Análise de uma proposta aplicada em sala de aula sobre geometria com foco na demonstração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Edelaine Cristina de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12644
Resumo: Resumo: No presente estudo, investigamos as percepções referentes ao método demonstrativo de Euclides quanto à primeira Proposição – da obra Os Elementos – na ótica de um grupo de alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do norte do Paraná Para isso, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho interpretativo na busca de compreender como os conceitos da geometria demonstrativa eram recepcionados neste contexto didático O referencial investigativo adotado foi a análise textual discursiva, a partir da qual foi possível constituir uma base de dados, ou seja, o corpus A principal questão que norteou esta pesquisa foi: De que modo os alunos compreenderam a proposta que lhes mostrou o método demonstrativo euclidiano referente à primeira Proposição? Nesta pesquisa mostramos um breve histórico da geometria grega; tecemos alguns comentários sobre o método axiomático; apresentamos duas propostas por nós sugeridas para a intervenção didática; realizamos um estudo buscando algumas causas que justificassem a ausência ou o pouco estudo da geometria demonstrativa nas salas de aula, e conseguimos no decorrer de nosso trabalho, identificar três delas: o abandono da geometria no período do Movimento da Matemática Moderna; a formação dos professores e a supressão da demonstração geométrica nos livros didáticos Esses estudos iniciais nos proporcionaram inspirações, compreensão e entendimento para a conjectura dessa intervenção em busca das percepções dos alunos a respeito da demonstração da Proposição I A investigação realizada evidenciou que, para os participantes da pesquisa, a demonstração euclidiana fica mais evidente tendo em mãos a figura geométrica que a representa e que mesmo faltando vocabulário, os participantes conseguiram avançar no raciocínio geométrico
id UEL_aa2b53a8618200d4511188db0b273fd9
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12644
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Análise de uma proposta aplicada em sala de aula sobre geometria com foco na demonstraçãoMatemáticaEstudo e ensinoGeometriaEstudo e ensinoEducação matemáticaMathematicsGeometry - Study and teachingMathematics educationStudy and teachingResumo: No presente estudo, investigamos as percepções referentes ao método demonstrativo de Euclides quanto à primeira Proposição – da obra Os Elementos – na ótica de um grupo de alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do norte do Paraná Para isso, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho interpretativo na busca de compreender como os conceitos da geometria demonstrativa eram recepcionados neste contexto didático O referencial investigativo adotado foi a análise textual discursiva, a partir da qual foi possível constituir uma base de dados, ou seja, o corpus A principal questão que norteou esta pesquisa foi: De que modo os alunos compreenderam a proposta que lhes mostrou o método demonstrativo euclidiano referente à primeira Proposição? Nesta pesquisa mostramos um breve histórico da geometria grega; tecemos alguns comentários sobre o método axiomático; apresentamos duas propostas por nós sugeridas para a intervenção didática; realizamos um estudo buscando algumas causas que justificassem a ausência ou o pouco estudo da geometria demonstrativa nas salas de aula, e conseguimos no decorrer de nosso trabalho, identificar três delas: o abandono da geometria no período do Movimento da Matemática Moderna; a formação dos professores e a supressão da demonstração geométrica nos livros didáticos Esses estudos iniciais nos proporcionaram inspirações, compreensão e entendimento para a conjectura dessa intervenção em busca das percepções dos alunos a respeito da demonstração da Proposição I A investigação realizada evidenciou que, para os participantes da pesquisa, a demonstração euclidiana fica mais evidente tendo em mãos a figura geométrica que a representa e que mesmo faltando vocabulário, os participantes conseguiram avançar no raciocínio geométricoDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: In the present study, we researched the perceptions related to Euclidean demonstrative method based on the first Proposition – from the work The Elements – according to the optic of a group of students attending the first year of Secondary School in a State School of Northern Parana With that aim, we performed a research of qualitative approach, an interpretative research, with the objective of understanding how the concepts of demonstrative geometry were received by the pupils, in this didactic context The discursive textual analysis was the research referential adopted, according to wich we constructed a database, that is to say, the corpus The lead issue in this research was: In which way the pupils understood the proposal showed to them, the Euclidean demonstrative method based on the first Proposition? In this investigation we presented a brief history of Greek geometry; we made some comments about the axiomatic method; we presented two proposals suggested by us for the didactic intervention; we carried out a study searching for some causes which justified the absence or the little study of demonstrative geometry in the classrooms We succeeded, during our study, in the identification of three of them: the abandonment of geometry during the Movement of Modern Mathematics; the issue of teachers education and the suppression of geometric demonstration in Didactic Books These initial studies proportionated us inspiration and understanding in order to figure out the intervention in our search for the students´ perceptions about the demonstration of the Proposition I The research performed evidenced that, for the pupils participating in this investigation, the Euclidean demonstration is more clear when they have in hands the geometric figure that represents this demonstration and that, in spite of the lack of appropriate vocabulary, the participants made progress in their geometric thinkingPassos, Marinez Meneghello [Orientador]Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci deSilva, Marcos Rodrigues daAndrade, Edelaine Cristina de2024-05-01T14:00:55Z2024-05-01T14:00:55Z2011.0015.02.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12644porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:44Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12644Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:44Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de uma proposta aplicada em sala de aula sobre geometria com foco na demonstração
title Análise de uma proposta aplicada em sala de aula sobre geometria com foco na demonstração
spellingShingle Análise de uma proposta aplicada em sala de aula sobre geometria com foco na demonstração
Andrade, Edelaine Cristina de
Matemática
Estudo e ensino
Geometria
Estudo e ensino
Educação matemática
Mathematics
Geometry - Study and teaching
Mathematics education
Study and teaching
title_short Análise de uma proposta aplicada em sala de aula sobre geometria com foco na demonstração
title_full Análise de uma proposta aplicada em sala de aula sobre geometria com foco na demonstração
title_fullStr Análise de uma proposta aplicada em sala de aula sobre geometria com foco na demonstração
title_full_unstemmed Análise de uma proposta aplicada em sala de aula sobre geometria com foco na demonstração
title_sort Análise de uma proposta aplicada em sala de aula sobre geometria com foco na demonstração
author Andrade, Edelaine Cristina de
author_facet Andrade, Edelaine Cristina de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Passos, Marinez Meneghello [Orientador]
Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de
Silva, Marcos Rodrigues da
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Edelaine Cristina de
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Geometria
Estudo e ensino
Educação matemática
Mathematics
Geometry - Study and teaching
Mathematics education
Study and teaching
topic Matemática
Estudo e ensino
Geometria
Estudo e ensino
Educação matemática
Mathematics
Geometry - Study and teaching
Mathematics education
Study and teaching
description Resumo: No presente estudo, investigamos as percepções referentes ao método demonstrativo de Euclides quanto à primeira Proposição – da obra Os Elementos – na ótica de um grupo de alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do norte do Paraná Para isso, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho interpretativo na busca de compreender como os conceitos da geometria demonstrativa eram recepcionados neste contexto didático O referencial investigativo adotado foi a análise textual discursiva, a partir da qual foi possível constituir uma base de dados, ou seja, o corpus A principal questão que norteou esta pesquisa foi: De que modo os alunos compreenderam a proposta que lhes mostrou o método demonstrativo euclidiano referente à primeira Proposição? Nesta pesquisa mostramos um breve histórico da geometria grega; tecemos alguns comentários sobre o método axiomático; apresentamos duas propostas por nós sugeridas para a intervenção didática; realizamos um estudo buscando algumas causas que justificassem a ausência ou o pouco estudo da geometria demonstrativa nas salas de aula, e conseguimos no decorrer de nosso trabalho, identificar três delas: o abandono da geometria no período do Movimento da Matemática Moderna; a formação dos professores e a supressão da demonstração geométrica nos livros didáticos Esses estudos iniciais nos proporcionaram inspirações, compreensão e entendimento para a conjectura dessa intervenção em busca das percepções dos alunos a respeito da demonstração da Proposição I A investigação realizada evidenciou que, para os participantes da pesquisa, a demonstração euclidiana fica mais evidente tendo em mãos a figura geométrica que a representa e que mesmo faltando vocabulário, os participantes conseguiram avançar no raciocínio geométrico
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 15.02.2011
2011.00
2024-05-01T14:00:55Z
2024-05-01T14:00:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12644
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823250543280128