrudes Lieban, Diego Eduardo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rizzi, Cristiane Ferrari |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Giovannini Junior, Odilon |
contributor_str_mv |
Giovannini Junior, Odilon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Geometria Ensino fundamental Aprendizagem |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Geometria Ensino fundamental Aprendizagem Mathematics - Study and teaching Geometry Elementary school Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics - Study and teaching Geometry Elementary school Learning |
description |
A presente dissertação é o relato de uma pesquisa que visou a elaboração, aplicação e avaliação de uma proposta de sequência didática para o ensino de triângulos para o oitavo ano do Ensino Fundamental. A sequência didática foi implementada na Escola de Tempo Integral São Roque Professora Nilza Côvolo Kratz, no município de Bento Gonçalves, RS. A pesquisa caracteriza-se como de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e, em relação aos procedimentos, é empírica com intervenção pedagógica. Para a elaboração da sequência didática, buscou-se embasamento teórico na pedagogia da autonomia de Freire, no construtivismo de Piaget e no construcionismo de Papert. A sequência didática teve como objetivo promover o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes, previstas na Base Nacional Comum Curricular para o oitavo ano, no âmbito da unidade temática de geometria. Para tanto, a sequência didática foi dividida em três etapas. Na primeira etapa, "Conhecendo o GeoGebra", são apresentados os recursos do software de geometria dinâmica GeoGebra. Na segunda etapa, "Estação por Rotações", são explorados os seguintes conteúdos por meio de seis estações: condição de existência do triângulo, soma dos ângulos internos de um triângulo e os pontos notáveis (Baricentro, Incentro, Ortocentro e Circuncentro). A terceira etapa é destinada ao processo avaliativo e nomeada "Autoavaliação e Avaliação". Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram registros fotográficos, diário de campo da professora pesquisadora, construções realizadas no GeoGebra, respostas dos estudantes contidas no GUIA de atividades e a autoavaliação e avaliação por meio de questionário aberto. Os dados coletados foram analisados a partir de técnicas de estatística descritiva e da análise qualitativa das falas dos estudantes. Os resultados obtidos com a análise dos dados indicam que as principais contribuições do GeoGebra para desenvolver as competências e habilidade de geometria foram seus aspectos de clareza, visualização, dinamismo e precisão. Com isso, a sequência didática pode ser validada e como resultado da pesquisa gerou-se o produto educacional denominado "Sequência didática para o desenvolvimento de habilidades com o uso de geometria dinâmica para o ensino e aprendizagem do triângulo por meio do GeoGebra", voltado para professores de Matemática do oitavo ano do Ensino Fundamental que buscam engajar seus estudantes por meio da utilização de softwares de geometria dinâmica e estratégias de aprendizagem ativa, buscando impulsionar a melhoria do desempenho dos estudantes em Matemática. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2024 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2024-12-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2025-01-16T13:34:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2025-01-16T13:34:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2025-01-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/14103 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/14103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/14103/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Cristiane%20Ferrari%20Rizzi.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/14103/2/Produto%20educacional%20Cristiane%20Ferrari%20Rizzi.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/14103/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Cristiane%20Ferrari%20Rizzi.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/14103/5/Produto%20educacional%20Cristiane%20Ferrari%20Rizzi.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/14103/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Cristiane%20Ferrari%20Rizzi.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/14103/6/Produto%20educacional%20Cristiane%20Ferrari%20Rizzi.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b03cf32e148b8b6699d548499c50fd32 1899dbe3857b6b5383e8da6f3903516e 0b9b66e0a6f7347abd560d8899bea05f c0657ad7a210524ee237ab1fcb37071c 307f5d829e507c1fc7655e1c977365e6 930260a77b10352effa31976ef83900d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822887706895581184 |