Educação e linguagem : a configuração da relação enunciativa eu-tu no processo de formação de conceitos em crianças com cegueira congênita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1055 |
Resumo: | O presente estudo objetiva refletir sobre a configuração da relação enunciativa eu-tu e sua contribuição para a organização das informações provenientes dos outros sentidos, que não a visão, no processo de formação de conceitos espontâneos em crianças com cegueira congênita. Busca, também, analisar o modo de aprendizagem da criança com cegueira congênita, a fim de colaborar com a educação desses sujeitos. Trata-se de um estudo teórico fundamentado em autores como Saussure e Benveniste, na área da Linguística; Vigotsky e Luria, na área da Psicologia; e Selma Fraiberg e Mercê Leonhardt, no que se refere ao desenvolvimento dessas crianças. De modo que, será dada importância à dimensão social e interpessoal na constituição do sujeito, enfatizando o papel mediador da cultura no processo de desenvolvimento da linguagem verbal humana. |
id |
UCS_1ba6dd80a26246ec23e7914400cbefa3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/1055 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Toniazzo, Fernanda RibeiroValentini, Carla BeatrisBombassaro, Luiz CarlosFlores, Valdir do NascimentoAzevedo, Tânia Maris de2015-11-04T16:52:47Z2015-11-04T16:52:47Z2015-11-042015-08-28https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1055O presente estudo objetiva refletir sobre a configuração da relação enunciativa eu-tu e sua contribuição para a organização das informações provenientes dos outros sentidos, que não a visão, no processo de formação de conceitos espontâneos em crianças com cegueira congênita. Busca, também, analisar o modo de aprendizagem da criança com cegueira congênita, a fim de colaborar com a educação desses sujeitos. Trata-se de um estudo teórico fundamentado em autores como Saussure e Benveniste, na área da Linguística; Vigotsky e Luria, na área da Psicologia; e Selma Fraiberg e Mercê Leonhardt, no que se refere ao desenvolvimento dessas crianças. De modo que, será dada importância à dimensão social e interpessoal na constituição do sujeito, enfatizando o papel mediador da cultura no processo de desenvolvimento da linguagem verbal humana.This study aims at reflecting about whether the I-you relation produced within and through utterance contributes to the organization of information from senses other than sight in the process of spontaneous concept formation by children with congenital blindness. In order to contribute to the education of children with congenital blindness, this study also aims at analyzing how these children learn. This theoretical study is based on Saussure and Benveniste in the linguistics field; Vigotsky and Luria in the psychology field; and Selma Fraiberg and Mercy Leonhardt for support concerning the development of these children. Hence, the focus will be on the social and interpersonal aspectin the constitution of the subject, emphasizing the mediating role of culture in the development process of human verbal language.Deficientes visuais - EducaçãoEducação especialAprendizagem cognitivaPeople with visual disabilities - EducationSpecial educationCognitive learningEducação e linguagem : a configuração da relação enunciativa eu-tu no processo de formação de conceitos em crianças com cegueira congênitainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/6647524556972767TONIAZZO, F. R.Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTEXTDissertacao Fernanda Ribeiro Toniazzo.pdf.txtDissertacao Fernanda Ribeiro Toniazzo.pdf.txtExtracted texttext/plain160709https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1055/3/Dissertacao%20Fernanda%20Ribeiro%20Toniazzo.pdf.txtc67ba8b8de87c90b8ad3977280f1bed0MD53THUMBNAILDissertacao Fernanda Ribeiro Toniazzo.pdf.jpgDissertacao Fernanda Ribeiro Toniazzo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1055/4/Dissertacao%20Fernanda%20Ribeiro%20Toniazzo.pdf.jpg67798590b59660c0bd3fa4de4253d4fcMD54ORIGINALDissertacao Fernanda Ribeiro Toniazzo.pdfDissertacao Fernanda Ribeiro Toniazzo.pdfapplication/pdf1557664https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1055/1/Dissertacao%20Fernanda%20Ribeiro%20Toniazzo.pdfdb8cb53b29fac9ab2d1bb0fbaa5e6654MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1055/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/10552018-08-17 06:14:36.221oai:repositorio.ucs.br:11338/1055IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:14:36Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação e linguagem : a configuração da relação enunciativa eu-tu no processo de formação de conceitos em crianças com cegueira congênita |
title |
Educação e linguagem : a configuração da relação enunciativa eu-tu no processo de formação de conceitos em crianças com cegueira congênita |
spellingShingle |
Educação e linguagem : a configuração da relação enunciativa eu-tu no processo de formação de conceitos em crianças com cegueira congênita Toniazzo, Fernanda Ribeiro Deficientes visuais - Educação Educação especial Aprendizagem cognitiva People with visual disabilities - Education Special education Cognitive learning |
title_short |
Educação e linguagem : a configuração da relação enunciativa eu-tu no processo de formação de conceitos em crianças com cegueira congênita |
title_full |
Educação e linguagem : a configuração da relação enunciativa eu-tu no processo de formação de conceitos em crianças com cegueira congênita |
title_fullStr |
Educação e linguagem : a configuração da relação enunciativa eu-tu no processo de formação de conceitos em crianças com cegueira congênita |
title_full_unstemmed |
Educação e linguagem : a configuração da relação enunciativa eu-tu no processo de formação de conceitos em crianças com cegueira congênita |
title_sort |
Educação e linguagem : a configuração da relação enunciativa eu-tu no processo de formação de conceitos em crianças com cegueira congênita |
author |
Toniazzo, Fernanda Ribeiro |
author_facet |
Toniazzo, Fernanda Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Valentini, Carla Beatris Bombassaro, Luiz Carlos Flores, Valdir do Nascimento |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toniazzo, Fernanda Ribeiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Azevedo, Tânia Maris de |
contributor_str_mv |
Azevedo, Tânia Maris de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficientes visuais - Educação Educação especial Aprendizagem cognitiva |
topic |
Deficientes visuais - Educação Educação especial Aprendizagem cognitiva People with visual disabilities - Education Special education Cognitive learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
People with visual disabilities - Education Special education Cognitive learning |
description |
O presente estudo objetiva refletir sobre a configuração da relação enunciativa eu-tu e sua contribuição para a organização das informações provenientes dos outros sentidos, que não a visão, no processo de formação de conceitos espontâneos em crianças com cegueira congênita. Busca, também, analisar o modo de aprendizagem da criança com cegueira congênita, a fim de colaborar com a educação desses sujeitos. Trata-se de um estudo teórico fundamentado em autores como Saussure e Benveniste, na área da Linguística; Vigotsky e Luria, na área da Psicologia; e Selma Fraiberg e Mercê Leonhardt, no que se refere ao desenvolvimento dessas crianças. De modo que, será dada importância à dimensão social e interpessoal na constituição do sujeito, enfatizando o papel mediador da cultura no processo de desenvolvimento da linguagem verbal humana. |
publishDate |
2015 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2015-08-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-04T16:52:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-11-04T16:52:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-11-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1055 |
url |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1055/3/Dissertacao%20Fernanda%20Ribeiro%20Toniazzo.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1055/4/Dissertacao%20Fernanda%20Ribeiro%20Toniazzo.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1055/1/Dissertacao%20Fernanda%20Ribeiro%20Toniazzo.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/1055/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c67ba8b8de87c90b8ad3977280f1bed0 67798590b59660c0bd3fa4de4253d4fc db8cb53b29fac9ab2d1bb0fbaa5e6654 deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798308878183563264 |