Atividades para sala de aula usando como recurso pedagógico a geometria das dobraduras : da geometria euclidiana básica às cônicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632762 |
Resumo: | Orientador: Maria Lúcia Bontorim de Queiroz |
id |
UNICAMP-30_a6da92831afa7c6281c9b23824d0e46c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::991137 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividades para sala de aula usando como recurso pedagógico a geometria das dobraduras : da geometria euclidiana básica às cônicasClassroom activities using as pedagogical resource the folding geometry : from basic euclidean geometry to conicsGeometria - Estudo e ensinoOrigamiGeometria euclidianaMatemática - Estudo e ensinoGeometry - Study and teachingOrigamiEuclidean geometryMathematics - Study and teachingOrientador: Maria Lúcia Bontorim de QueirozDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação CientíficaResumo: A Geometria, desde a antiguidade, é objeto de estudo e interesse devido à sua relação com outras áreas da Matemática e sua aplicabilidade no dia a dia. Atualmente, o ensino de Geometria oferece a possibilidade de inovação com várias ferramentas de estudo, trazendo benefícios para a aprendizagem e desenvolvimento do ensino de Matemática. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de algumas teorias relevantes da Geometria Euclidiana Plana e alguns números construtíveis. Abordamos um breve relato histórico sobre Euclides e sua obra e sobre as diversas tentativas de resolução de alguns problemas clássicos. Em seguida, exibimos de forma sucinta um estudo sobre Cônicas. Passamos então a falar sobre Origami, sua história e o sistema axiomático de Huzita-Hatori, sua relação com a Geometria Euclidiana Plana e os conceitos geométricos apresentados por Euclides. Durante o desenvolvimento do trabalho apresentamos algumas aplicações sobre diferentes temáticas, com resoluções através de conceitos matemáticos ou dobraduras. Para finalizar, são apresentadas atividades com dobraduras, que podem ser realizados com alunos do Ensino Fundamental ao MédioAbstract: Since antiquity, Geometry is an object of study and interest because of its relation with other areas of Mathematics and its applicability in the daily life. Currently, the teaching of Geometry offers the possibility of innovation with several study tools, bringing benefits to the learning and development of Mathematics teaching. This project presents the development of some relevant theories about Plane Euclidean Geometry and some constructible numbers. It is also addressed a brief historical account of Euclid and his work and the various attempts to solve some classical problems. Then, it is briefly presented a study on Conics. The next topic is about Origami, its history and the axiomatic system of Huzita-Hatori, its relation with Plane Euclidean Geometry and the geometric concepts presented by Euclid. During the development of this work, it is presented some applications on different themes, with resolutions through mathematical concepts or folding. Finally, activities are presented with folds, which can be performed with elementary or high school studentsMestradoMatemática em Rede Nacional - PROFMATMestra em Matemática em Rede Nacional - PROFMATCAPES[s.n.]Queiroz, Maria Lúcia Bontorim de, 1946-Rezende, Eliane Quelho FrotaCorrea, Roseli de AlvarengaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação CientíficaPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima, Mariana Beatriz Lelis de, 1981-20172017-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (218 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632762LIMA, Mariana Beatriz Lelis de. Atividades para sala de aula usando como recurso pedagógico a geometria das dobraduras: da geometria euclidiana básica às cônicas. 2017. 1 recurso online (218 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632762. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/991137Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-23T16:40:53Zoai::991137Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-02-23T16:40:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades para sala de aula usando como recurso pedagógico a geometria das dobraduras : da geometria euclidiana básica às cônicas Classroom activities using as pedagogical resource the folding geometry : from basic euclidean geometry to conics |
title |
Atividades para sala de aula usando como recurso pedagógico a geometria das dobraduras : da geometria euclidiana básica às cônicas |
spellingShingle |
Atividades para sala de aula usando como recurso pedagógico a geometria das dobraduras : da geometria euclidiana básica às cônicas Lima, Mariana Beatriz Lelis de, 1981- Geometria - Estudo e ensino Origami Geometria euclidiana Matemática - Estudo e ensino Geometry - Study and teaching Origami Euclidean geometry Mathematics - Study and teaching |
title_short |
Atividades para sala de aula usando como recurso pedagógico a geometria das dobraduras : da geometria euclidiana básica às cônicas |
title_full |
Atividades para sala de aula usando como recurso pedagógico a geometria das dobraduras : da geometria euclidiana básica às cônicas |
title_fullStr |
Atividades para sala de aula usando como recurso pedagógico a geometria das dobraduras : da geometria euclidiana básica às cônicas |
title_full_unstemmed |
Atividades para sala de aula usando como recurso pedagógico a geometria das dobraduras : da geometria euclidiana básica às cônicas |
title_sort |
Atividades para sala de aula usando como recurso pedagógico a geometria das dobraduras : da geometria euclidiana básica às cônicas |
author |
Lima, Mariana Beatriz Lelis de, 1981- |
author_facet |
Lima, Mariana Beatriz Lelis de, 1981- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Queiroz, Maria Lúcia Bontorim de, 1946- Rezende, Eliane Quelho Frota Correa, Roseli de Alvarenga Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Mariana Beatriz Lelis de, 1981- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria - Estudo e ensino Origami Geometria euclidiana Matemática - Estudo e ensino Geometry - Study and teaching Origami Euclidean geometry Mathematics - Study and teaching |
topic |
Geometria - Estudo e ensino Origami Geometria euclidiana Matemática - Estudo e ensino Geometry - Study and teaching Origami Euclidean geometry Mathematics - Study and teaching |
description |
Orientador: Maria Lúcia Bontorim de Queiroz |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-11-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632762 LIMA, Mariana Beatriz Lelis de. Atividades para sala de aula usando como recurso pedagógico a geometria das dobraduras: da geometria euclidiana básica às cônicas. 2017. 1 recurso online (218 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632762. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632762 |
identifier_str_mv |
LIMA, Mariana Beatriz Lelis de. Atividades para sala de aula usando como recurso pedagógico a geometria das dobraduras: da geometria euclidiana básica às cônicas. 2017. 1 recurso online (218 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632762. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/991137 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (218 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189118636195840 |