Trilhas de aprendizagem: explorando, (con)vivendo, (re)conhecendo e aprendendo geometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/12755 |
Resumo: | O planejamento e a aplicação de Trilhas de Aprendizagem sobre Geometria em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Municipal de Caxias do Sul no segundo semestre de 2022, após dois anos de pandemia, período no qual os estudantes tiveram aulas na modalidade semipresencial, buscaram ampliar as possibilidades de desenvolver o raciocínio matemático através de metodologias alternativas. As atividades basearam-se no uso de games e aplicativos e mostraram ser boas opções para a construção do conhecimento, integrando autonomia, motivação e saberes específicos. [resumo fornecido pelo autor] |
id |
UCS_19712c66c2e5b76f2c874ab19bbc360c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/12755 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vergani, Francine CensiSantos, Antonio Vanderlei dosJúnior Giovannini, OdilonMartins, José Arthur2023-10-24T13:23:05Z2023-10-24T13:23:05Z2023-10-242023-08-01https://repositorio.ucs.br/11338/12755O planejamento e a aplicação de Trilhas de Aprendizagem sobre Geometria em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Municipal de Caxias do Sul no segundo semestre de 2022, após dois anos de pandemia, período no qual os estudantes tiveram aulas na modalidade semipresencial, buscaram ampliar as possibilidades de desenvolver o raciocínio matemático através de metodologias alternativas. As atividades basearam-se no uso de games e aplicativos e mostraram ser boas opções para a construção do conhecimento, integrando autonomia, motivação e saberes específicos. [resumo fornecido pelo autor]Planning and applying Learning Trails on Geometry, in a ninth grade class of Elementary School of a public city school in Caxias do Sul, in the second semester of 2022, after two years of the pandemic, period in which students had semipresential classes, aimed to amplify the possibilities of developing mathematical reasoning through alternative methodologies. The activities were based on the use of games and applications and proved to be good options to the construction of knowledge, integrating autonomy, motivation and specific contents. [resumo fornecido pelo autor]engporMatemática - Estudo e ensinoMatemática (Ensino fundamental)AprendizagemGeometriaPrática de ensinoMathematics - Study and teachingMathematics (elementary school)LearningGeometryStudent teachingTrilhas de aprendizagem: explorando, (con)vivendo, (re)conhecendo e aprendendo geometriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/3540049143298879CENSI, F.Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaCampus Universitário de Caxias do Sul2023-10-23ORIGINALDissertação Francine Censi Vergani.pdfDissertação Francine Censi Vergani.pdfapplication/pdf3852391https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12755/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francine%20Censi%20Vergani.pdfeb72a5cc5737b23b73aa53fd43449243MD51Produto educacional Francine Censi Vergani.pdfProduto educacional Francine Censi Vergani.pdfapplication/pdf1541486https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12755/4/Produto%20educacional%20Francine%20Censi%20Vergani.pdf2ccfdc7f1785ff1f145a8ffeefadeb28MD54TEXTDissertação Francine Censi Vergani.pdf.txtDissertação Francine Censi Vergani.pdf.txtExtracted texttext/plain141686https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12755/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francine%20Censi%20Vergani.pdf.txtf72f397486720026ffc786ef1ad3164fMD52Produto educacional Francine Censi Vergani.pdf.txtProduto educacional Francine Censi Vergani.pdf.txtExtracted texttext/plain177https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12755/5/Produto%20educacional%20Francine%20Censi%20Vergani.pdf.txt5818c9d4ea84fa349b568a2dbc3ac725MD55THUMBNAILDissertação Francine Censi Vergani.pdf.jpgDissertação Francine Censi Vergani.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12755/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francine%20Censi%20Vergani.pdf.jpgf9515ffc2e7eb552917b8a5593ec703aMD53Produto educacional Francine Censi Vergani.pdf.jpgProduto educacional Francine Censi Vergani.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1537https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12755/6/Produto%20educacional%20Francine%20Censi%20Vergani.pdf.jpg01a68346c9284f278c2fe4131634c763MD5611338/127552023-10-27 07:00:24.251oai:repositorio.ucs.br:11338/12755Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:05:30.111733Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Trilhas de aprendizagem: explorando, (con)vivendo, (re)conhecendo e aprendendo geometria |
title |
Trilhas de aprendizagem: explorando, (con)vivendo, (re)conhecendo e aprendendo geometria |
spellingShingle |
Trilhas de aprendizagem: explorando, (con)vivendo, (re)conhecendo e aprendendo geometria Vergani, Francine Censi Matemática - Estudo e ensino Matemática (Ensino fundamental) Aprendizagem Geometria Prática de ensino Mathematics - Study and teaching Mathematics (elementary school) Learning Geometry Student teaching |
title_short |
Trilhas de aprendizagem: explorando, (con)vivendo, (re)conhecendo e aprendendo geometria |
title_full |
Trilhas de aprendizagem: explorando, (con)vivendo, (re)conhecendo e aprendendo geometria |
title_fullStr |
Trilhas de aprendizagem: explorando, (con)vivendo, (re)conhecendo e aprendendo geometria |
title_full_unstemmed |
Trilhas de aprendizagem: explorando, (con)vivendo, (re)conhecendo e aprendendo geometria |
title_sort |
Trilhas de aprendizagem: explorando, (con)vivendo, (re)conhecendo e aprendendo geometria |
author |
Vergani, Francine Censi |
author_facet |
Vergani, Francine Censi |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Santos, Antonio Vanderlei dos Júnior Giovannini, Odilon |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vergani, Francine Censi |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, José Arthur |
contributor_str_mv |
Martins, José Arthur |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Matemática (Ensino fundamental) Aprendizagem Geometria Prática de ensino |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Matemática (Ensino fundamental) Aprendizagem Geometria Prática de ensino Mathematics - Study and teaching Mathematics (elementary school) Learning Geometry Student teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics - Study and teaching Mathematics (elementary school) Learning Geometry Student teaching |
description |
O planejamento e a aplicação de Trilhas de Aprendizagem sobre Geometria em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Municipal de Caxias do Sul no segundo semestre de 2022, após dois anos de pandemia, período no qual os estudantes tiveram aulas na modalidade semipresencial, buscaram ampliar as possibilidades de desenvolver o raciocínio matemático através de metodologias alternativas. As atividades basearam-se no uso de games e aplicativos e mostraram ser boas opções para a construção do conhecimento, integrando autonomia, motivação e saberes específicos. [resumo fornecido pelo autor] |
publishDate |
2023 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2023-08-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-24T13:23:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-10-24T13:23:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-10-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/12755 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/12755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12755/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francine%20Censi%20Vergani.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12755/4/Produto%20educacional%20Francine%20Censi%20Vergani.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12755/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francine%20Censi%20Vergani.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12755/5/Produto%20educacional%20Francine%20Censi%20Vergani.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12755/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Francine%20Censi%20Vergani.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/12755/6/Produto%20educacional%20Francine%20Censi%20Vergani.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eb72a5cc5737b23b73aa53fd43449243 2ccfdc7f1785ff1f145a8ffeefadeb28 f72f397486720026ffc786ef1ad3164f 5818c9d4ea84fa349b568a2dbc3ac725 f9515ffc2e7eb552917b8a5593ec703a 01a68346c9284f278c2fe4131634c763 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258455155212288 |