Educação e linguagem : a configuração da relação enunciativa eu-tu no processo de formação de conceitos em crianças com cegueira congênita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toniazzo, Fernanda Ribeiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1055
Resumo: O presente estudo objetiva refletir sobre a configuração da relação enunciativa eu-tu e sua contribuição para a organização das informações provenientes dos outros sentidos, que não a visão, no processo de formação de conceitos espontâneos em crianças com cegueira congênita. Busca, também, analisar o modo de aprendizagem da criança com cegueira congênita, a fim de colaborar com a educação desses sujeitos. Trata-se de um estudo teórico fundamentado em autores como Saussure e Benveniste, na área da Linguística; Vigotsky e Luria, na área da Psicologia; e Selma Fraiberg e Mercê Leonhardt, no que se refere ao desenvolvimento dessas crianças. De modo que, será dada importância à dimensão social e interpessoal na constituição do sujeito, enfatizando o papel mediador da cultura no processo de desenvolvimento da linguagem verbal humana.
id UCS_1ba6dd80a26246ec23e7914400cbefa3
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/1055
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Toniazzo, Fernanda RibeiroValentini, Carla BeatrisBombassaro, Luiz CarlosFlores, Valdir do NascimentoAzevedo, Tânia Maris de2015-11-04T16:52:47Z2015-11-04T16:52:47Z2015-11-042015-08-28https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1055O presente estudo objetiva refletir sobre a configuração da relação enunciativa eu-tu e sua contribuição para a organização das informações provenientes dos outros sentidos, que não a visão, no processo de formação de conceitos espontâneos em crianças com cegueira congênita. Busca, também, analisar o modo de aprendizagem da criança com cegueira congênita, a fim de colaborar com a educação desses sujeitos. Trata-se de um estudo teórico fundamentado em autores como Saussure e Benveniste, na área da Linguística; Vigotsky e Luria, na área da Psicologia; e Selma Fraiberg e Mercê Leonhardt, no que se refere ao desenvolvimento dessas crianças. De modo que, será dada importância à dimensão social e interpessoal na constituição do sujeito, enfatizando o papel mediador da cultura no processo de desenvolvimento da linguagem verbal humana.This study aims at reflecting about whether the I-you relation produced within and through utterance contributes to the organization of information from senses other than sight in the process of spontaneous concept formation by children with congenital blindness. In order to contribute to the education of children with congenital blindness, this study also aims at analyzing how these children learn. This theoretical study is based on Saussure and Benveniste in the linguistics field; Vigotsky and Luria in the psychology field; and Selma Fraiberg and Mercy Leonhardt for support concerning the development of these children. Hence, the focus will be on the social and interpersonal aspectin the constitution of the subject, emphasizing the mediating role of culture in the development process of human verbal language.Deficientes visuais - EducaçãoEducação especialAprendizagem cognitivaPeople with visual disabilities - EducationSpecial educationCognitive learningEducação e linguagem : a configuração da relação enunciativa eu-tu no processo de formação de conceitos em crianças com cegueira congênitainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/6647524556972767TONIAZZO, F. R.Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Fernanda Ribeiro Toniazzo.pdf.txtDissertacao Fernanda Ribeiro Toniazzo.pdf.txtExtracted texttext/plain160709https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1055/3/Dissertacao%20Fernanda%20Ribeiro%20Toniazzo.pdf.txtc67ba8b8de87c90b8ad3977280f1bed0MD53THUMBNAILDissertacao Fernanda Ribeiro Toniazzo.pdf.jpgDissertacao Fernanda Ribeiro Toniazzo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1055/4/Dissertacao%20Fernanda%20Ribeiro%20Toniazzo.pdf.jpg67798590b59660c0bd3fa4de4253d4fcMD54ORIGINALDissertacao Fernanda Ribeiro Toniazzo.pdfDissertacao Fernanda Ribeiro Toniazzo.pdfapplication/pdf1557664https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1055/1/Dissertacao%20Fernanda%20Ribeiro%20Toniazzo.pdfdb8cb53b29fac9ab2d1bb0fbaa5e6654MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1055/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/10552018-08-17 06:14:36.221oai:repositorio.ucs.br:11338/1055IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:14:36Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação e linguagem : a configuração da relação enunciativa eu-tu no processo de formação de conceitos em crianças com cegueira congênita
title Educação e linguagem : a configuração da relação enunciativa eu-tu no processo de formação de conceitos em crianças com cegueira congênita
spellingShingle Educação e linguagem : a configuração da relação enunciativa eu-tu no processo de formação de conceitos em crianças com cegueira congênita
Toniazzo, Fernanda Ribeiro
Deficientes visuais - Educação
Educação especial
Aprendizagem cognitiva
People with visual disabilities - Education
Special education
Cognitive learning
title_short Educação e linguagem : a configuração da relação enunciativa eu-tu no processo de formação de conceitos em crianças com cegueira congênita
title_full Educação e linguagem : a configuração da relação enunciativa eu-tu no processo de formação de conceitos em crianças com cegueira congênita
title_fullStr Educação e linguagem : a configuração da relação enunciativa eu-tu no processo de formação de conceitos em crianças com cegueira congênita
title_full_unstemmed Educação e linguagem : a configuração da relação enunciativa eu-tu no processo de formação de conceitos em crianças com cegueira congênita
title_sort Educação e linguagem : a configuração da relação enunciativa eu-tu no processo de formação de conceitos em crianças com cegueira congênita
author Toniazzo, Fernanda Ribeiro
author_facet Toniazzo, Fernanda Ribeiro
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Valentini, Carla Beatris
Bombassaro, Luiz Carlos
Flores, Valdir do Nascimento
dc.contributor.author.fl_str_mv Toniazzo, Fernanda Ribeiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azevedo, Tânia Maris de
contributor_str_mv Azevedo, Tânia Maris de
dc.subject.por.fl_str_mv Deficientes visuais - Educação
Educação especial
Aprendizagem cognitiva
topic Deficientes visuais - Educação
Educação especial
Aprendizagem cognitiva
People with visual disabilities - Education
Special education
Cognitive learning
dc.subject.eng.fl_str_mv People with visual disabilities - Education
Special education
Cognitive learning
description O presente estudo objetiva refletir sobre a configuração da relação enunciativa eu-tu e sua contribuição para a organização das informações provenientes dos outros sentidos, que não a visão, no processo de formação de conceitos espontâneos em crianças com cegueira congênita. Busca, também, analisar o modo de aprendizagem da criança com cegueira congênita, a fim de colaborar com a educação desses sujeitos. Trata-se de um estudo teórico fundamentado em autores como Saussure e Benveniste, na área da Linguística; Vigotsky e Luria, na área da Psicologia; e Selma Fraiberg e Mercê Leonhardt, no que se refere ao desenvolvimento dessas crianças. De modo que, será dada importância à dimensão social e interpessoal na constituição do sujeito, enfatizando o papel mediador da cultura no processo de desenvolvimento da linguagem verbal humana.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-08-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-04T16:52:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-11-04T16:52:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-11-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1055
url https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1055/3/Dissertacao%20Fernanda%20Ribeiro%20Toniazzo.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1055/4/Dissertacao%20Fernanda%20Ribeiro%20Toniazzo.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1055/1/Dissertacao%20Fernanda%20Ribeiro%20Toniazzo.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1055/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c67ba8b8de87c90b8ad3977280f1bed0
67798590b59660c0bd3fa4de4253d4fc
db8cb53b29fac9ab2d1bb0fbaa5e6654
deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308878183563264