Atividades para sala de aula usando como recurso pedagógico a geometria das dobraduras : da geometria euclidiana básica às cônicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Mariana Beatriz Lelis de, 1981-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632762
Resumo: Orientador: Maria Lúcia Bontorim de Queiroz
id UNICAMP-30_a6da92831afa7c6281c9b23824d0e46c
oai_identifier_str oai::991137
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Atividades para sala de aula usando como recurso pedagógico a geometria das dobraduras : da geometria euclidiana básica às cônicasClassroom activities using as pedagogical resource the folding geometry : from basic euclidean geometry to conicsGeometria - Estudo e ensinoOrigamiGeometria euclidianaMatemática - Estudo e ensinoGeometry - Study and teachingOrigamiEuclidean geometryMathematics - Study and teachingOrientador: Maria Lúcia Bontorim de QueirozDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação CientíficaResumo: A Geometria, desde a antiguidade, é objeto de estudo e interesse devido à sua relação com outras áreas da Matemática e sua aplicabilidade no dia a dia. Atualmente, o ensino de Geometria oferece a possibilidade de inovação com várias ferramentas de estudo, trazendo benefícios para a aprendizagem e desenvolvimento do ensino de Matemática. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de algumas teorias relevantes da Geometria Euclidiana Plana e alguns números construtíveis. Abordamos um breve relato histórico sobre Euclides e sua obra e sobre as diversas tentativas de resolução de alguns problemas clássicos. Em seguida, exibimos de forma sucinta um estudo sobre Cônicas. Passamos então a falar sobre Origami, sua história e o sistema axiomático de Huzita-Hatori, sua relação com a Geometria Euclidiana Plana e os conceitos geométricos apresentados por Euclides. Durante o desenvolvimento do trabalho apresentamos algumas aplicações sobre diferentes temáticas, com resoluções através de conceitos matemáticos ou dobraduras. Para finalizar, são apresentadas atividades com dobraduras, que podem ser realizados com alunos do Ensino Fundamental ao MédioAbstract: Since antiquity, Geometry is an object of study and interest because of its relation with other areas of Mathematics and its applicability in the daily life. Currently, the teaching of Geometry offers the possibility of innovation with several study tools, bringing benefits to the learning and development of Mathematics teaching. This project presents the development of some relevant theories about Plane Euclidean Geometry and some constructible numbers. It is also addressed a brief historical account of Euclid and his work and the various attempts to solve some classical problems. Then, it is briefly presented a study on Conics. The next topic is about Origami, its history and the axiomatic system of Huzita-Hatori, its relation with Plane Euclidean Geometry and the geometric concepts presented by Euclid. During the development of this work, it is presented some applications on different themes, with resolutions through mathematical concepts or folding. Finally, activities are presented with folds, which can be performed with elementary or high school studentsMestradoMatemática em Rede Nacional - PROFMATMestra em Matemática em Rede Nacional - PROFMATCAPES[s.n.]Queiroz, Maria Lúcia Bontorim de, 1946-Rezende, Eliane Quelho FrotaCorrea, Roseli de AlvarengaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação CientíficaPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima, Mariana Beatriz Lelis de, 1981-20172017-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (218 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632762LIMA, Mariana Beatriz Lelis de. Atividades para sala de aula usando como recurso pedagógico a geometria das dobraduras: da geometria euclidiana básica às cônicas. 2017. 1 recurso online (218 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632762. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/991137Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-23T16:40:53Zoai::991137Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-02-23T16:40:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades para sala de aula usando como recurso pedagógico a geometria das dobraduras : da geometria euclidiana básica às cônicas
Classroom activities using as pedagogical resource the folding geometry : from basic euclidean geometry to conics
title Atividades para sala de aula usando como recurso pedagógico a geometria das dobraduras : da geometria euclidiana básica às cônicas
spellingShingle Atividades para sala de aula usando como recurso pedagógico a geometria das dobraduras : da geometria euclidiana básica às cônicas
Lima, Mariana Beatriz Lelis de, 1981-
Geometria - Estudo e ensino
Origami
Geometria euclidiana
Matemática - Estudo e ensino
Geometry - Study and teaching
Origami
Euclidean geometry
Mathematics - Study and teaching
title_short Atividades para sala de aula usando como recurso pedagógico a geometria das dobraduras : da geometria euclidiana básica às cônicas
title_full Atividades para sala de aula usando como recurso pedagógico a geometria das dobraduras : da geometria euclidiana básica às cônicas
title_fullStr Atividades para sala de aula usando como recurso pedagógico a geometria das dobraduras : da geometria euclidiana básica às cônicas
title_full_unstemmed Atividades para sala de aula usando como recurso pedagógico a geometria das dobraduras : da geometria euclidiana básica às cônicas
title_sort Atividades para sala de aula usando como recurso pedagógico a geometria das dobraduras : da geometria euclidiana básica às cônicas
author Lima, Mariana Beatriz Lelis de, 1981-
author_facet Lima, Mariana Beatriz Lelis de, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queiroz, Maria Lúcia Bontorim de, 1946-
Rezende, Eliane Quelho Frota
Correa, Roseli de Alvarenga
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Mariana Beatriz Lelis de, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria - Estudo e ensino
Origami
Geometria euclidiana
Matemática - Estudo e ensino
Geometry - Study and teaching
Origami
Euclidean geometry
Mathematics - Study and teaching
topic Geometria - Estudo e ensino
Origami
Geometria euclidiana
Matemática - Estudo e ensino
Geometry - Study and teaching
Origami
Euclidean geometry
Mathematics - Study and teaching
description Orientador: Maria Lúcia Bontorim de Queiroz
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-11-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632762
LIMA, Mariana Beatriz Lelis de. Atividades para sala de aula usando como recurso pedagógico a geometria das dobraduras: da geometria euclidiana básica às cônicas. 2017. 1 recurso online (218 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632762. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632762
identifier_str_mv LIMA, Mariana Beatriz Lelis de. Atividades para sala de aula usando como recurso pedagógico a geometria das dobraduras: da geometria euclidiana básica às cônicas. 2017. 1 recurso online (218 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632762. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/991137
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (218 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189118636195840